sábado, 31 de março de 2018

NANDO DA COSTA LIMA - COLUNISTA VIP:

MILAGRES ACONTECEM...
Nando da Costa Lima
Deodato Grampão subiu a escadaria da catedral de joelhos com uma vela de 7 dias acesa na mão esquerda. Grampão não era um homem comum, era um remanescente dos jagunços... Um sujeito de poucas palavras, e meio bruto... Uma cancela de ladeira abaixo! Acompanhando ele ia a mulher, os filhos e uns camaradas. Na entrada da igreja se benzeu e mandou um dos meninos da turma chamar o padre. Era só falar que era Deodato Grampão pagando uma promessa que o vigário vinha logo, ele já sabia de quem se tratava. A mulher quis dar uma de entendida e falou que naquela hora ele não achava padre. Hora de almoço! Tava nervosa, tinha perdido a semana quase toda com os preparativos dessa jornada religiosa. Deodato acalmou a patroa sutilmente: “Cala a boca, porra!”. Depois, tornou a pedir pra um camarada ir buscar o padre. O rapaz que foi chamar já voltou enfezado: “Ou o senhor manda esse sacana calar a boca ou eu jogo ele pra trás, patrão”. Deodato interferiu: “Respeite a igreja, Roduzino. Sacristão também é filho de Deus”. O sacristão, que já estava de mau humor porque foi acordado logo depois do almoço, bradou:
- Que palhaçada é essa na porta da igreja, vocês erraram o caminho. A Lapa fica pra outro lado! Meio dia é uma hora que até vagabundo tá em casa.
Aí Deodato deu ré de joelhos pra sair do salão da igreja por respeito, e falou pro ajudante do padre:
- Sacristão filho de uma puta, eu tô aqui pra falar com o reverendo, e não com o puxa saco oficial. Se promessa não fosse coisa séria você ia ver, seu safado.
O sacristão, atrevido que só ele mesmo, completou:
- Respeite a casa do Senhor. Tá pensando que tá no Magassapo?
- Me respeite, seu corno. Eu sou lá homem de Magassapo, tô acompanhado da patroa, seu merda. Sua sorte é que estou ajoelhado e não posso levantar até ver o padre, senão quebra o encanto da promessa! - E deu um “Piquete de Mané Guede” pro sacristão na frente de todo mundo.
Se não fosse a promessa, ele já tinha quebrado aquele atrevido na porrada! Deodato em pé parecia um guarda-roupa de casal colonial. Só de um homem daquela largura não meter a mão no sacristão já foi um milagre! Era daqueles branquelos avermelhados que quando ia ficando retado avermelhava ainda mais. Ficava igual um peru, até as verrugas ele tinha. Quando isso acontecia era um perigo, quem conhecia nem encostava. Graças à promessa a ser paga, Deodato avermelhou, mas continuou ajoelhado. A esposa ainda instigou: “Mete o murro nesse sacana”, e o marido novamente contornou a situação: “Cala a boca, égua!”.
            Ele demorou muito tempo pra criar coragem pra atravessar a praça e subir a escadaria da catedral de joelhos pra pagar uma dívida com a padroeira da Terra do Frio. Não podia estragar tudo por causa de um filho da puta qualquer... Tentou levar pra diplomacia:
- Fale com o vigário que é um afilhado de Dotô Régis Pacheco.
 O sacristão aproveitou a deixa e foi à forra, queria desmoralizar o desbocado:
- Eu tô trabalhando com o padre há vinte anos, se eu fosse contar os afilhados de Dotô Régis só nesse tempo, dava pra encher uma cidade pequena. Uma vez o padre teve que colocar uma cadeira na pia batismal, naquele dia o governador batizou uma cacetada de meninos, teve até parada pro almoço!
            Deodato, mesmo estando pra explodir de raiva, tentou uma segunda vez com outro argumento:
- Mas eu sou afilhado legítimo, do tempo que o governador ainda era médico aqui em Conquista. Cê lembra que ele ganhou até uma Baratinha (fordinho) pra atender os pacientes que moravam mais afastados?
            Mas não adiantou nada, o sacristão não estava disposto a colaborar e mais uma vez retrucou:
- Se for contar os afilhados do governador do tempo que ele era médico até hoje, meu Deus! Dá pra ir na Lapa e voltar botando um afilhado por metro.
            Deodato já tava pra sentir mal de tanto raiva, ainda bem que os dois 38 ficaram guardados, não seria ele que iria entrar numa igreja armado. Atitude que por sinal já fazia parte de sua promessa!.. Outro milagre, se ele tivesse armado aquele merda já tinha virado defunto. Se benzeu pra afastar o mau pensamento, respirou fundo, contou até 10 e fez a última tentativa já com a voz de locutor de futebol na iminência de um gol:
- Eu dou dois minutos pra esse vigário aparecer, fala que quem tá aqui é Deodato Grampão, vulgo Dedo Mole, aquele que matou um lobisomem na Guarita de Minas. Passei a papo amarelo no bicho duma distância que só eu pra acertar, mirei no “oi” pra não perder o couro! O couro do lobisomem foi curtido e vendido aqui em Conquista, o padre sabe... Não esquece de dizer que eu tô pensando seriamente em anular essa promessa de não andar armado, tá ficando muito difícil de cumprir o prometido.
            Foi falar no lobisomem, o padre se lembrou de quem se tratava e apareceu de vez, nem precisaram chamar. Já chegou com o coroinha jogando água benta, pra tudo que é lado, principalmente em Deodato e na família! E passou um carão no sacristão na vista de todo mundo:
- Isso é maneira de tratar um afilhado de Doutor Régis Pacheco? Peça desculpas e se retire do recinto.
O sacristão amofinou e desceu a escadaria parecendo que tava doente... Também, foi mexer com o afilhado do governador... Tem dia que a gente acorda com o pé esquerdo. Logo um dos afilhados mais famosos, o homem matou o lobisomem da Guarita de Minas, famoso em dois estados! O padre não ia perdoar ele nunca. Devia ter maneirado com Seu Deodato... O sacristão Perventino desceu a rua e foi parar na Praça do Jenipapo, aproveitou e catou uma fieira de piabas, foi no dia que teve a famosa Chuva de Peixe, só choveu na Praça do Jenipapo. Milagre! Mentira porra nenhuma! Se Vó Mucinha ainda estivesse aqui, poderia tampar a boca desse bando de herege. Foi peixe que teve que salgar...
P.S. O couro do lobisomem da Guarita de Minas faz parte do acervo de Flávio Brito, Itororó - Bahia.

sexta-feira, 30 de março de 2018

TEMER EM PALPOS DE ARANHA, DE NOVO!

Investigação do porto de Santos coloca em xeque a candidatura de Temer

TREM TURÍSTICO VAI LIGAR RIO A MG:

Novo trem turístico vai ligar Rio de Janeiro a Minas Gerais
Trajeto de 168 km entre Três Rios (RJ) e Cataguases (MG) começa a funcionar no 2º semestre

    
Carolina Muniz - SÃO PAULO - (Colaboração de Carlos Albán González)

Os trilhos por onde passaram vagões carregados de café no começo do século 20, na divisa entre os estados do Rio e Minas, já estão quase prontos para receber passageiros. No segundo semestre, está prevista a inauguração do trem turístico que vai ligar as cidades de Três Rios (RJ) e Cataguases (MG).

Com 168 quilômetros, o trajeto vai cortar o município fluminense de Sapucaia e os mineiros de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Chiador e Além Paraíba. Da janela do trem, os turistas poderão ver o lago de Furnas, além de rios, morros e fazendas.

Os passeios serão realizados às sextas, sábados, domingos e feriados. Os preços e horários ainda não foram definidos, mas as partidas vão acontecer pela manhã.

    Locomotiva e vagões reformados para passeio turístico em Recreio, no interior de Minas   Locomotiva reformada para passeio turístico em Recreio, no interior de Minas   Vagões do trem Rio-Minas durante a reforma   Vagões do trem Rio-Minas durante a reforma

Locomotiva e vagões reformados para passeio turístico em Recreio, no interior de Minas /Divulgação

Serão duas locomotivas —no total, 15 vagões com capacidade para 860 passageiros. Uma sairá de Três Rios, e a outra, de Cataguases. Em Além Paraíba, elas se encontrarão.

Lá, o turista terá a opção de voltar à cidade de origem no mesmo trem ou fazer uma troca para completar percurso, com seis horas de viagem.

“É uma ferrovia que não tem mais viabilidade para o transporte de carga, mas tem um potencial grande para o turismo”, diz Paulo Henrique do Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem, responsável pelo projeto.

Em 2015, a linha, que à época fazia o transporte de bauxita, foi desativada. Desde então, a entidade tenta viabilizar o trem turístico.

A organização conseguiu o apoio da concessionária da ferrovia, das prefeituras locais e de um empresário da região, que financiou a compra e a reforma dos vagões.

Em 11 de abril, o trem reformado será exibido pela primeira vez em Sapucaia em um evento para o lançamento do mapa turístico da cidade. Entre os pontos destacados está a estação, inaugurada em 1871.“O trem foi fundamental para a economia local”, diz Plínio Alvim, pesquisador da história da zona da mata mineira e morador de Além Paraíba.

Em 1871, a ferrovia D. Pedro 2º chegou à cidade e, em 1874, entrou em operação a estrada de ferro Leopoldina. A inauguração, em 8 de outubro, teve a presença do imperador. Em 1877, a linha alcançou Cataguases.

Até então, o café produzido na região era transportado no lombo de burros até a baía de Guanabara.

Ao longo do tempo, pequenas ferrovias passaram a fazer conexão com a Leopoldina. A malha ultrapassou os três mil quilômetros sob o controle de uma empresa britânica em 1931. “Foi seu apogeu”, diz Antonio Soukef Junior, professor de arquitetura do Centro Universitário FIAM-FAAM e autor do livro “Leopoldina Railway”.

Para Alvim, o trem turístico ajuda a relembrar a história ferroviária, mas faz ressalvas. “Pode ser um estímulo para o desenvolvimento da região, mas ainda falta estrutura para receber os turistas.”

quarta-feira, 28 de março de 2018

!NÃO PODE ACONTECER NO PAÍS" - DISSE TEMER À RÁDIO BANDNEWS:

PRESIDENTE MANIFESTA SUA CONTRARIEDADE A AMEAÇAS A FACHIN E ATAQUES A COMITIVA DE LULA
O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (28), em entrevista à rádio Bandnews de Vitória (ES), que ameaça a um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) "não pode acontecer no país". A declaração foi dada um dia após o ministro Edson Fachin (FOTO), relator da Lava Jato no tribunal, ter afirmado sofrer esse tipo de intimidação.
Ao programa do jornalista Roberto D'Ávila, da GloboNews, Fachin disse que a família dele tem recebido ameaças – e que está preocupado com isso, a ponto de ter pedido providências à presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, e à Polícia Federal.
Temer abordou o assunto ao ser perguntado sobre a expectativa para o julgamento, na próxima quarta-feira (4), do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, movido pela defesa com o objetivo de evitar a prisão.
De acordo com o presidente, o clima está “muito ruim” e o governo federal está “tomando todas as providências para que não haja conflito”. Temer argumentou que a situação alcança o próprio STF.
“Veja que isso alcança até o Supremo Tribunal Federal, o próprio Supremo e os membros do Supremo ficam aflitos com isso. Você viu que um deles até, ou alguns deles me parece, disseram que estavam sendo ameaçados. Isso não pode acontecer no país”, afirmou.

Ataques à caravana de Lula

Temer foi questionado na entrevista sobre o ataque à caravana de Lula, no Paraná. Ele afirmou que foi uma “pena” que tenha ocorrido o ataque, o que, segundo o presidente, cria um clima de “instabilidade”.
“É uma pena que tenha acontecido isso, porque vai criando um clima de instabilidade no país, de falta de pacificação, que é indispensável no presente momento”, disse Temer.
“Devo dizer também, que na verdade, essa onda de violência não foi pregada talvez por aqueles que tomaram essa providência, talvez tenha sido, tenha começado lá atrás. E a história de uns contra outros, realmente cria essa dificuldade que gera atritos dessa natureza”, completou.
Para Temer, as eleições devem ser disputadas com "críticas verbais, e não críticas físicas".

FURTO AO ERÁRIO. UMA PRÁTICA ABOMINÁVEL, PRATICADA POR MÉDICOS. É O FIM DA PICADA!

PF deflagra operação em Brumado e Guanambi para combater fraudes em projeto de glaucoma

A Polícia Federal deflagrou nesta terça (27) a “Operação Lanzarote”, que busca investigar fraudes relacionadas à gestão do Projeto Glaucoma em diversos municípios da microrregião de Guanambi. Ao todo, a PF cumpre cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
Conforme as informações divulgadas, o alvo do mandado de prisão é o sócio-administrador do Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba), clínica responsável pela implementação do Projeto Glaucoma em Guanambi. Todos os seis mandados são cumpridos nas cidades de Guanambi e Brumado, no sudoeste baiano, e em Aracaju e Itabaiana, em Sergipe.
Segundo a Polícia Federal, o projeto fez diversos atendimentos em regime de mutirão e foi verificada a ocorrência de inúmeros casos de falsos diagnósticos de glaucoma, inclusive com a prescrição e utilização de colírios por pacientes, sem necessidade, por períodos de até dois anos. A investigação também aponta que eram aplicados colírios mais caros em pacientes, já que a clínica recebia recursos para pagar a medicação.
Conforme a PF, o Instituto Oftalmológico da Bahia realizava mutirões de grandes dimensões em diferentes locais improvisados, como salões paroquiais, câmaras de vereadores, clubes, centros comunitários, ginásios e teatros, o que levou a clínica a receber repasses do Ministério da Saúde superiores à capacidade física instalada para atendimentos.
A investigação apontou que o sócio-administrador do Ioba exigia aos profissionais de saúde que multiplicassem a quantidade de pacientes atendidos no projeto e que fossem ministrados aos pacientes os colírios da linha 3, em lugar dos colírios das linhas 1 e 2, que são mais baratos. De acordo com a regulamentação do Projeto Glaucoma, o SUS realiza o repasse à clínica gestora do projeto do valor dos colírios. Os colírios da linha 3, do tipo “prostaglandina”, custam cerca de seis vezes mais que os da linha 1 e 70% a mais do que os da linha 2.
Segundo o Ministério da Saúde, no período de 2013 até maio de 2017, o Ioba recebeu a quantia total de R$ 9.418.632,99, relativamente a atendimentos a pacientes em 31 municípios baianos, a maioria da microrregião de Guanambi. Os envolvidos nas fraudes investigadas serão indiciados pela prática dos crimes previstos nos arts. 129, 278 e 312 do Código Penal.

JEREMIAS MACÁRIO - COLUNISTA VIP:



CRESCIMENTO ILUSÓRIO DE REPETIDAS CRISES
Jeremias Macário   
Um passo à frente e três atrás. Assim é o crescimento de épocas em épocas curtas do Brasil primário com repetidas crises agudas, bem mais acentuadas que o capitalismo como um todo, conforme cálculo de Karl Marx. Sem planos estratégicos o futuro de uma nação é incerto.
Com economia frágil, desprovida de planejamento intensivo e fincada no agronegócio (no inicio era a monocultura) com maior peso na exportação de produtos primários e dependência dos industrializados finais, como a química fina, o nosso país é o primeiro a entrar numa crise de cunho externo e um dos últimos a sair dela.
  Esta marca do improviso, comraras exceções, do endividamento dos recursos vindos de fora, do capital egoísta explorador e concentrador de rendas, da falta de compromissos sérios dos governantes para com as causas sociais, desde os tempos coloniais e imperiais, fizeram do Brasil um país feio, desengonçado e atrasado, de difícil recuperação.
De subdesenvolvido a emergente (só trocam os termos), esta terra de Santa Cruz não consegue galgar um crescimento desenvolvimentista sólido e duradouro, e ainda se vangloria da supremacia na agropecuária dos grãos e da carne, como sempre o carro-chefe da economia que evita quedas maiores do PIB (Produto Interno Bruto), ou ajuda na sua alta pífia de 1%, como a do ano passado. A base do superávit da balança comercial está nas matérias primas.
Mais uma vez, o destaque do PIB de 2017 foi o agronegócio altamente subsidiado,com 13% (milho, soja, algodão, carne e outros primários), com serviços e comércio pouco acima de 1%, e a indústria se arrasta com baixos índices de produtividade, hibernada no negativo ou na estagnação.
Na pauta de exportação valem bem mais os grãos, o ferro, o petróleo cru, alguns manufaturados e semi-industrializados (laminados de ferro e alumínio, celulose de papel e petroquímicos). O comando é sempre das matérias-primas que oscilam de preços e dependem da demanda dos grandes consumidores.
Da colônia, do império à república, os ciclos de produção, desde o Pau Brasil, a cana-de-açúcar, a pecuária, o ouro, a borracha e até o cacau, na Bahia e na Amazônia, tiveram seus picos de alta e depois entraram em fracasso, Da independência herdou uma pesada dívida para com a Inglaterra. A diversificação lenta da economia para o campo da indústria só se deu na segunda metade do século passado, muito menos pela iniciativa privada acumuladora de lucros em aplicações financeiras, e praticamente pela mão paterna do Estado.

AMEAÇAS A MINISTROS!

Relator da Lava Jato, Fachin revela que família está sendo ameaçada

Fátima Meira/Futura Press O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, revelou  que a família dele tem recebido ameaças e que está preocupado com isso, a ponto de ter pedido providências à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e à Polícia Federal.
“Nos dias atuais uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas também com segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que têm sido dirigidas a membros da minha família”, disse, em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila na GloboNews.
O ministro não especificou de quem ou de onde vêm as ameaças, nem as relacionou a nenhum fato concreto.
Diante da declaração, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a PF tem equipes à disposição do STF para investigar as ameaças que classificou como “inaceitáveis”.
Em nota, a presidente do Supremo afirmou que já autorizou o aumento do número de seguranças para escolta permanente do ministro, o que foi confirmado por Fachin na entrevista.
“Algumas providências que solicitei à presidente e à PF por intermédio da delegada que trabalha aqui no tribunal já estão sendo adotadas”, disse. “Nem todos os instrumentos foram agilizados, mas eu efetivamente ando preocupado com isso – e esperando que não troquemos fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema”, continuou o ministro.
Ao comentar como se sentia diante das ameaças, Fachin afirmou: “Fico preocupado, sim, com aqueles que, membros da minha família, não fizeram essa opção [de atuar no Supremo] e poderão eventualmente sofrer algum tipo de consequência. Mas espero que nada disso se passe”.
Fachin também é relator do pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou a ser analisado pelo plenário na última quinta-feira.
Na ocasião, Fachin foi contrário à análise do habeas corpus pelo Supremo. Depois, o ministro votou contra a suspensão da sessão do STF – que adiou o julgamento para o dia 4 de abril. Por fim, Fachin foi contrário à decisão da Corte de conceder uma liminar (decisão provisória) para impedir que Lula seja preso até a decisão final sobre o habeas corpus. Ele ainda é relator de outras ações no STF.
O ministro assumiu a relatoria dos processos da Lava Jato depois que o ministro Teori Zavascki morreu após a queda de um avião em Paraty.

BIG BEN - COLUNISTA VIP:

O prisioneiro das letras
BIG BEN

Se vocês pensam que já viram de tudo nessa vida, lamento ser o estraga prazeres, mas a história que vou lhes contar, não é qualquer história, é algo tão surreal que só poderia acontecer mesmo em um país que se tornou sinônimo de celebração da surrealidade. Era uma vez na América, mais precisamente, a terra descoberta por Cabral, um espírito errante, em função dos seus erros mundanos, foi condenado a passar o resto de seus dias inglórios atrás das grades.

E daí! Isso acontece tanto aqui, quanto na China. Bem, vamos voltar a nossa história. O nosso protagonista não era "flor que se cheire" e em função da sua atitude beligerante acabou sendo castigado com o cárcere maldito: a solitária. Para quem não sabe, solitária é uma cela onde o detento fica incomunicável durante um determinado período de tempo, ou seja, perde o direito de conviver com os outros demais detentos.

Para manter a pouca lucidez que lhe restava e não entrar de vez no mundo caótico da loucura, usou a tubulação da latrina, como se fosse um telefone sem fio, para se comunicar com um colega, que se encontrava na outra ala, em uma cela convencional. Criminalidade e genialidade, às vezes, se confundem! Do outro lado da linha, encontrava-se um detento, um amante incondicional de uma boa leitura, que passava horas e horas apreciando grandes clássicos literários da biblioteca da penitenciária.

Pois bem, o nosso protagonista e o seu "colega literário" começaram a se comunicar. Assim toda  noite, durante um período de seis meses, ele foi apresentado aos clássicos da literatura narrados pelo seu "colega literário". Ele ficou tão impactado com o mundo fantástico da literatura que, após ter concluído o seu castigo na cela forte, a leitura passou a ser sua única companheira permanente.

De repente, ele estava literalmente comendo todos os livros. Sua vida na cela se resumia a ler fanaticamente, o espírito da leitura havia dominado o seu coração. Pois bem, com a chegada dos direitos humanos ao sistema prisional, conquistou o direito de recuperar o tempo perdido e resolveu concluir os estudos.

Sendo assim, estava habilitado a prestar o vestibular, pois tinha o pré- requisito necessário. Não deu outra: novamente comprou mais essa guerra, e se matriculou no vestibular do curso de Direito da PUC. Para encurtar um pouco essa história, ele não só foi aprovado, mas figurou nas primeiras posições de um dos vestibulares mais concorridos do país. Foi o primeiro detento universitário do país do carnaval. Uma proeza digna dos filmes da série missão impossível.

Com a abertura política e os direitos humanos batendo à porta do sistema prisional, ganhou o direito de cursar Direito na PUC e pernoitar atrás das grades. Até que de repente, como todo "bom bandido", cansou-se dos dias mornos e rotineiros dos "pobres cidadãos de bem" e voltou para a sua natureza indomável, desistiu da universidade e não retornou mais a cadeia.

Em uma investida policial em um assalto a banco, eis que surge novamente o nosso protagonista, mas como todas as vezes anteriores, levou a pior, foi preso, e retornou para o seu inferno entre quatro paredes. Parece que a história dele havia definitivamente chegado ao fim. Reconhecendo a grande estupidez que fizera, caiu em profunda depressão.

Mas o amor pela literatura era maior do que qualquer coisa, e começou novamente a devorar tudo que pudesse ser lido. Virou uma liderança positiva dentro do sistema carcerário. Atuando como professor de português, alfabetizou centenas de milhares de detentos e multiplicou os sonhos de liberdade em corações desamparados.

De repente, por incrível que pareça, estava respirando o doce ar da liberdade novamente. Foram 32 anos de privação de liberdade. Hoje, fora da cadeia há 6 anos, é um homem diferente, bem mais calmo, bem mais lúcido, bem mais humano. Virou escritor respeitado pelo meio literário. O  seu filho de 12 anos quando indagado a respeito do que gostaria de ser quando crescer, respondeu: "Eu quero ser escritor igual a meu pai". Esta é a história de Luiz Alberto Mendes, um homem com um corpo marcado pelas amargas cicatrizes deixadas pela sua vida de crime, mas com o espírito renovado e liberto pela força avassaladora das letras impressas nos livros eternos.

MORTE DA CRIANÇA HELOYSA LISBOA DE CARVALHO:



Nota À IMPRENSA

A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista informa que a recém-nascida Heloysa Lisboa de Carvalho era natural de Barra do Choça e foi internada em Conquista no Hospital Municipal Esaú Matos.

Na unidade hospitalar, administrada pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, a criança recebeu a melhor assistência possível, inclusive com o suporte de UTI (prestado de imediato), até que a sua transferência ocorresse. Isso porque a criança necessitava de uma cirurgia de alta complexidade que, na Bahia, é oferecida apenas em dois hospitais estaduais em Salvador.

A Fundação de Saúde cobrou dia após dia a transferência da paciente. A Secretaria de Saúde lamenta que a regulação estadual não encontrou leito para receber a criança em tempo para que a cirurgia fosse realizada.

Secom, 27 de março de 2018

terça-feira, 27 de março de 2018

VITÓRIA DA CONQUISTA: PAGUE SEU IPTU COM DESCONTO:

Prorrogado prazo para pagar IPTU com desconto em cota única

Fonte: Secom/Prefeitura (Conteúdo) FOTO: Prefeitura ampliou o prazo para contribuinte ficar em dia com o município
Ainda não quitou o IPTU 2018? Você terá mais tempo para pagar. A Prefeitura Municipal prorrogou o prazo para o dia 30 de abril. O desconto de 10% para cota única permanece.
Os carnês estão sendo entregues pela Secretaria de Finanças. Mas, o contribuinte que quiser pode emitir o boleto através do site da Prefeitura (servicos.pmvc.ba.gov.br) ou retirá-lo na própria Secretaria de Finanças, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço).
O pagamento dentro do prazo evita que o nome do cidadão caia na inadimplência, o que pode levá-lo a ser inscrito na Dívida Ativa.
Mais informações, pelo telefone (77) 3424-8551.

segunda-feira, 26 de março de 2018

GOVERNO NÃO CUMPRE LIMINAR DA JUSTIÇA E TEMOS MAIS UMA VÍTIMA:

Bebê de um ano que aguardava por transferência morre em Conquista

BRG
Um bebê de um mês, que estava internado em estado grave no Hospital Municipal Esaú Matos, morreu na noite de domingo (25), na cidade de Vitória da Conquista. Heloysa Lisboa tinha cardiopatia congênita complexa e precisava ser transferida para um centro especializado para fazer uma cirurgia.
Segundo a família, no dia 7 de março, uma decisão judicial determinou a transferência de unidade, que não foi feita. De acordo os pais da criança, aos sete dias de vida, Heloysa precisou ser internada na UTI neonatal do hospital por conta da cardiopatia, que é uma malformação no coração e desde então não deixou a unidade de saúde.
Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que estava em busca do leito especializado para que a paciente pudesse realizar a cirurgia cardíaca que precisava, mas que o estado de saúde dela agravou. “A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade, informa que estava em busca do leito especializado para que a paciente Heloísa Lisboa de Carvalho pudesse realizar a cirurgia cardíaca que necessitava. Infelizmente, o estado da bebê agravou e ela veio a falecer. A Sesab se solidariza com os familiares pelo triste acontecimento”. afirmou a nota.
O corpo da criança foi enterrado na manhã desta segunda-feira (26), em Barra do Choça.

NESTA TARDE DE SEGUNDA, 25, O TRF4 NEGA EMBARGOS DE LULA, POR UNANIMIDADE:

COM ESTE RESULTADO, O EX-PRESIDENTE LULA, CONDENADO A 12 ANOS E 1 MÊS DE PRISÃO PELA PROPINA QUE RECEBEU, REPRESENTADA PELO APARTAMENTO TRIPLEX, LOCALIZADO NO GUARUJA, EM SANTOS - SP, ENTRA NA LISTA DOS 'FICHA SUJA' E NÃO PODERÁ SER CANDIDATO, FICANDO INELEGÍVEL, DIANTE DA LEGISLAÇÃO VIGENTE.

domingo, 25 de março de 2018

FUTEBOL BAIANO:

VITÓRIA VENCE BAHIA DE FEIRA por 3 X 2 E VAI PARA A FINAL da Série A, enquanto o Conquista derrota Galícia e assume liderança na Série B

Foto: ilustração
O Vitória derrotou o Bahia de Feira pelo placar de 3 X 2 e passa para a Final do Baianão, com dois gols de Neilton e 1 de William Correa. Enquanto isso, o Conquista F.C venceu o Galícia de Salvador pelo placar de 2 a 0, com gols marcados  pelo atleta Matheus Alcântara. O presidente Eduardo Mesquita está feliz e acredita que o Conquista disputará em 2019, o Baianão da 1ª Divisão.
O jogo foi realizado na noite deste sábado (24), no Lomantão, pela 3ª rodada do Campeonato Baiano da 2ª Divisão do futebol da Bahia – jogos de ida.
O PFC Cajazeiras venceu por  1 x o a equipe do Colo-Colo de Ilhéus em partida realizada na manhã deste sábado no Roberto Santos (Pituaçu)
Com estes resultados o time  do Conquista assumiu a liderança do certame com 7 pontos ganhos.
O Conquista F.C fará a última partida nesta fase, contra o Colo-Colo de Ilhéus no Estádio Mário Pessoa na terra de Gabriela, no dia 1º de abril.

sábado, 24 de março de 2018

JANELA PÁRTIDÁRIA:

Marcelo Melo sai do Democratas e filia-se ao PHS

Foto: BLOG DO ANDERSON
O ex-Secretário de Educação de Conquista, Marcelo de Melo Silva deixa o Democratas. 
Segundo informações enviadas por Marcelo Melo a nossa direção, pelo Wathsapp, na tarde desta sexta-feira (23), Marcelo Melo informou que o PHS [Partido Humanista da Solidariedade] é a sua nova agremiação partidária para as Eleições 2018, quando pleiteará representar a Bahia na Câmara Federal. “Deixamos o Democratas e vamos para o PHS, ambos partidos da base para a candidatura de ACM Neto que será o próximo governador da Bahia”, comentou Marcelo Melo. “Excelente Quadro para nosso partido”, registrou Denivaldo Muniz Lopes Junior, o popular Junior Muniz, ao blog. “Sobre a presidência, sem dúvida ficará a cargo de Marcelo Melo. Será ele ou quem ele indicar”, completou.

FUTEBOL HOJE À NOITE, NO LOMANTÃO:

FBF antecipa Galícia x Conquista
Carlos Albán González
O primeiro jogo do Conquista Futebol Clube diante de sua torcida - vitória de 3 a 2 contra o Cajazeiras - pela série "B" do Campeonato Baiano, após duas décadas afastado das atividades do futebol profissional, foi assistido por apenas 137 torcedores, que deixaram nas bilheterias do Estádio Lomanto Júnior a quantia de 
R$ 1.305,00. O prejuízo do clube azul e branco foi de R$ 5.552,65.

Com quatro pontos ganhos e em terceiro lugar no torneio, o Conquista volta neste sábado, às 19 horas, ao Lomantão, para a partida contra o Galícia. A transferência do jogo, inicialmente marcado para o domingo, à tarde, foi solicitada - não se divulgou o motivo - pela direção do clube à Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Seis clubes disputam o título da segunda divisão e o direito de ingressar em 2019 no grupo de eleite do futebol baiano. Com melhor saldo de gols Teixeira de Freitas e Colo-Colo de Ilhéus lideram, com 4 pontos ganhos, o campeonato, cujo término está programado para 27 de maio.

CULTURA - ARTES PLÁSTICAS:

Aberta à visitação a exposição “São Francisco, Destino, Resistência e Fé”


Foto: Ascom/PMVC
Sec. Tina Rocha, Coord. Ricardo Benedictis Jr.e J. Vieira
A exposição “São Francisco, Destino, Resistência e Fé”, foi aberta ao público nesta quinta-feira(22), na Casa Memorial Régis Pacheco, no centro da cidade. O  o artista plástico Jota Vieira faz esculturas em madeira e terracota – técnica que utiliza argila cozida no forno –  revela ao público aspectos ligados a religiosidade e ao dia a dia do homem do sertão.
Jota Vieira, é baiano do município de Carinhanha, e descobriu ainda na infância o talento para as artes. “Quando estava na escola gostava só da disciplina de desenho, também desenhava cartazes. Além disso, eu fazia os meus próprios brinquedos, como pião e carrinhos de madeira”, recordou.
O artista Jota Vieira passou a viver exclusivamente da arte somente no ano  2002. “Antes disso já fiz várias coisas, já fui pedreiro, por exemplo, e a arte era apenas um hobby”, explicou. “Agradeço a Prefeitura Municipal pela oportunidade de apresentar meu trabalho aqui em Vitória da Conquista. Nós artistas precisamos de espaços abertos para que as pessoas vejam o nosso trabalho”, declarou Jota Menezes.
A exposição ficará aberta até o dia 22 de abril, no Memorial Régis Pacheco, e o público poderá conferir as obras de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

NANDO DA COSTA LIMA - COLUNISTA VIP:



ESSA ESTÓRIA DE HISTÓRIA COM “H”
Nando da Costa Lima
             Isto faz parte da história. É claro que a gente, além de aumentar um pouquinho, só revela o milagre! É que os fatos e a imaginação se misturam na memória, tem muito tempo que escutei! Foi em 1950, quando Getúlio Vargas, em campanha presidencial, veio parar aqui em Conquista. Os “cumpade” Cabo Thiago, Dória e Alfredinho foram os responsáveis pela segurança da ilustre visita. Tinha gente de tudo que é canto: Guigó, Piripiri, Ibicuí, Iguaí, uma comitiva de poetas de Poções, Lagoa da Pedra, Jequié... Tinha gente até do norte de Minas. O Bicho de Pedra Azul não veio não, é mentira. Ele estava numa passeata em São Paulo. O evento se tratava de um ex-presidente concorrendo novamente à presidência. Uma das imprensas mais tradicionais da Bahia já naquela época, a de Condeúba, veio cobrir o evento, não era qualquer coisa não! A cidade se preparou, tava um brinco. O candidato chegou num dia e se picou no outro, foi o presidente que mais demorou em Conquista. Tinha que sair catando votos e apagando a fama de ditador Brasil afora. Aqui em Conquista o foguetório em sua homenagem foi comentado até em Salvador. O comício foi na Praça Barão do Rio Branco, que faz parte da história política de Conquista. A praça tava lustrando! Parecia uma capital no feriado de 7 de Setembro, só tinha gente arrumada! Mas, como em todo comício, tinha vendedor de tudo o que se pode imaginar: mariola, quebra-queixo, taboca, rolete de cana, doce de umbu, pirulito...”Olha o pirulito enfiado no palito”. E é claro, não podia faltar doido, como a Terra do Frio sempre foi carente de doidos, mandaram buscar dois numa cidade vizinha. Comício sem doido não é comício. Um discursando a favor e o outro contra o presidente. Correu tudo como planejado pelas senhoras da terra, o comício foi impecável e o ex-presidente ficou muito grato com a simpatia e os prováveis votos obtidos no Planalto da Conquista. A Terra do Frio parece que votou fechado com Getúlio Vargas, tem até um busto dele na Serra do Maçal (quanto à votação unânime, eu não tenho certeza. Dr. Rui Medeiros pode informar melhor sobre isso e sobre o caso seguinte).
            Mas o que quase ninguém ficou sabendo aconteceu nos bastidores, numa madrugada duma Conquista gelada, tava tão frio que Getúlio lembrou da terra natal. Naquele tempo fazia frio o tempo todo! Pois bem: o Hotel Albatroz, apesar de ser o mais renomado da região, só tinha quartos, os banheiros eram coletivos. Acho que tinha um ou dois banheiros por andar. E foi por isso que o grande estadista passou um aperto de mais de uma hora na fila do banheiro do Albatroz, atacou uma caganeira daquelas que o suor da testa fica gelado. Foi aquele ensopado de bode com pequi que um cabo eleitoral serviu pra comitiva numa das muitas cidades que Getúlio passou em campanha. Quando o presidente deu vontade de arriar, correu pro corredor onde ficava o banheiro. O homem tava mal...Tava trajando um roupão de seda azul celeste (coisa de rico), mas nem isso comoveu os dois caixeiros viajantes que estavam na frente da fila, eram clientes antigos do hotel! Nenhum dos dois quis ceder o lugar praquele tampinha que estava se contorcendo todo. Eles nem imaginavam que se tratava de Getúlio. Se Seu Viana, o dono do hotel, estivesse acordado, nada disso teria acontecido! Mas não, os viajantes fizeram até piada com o homem. Comentaram sorrindo: “O velho tá doido pra dar uma cagada”, e pra completar falaram que o uso do banheiro era por ordem de tamanho. Estavam bêbados! Getúlio nem sorriu e voltou pro quarto retado, nem uma carteirada quis dar por que não dava tempo! Eu só sei que depois que ele foi embora nunca mais um candidato a presidente pernoitou aqui em Conquista. Deve ter sido o presidente e a comitiva que espalharam pros políticos da época que evitassem comer ensopado de bode com pequi e, principalmente, não pernoitar em Conquista. “Nos hotéis de lá você tem que pegar fila pra ir ao banheiro, é um suplício, trabalhadores do Brasil!”. História é um negócio bonito, a gente fica sabendo de tudo! O pessoal do Hotel Albatroz falou que teve de lavar e enxaguar o roupão presidencial mais de dez vezes em água fervendo pra saírem as manchas. O cheiro ativo do piquí permaneceu por muito tempo, só saiu quando lavaram com lavanda Lancaster. A cueca teve que ser queimada, ficava feio botar uma peça de roupa naquele estado pra lavar. A direção do hotel acertou na decisão, aquela mania besta de gravar as iniciais em tudo que é roupa podia complicar. Mas o roupão não era aquela “lindeza” que teve que ficar em Conquista por motivos óbvios. Era de seda azul celeste e tinha as iniciais de Getúlio bordadas em dourado... Coisa chic! Me parece que essa relíquia hoje faz parte da coleção particular de Pedrinho Morais, que por sinal nunca a expôs em público. Por mim, pode continuar guardado!