sábado, 30 de junho de 2018

´É PAU, É PEDRA, É O FIM DO CAMINHO !

Defesa de Lula coleciona derrotas em fim do semestre

BANDIDOS NA RUA: ESTA É A POSTURA DE ALGUNS MINISTROS!

Libertação de J.Dirceu aprofunda divisões no STF

REYNALDO TUROLLO JR.,Folhapress qua, 27 de jun 21:35 BRT

NANDO DA COSTA LIMA - COLUNISTA VIP:

LAUDICÉIA
Nando da Costa LIma
Não chegava a ser um matriarcado, mas elas foram fundamentais na nossa evolução social, política e espiritual. Eram elas que assumiam nas horas mais graves, sempre pendendo pro lado da razão, da paz. Evitaram várias desavenças que manchariam ainda mais a nossa história. É claro que temos nossas manchas! Na política de “curral” dos coroneis, tudo era motivo pra lançar mão das armas, a repetição papo amarelo fazia parte do cenário. E foi nesse clima que elas evitaram um desfecho trágico para uma briga que se arrastaria por décadas, ou quem sabe séculos.
Aquela briga estava sendo esperada há muito tempo...,foi em 1919, quando os grupos políticos denominados Peduros e Meletes decidiriam quem ficaria com o poder atra­vés das armas, um tempo distante onde a palavra era mantida à risca! Os Meletes tinham assumido o poder sob pressão e que­riam mantê-lo a qualqer custo. Dino Correia já estava em Conquista quando o melete Almirante sacou a pistola e deu alguns tiros pra cima, dizendo que a situação seria resolvida a bala, ele tinha cons­ciência que estava dando início a uma luta que decidiria o destino da política e principalmente do seu pai, o juiz Araújo, um dos líde­res Meletes. Almirante tinha se casado com Iazinha há poucos dias: Iazinha era pedura...
Coronel Gugé tinha se afastado do cargo de intendente em 1916, seu genro foi nomeado em seu lugar, depois disso a oposi­ção começou criticar a política do sucessor através do jornal " O CONQUSTENSE". Os Peduros levaram a melhor nos debates pela imprensa graças ao poeta Maneca Grosso que atacava os meletes pelo jornal "A PALAVRA". Dino Correia só entrou na briga depois que espancaram seu ex-professor por causa de um artigo dirigido ao Juiz Araújo. Dino ficou muito sentido com a surra que deram em Maneca Grosso e resolveu dar o troco. Maneca era dia­bético e faleceu devido à violência sofrida.
Os Peduros estavam entrincheirados em pontos estatégicos da cidade, os Meletes estavam acuados, um homem morreu no iní­cio da luta e tudo indicava que iria acontecer uma carnificina. Os chefes meletes Maneca Moreira e o juiz Araújo, esperavam o pior, eram experientes e conheciam a capacidade do inimigo, os homens de Dino eram em maior número e estavam mais bem armados, muitos jagunços dos Meletes que se diziam valentes fu­giram assim que correu o boato que o "coroné" Dino ia sangrar todo Melete capturado, alguns deixaram até as armas antes de correr. A morte estava rondando, era só os Peduros resolverem fechar o cer­co, a cauã tinha lançado seu canto agourento mais uma vez sobre o céu de Conquista! Mas felizmente desta vez havia uma mulher, que por coincidência era parteira, uma pessoa reponsável pela chegada da vida, tenha evitado tantas mortes. Dona Laudicéia Gusmão não se intimidou com o tiroteio e atravessou a Rua Grande seguida por Henriqueta Prates (uma das introdutoras do kardecismo em Conquista), Joana Angélica Santos e Eufrosina Freitas, como se fossem bandeiras brancas. Ela queria por fim àquela briga entre parentes que acabaria em tragédia caso não houvesse interferência, sua marcha foi vitoriosa! As mulheres da cidade, incentivadas por sua coragem, acompanha­ram a parteira pelas ruas em sinal de protesto pelos acontecimentos. Foi Dona Laudicéia que conseguiu um acordo enre os dois lí­deres, o coronel Dino já tinha saído vitorioso, abriu mão da violên­cia, o que não era comum na época! E assim a atitude de coragem de uma mulher evitou uma grande tragédia que novamente man­charia nossa história de sangue.
Os Peduros assumiram o poder na figura de Dino Correia. O juiz Araújo e vários outros oposicionistas escaparam da morte e da humilhação graças à interferência de Dona Laudicéia, A Parteira da Paz!
Como eu disse no início da história: não chegava a ser um matriarcado. Mas só não era porque elas, sabiamente, deixavam eles pensarem que mandavam. Ou seja: o burro era do “coroné”, mas quem comandava a rédea era a patroa...

sexta-feira, 29 de junho de 2018

PLANOS DE SAÚDE VIRAM VIA CRUCIS DO BRASILEIRO!

Entenda tudo o que muda nos novos planos de saúde

Com informações do Agora e G1

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou ontem, no “Diário Oficial da União”, novas regras para a contratação de convênios médicos com coparticipação e franquia.
Na prática, as empresas poderão cobrar, além da mensalidade, até 40% do valor de cada procedimento, no sistema de coparticipação, ou estabelecer um valor-limite a ser pago pelo consumidor, na franquia.
A ANS apenas orientava as empresas a não cobrarem mais do que 30% de coparticipação.

O que muda?

(…) G1
Para ter direito à contratação do plano, o empresário individual deverá ter uma empresa que esteja em operação há pelo menos seis meses. Ele deve apresentar documento que confirme a inscrição nos órgãos competentes, assim como a regularidade cadastral na Receita Federal.
Para manter o contrato, o empresário individual deverá conservar a sua inscrição nos órgãos competentes e o cadastro na Receita Federal ativo. Operadoras e administradoras de benefícios deverão exigir esses documentos em dois momentos no ato da contratação do plano e uma vez a cada ano, no mês de aniversário do contrato.
A resolução determina que operadora ou administradora de benefícios deverão informar as principais características do plano a que o contratante está se vinculando.
As novas regras também tornam mais difícil a rescisão unilateral pela operadora. O contrato só poderá ser rescindido sem motivo após uma notificação prévia de 60 dias e somente depois um ano de vigência do contrato.

Cancelamento de contrato

Se constatar que o contratante não apresenta documentos que comprovem sua atuação como empresário individual, a operadora poderá rescindir o contrato. O plano de saúde deverá apresentar ao contratante as razões da rescisão no ato da comunicação.
Caso não preencha os requisitos para contratar um plano de saúde empresarial, o contratante deverá recorrer a outra modalidade. Conforme prevê a Resolução Normativa nº 195, de 2009, ele deverá recorrer a um plano individual ou a um familiar.

A COPA SERVE AO PT E AOS BANDIDOS SOLTOS PELO STF:

O que o STF e o Congresso decidiram e você provavelmente não viu por causa da Copa

As duas casas tomaram decisões polêmicas em momento festivo no país.

Segunda Turma da Corte liberta ao menos três condenados pela Lava Jato e isola Fachin.

Brasília- O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. AFP
O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Enquanto boa parte da população está de olho na Copa do Mundo, o Supremo Tribunal Federal e a Câmara dos Deputados tomaram decisões importantes. O Judiciário atuou como o carcereiro que abre a porta da prisão para diversos condenados - até o ex-deputado Eduardo Cunha recebeu habeas corpus, ainda que não tenha ficado em liberdade -, num movimento que enfraqueceu a Operação Lava Jato e expôs mais ainda a guerra aberta no Supremo. Já o Legislativo trabalhou sob o forte lobby da bancada ruralista. Listamos algumas dessas decisões importantes que podem ter passado despercebidas.

STF solta Dirceu e dá esperanças a Lula

O ex-ministro José Dirceu.
Ex-ministro Dirceu.  AG. BRASIL
Na terça-feira, a segunda turma do STF decidiu, por 3 votos a 1, soltar o ex-ministro José Dirceu, um dos caciques do Partido dos Trabalhadores. Mesmo condenado em segunda instância a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa, a trinca formada por Antonio Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski entendeu que ele não precisava começar o cumprimento de sua pena. Os três contrariaram a decisão do próprio Supremo que disse que um condenado por um colegiado pode iniciar o cumprimento da pena.
O caso de Dirceu provocou análises de correlação com o processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso em Curitiba há 81 dias. Assim como Dirceu, Lula foi condenado em segunda instância. Sua pena é de 12 anos e 1 mês pelos delitos de corrupção e lavagem de dinheiro. Seus advogados agora tentarão replicar o entendimento para ele. A diferença entre os dois casos é que o relator do caso do ex-ministro é Dias Toffoli, um ex-petista que já foi subordinado ao próprio Dirceu. No caso de Lula, o relator é Edson Fachin, responsável pela Lava Jato no STF e que tem sido duro em suas decisões, em divergência com a trinca "garantista" da segunda turma. O mais importante, contudo, é o foro onde os julgamentos dos dois petista ocorrem. No caso do ex-ministro, foi na segunda turma, uma subdivisão onde a postura de liberar os condenados tem sido comum e há apenas cinco ministros. No do ex-presidente, o colegiado é o plenário, composto por 11 ministros em que a maioria tem se mostrado favorável à prisão após segunda instância. Ainda não há data para o plenário analisar o caso de Lula. Mas em julho, ou seja, na próxima semana, o tribunal entra em recesso. Dessa maneira, apenas em agosto haveria um dia disponível para o julgamento

Presos soltos e provas invalidadas na Corte

Ainda na seara contra a Lava Jato, os mesmos magistrados do Supremo tomaram três decisões contrárias aos seus colegas de primeira ou segunda instâncias. Pelo mesmo placar (3 a 1) os ministros da segunda turma tiraram da prisão o ex-tesoureiro do Partido Progressista João Cláudio Genu e confirmaram uma liminar concedida por Gilmar Mendes ao operador dos senadores do MDB nos esquemas ilícitos, Milton Lyra.
A tríade Gilmar/Toffoli/Lewandovski também invalidou as provas que foram obtidas no apartamento da senadora Gleisi Hoffmann – na semana passada já a haviam inocentado em um processo de corrupção e lavagem de dinheiro. Agora, eles entenderam que um juiz de primeiro grau não poderia emitir tal mandado de busca e apreensão na residência de uma parlamentar federal, que possui prerrogativa de foro. Neste caso, o alvo da busca e apreensão era o marido de Hoffmann, o ex-ministro Paulo Bernardo, que não tem foro privilegiado. Ainda assim, as provas não foram reconhecidas. A guerra de poder e de nervos dentro do Supremo entra em pausa por causa do recesso, mas volta com tudo em agosto. Devem ser semanas movimentadas até que a configuração da corte mude, com saída de Cármen Lúcia da presidência e a modificação da composição das turmas.

'Habeas corpus' para Cunha, que, porém, permanece preso

O ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB-RJ) obteve uma pequena vitória no Supremo Tribunal Federal. Alvo de quatro decretos de prisão, ele conseguiu anular um deles, em um processo que responde na Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello emitiu alvará de soltura em um processo que Cunha responde em Natal (RN). Porém, há outros três mandados de prisão contra ele. Seno que dois deles se referem acondenações na Justiça Federal do Paraná e do Distrito Federal. Ao todo, o ex-deputado que impulsionou o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) já foi condenado a 39 anos de prisão por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas e violação de sigilo funcional.

Máfia da merenda e voos fantasmas

A Segunda Turma ainda suspendeu uma ação judicial contra o deputado estadual Fernando Capez (PSDB-SP), no qual era suspeito de participar do desvio de recursos destinados à compra de merendas para escolas públicas. A denúncia contra Capez ocorreu pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O caso ficou conhecido como Máfia da Merenda. O deputado é suspeito de receber propina de uma cooperativa de suco de laranjas para interferir a favor dela junto ao governo estadual. Em troca, teria recebido recursos para bancar sua campanha eleitoral.
Os ministros também rejeitaram uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO). A acusação era de que ele tinha fraudado sua declaração de campanha eleitoral. Ele apresentou uma doação de 30.000 reais em voos que teriam sido doados por uma pessoa que já havia vendido a aeronave no período em que Peixoto alegava ter voado. Os ministros entenderam que não houve crime, apenas uma falha na declaração que não era passível de punição.

Protesto na sessão que aprovou o PL chamado de Pacote de Veneno.Pacote de venenos

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares aprovaram em uma comissão especial mudanças na lei dos agrotóxicos. O projeto, batizado por ONGs ambientalistas de “pacote de veneno”, foi aprovado na segunda-feira em meio ao forte lobby da bancada ruralista e da indústria química. Prevê, principalmente, a facilitação na liberação de agrotóxicos e enfraquece os mecanismos de controle e vigilância adotados pelos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente.
Protesto na sessão que aprovou o PL chamado de Pacote de Veneno.  CÂMARA DOS DEPUTADOS

A aprovação na comissão foi por 18 votos a favor e 9 contrários. O projeto ainda será levado ao plenário da Câmara. Não há data para essas votações. Caso se torne lei, enfrentará também a oposição do Ministério Público Federal, que, em uma nota técnica, apontou que a proposta é inconstitucional em pelo menos seis de seus artigos.

Pacote de bondades em SP

Na cidade de São Paulo, os vereadores aproveitaram os holofotes focados em outros assuntos para aprovarem uma série de benefícios aos servidores do Tribunal de Contas do Município que totalizam um custo de 16 milhões de reais anuais aos cofres públicos. Entre os benefícios, há o pagamento de auxílio-saúde (de até 1.079 reais por mês) e de auxílio-alimentação (de até 573 reais mensais). Os benefícios vão na contramão de um movimento que defende a redução dos gastos com funcionalismo público pelo país.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

RICARDO DE BENEDICTIS EDITORIAL

SUPREMO DEVE SER JULGADO EM NOVA CONSTITUINTE
POR QUE SENADO NÃO PAUTA IMPEACHMENTS QUE DORMEM NA GAVETA DO PRESIDENTE EUNÍCIO?

Ricardo De Benedictis
Vários senadores têm assomado à Tribuna para solicitar de Ennício que ponha em pauta pelo menos um, dos nove requerimentos de instauração de processo contra Gilmar Mendes. Duas ou três vezes Eunício exime-se da resposta. Semana passada, instado por uma ‘questão de ordem’ do senador Lazier Martins (PP/RS), disse que havia encaminhado o processo ao setor jurídico da Casa. Contra Gilmar, são 09. E nenhum deles foi a plenário, até agora. Dentre os beneficiários da lambança da 2ª Turma do STF, foi solto o ex-Tesoureiro do PP – João Cláudio Genu, que já está nas ruas!!!
A COPA COMO ‘ESCAPE’ DOS BANDIDOS E DOS SEUS DEFENSORES!
Uma semana antes do início da Copa do Mundo Rússia 2018, circularan notícias nas Rede Sociais (que os interessados apressaram-se em desmentir) de que o Supremo iria conceder liberdade aos maiores ladrões da História Pátria, Condenados a várias penas, de até 30 anos de Cadeia ( e que ou Juízes da segunda turma, Lewandowiski, Toffoli e Gilmar Mendes colocaram na rua, às vésperas do jogo do Brasil X Sérvia).
Difícil nosso país ser encarado como um país sério, com um Supremo composto para o fim de manter na Cadeia, os pobres, pretos e pardos, sem dinheiro, para bancar os escritórios de advocacia onde atuam cônjuges, parentes e amigos dos ministros, que fazem o que querem com a dignidade do povo. E os que não fazem, são coniventes!
Primeiro, absolveram Gleisi e seu marido. Agora, José Dirceu, João Genu e muitos outros que saberemos. Até o ladrão da Merenda Escolar, deputado Patez, teve o processo trancado. E seu irmão, que é juiz Federal, trabalhou com Toffoli até 31 de maio deste ano. Era seu assessor! Que vergonha.
A Presidente Carmen Lúcia fica com seu ‘Olhar de Horizonte como se de nada soubesse ou tivesse que intervir... Logo depois de cometerem tais barbaridades, os ministros entraram em recesso... Trabalhar, pra que?
Nesta segunda (26) à noite, o Brasil dormiu embalado do desejo de ver a seleção passar pela Sérvia e ainda não acordou. E só vai acordar quando a Copa terminar para nós, no meio de julho, esperamos!
Tudo planejado, tudo dominado!
Logo após as eleições, o povo deve exigir uma Constituinte Exclusiva, já que a atual foi planejada pela escória, abrigando tudo que não presta. Por isso já tem mais de 200 emendas. E sempre as emendas são piores que o texto original.
Nesta quarta, um novo bate-boca o STF, envolvendo Gilmar Mendes e Luiz Fux foi visto pelos brasileiros que não se deixam embebedar pelo ópio do futebol. A indignação é geral. É um acusando o outro de mal-feitos, em sessões plenárias transmitidas pela TV Justiça. Trabalham pouco em favor da Justiça e Muito contra os interesses do país.
Vamos aguardar as eleições e votar em quem faça compromisso das Reformas: Política, do Judiciário e Tributária. Meu voto vai em quem prometer apenas isso! 

quarta-feira, 27 de junho de 2018

BIG BEN - COLUNISTA VIP:

Que rei sou eu?BIG BEN
Um dia destes, os homens simples do povo pediram a Deus que lhes desse um rei dentre os homens para que os ajudassem a resolver os problemas corriqueiros da vida. O bendito rei que viera do povo, trouxera a tiracolo  todas as suas insígnias de poder, tais como cetro e coroa, legitimando assim as bases de seu reinado na Terra. Como o representante de Deus na Terra, não precisaria dar satisfação de seus atos a ninguém, apenas a Deus.

A primeira ordem do rei  foi para erguer um castelo para a sua própria segurança, pois todo rei que se preze tem que ter a sua  fortaleza. Agora tudo ( tudo mesmo! ) teria que ter o dedo do rei. O rei seria a fonte da lei, ou seja, a "lei viva". Afinal de contas, fora indicado por Deus para liderar os homens simples do povo em direção à ordem, à harmonia e a tão sonhada prosperidade.

O rei, recém-empossado, procurou andar nos mandamentos do Senhor. Mas, logo ele acabara se acostumando rapidamente a boa vida. Esquecera o que havia prometido e deixara os homens simples do povo "a ver navios". Para manter a mordomia de sua corte e satisfazer todos os mimos de sua rainha, passara a cobrar  tributos exorbitantes de seus súditos e governados, tornando-se um déspota maldito em pouco tempo de reinado. Em resultado disso, passou a ser odiado por muitos e amado por poucos.  Com tanta magnificência, tanta grandeza e tanta fome de poder,  despertara até a ira dos deuses do Olimpo.

Deus sentado em seu trono celestial , observando de longe as manobras sorrateiras de seu filho de sangue azul para aumentar a sua rede de privilégios, mesmo se sentindo traído, já não poderia fazer mais nada. O destino dos homens simples do povo estaria agora em suas próprias mãos.

Após muito tempo de privação terrível e abandonados à própria sorte, os homens simples do povo resolveram fazer justiça com as próprias mãos. Arrombaram os portões do castelo e, como selvagens enlouquecidos, promoveram um verdadeiro festival de horrores, matando sem compaixão quem ousasse permanecer a sua frente.

Logo chegaria a vez do rei. Para ele estaria reservado "o melhor da festa". No centro da praça, uma multidão o aguardava gritando palavras de ordem. Diante da morte brutal iminente se arrependera de todas as falcatruas que fizera em nome do poder absoluto, mas era tarde demais. Assim, o rei perdeu a sua majestade! A sua cabeça fora ceifada de seu corpo pela gélida lâmina da morte.

terça-feira, 26 de junho de 2018

VALDIR BARBOSA:

Valdir Barbosa (PPS) é pré-candidato a deputado estadual

Foto: Bocão News
O ex-delegado Geral da Polícia Civil, Valdir Gomes Barbosa, integra a Polinter – Polícia Interestadual na atualidade. Sempre foi um uma referência na Segurança Pública na Bahia, com destacada atuação nas investigações que ganharam grande repercussão na mídia.
Na política estreou nas eleições de 2016 na condição de candidato a vereador, mas não encarou a campanha como deveria, faltou divulgação, e mesmo assim alcançou boa votação.
O escritor Valdir Gomes Barbosa continua no PPS e anunciou que é pré-candidato a deputado estadual no campo das oposições na Bahia, e em Conquista será mais um pré-candidato em sintonia com o prefeito Herzem Gusmão (MDB).
Agora são 7
Além do ex-delegado Valdir Gomes Barbosa, a cidade de Vitória da Conquista apresenta mais 6 pré-candidatos a deputado estadual, sendo eles: Sheila Carvalho (DEM), João de Aragão Correia Fonseca (PTC), Vonca Gonçalves (PSL), Esmeraldino Correia (PSDB), Gilmar Ferraz (MDB) e Lúcia Rocha (DEM).
O prefeito Herzem Gusmão avalia como muito positiva a existência de 7 pré-candidaturas as 43 vagas na Assembleia Legislativa da Bahia. “São bons nomes, e devem continuar na disputa. Em julho, espero que uma pesquisa possa balizar e indicar dois nomes com mais condições de continuar na disputa”, tem declarado o prefeito em várias entrevistas à imprensa.

domingo, 24 de junho de 2018

RICARDO DE BENEDICTIS - EDITORIAL:



ENTRE A VIDA E A MORTE
Ricardo De Benedictis
Sabemos quão ásperas e sutis, são nossas relações com estes dois fatores que norteiam o caminhar da humanidade, a depender das circunstâncias.
Os estudiosos da Ciência, debatem incontáveis teses, baseadas na trajetória histórica e na própria natureza prática de tais relações inter-seres, iniciando-se tais estudos pela ‘Lei da Sobrevivência’, passando por usura,  ganância, inveja, luxúria, pelo amor e pelo ódio e pela conquista ou pela manutenção do poder domínio do Homem sobre o seu semelhante.
Em tempos idos era comum que tribos maiores tomassem de assalto pequenas aglomerações, visando pilhar seus pertences, gêneros alimentícios, mão de obra escrava, poupando as mulheres as quais faziam de concubinas. Alguns líderes costumavam poupar crianças em tenra idade. Os guerreiros e os velhos eram chacinados sem piedade, evitando-se futuras vinganças e eventuais perdas de poder.
Se observarmos os dias atuais, podemos concluir que a humanidade não mudou tanto. O Homem criou Constituições, Leis, Tratados e Acordos Internacionais. Os poderes foram se formalizando, de acordo com fatores ideológicos e/ou por grau de civilidade e liberdade de pensamento. Entretanto, há muitos locais em que o ser humano, sequer, tem o direito de ‘pensar’, muito menos de expressar seu pensamento. Vejamos o que aconteceu na Rússia na semana passada (junho 2018), quando um cidadão inglês foi detido em Moscou, apenas porque protestava exibindo um ‘cartaz’ com frases alusivas à impossibilidade de manifestação da comunidade LGBT. As autoridades apontaram um decreto pelo qual o governo proibiu ‘manifestações públicas’ sobre o tema. Portanto, não estamos tão distantes assim, da idade da pedra!
Hoje existem inúmeras ‘organizações’ representativas dos governos que comandam, em tese, a vida no Planeta. Não vou citá-las, por crer desnecessário.
No setor Comercial, Político, de Direitos Humanos, de Crimes de Guerra, etc, etc. foram criados enormes ‘cabides de emprego’. Ali são designados a peso de ouro, centenas e centenas de representantes dos governos legalmente constituídos, com aprovação de tais organizações. E ainda existe um ‘Conselho de Segurança’, onde meia-dúzia de ‘potências’ podem determinar genocídios e uso de armas químicas, nucleares, ou seu desenvolvimento, em qualquer parte!
A Ciência evoluiu. O conhecimento se especializou. Em alguns poucos países, a renda diminuiu a desigualdade entre as pessoas. Na maioria, não. Estamos retroagindo à era jurássica. E a cada dia o jargão “Comida pouca, meu pirão primeiro” parece um objetivo. Infelizmente!

MISSA DE 7º DIA PARA JOCELMA DA SILVA GONÇALVES:

JOCELMA DA SILVA GONÇALVES
MISSA DE 7º DIA    * 27/07/1978  + 17/06/2018
José Mário Benedictis (esposo) e filhos de Jocelma da Silva Gonçalves, convidam os demais familiares, parentes e amigos para a Missa de 7º Dia de sua inesquecível esposa e mãe, que será celebrada hoje, 24/06/2018 (domingo), às 19 hs. na Paróquia São João Evangelista, em Vilas do Atlântico.
Agradecemos antecipadamente o seu comparecimento neste ato de solidariedade cristã.

sábado, 23 de junho de 2018

LULA PERDE MAIS UMA NO STF!

Fachin arquiva pedido de liberdade de Lula

Folhapress 10 horas atrás
Não dá certo, e Lula perde mais uma no STF

NANDO DA COSTA LIMA - COLUNISTA VIP:

O LOBISOMEM DE IBICUÍ
Nando da Costa Lima
Niton “Orora” tinha acabado de chegar na rua da Palha, era meia noite mais ou menos... Quando virou o primeiro copo da legítima Jurubeba Leão do Norte pra ajudar na digestão, foi interrompido pelos gritos de Neuza que entrou no boteco transtornada, precisou beber uma meiota de pinga pra tomar fôlego e conseguir contar o que aconteceu, mesmo assim tremia mais do que vara verde quando descreveu em detalhes o bicho que tentou agarrá-la. Dona Noca chegou a suspeitar de um deputado, ele andou construindo muita casa de farinha na região, e todo mundo sabe que casa de farinha é o lugar preferido dos Lobisomens. Foram várias opiniões como esta, mas Orora, que era entendido no assunto de assombração, não teve dúvida: era o mesmo lobisomem que comeu uma italiana e um alemão atrás do muro do cemitério no São João passado! O político não tinha nada com o caso... Depois da dedução do expert Nilton Orora, a mulherada entrou em pânico, ali elas não ficariam com aquele monstro podendo atacar a qualquer hora. Dona Noca, que era responsável pela maioria das “moças”, decidiu que deveriam sair de Ibicuí até o bicho desaparecer, iriam passar uns dias em Poções. Linho Bahia e Nilton Orora contestaram antes da velha acabar de falar, imploraram de todas as formas para que Dona Noca desistisse da viagem, eles sabiam que se isto acontecesse a rapaziada de Poções não iria deixar as meninas voltarem tão cedo. Logo em junho, véspera de São João. Mas a velha estava irredutível... Linho Bahia depois de muito matutar sentiu que o único meio de tirar aquela ideia da cabeça da velha seria prometendo que no máximo em três dias eles dariam um jeito nesse tal lobisomem. E assim foi feito!.. Dona Noca, mesmo desconfiada, resolveu dar uma chance aos caçadores de assombração. Nessa mesma noite os rapazes, depois de beberem um boteco inteiro, resolveram dar início à caçada sobrenatural. Até a corda molhada com água benta pra imobilizar o bicho já estava pronta. O plano era esperar o danado na casa de farinha que ficava perto da fazenda de Seu Bebé, muita gente já tinha visto o bicho lambendo as raspas de mandioca numa noite de lua cheia. “Orora” ficou atrás do portão da entrada da casa de farinha e Bahia rodeou pelo lado da cerca. A arapuca estava armada! Nesse exato momento seu Popô, que sofria de uma insônia terrível, resolveu esticar as pernas lá pros lados da casa de farinha. Colocou o conjunto (capote, chapéu e botas) feito de encomenda por Tutú Panelinha, com o couro do mesmo bode marrom e partiu pro passeio noturno, era a única coisa que aliviava o mau humor causado pela falta de sono.
       Não deu outra, quando o velho ia atravessando o portão da casa de farinha, “Orora” pulou por cima com a corda benta e Bahia já chegou enchendo o lobisomem de chutes e porrada. Depois do bicho amaciado, eles amarraram e seguiram pra praça da feira. Ali eles amarraram o bicho e foram pra casa descansar, não se aguentavam em pé, a empreitada foi dura... O velho de tão nervoso não conseguia falar nada, só saía um ruído parecido com um rosnado, o homem chegava a espumar de raiva tentando se livrar da maldita corda. Isto aumentou ainda mais a certeza dos biriteiros, não restava dúvida de que tinham capturado um lobisomem! Foram dormir com a alma lavada... Era só esperar clarear para curtir a glória de ter livrado a cidade, e principalmente as meninas da Palha, daquele inconveniente de outro mundo.
      Foi a professora Idalice e seu afilhado Zé que desamarram seu Popô no outro dia, o velho estava todo arrebentado e cercado de curiosos quando foi libertado, mesmo assim deu pra contar o ocorrido pra professora. Ela acreditou de primeira, sabia que aqueles cachaceiros confundiam qualquer cosia depois do meio dia. Mas Zé e o resto da cidade não se convenceu, pra eles seu Popô era mesmo um lobisomem, a professora é que o desamarrou quando ele já tinha se transformado em gente. Desse trágico dia em diante, pra infelicidade de seu Popô, Ibicuí ganhou um lobisomem oficial. E até hoje tem ibicuiense que aposta na veracidade do bicho. Tem gente que jura que em todo São João o lobisomem come pelo menos um turista, a imprensa é que abafa pra não prejudicar a melhor festa junina da Bahia.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

MORRE WALDIR PIRES:

Aos 91 anos, morre ex-governador da Bahia Waldir Pires

Político estava internado desde ontem no Hospital da Bahia


redacao@correio24horas.com.br - (Foto: Divulgação)

O ex-governador, ex-deputado e ex-vereador Waldir Pires, 91 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22) por volta das 10h no Hospital da Bahia, em Salvador. Ele deu entrada na noite de quinta-feira (21) na unidade hospitalar, na Pituba, com quadro de pneumonia. "O paciente teve parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras de reanimação e veio a óbito", informou o hospital, em nota.

Natural de Acajutiba, na Bahia, Francisco Waldir Pires de Souza foi governador da Bahia entre 15 de março de 1987 e 14 de maio de 1989. Foi eleito deputado federal em dois períodos: de 1º de janeiro de 1990 até 1º de janeiro de 1994 e de 1º de janeiro de 1999 até 1º de janeiro de 2003.

Entre 31 de março de 2006 e  25 de junho de 2007 foi Ministro da Defesa. Seu último cargo público foi como vereador de Salvador entre 1º de fevereiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016.

Biografia
Na quinta-feira (14), amigos, admiradores e familares se reuniram, no Palácio Rio Branco, para o lançamento do livro Waldir Pires –  Biografia  (vol.1), escrito pelo jornalista e escritor Emiliano José, amigo há quatro décadas de Waldir, que completaria 92 anos em outubro.

O livro refaz a trajetória do político, de 1926, quando Waldir nasceu, na localidade de Cajueiro – mais tarde Acajutiba, filho de José Pires de Sousa e de Lucíola Figueiredo Pires de Sousa, até o ano de 1978, quando ele retoma os seus direitos políticos após o fim do Ato Institucional nº 5 (AI-5).

O primeiro volume da biografia destaca a formação intelectual e acadêmica de Waldir, que viveu a infância e adolescência na cidade de Amargosa, onde estudou as primeiras séries. Fez o ginásio no Clemente Caldas, em Nazaré das Farinhas, e o Clássico, no Colégio Central, em Salvador.

Acadêmico
Além das funções políticas, Waldir foi coordenador dos Cursos Jurídicos da Universidade de Brasília (UnB), onde também ensinou Direito Constitucional. Em 1950, aos 24 anos, ocupou o cargo de secretário de Estado da Bahia durante o governo de Luís Régis Pacheco Pereira. No mesmo ano, casou-se com Yolanda Avena Pires, falecida em 2005. Foi eleito deputado estadual em 1954, e deputado federal em 1958, quando atuou como vice-líder do governo Juscelino Kubitschek.

No ano de 1963, foi escolhido pelo governo João Goulart para o cargo de consultor-geral da República. Em 1970, após seis anos no exílio, decidiu retornar ao Brasil. Ao retornar ao país, impedido de exercer atividade política, foi perseguido e teve dificuldades para se empregar novamente. Nesse período, dedicou-se ao trabalho à frente de uma pedreira. Até que em 1978, com o fim do AI-5, recupera os seus direitos políticos.

Dos anos de 1978 até o presente, a sequência da história, será contada no segundo volume do livro do jornalista - que está em fase de revisão e com previsão de ser lançado ainda neste ano. O foco será a carreira política, que inclui a eleição ao governo do Estado da Bahia, em 1986, e os novos mandatos como deputado federal nas eleições de 1990 e 1998. No governo de Luís Inácio Lula da Silva, exerceu o cargo de ministro de Estado do Controle e da Transparência da Controladoria-Geral da União, em 2003, e Ministro da Defesa, em 2006.

Luto oficial
“A Bahia e o Brasil não perdem apenas um político. Waldir Pires era um exemplo de caráter e retidão, na vida pública e na vida privada. Dedicou boa parte de seus 91 anos à defesa da cidadania e à construção de um  Brasil melhor. Esse legado serve de herança e inspiração para todos nós. Com temperança e coragem, bem ao seu estilo, levaremos adiante seus ideias. Meus sentimentos, em especial à família e aos amigos, e que Deus nos conforte a todos", afirmou o governador Rui Costa que decretou cinco dias de luto oficial no estado.

O prefeito ACM Neto lamentou o falecimento do ex-ministro e governador Waldir Pires, nesta sexta-feira (22).  “Estivemos em lados opostos, mas Waldir nos lega o exemplo de homem público que exerceu com serenidade  o seu papel na política. É um personagem de relevância que escreveu seu nome na história de nosso país. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos”, afirmou.

Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, lamentou a notícia. "Inegável a trajetória política dele e reconhecimento nacional pela contribuição histórica que deu à democracia, ao progresso do nosso estado, além da sua dedicação às causas nobres, sociais e humanas", disse.

O presidente do Democratas na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia, lamentou a morte do ex-governador Waldir Pires.  "A Bahia perde um grande homem público. Trabalhamos juntos quando presidi a Comissão de Constituição de Justiça da Câmara, da qual ele era membro. Uma aula de harmonia entre lados distintos da política", relembrou.

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia  Legislativa  da Bahia lamentou o falecimento . Para o Líder do PT na Alba, deputado Joseildo Ramos, "esta é uma perda irreparável para a política brasileira, que deixa uma lacuna imensurável. Me solidarizo com os familiares, amigos e companheiros deste que, sem absoluta sombra de dúvida, deixou sua marca na história da Bahia. Hoje perdemos um ícone da defesa da democracia. É nosso compromisso dar continuidade à sua luta".