quarta-feira, 9 de agosto de 2017

EDITORIAL:

DO PRESO DE ALUGUEL AO IN DUBIO PRO REU
Ricardo De Benedictis
Nesta quarta-feira, 9 de agosto de 2017, duas notícias chamaram a atenção dos brasileiros, cada dia mais assombrados com os escândalos envolvendo bilhões de reais roubados dos cofres públicos.
Na Paraíba, precisamente na cidade de São João do Rio Verde, um sem vergonha – condenado a uma pena leve de dormir na cadeia nos finais de semana, contratou os serviços de outro sem-vergonha para dormir na prisão em seu lugar, valendo-se da falsificação de uma carteira de identidade. Descoberta a ação criminosa, seu advogado declarou que o cliente  estava receoso de ser vítima de um seu desafeto que estava preso. É este, o retrato do nosso sistema prisional!
No Rio de Janeiro, um cidadão ligou para o 190 comunicando um assalto em Botafogo, esquina da rua São Clemente com a rua tal... e o atendente faz-lhe uma série de perguntas até que a testemunha perdeu a paciência e, educadamente, despediu-se do tal ‘atendente’ sem qualquer solução de perseguição aos criminosos... Um policial militar ouvido a posteriori, disse que o tal atendente era terceirizado de telemarketing’ e que seria reciclado. É o retrato fiel da Segurança Pública no Rio e em grande parte do Brasil.
Na Bahia, em Feira de Santana, o juiz de Execuções Penais determinou que os presos em progressão, só tivessem direito a sair da cadeia na festa do ‘Dia dos Pais’, portando tornozeleiras eletrônicas. Acontece que, na Bahia, o sistema não dispõe do equipamento, nem agora nem em tempo algum. E o juiz não sabia, apesar de ser de Execuções Penais. É este o retrato da nossa Justiça, enquanto o noticiário dá conta de que o governo de São Paulo rescindiu o contrato firmado com a empresa que fornecia as tais tornozeleiras, alegando falhas no sistema.
Em Brasília, o ex-presidente Collor conseguiu agradar o PT, PCdoB e puxadinhos, ao aprovar na Comissão de Relações Exteriores a formação de uma Comissão de Senadores para uma viagem à Venezuela às custas do erário público, visando uma conversa entre amigos com Maduro. Esta tarde Uma Moção de Censura será votada no Senado contra Maduro que é o novo ditador da América do Sul. Assim está a nossa política.
Queremos o Brasil de volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário