A Coelba emitiu comunicado sobre a denúncia das empresas de provedores
de internet de Vitória da Conquista, que afirmaram que a Concessionária
estaria cortando indevidamente os cabos de fibra ótica. Conforme a
Coelba, seguindo as resoluções da Aneel e Anatel, a empresa é
responsável pela fiscalização e manutenção da rede que lhe
pertence.
Assim, ainda segundo a Concessionária, durante fiscalização, operação
e manutenção da rede elétrica, caso seja identificada irregularidade
nas redes de telecomunicações, a Coelba notifica a empresa responsável
para que seja providenciada a devida manutenção.
“Nos casos de empresas que não possuem contratos firmados com
a concessionária, classificadas como clandestinas pela Resolução
Aneel 797/2017, os cabos e equipamentos são removidos. Quando é
identificada situação que envolva a segurança, a Coelba elimina a
situação de risco, independentemente de contrato, para garantir a
segurança da população e dos profissionais de todas as empresas que
acessam os postes da Coelba, além de diminuir o impacto visual provocado
pelo desordenamento da rede de telecomunicações”, disse a nota da
Empresa.
Sendo assim, seria necessários que as empresas de provedores locais
firmassem contrato com a Coelba. Com a celebração dos contratos, é
o valor único de R$ 6,62 por poste (Valor de Maio), com atualização
mensal pelo IGPM. “O preço cobrado pela Coelba reflete os custos da
distribuidora para o serviço de compartilhamento e vale ressaltar que
60% dessa receita são destinados para a redução da tarifa do cliente de
energia elétrica (modicidade tarifária)”, destaca a nota da Coelba.
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