sexta-feira, 1 de setembro de 2017

JEREMIAS MACÁRIO - COLUNISTA VIP:

“E A BÍBLIA TINHA RAZÃO” (II)
Jeremias Macário   
 O autor Werner Keller nos conduz a uma viagem ao túnel do tempo desde  4.000 anos a.C no livro “e a Bíblia tinha razão”, que deve ser lido e relido
    para melhor compreensão do “Livro dos Livros”. A obra teve sua primeira edição   publicada   em 1958  e   é   um   apanhado   das   pesquisas   feitas   por cientistas, arqueólogos, geólogos e historiadores que procuraram desvendar os mistérios dos escritos cuneiformes da Bíblia e comprovar se Ela, diante de tantos questionamentos, tinha mesmo razão.
       Muitos  fenômenos   e   hábitos culturais   das   antigas civilizações foram acoplados pela Bíblia, muitos tidos como da providência milagrosa divina.
    Vários cientistas e arqueólogos deram outra conotação de cunho natural. Nas lendas e fatos aparecem personagens parecidas, de tempos bem mais distantes aos citados pelo Livro. De qualquer forma, o autor nos transporta a uma viagem pelos reinos e deuses da Suméria, Babilônia, Macedônia,
    Síria, Persa e Greco-Romana.
      Na introdução do seu livro, o escritor nos relata que a porta para o mundo histórico do Antigo Testamento foi aberta em 1943 pelo francês Paul-Émile Bota. Nas primeiras escavações, na Mesopotâmia, a arqueologia se deparou com imagens de Sargão II, o rei assírio que despovoou Israel e levou seu povo em longas colunas. Dos Assírios, o Antigo Testamento cita o famoso e feroz  Senaquerib que sitiou Jerusalém; Asaradon;  e Assurbanipal, o rei incentivador da literatura e da cultura.
       Lá nos achados está a Babel com sua esplendorosa torre. Foram ainda encontradas as cidades escravocratas de Piton e Ramsés, as cavalariças do rei Salomão com seus 12 mil soldados, as construções do rei Herodes e a plataforma   onde Jesus  esteve   diante   do procurador   Pôncio  Pilatos. Do Antigo Testamento  muitas  descobertas,  e  nem  tanto sobre o Novo Testamento.
       Werner  Keller   descreve  a   região do  “Fértil  Crescente”  (rios  Tigre e Eufrates) e o advento dos patriarcas, de Abraão a Jacó, desde a Idade da Pedra   à   Idade   do   Ouro.   São   também   narradas   as   lendas   (epopeia)   de Gilgamés   (Guilgamech)   que   são   delícias   para   se   ler,   numa   linguagem poética e  contagiante.  Nelas  está a passagem do Dilúvio dos sumérios  escrita em acádico.  São histórias cheias de emoção sobre os reinos dos reis da Suméria e Acad (1960 a.C),  a dinastia da Babilônia (1830 a 1530 a.C.), a família do patriarca Abraão e o famoso Hamurabi.
       “Exterminarei da superfície da terra todos os seres que fiz”. Deus se arrependeu da criação? “E passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio”. O autor fala dos sumerianos e dos túmulos reais de Ur.  Enquanto   o   túmulo   era   fechado,   os   súditos   do   rei,   lá   dentro,   oravam
    pedindo o último repouso para o senhor morto. Tomavam drogas, reuniam-se em volta dele e morriam, voluntariamente.
     Na Biblioteca de Nínive, construída pelo rei Assurbanipal, no século VII a.C., foram  encontrados   20   mil   textos  em  barro. Dentre  as   inscrições cuneiformes da tabuinha XI está lá a epopeia de Gilgamés no encontro com o imortal Utnapistin (fiel adorador do deus Ea) quando o rei quis saber
    sobre o mistério da vida. Ele queria também ser imortal.
      Utnapistin conta a Gilgamés que os deuses tomaram a resolução de acabar com a humanidade por meio de uma inundação. O deus Ea, então, deu a ele a seguinte ordem:  Homem de  Shurupak, destrói  sua  casa,  constrói um  navio, abandona as riquezas, despreza os haveres, salva a vida, introduz
    toda sorte  de  semente de vida no navio.  As  medidas  devem ser bem tomadas.
      A mesma coisa que se passou com Utnapistin, a Bíblia nos narra a respeito de Noé: Então, disse Deus a Noé... Faze uma arca de madeiras plainadas...
    E, de cada espécie de todos os animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo. O dilúvio ocorreu por volta de 4.000 a.C.
       As comparações entre as duas narrativas de Utnapistin e Noé são bem parecidas.   Essas   regiões   tropicais   estão   expostas   a   um   tipo   de   maré arrasadora, cujas causas são ciclones acompanhados de terremotos e chuvas torrenciais – conforme explicam cientistas e arqueólogos.
      A obra de Keller ainda descreve o Reino de Mari e seu exuberante palácio, o maior, mais belo e organizado do Antigo Oriente, com divisões precisas e uma   administração   impecável   até   1700   a.C.,   quando   os   exércitos   de  Hamurabi   de   Babilônia   invadiram   o   território   e   aprisionaram   seus  habitantes amoritas que amavam a paz. Nessa comunidade, o comércio, a
    cultura e a religião eram suas maiores expressões. O último soberano se chamou Zimri-Lim.
        Naqueles   tempos,   os   reis   de   Mari   introduziram   o   primeiro   modelo  primitivo   de   recenseamento,   depois   adotado   pelos   babilônios,   assírios,  gregos, romanos e até pelos estados modernos. Na mesma região (Harã, ou Ur), Abraão abandonou sua pátria 645 anos antes da saída dos hebreus do  Egito,   por   volta   do   século   XIII   a.   C.,   data   esta   arqueologicamente   confirmada. Abraão deve ter vivido pelo ano 1900 a.C. No livro, o escritor  narra   a   grande   viagem   do   patriarca  para   Canaã,   partindo  de   Harã,   na Mesopotâmia,   passando   por   Palmira   (Síria),   numa   distância   de   mil  quilômetros.
      A região onde se fixou Abraão se tornaria depois a ser a pátria de Israel e foi batizada pelos romanos com o nome de Palestina (Palishtim). A Terra Prometida por Moisés tem início nas nascentes do Jordão até as colinas situadas a leste do Mar Morto. Nos reinos de David e Salomão (1000 a 900
    a.C.) se estenderam até o Mar Vermelho e no norte além de Damasco (Síria).
      Mesmo assim, Egípcios, Assírios, Babilônios, Persas. Gregos e Romanos sempre   fizeram   da  Terra   e   seus   habitantes   joguetes   de   seus   interesses econômicos e políticos, principalmente. Quinhentos anos antes de Abraão florescia ali uma grande comércio de importação e exportação nas costas de Canaã. Por volta de 1900 a.C. era uma região esparsamente povoada e território de ninguém onde aconteciam assaltos praticados pelos nômades do deserto. Era também a terra da extração da púrpura e nela reinou David em 1000 a.C.
       Sobre “José do Egito”, o autor Keller fala do domínio dos estrangeiros hicsos   vindos   daquelas   bandas   da   Síria,   em   1730   a.C.,   encerrando   as  dinastias de 1.300 anos. Descreve também os sete anos de abundância e os sete anos de seca (Bíblia) no Nilo, e a preocupação do rei “Zoser” em não deixar   o   povo   passar   fome,   quando   recomendou   encher   os   celeiros.
    Somente em 665 a.C. o Egito veio a ser conquistado pelo rei babilônico Assurbanipal.

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