quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CARNAVAL EM SALVADOR - MORADORES CONTRA O SOM INFERNAL E A SUJEIRA SEM FIM...

MORADORES DA BARRA NÃO QUEREM SABER DE CAMAROTES E TRIOS 
Para a associação, o modelo ideal seria o de 'bloquinhos', a exemplo de Recife e SPCarlos Casaes | Ag. A TARDE
Colaboração de Carlos Albán González - A Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) pediu ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) uma mudança no modelo do Carnaval no bairro. De acordo com Waltson Campos, presidente da Amabarra, os moradores querem a retirada do formato com trios e camarotes.
"Os moradores não querem acabar com o Carnaval na Barra, mas querem a retirada desse modelo com trios e camarotes", conta Waltson. "Esse formato trás vários problemas, tem que fechar ruas, falta de segurança. Isso tudo precisa ser repensado", completa.
Ele acrescenta que as estruturas montadas para a festa também atrapalham a circulação da população e impedem a visualização das lojas no bairro.
Segundo Waltson, o modelo ideal seria o de 'bloquinhos', como acontece em Recife e São Paulo.

LULA E SEUS ADVOGADOS CABEÇA!!!

STJ nega pedido para evitar prisão de Lula após segunda instância

André Richter – Repórter da Agência Brasil, Agência Brasil
O  ex-presidente  Luiz  Inácio  Lula  da  Silva  teve  condenação confirmada na semana passada pelo TRF4 EFE/Fernando Bizerra Jr/Direitos Reservados
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde acompanha julgamento de recurso contra condenação no caso do triplex do Guarujá (EFE/Fernando BO vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, negou hoje (30) habeas corpus preventivo para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na decisão, Martins, que está no exercício da presidência do STJ, negou pedido feito pela defesa do ex-presidente para impedir a eventual execução provisória da condenação, após o último recurso que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre. Ao negar o habeas corpus, o ministro entendeu que a decisão do TRF4 garantiu que Lula não será preso antes da apreciação do último recurso, e, dessa forma, não há urgência que justifique a concessão da medida cautelar.
"Por outro lado, também não há plausibilidade do direito invocado pelo impetrante, pois a possibilidade de execução provisória da pena encontra amparo na jurisprudência das Cortes Superiores", decidiu o ministro.
A possibilidade de prisão para execução provisória da condenação do ex-presidente ocorre em função do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que valida prisão de condenados pela segunda instância da Justiça, mesmo cabendo recurso aos tribunais superiores.
No habeas corpus preventivo, a defesa de Lula alegou que o entendimento do STF sobre a prisão após a segunda instância não é vinculante, ou seja, de aplicação obrigatória. Dessa forma, segundo os advogados, o TRF4 não poderia ter determinado a execução provisória da condenação, na decisão da semana passada.
"Se não é possível o cumprimento antecipado da pena a partir do acórdão que realiza simples menção aos julgados da Excelsa Corte [STF] que o autorizaram, que dirá da decisão que apenas faz referência a entendimento sumular do Tribunal Regional?", questionou a defesa.
Em nota, a defesa de Lula informou que vai usar os meios jurídicos cabíveis para assegurar as garantias fundamentais do ex-presidente.
“A Constituição Federal assegura ao ex-presidente Lula a garantia da presunção de inocência e o direito de recorrer da condenação ilegítima que lhe foi imposta sem antecipação de cumprimento de pena. A defesa usará dos meios jurídicos cabíveis para fazer prevalecer as garantias fundamentais de Lula, que não pode ser privado de sua liberdade com base em uma condenação que lhe atribuiu a prática de ilícitos que ele jamais cometeu no âmbito de um processo marcado por flagrantes nulidades”, diz a nota.

MARCELO MELO E HERZEM ENTREGAM QUADRA NO CAPINAL:

Prefeitura entrega quadra poliesportiva no Capinal
 Fonte: Ascom/Prefeitura (Conteúdo)
A comunidade do povoado de Capinal acaba de receber um reforço nas áreas de esporte, educação e lazer. O Governo Municipal entregou à população uma quadra poliesportiva na manhã desta terça-feira (30). Além da prática esportiva de futebol, handebol e vôlei, o espaço também oferece arquibancadas e vestiários equipados com sanitários com área para banho.

A quadra foi construída com recursos superiores a R$ 665 mil, oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com contrapartida do tesouro municipal. 

O equipamento será administrado pela Escola Municipal Maria Leal, que integra o círculo educacional da região assim como outras cinco instituições escolares. No total, 1.135 crianças e adolescentes matriculadas no círculo terão a chance de usufruir do espaço.



Na ocasião, a Secretaria de Educação fez pinturas artísticas e estudantes mostraram todo o seu talento em apresentações culturais
O prefeito Herzem Gusmão destaca que o Governo Municipal retomou todas as obras inacabadas herdadas da última gestão. 

- “Assumi o compromisso, e hoje nós estamos entregando, estou muito feliz por isso. Entendo que a obra do governo passado e a obra do governo atual são obras do povo, e não do prefeito ou de partido político. Vejo aqui lideranças felizes e alegres, bem como pais e alunos, com esse belíssimo equipamento sendo entregue”, afirma.

“O esporte e o lazer trazem motivação para nossos alunos”, disse o secretário municipal de Educação, Marcelo Melo
O secretário municipal de Educação, Marcelo Melo, lembra a importância que a quadra poliesportiva trará no processo educacional dos jovens: “O esporte e lazer trazem outra motivação para nossos alunos.” Além disso, ele conta que outras novidades vêm por aí: “Estamos também reformando as escolas, para já neste ano as crianças terem outra motivação, terem mais vontade de vir pra escola.”
A comunidade do povoado compareceu à entrega e aprovou o resultado
A comunidade do povoado de Capinal e da região circunvizinha compareceu à entrega e aprovou o resultado.

Para Simara Mota, a expectativa está em torno dos benefícios da prática esportiva: “O esporte é sempre bom. Na região que a gente mora principalmente, por ser zona rural. Nós fomos privilegiados com esse presente. Eu acho que o esporte atrai os jovens, evitando drogas e prostituição.”

Jackson Roberto dos Santos, que também mora no povoado, concorda. De acordo com ele, a comunidade está em festa por conta da chegada do equipamento. E ressalta:

“Vai ser bom porque é algo a mais para os alunos e para a comunidade. A gente vê a violência hoje, que está acontecendo em nosso país, e com a quadra iremos incentivar mais nossos alunos a praticar esporte.”

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

FBF DECRETA LUTO OFICIAL:

Mãe do secretário Marcos Ferreira, sepultada esta manhã  em Salvador

BRG - Será sepultada na manhã desta 3ª feira (30), em Salvador, no Cemitério Jardim da Saudade, dona Maria José de Miranda Ferreira (88), mãe do chefe do Gabinete Civil da prefeitura de Vitória da Conquista, Marcos Ferreira.
O sepultamento será às 10 horas. O secretário Gildásio Oliveira (Fazenda) está representando o prefeito Herzem Gusmão (MDB), que divulgou nota de pesar pelo falecimento de dona Maria José de Miranda.
A repercussão no futebol da Bahia motivou a FBF – Federação Bahiana de Futebol a decretar luto oficial no futebol da Bahia. Marcos Ferreira foi vice presidente da FBF e vice-presidente da CBF/Nordeste.

QUANDO A CONDENAÇÃO FOR TRANSITADA EM JULGADO...

Moro determina leilão público do triplex atribuído a Lula

Renato S. Cerqueira/Futura Press
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O juiz federal Sergio Moro determinou a venda, em leilão público do triplex do Guarujá, litoral paulista, que, segundo o Ministério Público Federal pertenceria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi tomada após o imóvel ter sido penhorado a pedido da 2ª Vara de Execução de Títulos Extrajudiciais da Justiça Distrital de Brasília, em processo da empresa Macife contra a OAS. Segundo a defesa de Lula, a decisão dessa penhora, pela própria Justiça, comprovaria ser a OAS a verdadeira dona do triplex -e não o ex-presidente. As informações são da Agência Brasil.
Na decisão anunciada por Moro na noite desta segunda-feira (29), o juiz argumenta que “o imóvel foi inadvertidamente penhorado, pois o que é produto de crime está sujeito a sequestro e confisco e não à penhora por credor cível ou a concurso de credores”. O juiz determina que os valores a serem obtido com o leilão do triplex sejam revertidos à Petrobras.
“Atualmente [o triplex] não pertence à OAS Empreendimentos nem ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O imóvel está submetido à constrição da Justiça e será alienado para que o produto reverta em benefício da vítima, a Petrobrás”, disse o juiz.
O imóvel será vendido em leilão público e o produto da venda será depositado em conta judicial, com os valores sendo destinados, após o trânsito em julgado, à vitima no caso de confirmação do confisco ou devolvidos à OAS Empreendimentos ou ao ex-presidente no caso de não ser confirmado o confisco.
Segundo Moro, a omissão do recolhimento do IPTU pela “proprietária formal” (OAS), ou pelo “proprietário de fato” (Lula), colocaria em risco os direitos da estatal, uma vez que a impressão de que o imóvel estaria abandonado, poderá resultar na sua desvalorização.

BIG BEN - COLUNISTA VIP:

Toc,Toc,Toc
Big Ben
- Quem bate? - É o Toc! Quando o Toc (transtorno obsessivo compulsivo) bate à porta da sua mente, esse papinho furado que "não adianta bater, eu não deixo você entrar", geralmente não dura mais do que alguns segundos. As Casas Pernambucanas podem colocar o "frio" no seu devido lugar, mas o "Toc", está pra nascer alguém que vai colocar o dedo no seu nariz empinado. O Toc é nada mais, nada menos que um Deus rabugento e autoritário do Velho Testamento. Ou seja, ele manda. Obedece quem não tem juízo.

Depois de ser cantado em prosa e verso lá pelas bandas de Hollywood, tem muita gente falando sobre o Toc sem o devido embasamento teórico e prático. Só pode falar desse "mau companheiro" (ninguém pode negar) quem fez pós-graduação em assuntos psiquiátricos, em Oxford. -Que me perdoe o Rei Roberto Carlos, mas quando se trata de Toc, "esse cara sou eu". Eu tenho a cara do Toc! Não existe um ser vivo no mundo que entenda mais dessa "boa bugiganga" do que eu. Alguns anos atrás eu fiz um pacto com o "demônio do Toc": eu não fujo dele e ele me dá um pouco de paz. Não adianta bater de frente; afinal, a última palavra é sempre dele. Lembre-se de que você é mortal, mas ele é imortal.

Andam por aí subestimando sua real magnitude e seu poder de destruição. Todo Toc começa pequeno, mas ele cresce, transforma-se em um monstro de dimensões gigantescas - num godzilla que arrasa cidades e quarteirões inteiros com uma única rabada. No meu entendimento, essa "peste negra da mente" deveria ser tratada como inimigo número 1 da humanidade. Se um portador de Toc incomoda muita gente, imaginem 1 bilhão de humanos com Toc? O mundo viraria poeira em questões de minutos, sem uma única bomba atômica ser acionada. Parafraseando o sábio Seu Madruga: "Não existe Toc ruim, o ruim é ter que conviver com o Toc."

Se eu for contar todas as peripécias que esse "famigerado  amigo da onça" ( por livre espontânea pressão ) me obrigou a fazer, o número de páginas escritas ficaria bem próximo ao número de páginas da Bíblia. Vamos lá, vou contar algumas...Na minha infância, por volta dos 7 anos de idade, o " bicho papão do Toc" veio me assombrar pela primeira vez. O primeiro Toc a gente jamais esquece! Na hora de bater aquele papo sagrado com Deus,  a coisa ganhou uma dimensão épica e trágica, semelhante àquela encontrada nas grandes cruzadas em direção à Terra Santa. A oração que deveria durar no máximo dois minutos, de repente foi se estendendo, tomando quase todas as horas da noite. Caso eu não realizasse o ritual de rezar 50 Pai Nossos e 50 Ave Marias, o "lado negro da minha mente" me advertia que algo de muito sinistro poderia acontecer com os meus queridos familiares no dia seguinte. O Toc se comporta como um inquisidor do Tribunal da Santa Inquisição. Quem não tem medo de arder nas brasas incandescentes e assustadoras do inferno?

Quer mais uma? Na minha adolescência, por volta dos 15 anos de idade, "a mula sem cabeça do Toc" voltou a povoar meus pesadelos durante a hora de tomar banho. De repente, não mais que de repente, um banho de 20 minutos não atendia mais as minhas necessidades higiênicas. Nessa época a minha "consciência errante" tinha mania de limpeza e não aceitava nada mais, nada menos que dois sabonetes gastos por banho. Coitado do Cascão! Já imaginou tomar banho por cerca de 3 horas seguidas? Toc é sinônimo de desperdício! Desperdício de tempo, de água, de comida, de energia, de papel, de dinheiro, de espaço, de vida e, principalmente de sonhos. É uma daquelas coisas que não mata, mas judia um bocado!

Quer outra? Já adulto, por volta dos 20 anos de idade, "o Saci-Pererê do Toc" ressurge para voltar a me aterrorizar. Agora a mania da vez ganhou um toque de erudição. Meu pai teve a infeliz ideia de me incentivar a tocar piano. Música e Toc definitivamente são coisas que não combinam. Já imaginou escutar a escala de Dó 1000 vezes todos os dias? Pois bem, minha mãe não aguentou  muito tempo, e numa hora de extrema fúria quase me matou a pauladas.  -Perdão, mãe, hoje eu sei que escutar um músico com Toc é como morrer na cruz mil vezes.

E antes de ir para mais uma sessão de psicoterapia, me atrevo a dar alguns conselhos: 1- Se a sua "maniazinha chatinha" se transformou em um "Tiranossauro Rex", não pense duas vezes, procure ajuda médica imediatamente; 2 -Se você ainda não foi mordido pelo "Pitbull raivoso do Toc", não se esqueça de agradecer a Deus todos os dias; 3- Se você infelizmente carrega o fardo pesado do Toc, fique bem longe da música e aproxime-se da literatura. Até o próximo Toc!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

MARCELO MELO É O MELHOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO:



Secretário Marcelo Melo e Vereador Hermínio Oliveira recebem troféu Destaque da Imprensa Regional em Itapetinga

O Secretário Municipal de Educação Marcelo Melo e o Presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Hermínio Oliveira, receberam na noite deste sábado (27), o Troféu Destaque Regional realizado pela Azê Marketing, em um evento cerimonial, no Clube ITC, na cidade de Itapetinga.

Os contemplados foram homenageados depois de terem sido avaliados através de uma pesquisa popular, como Destaques Regional 2017. A honraria foi prestada aos melhores vereadores, os melhores secretários municipais das referidas cidades, o melhor deputado estadual e federal representante da região.


Na oportunidade, o Secretário de Educação da cidade de Vitória da Conquista, Marcelo Melo, deixou seus agradecimentos a Azê Marketing, aos colegas que também foram contemplados e falou um pouco sobre seu propósito para o ano de 2018, a frente da Secretaria de Educação da cidade de Vitória da Conquista.
DISCURSO DE MARCELO:
“Boa noite a todos! É uma grande honra integrar este espaço ao lado de homens e mulheres tão notórios pelo trabalho desempenhado em favor da população baiana. Nós, agentes e gestores públicos, devemos exercer as nossas atividades buscando sempre elevar a qualidade de vida e assegurar os direitos dos nossos pares. Este deve ser o nosso propósito soberano.
Quando iniciamos o trabalho na Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista, nos deparamos com severos desafios. Possuímos uma rede ampla e complexa. Para compreendê-la e efetivamente beneficiá-la, buscamos fixar uma meta basilar: servir com dignidade as dezenas de milhares de alunos e, por conseguinte, milhares de famílias que atendemos.
Já no ano de 2017, obtivemos significativos avanços na rede municipal de ensino, passando, apenas como exemplificação, por dezenas de capacitações para diversas categorias profissionais, pela ampliação de ações educacionais inclusivas, intervenções estruturais em cerca de 50 unidades educacionais, inauguração de dois ginásios poliesportivos, aquisição de dezenas de parques infantis, e a construção de cisternas em escolas da zona rural em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro.
Posso afirmar que o ano de 2018 também não deixará a desejar. Pelo contrário, preparamos o terreno para realizações ainda maiores. Posso dizer, apenas a título de introdução, que iniciaremos as reformas/requalificações de todas as unidades educacionais municipais; elevaremos significativamente, com projetos de renovação, os níveis qualitativos do transporte escolar e da alimentação escolar; reforçaremos os laços com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, trazendo mais benefícios para a comunidade conquistense; ampliaremos os projetos pedagógicos que tem como meta o aprofundamento técnico do processo educacional; e realizaremos os Jogos Estudantis de Vitória Conquista, integrando os alunos municipais e incluindo-os em diversas categorias de jogos.
Trata-se apenas do início de um projeto e de um modelo de gestão apresentados muito recentemente. Mas, diante de todos os resultados que já temos conseguido alcançar, perspectivas muito vívidas e animadoras no âmbito educacional se apresentam para Vitória da Conquista
Agradeço imensamente àqueles que, através do reconhecimento, permitiram que estivéssemos aqui hoje para atestar que seguimos o caminho correto. Da mesma maneira, parabenizo energicamente os organizadores do Troféu Imprensa – Destaque Regional pela iniciativa de exortar boas ações.
Garanto a todos, por fim, que, independentemente dos espaços que vier a ocupar, buscarei replicar à risca os princípios apresentados na Secretaria Municipal de Educação de Conquista: dedicação e compromisso incondicionais, atuação pautada na ética e na valorização de qualificações técnicas e, é claro, a disposição para servir ampla e irrestritamente a nossa sociedade. Obrigado e boa noite a todos!”. Finalizou Marcelo.

domingo, 28 de janeiro de 2018

MORRE EM MARINHA GRANDE - PORTUGAL, O CONFRADE CARLOS LEITE RIBEIRO - EDITOR E FUNDADOR DO PORTAL CEN - 'CÁ ESTAMOS NÓS':

NOTA DE FALECIMENTO
É com imenso pesar que noticiamos o falecimento do confrade, editor e escritor CARLOS LEITE RIBEIRO, em Marinha Grande - Portugal. Ele foi fundador e editor do site internacional CEN - 'CÁ ESTAMOS NÓS' difundindo a Literatura em prosa e verso - em língua portuguesa - para centenas de países, PROMOVENDO E OPORTUNIZANDO O INTERCÂMBIO ENTRE MILHARES DE ESCRITORES, entre os quais me incluo, uma vez que há mais de dez anos participo com certa frequência dos E-books que lançou, de forma gratuita, tudo sempre muito organizado e pensado. Foi colaborador dos nossos blogues na qualidade de COLUNISTA VIP e seu SITE era lido por milhões de pessoas em Portugal, Brasil e nos demais países de língua portuguesa.

Aos seus filhos, demais familiares, amigos, colaboradores e leitores do CEN - registramos nossos mais dolorosos votos de pesar pela grande perda que acabamos de sofrer neste início de 2018.
DESCANSE EM PAZ, CARO AMIGO E CONFRADE. SEU LEGADO O FARÁ ETERNO!
Ricardo De Benedictis 

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

LULA NÃO PODE MAIS VIAJAR PARA FORA DO BRASIL:

Justiça determina apreensão do passaporte de Lula e o proíbe de deixar o país



G1 - O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou nesta quinta-feira (25) a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que o impede de deixar o país.
O ex-presidente tinha uma viagem marcada na madrugada desta sexta (26) para a Etiópia, na África, onde participaria de uma reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fim de discutir propostas de erradicação da fome no continente africano antes de 2025.
Até a última atualização desta reportagem, a defesa e a assessoria do ex-presidente informavam que não tinham sido notificados da decisão. A assessoria da Polícia Federal informou que a defesa de Lula se comprometeu a entregar o passaporte nesta sexta. De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, comunicou o ministro Torquato Jardim sobre a ordem judicial. “O ministro orientou Segóvia a dar ciência ao ex-presidente na casa dele, de modo a evitar constrangimentos”, informou a assessoria.
Nesta quarta (24), Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, acusado de receber um apartamento triplex em Guarujá (SP) da empreiteira OAS em troca de favorecimento à empresa em contratos da Petrobras. A defesa nega as acusações e diz que o ex-presidente foi condenado sem provas. Nesta quinta, o PT lançou Lula como pré-candidato à Presidência da República durante reunião da Comissão Executiva Nacional do partido, em São Paulo.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

DEPOIS DOS 3 X 0 E A SENTENÇA DO TRF, LULA JÁ ERA!

VEJA OPINIÕES E NOTAS POLÍTICAS SOBRE CONDENAÇÃO DE LULA:




Os adversários comemoram e as viúvas choram... 
Pra Moro, 'Nine' 9. TRF, 12+1= 13
EBC e Agência Senado - Após a Oitava Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmar a condenação do ex-presidente Lula e ampliar sua sentença para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado, o mundo político reagiu à decisão. A ex-presidente Dilma, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), entre outros, se manifestaram publicamente sobre o julgamento (leia as íntegras das manifestações abaixo).
Para Dilma, os apoiadores de Lula e o PT vão “lutar em todas as instâncias do Judiciário pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato”. A ex-presidente afirmou ainda que a condenação e ampliação da pena do petista é uma “perseguição política” e  impede “o restabelecimento da normalidade democrática e a pacificação do país”.
Caiado afirmou que a condenação de Lula mostra que “a lei vale para todos”. Para o senador goiano, “a Justiça fez com que prevalecesse a decência ao punir o ex-presidente da República depois de tantos fatos e tantos crimes cometidos”. A decisão, para o senador, deixará o partido de Lula “esfacelado, sem condições morais até de apresentar um candidato depois de seu líder maior ter sido condenado em segunda instância e estar totalmente inelegível”.
Já o tucano Nilson Leitão afirmou que a decisão do TRF-4  “demonstra que as nossas instituições estão fortalecidas e que teremos um cenário mais coeso para as eleições presidenciais deste ano.”
Maia, que exerce a presidência da República na ausência de Michel Temer, adotou tom moderado, afirmando que “quem tem responsabilidade pública, em qualquer nação, não pode estar celebrando o dia de hoje”.
Críticas
A pré-candidata do PCdoB à presidência, deputada estadual Manuela D’Ávila, publicou nota assinada com a presidente do partido, a deputada federal Luciana Santos (PE). Elas afirmam que a confirmação da condenação é “o ponto culminante de um verdadeiro processo de exceção”. “Esta decisão, que visa o afastamento de Lula do processo eleitoral, é a nova fase do golpe institucional que cassou 54 milhões de votos dos brasileiros e brasileiras que elegeram Dilma Rousseff em 2014”.
O presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, afirma em nota que os desembargadores aumentaram a pena de Lula à revelia da ausência de provas, “enquanto figuras como Temer e Aécio, mesmo com abundantes indícios de crime, continuam livres”. Ele disse ainda que, apesar de o partido ter decidido lançar candidato próprio ao Planalto e ter importantes diferenças com Lula, a sigla defende o direito do petista de concorrer à Presidência e repudia “a condenação sem provas”.
Leia a íntegra da nota de Ronaldo Caiado:
O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caiado (GO) comentou a condenação em 2ª Instância do ex-presidente Lula, nesta quarta-feira (24/01). De acordo com o senador, a confirmação da sentença do juiz Sério Moro e a ampliação do tempo de prisão do ex-presidente colocam a Lava Jato como marco da história brasileira e dão um recado claro de que a lei vale para todos.
“A Justiça fez com que prevalecesse a decência ao punir o ex-presidente da República depois de tantos fatos e tantos crimes cometidos. Este é o reflexo que fica: o Brasil se enquadra como uma democracia respeitada onde a lei prevalece independente de poder político ou financeiro. O cidadão sabe que do mais humilde ao mais importante empresário, todos estão sob as mesmas regras e normas que a lei impõe. Este é o ponto alto. Resgatar a decência, a honestidade”, definiu.
Para Caiado, com a prisão de Lula o cenário político brasileiro deve ser modificado de uma forma definitiva, simbolizando o fim da ideia de impunidade para crimes de corrupção e formação de quadrilha na gestão pública. “É algo histórico e o que precisamos agora é buscar a consciência do eleitor para que tenha em mente que maus políticos não podem mais participar do processo eleitoral. Que a nossa democracia está madura e não permite mais ser subjugada por projetos de poder pautados no populismo e na corrupção. Que esse modelo implantado por Lula no Brasil e que chegou a condição que chegou na Venezuela não vai mais voltar”, afirmou.
Caiado também enalteceu o trabalho dos juízes, promotores e policiais envolvidos na Lava Jato lembrando que a operação também acabou com a cultura brasileira de associar crimes de corrupção com impunidade. “A Lava Jato quebrou todos aqueles ditos populares de que empresário não ia para cadeia, que políticos não eram penalizados. Agora todos sabem que a lei valei para todos”, disse.
O senador Ronaldo Caiado também comentou o impacto que a condenação em 2ª instância deve ter para o PT nas eleições de 2018 no Brasil e em Goiás. “Sabemos que o PT ficará agora totalmente esfacelado, sem condições morais até de apresentar um candidato depois de seu líder maior ter sido condenado em 2ª Instância e estar totalmente inelegível. O PT fica totalmente desarticulado, perde forças mais do que tudo”, lembrou.”
Leia a íntegra da nota de Dilma Roousseff:
“Lutar. Lutar sempre. Continuar lutando
Vamos garantir o direito de Lula concorrer à presidência da República, nas ruas e em todos os recantos e cidades do Brasil
Mesmo quando nos golpeiam, como hoje, vamos lutar ainda mais.
A consciência da razão jurídica e a convicção da razão histórica são motivos fortes para que a luta continue. Vamos lutar em todas as instâncias do Judiciário pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato. Mas vamos lutar por Lula e pela democracia em todos os recantos, nas ruas, na cidades e no campo do nosso  Brasil.
Nós iremos reagir à decisão injusta tomada pelo Tribunal Regional Federal da 4a região, em Porto Alegre, ao confirmar a sentença absurda e facciosa que condenou o ex-presidente Lula.
A inocência do ex-presidente Lula e a perseguição política expressa na sua condenação impedem o restabelecimento da normalidade democrática e a pacificação do país. Uma eleição que vier a impedir o ex-presidente Lula de concorrer não terá legitimidade. Será tão desastrosa quanto o governo que se impôs ao país em 2016, por meio de um golpe parlamentar, jurídico e midiático. A condenação do ex-presidente Lula constitui, infelizmente, a mais nova e perigosa etapa do golpe.
Uma eleição sem Lula será uma fraude.
Vamos lutar pelo direito de Lula ser candidato!
Vamos lutar pela retomada da democracia!
A justiça e a história marcharão ao nosso lado.
DILMA ROUSSEFF
Presidenta afastada por impeachment”
Leia a íntegra da nota de Manuela D’Ávila e Luciana Santos:
Condenação de Lula é novo golpe na democracia
A condenação do ex-presidente Lula em segunda instância pelo TRF-4 nesta quarta-feira (24) é um arbítrio, o ponto culminante de um verdadeiro processo de exceção. Desde a primeira instância, o processo foi conduzido sem levar em conta o princípio básico do juiz natural; em nenhum momento foram apresentadas provas de qualquer tipo de que o tal tríplex é de propriedade ou esteve em posse do ex-presidente. Não há qualquer ato de ofício que demonstre que ele beneficiou a empresa em questão, dentre muitas outras inconsistências largamente demonstradas pela defesa.
Não à toa o processo movido contra Lula despertou a consciência jurídica nacional e internacional. Alguns dos mais renomados juristas do mundo se pronunciaram sobre o assunto, denunciando o caráter político do processo.
Lula foi submetido a um massacre midiático permanente, que buscou jogar lama sobre o seu nome. Nesse sentido, o que vemos é uma repetição de outros episódios da história do Brasil, nos quais a grande imprensa buscou destruir lideranças comprometidas com o povo e com os interesses nacionais através de ataques contra sua honra. Foi assim com Getúlio Vargas e com João Goulart, ambos vítimas de campanhas difamatórias que abriram espaço para golpes contra a nação.
Esta decisão, que visa o afastamento de Lula do processo eleitoral, é a nova fase do golpe institucional que cassou 54 milhões de votos dos brasileiros e brasileiras que elegeram Dilma Rousseff em 2014.
O golpe, como o PCdoB tem afirmado desde o início, tem um programa. Foi consumado para implementar um violento projeto de recolonização do país, que inclui a destruição dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e a reafirmação dos interesses do rentismo parasitário. Esse programa não aceita a democracia porque não pode ser implementado sem calar o povo, cassando-lhe o direito ao voto, perseguindo suas lutas e seus dirigentes. Lula não é o primeiro nem será o último, caso a sociedade brasileira não se mobilize em defesa da democracia e do Estado de Direito.
Provando que o golpe é um processo em curso, duas novas etapas dessa ofensiva contra a soberania e os interesses do trabalhador se encontram na pauta imediata de discussões do Congresso Nacional: a reforma da Previdência Social e a privatização da Eletrobrás.
Para reverter esse processo, é preciso apresentar um programa que una todos os brasileiros e brasileiras em torno de um projeto de desenvolvimento nacional autônomo, de reindustrialização e de reversão das medidas de Temer contra o Brasil e os direitos dos trabalhadores. Uma plataforma que demonstre que a realização plena do Brasil enquanto nação é o caminho para a consolidação da democracia e dos direitos do povo.
Este caminho de afirmação dos interesses nacionais contraria frontalmente os especuladores e rentistas e, por isso, não passa pela pactuação com esses setores. Trata-se, pelo contrário, de construir a frente mais ampla possível, uma concertação que permita isolá-los. É para defender esse programa e sustentar essa orientação que o PCdoB lançou a pré-candidatura de Manuela D’Ávila, portadora de uma agenda de novas esperanças para o povo e de outro futuro para o país.
No momento em que é cometida essa violência contra o Estado Democrático Direito, o PCdoB abraça Lula e a militância do PT, e reafirma a convicção de que deve prosseguir a luta para que as próximas instancias do Judiciário revertam este arbítrio, permitindo que o ex-presidente dispute livremente as eleições, garantindo que todos os brasileiros e brasileiras tenham assegurado seu direito de votar livremente.
São Paulo, 24 de Janeiro de 2018.
Deputada federal Luciana Santos
Presidenta nacional do PCdoB
Manuela D´Ávila
Pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB”
Leia a íntegra da nota do Psol:
“SOBRE CONDENAÇÃO DE LULA EM SEGUNDA INSTÂNCIA
A confirmação da condenação do ex-presidente Lula é mais um capítulo dos ataques recentes à democracia brasileira.
Apesar da ausência de provas, os desembargadores do TRF-4 aumentaram a pena estabelecida pelo juiz Sérgio Moro para mais de 12 anos de prisão – enquanto figuras como Temer e Aécio, mesmo com abundantes indícios de crime, continuam livres.
O PSOL guarda importantes diferenças com Lula e terá candidatura própria nas eleições. Mas repudiamos a condenação sem provas e defendemos seu direito de concorrer.
A luta pela democracia não começou e nem acaba aqui. Estaremos juntos nessa batalha, construindo uma alternativa política de direitos para o Brasil.
Juliano Medeiros
Presidente Nacional do PSOL”

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

TRF MANTÉM SENTENÇA E CONDENA LULA POR 3 X 0:

MUITA CONFUSÃO EM PORTO ALEGRE NÃO EVITA CONDENAÇÃO
O ex-presidente Luiz Ignacio Lula da Silva foi condenado por 3 X 0 pelo 4º Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre a 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado. Os desembargadores votaram por unanimidade e Lula terá apenas o direito ao recurso de embargos de declaração.
No final da sessão o presidente Gebran Neto determinou o envio dos autos ao Juiz Sérgio Moro para cumprimento da sentença.
A novela poderá continuar, mas fica muito difícil garantir a candidatura de Lula a presidente, já que ele vai ser declarado inelegível, segundo entendimento legal. 

ARTISTAS PEDEM BIS PARA O PROJETO 'NATAL CONQUISTA DE LUZ':

Artistas aprovam formato do Natal Conquista de Luz e esperam mesmo sucesso do evento em 2018

Fonte: Ascom/Prefeitura (Conteúdo) - Segundo Tina, o Conquista de Luz gerou oportunidade de trabalho para mais de 220 artistas
“Este foi um dos melhores formatos que eu já vi no Natal de Vitória da Conquista”, afirmou o cantor Paulo Macedo, referindo-se a valorização dos artistas locais na primeira edição do Natal Conquista de Luz. Tal afirmação foi feita pelo músico durante uma reunião, entre a Secretaria de Cultura e os artistas que participaram do evento, realizada na noite desta segunda-feira, 22, na Praça CEUs J. Murilo.
Com participações em festivais de música por todo país, Paulo destacou ainda a qualidade da curadoria do evento, que escolheu 50 artistas locais. Eles se apresentaram nas praças Tancredo Neves, Mármore Neto e Nove de Novembro, ao longo dos cinco dias de festa. “A maioria dos artistas de Conquista foi contemplada e a existência de uma curadoria não foi diferente de um formato com edital”.
A opinião de Paulo foi compartilhada por outros artistas que participaram do encontro, a exemplo de Manno di Sousa. “O Natal Conquista de Luz, realmente, deu o seu recado, ao ampliar a participação dos artistas da cidade. Gostaria de parabenizar pelo empenho de todos os envolvidos e espero que este ano seja ainda melhor”, disse Manno.
Os artistas comemoram a aceitação do público e a visibilidade possibilitada pelo Governo Municipal
Para o cantor Alex Baducha, a avaliação do Natal Conquista de Luz foi semelhante. “Foi um Natal em que tivemos um brilho a mais. Um evento bacana, em que vários artistas foram prestigiados tanto pelo público quanto pela Prefeitura. Acho que é realmente algo que veio para ficar; espero que neste e nos próximos anos seja ampliado”, contou.
Participando pela primeira vez de um evento desta magnitude, o músico Washington Braguinha sintetizou: “Eu adorei o evento e o trabalho da Prefeitura. Foi ótimo participar”. “A gente agradece e faz votos de estarmos no próximo”, concluiu o cantor Tom Lemos.
“Faremos as adaptações necessárias para que mais uma vez este seja um Natal iluminado”, assegurou secretária ao lado de parte da equipe da Secretaria
Segundo a secretária de Cultura, Tina Rocha, este feedback dos artistas foi surpreendente e demonstra que o Governo Municipal fez a opção correta. “O que falamos, cumprimos, que foi a valorização da prata da casa, de dar visibilidade aos nossos artistas. Eles ficaram bastante satisfeitos de estar sendo prestigiados pelo governo”, destacou a secretária.
Ainda de acordo com Tina, a expectativa é que o Conquista de Luz, que gerou oportunidade de trabalho para mais de 220 artistas, repita o mesmo sucesso de 2017. “Faremos as adaptações necessárias para que mais uma vez este seja um Natal iluminado”, assegurou.

JEREMIAS MACÁRIO - COLUNISTA VIP:

UM CALDEIRÃO UM TANTO INDIGESTO
Jeremias Macário
Muita informação para pouca absorção e análise criteriosa do que se fala e escreve. No mundo de hoje da internet, de outros veículos eletrônicos e convencionais, as notícias brotam e explodem por todos os lados, muitas das quais falsas e outras tendenciosas, perniciosas e direcionadas a interesses de poder, principalmente no campo político.
  É preciso muito critério e tempo para não ingerir tudo que aparece, saber distinguir os ingredientes feiticeiros porque a mistura pode se tornar um caldeirão indigesto e levantar o satanás de chifres. Neste final de semana resolvi fazer um catado do que vai sendo divulgado por aí e dar meu parecer, se é que possível, sobre este monte de fatos que influenciam nossas vidas neste Brasil paradoxal e conservador.
  Para começar, vamos abrir sobre o carnaval que bate em nossas portas com seu barulho insuportável de músicas alienantes, num país pobre, de tão profunda e doída desigualdade social. Uma semana de circo com gastos de milhões pagos pelos contribuintes, mas, no caso de Salvador, o governo tenta justificar tanta festa dizendo que vai gerar 250 mil empregos.
 Diria 250 mil escravos de serviços pesados, ganhando quantias insignificantes para servir os prazeres dionisíacos dos senhores patrões que levam quase todo bolo dos rendimentos. São vagas temporais em camarotes, bares, blocos (cordeiros), massagistas, faxineiros, cozinheiros e outros trabalhos não qualificados. Não lembra a “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre?
   De pau pra cassete, um assombro a dimensão que está se tornando o racismo e a xenofobia no mundo, com avanços do populismo totalitário, lembrando as tristes sombras do fascismo e do nazismo. Na Europa, onde o passado do racismo de classe é mais presente e, mesmo no Brasil, as posições populistas ganham espaço e levam ideologias de direita obter sucesso com suas estratégias de poder.
  Esse racismo ganha ainda mais terreno fértil diante das profundas desigualdades sociais com a miséria se alastrando pelo mundo a fora. A pobreza é um prato feito para os populistas de plantão. O setor privado tem ficado com o bolo das riquezas e as migalhas são acirradamente disputadas por quem produz os bens. Dizem que vão discutir esta questão no Fórum Econômico e Social de Davos, na Suíça. Como sempre, não dá em nada. Impera o egoísmo de Estado, e o capital não quer perder.
  O quadro de pobreza é aterrador. Em toda história, o ano passado registrou o maior crescimento do número de bilionários no mundo. Segundo a ONG Oxfam, a elevação seria suficiente para acabar sete vezes com a pobreza extrema no planeta. De toda riqueza produzida pelo mundo em 2017, 82% ficaram concentrados com 1% da população mais rica.
  O patrimônio total dos brasileiros endinheirados somou U$549 bilhões (aumento de 13%). No período, o Brasil ganhou 12 bilionários e estima-se que cinco deles concentram o equivalente à metade da população mais pobre do país. O crescimento da desigualdade na terra é uma tendência, e o Brasil está incluído. Enquanto isso, os países ricos dispendem trilhões na fabricação de armamentos e foguetes espaciais para “desvendar” o universo.
  De um polo ao outro, todo final e início de ano é aquela agonia em se tratando de gastos da nossa sociedade capitalista consumista. Presentes, festas, materiais escolares, IPVA, IPTU, viagens de férias, formaturas de filhos e outras despesas provocam a arrasadora ressaca do endividamento para a classe média, especialmente a baixa.
  Uma ilusão consumista pouco comentada está no gasto exagerado com formaturas pomposas ainda nos tempos atuais de um mercado saturado para diversas profissões (12 milhões de desempregados). Valendo-se das vaidades, as empresas de eventos nesta época esfolam os pais para fazer a festa, cobrando preços exorbitantes. Estão ai embutidos os calotes onde se oferta uma coisa e dá outra. Muitos formandos terminam pendurando o diploma na parede.
  Como se não bastasse tanta desilusão, agora uma emissora de TV lança uma propaganda para que você diga, diante das câmaras, o que você quer para o Brasil do futuro. Ora, há mais de 60 anos espero por esse Brasil do futuro. Será que eles têm um por aí guardado para me dar? Com essa elite burguesa e retrógrada comandando o país, não é o que eu quero, mas o que eles querem para seus próprios interesses. Qual a finalidade disso? Tem algo estranho nesse pirão. Sabemos que eles querem se perpetuar na corrupção, negando educação, saúde e segurança. Sabemos o que queremos, mas eles fazem o contrário.
  O governo insiste no discurso fajuto de que a reforma da Previdência Social vai acabar com os privilégios, dando a impressão de que ela será a salvação de toda crise. É uma grande mentira porque os políticos vão continuar usufruindo de suas mesmas mordomias, com auxílios-moradias, verbas de indenizações e outros penduricalhos. Cortar número de congressistas é palavrão. Os marajás do judiciário e do executivo não vão ceder aos seus altos vencimentos. Vai sobrar para os pobres, viúvas e viúvos.
  Nesse sistema consumista e fútil da moda, passa-se todo tempo seguindo códigos de conduta, como no modo de se vestir, comer, andar, se apresentar, com medo de ser diferente. Você passa a vida sem ter uma identidade e uma personalidade própria. Não existe padrão universal. Quem inventa isso é o capitalismo. É engraçado quando se entra numa loja a procura de uma determinada roupa e ai a vendedora vem com aquela de que é tamanho único. Serve para todo mundo? Não procure ser igual, mas ser você mesmo.
  Eu também faço minhas merdas e nunca me amadureci. Fumo, bebo e tenho outras manias e vícios, mas propagandas de churrascarias, remédios, energéticos e bebidas não deveriam ser proibidas como já fizeram com o cigarro? O cara entra numa churrascaria com a família num final de semana e se empanturra de carne, gorduras e ainda bebe o veneno da coca-cola.
    Caso grave, por exemplo, são os energéticos que podem aumentar o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), sem contar outros efeitos negativos para a saúde, como dificuldade para dormir, dor de cabeça e elevação dos batimentos cardíacos. Os energéticos têm grandes quantidades de cafeína, açúcares e estimulantes. Essas substâncias em exagero possuem efeitos colaterais.
  Num governo atrapalhado cheio de vampiros e suínos (existem várias varas), a nomeação de Cristiane Brasil, que não pagou os direitos trabalhistas de seus funcionários, para o Ministério do Trabalho, é mais uma imoralidade e afronta. O pai Roberto Jefferson, condenado e preso pelas falcatruas do mensalão continua insistindo na indicação. Não consigo entender como a mídia dá tanto espaço para gente desse tipo, não só ele, mas para outros ainda piores, como o Renan, Collor, Jucá e tantos da mesma laia. Com tudo isso e mais os cortes nos programas sociais, o governo ainda diz que o “Brasil voltou”.
  O que estão fazendo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), por exemplo, é um crime. Nos seus 45 anos de história enfrenta uma crise política, orçamentária e científica sem precedentes. A Embrapa tem seu orçamento de 3,5 bilhões de reais ameaçado por um corte de mais de 20% em 2018. A crise interna se tornou pública.
  Estatais não precisam ser privatizadas. Precisam ser controladas e gestadas como se fossem privadas, com seriedade e meritocracia. Não pode servir de cabide de empregos para políticos que não pensam no povo, mas em si e em fazer favores aos seus. Veja o caso da Caixa Econômica Federal! Para que tantos vice-presidentes (12)? Para servirem de garçons para os poderosos?
 Como diz a colunista Eliane Cantanhêde, sem regras, a Caixa foi virando casa da mãe joana, como a Petrobrás. De tanto ser abusada, a instituição passou a ser uma empresa particular dos políticos e de seus partidos. São desvios em todos os setores e fundos, inclusive com dinheiro do trabalhador. O índice de corrupção é alto com um rombo incalculável. Essa multidão de vices que fazem a função de meninos de recado tem uma remuneração mensal acima de 80 mil reais, cada um.
    Mesmo com as novas “regras” os políticos de sempre já disseram que as vagas são deles. Por essas e outras, digo que a Operação Lava Jato foi um marco em nossa história, mas está fadada a cair no esquecimento, no ostracismo brasileiro, e tudo vai permanecer como Dantes na Casa de Abrantes. No Brasil, o vírus da corrupção é inoculado na criança pelos pais quando dizem para o filho ser sempre esperto com o coleguinha e, se possível, passar a rasteira nele. Nada de ser solidário, ético e colaborativo.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ITAPETINGA: NEM FORUM TEM SEGURANÇA...


BANDIDOS ROUBAM FORUM: ARMAS FORAM O ALVO!
Um grupo de seis homens armados invadiu o Fórum Desembargador Alfredo Neves da Rocham, na cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia, e roubou todas as armas que estavam apreendidas no local. Toda a ação durou cerca de 20 minutos e aconteceu no início da manhã de segunda-feira (22).
A polícia não divulgou a quantidade de armas que foi levada. Os seis homens trajavam uniforme azul, capacete e bota. No momento do ataque, eles renderam o zelador do prédio, que estava sozinho no local.
O grupo arrombou a porta da sala de provas, que fica no andar térreo do fórum e roubou o armamento. De acordo com a polícia, as drogas apreendidas pela polícia, que também ficam na mesma sala, não foram levadas.
Os bandidos fugiram após o roubo. O zelador não foi ferido durante a ação. A Polícia Civil já esteve no local para fazer a perícia, e a Polícia Militar está à procura dos responsáveis pelo roubo.