sexta-feira, 16 de junho de 2017

NOTÍCIAS DE CONQUISTA:

Coelba e Embasa impedidas pela Justiça de fornecerem luz e água para invasores da Serra do Piripiri

BRG
O juiz da Fazenda, Ricardo Frederico Campos, e a promotora, Karina Cherubini, do Ministério Público Estadual, na reunião desta última 4ª feira (14), acordaram que a Coelba e Embasa serão notificadas para não fornecerem energia elétrica e água nas residências que foram construídas em área de preservação da Serra do Piripiri.
Por outro lado a Prefeitura de Vitória da Conquista não fornecerá habite-se, e muito menos levará benefícios como pavimentação que contribui com a impermeabilização do solo.
Segundo notícias no site oficial da PMVC as ações não vão parar e contam  agora com total apoio da Justiça e Ministério Público. Os invasores, na sua absoluta maioria de mais de 90 %, ocupam áreas de preservação ambiental na Serra do Piripiri para comercialização. As famílias que realmente são identificadas pela Secretaria do Desenvolvimento Social, com perfil de necessita extrema recebem o aluguel social e outros benefícios, e são inscritas no programa habitacional do Governo Federal.

Atitude: Prefeitura retoma ações de proteção da Serra do Piripiri


A Prefeitura de Vitória da Conquista retomou nesta quinta-feira, (15), as ações de desocupação da área de preservação ambiental do Parque da Serra do Piriri.
As equipes das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Infraestrutura Urbana trabalham de forma integrada com três frentes em toda área da Batalha e próximo às nascentes do Bebedouro da Onça, Pedra Branca e no bairro Panorama, em direção ao Cristo.
Em reunião desta 4ª feira (14), com o juiz da Fazenda, Ricardo Frederico Campos, e com a promotora, Karina Cherubini, foram aprovadas ações em defesa da Serra do Piripiri. Representando a Prefeitura estavam o prefeito Herzem Gusmão (PMDB), Murilo Mármores (PGM), a secretária Luzia Vieira (Meio Ambiente), e os advogados Cristiano e Tibério.
Na próxima 3ª feira ( 20)  um TAC  será assinado que estabelecerá uma série de ações a serem desenvolvidas em etapas. Uma delas é a desocupação imediata da área de preservação. O município terá ainda o grande desafio de recompor a vegetação destruída e devolver a vida à região devastada pela ação de grupos que utilizaram a área de forma criminosa, algumas pessoas com clara intenção de comercialização de lotes.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a operação de ontem (15), transcorreu de forma tranquila e as equipes de meio ambiente iniciarão o plantio de mudas de árvores na Serra do Piripiri na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário