segunda-feira, 3 de junho de 2019

UM POUCO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Praça Orlando Leite, em Vitória da Conquista, nesta sexta-feira — Foto: Reprodução/TV Sudoeste


Vitória da Conquista produz uma grande variedade de biscoitos de polvilho — Foto: Reprodução/TV Bahia








‘Suíça baiana’: conheça cidade que tem PIB de 6,2 bilhões e o maior rebanho de equinos do estado


Reprodução G1 (Conteúdo)
Praça Orlando Leite, em Vitória da Conquista, nesta sexta-feira — Foto: Reprodução/TV Sudoeste
Neste sábado (1º), a TV Bahia exibiu a quinta reportagem do projeto “Avança”, que trata sobre o desenvolvimento econômico do estado, e mostra segmentos que são destaque, setores com alta produtividade, exemplos de negócios e utilização de tecnologia. A foto 2 retrata a fabricação de biscoitos de polvilho - Reprodução/TV Sudoeste
Vitória da Conquista tem um clima predominantemente frio e seco, o que gerou o apelido de “Suíça baiana”. Esse mesmo clima é um dos fatores que favorecem a produção de rebanhos de equinos.
O município tem 5.806 animais no total e é a cidade que possui o maior rebanho na Bahia. A região sudoeste tem 91.536 equinos, o que corresponde a cerca de 22,61% do total de animais do rebanho baiano, que é de 404.670.
Conquista tem a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 338.885 habitantes. O município é o 3º maior do estado – atrás apenas da capital Salvador e Feira de Santana.
Com 178 anos de emancipação, a cidade tem 3.705,838 km² de extensão territorial, e é maior que outras da região, como Ibotirama (1.740,087 km²), Brumado (2.207,612 km²), Caetité (2.651,537 km²) e Jequié (2.969,034 km²).
Nem só de litoral se vive o turismo da Bahia. Em Vitória da Conquista, as principais atrações são naturais como a Reserva Florestal Poço Escuro e o Parque da Serra do Periperi.
Museus como o da História Política e o Regional de Vitória da Conquista também são parada obrigatória para quem visita a cidade.

Economia

Em Vitória da Conquista, a média salarial é de R$ 2.022. Com base no último levantamento feito pelo IBGE, em 2016, 74.857 pessoas de Vitória da Conquista estavam em uma ocupação.
A região também se destaca pela produção de biscoitos de polvilho. A iguaria é tradição na cidade, que oferece mais de 50 tipos, entre doces e salgados. A cidade chega a produzir cerca de 4,5 toneladas por ano.
Os principais setores que movem a cidade são Comércio e Serviço, que representam 82% da economia de Vitória da Conquista.
A Indústria fica logo atrás, com 16%, e a Agropecuária em último, com 2%. Entre os produtos cultivados estão abóbora, banana, feijão verde, limão, manga, maracujá, melancia e urucum.
Nota do blog: A cidade dispõe de vendas de inúmeras mercadorias provenientes do município e de toda a região, em suas feiras livres, sendo que a principal delas fica no centro comercial com o CEASA, além de outras feiras como a do Alto Maron, a do Bairro Brasil e a feira da Patagônia, entre outras menores. São muitos os supermercados atacadistas, dois grandes shopping centers, Lojas de Departamento e muitos restaurantes, bares e lanchonetes, localizados nos quatro cantos da cidade. A vida noturna é muito movimentada, várias instituições de ensino médio e superior, três Faculdades de Medicina, sendo duas públicas, Uma unidade do IFBa, UESB, UFBa, além da FAINOR, Maurício de Nassau, FTC e Santo Agostinho. Os serviços de saúde são de excelência nas áreas cárdio-respiratória, neuro-cerebral, traumato-ortopedia, obstetrícia e oncologia, urologia, etc.
CULTURA  - Duas Academias de Letras, várias instituições culturais, Conservatórios de Música, cursos de Mestrado e Doutorado. Cursinhos para o Pré-Vestibular, um sem número de escolas públicas e privadas de 1º e 2º graus, casas de acolhimento, uma arquidiocese católica. Uma escola de formação para militares no 9º Batalhão da Polícia Militar, além de vários órgãos da administração pública estadual e federal aqui sediada. Duas Varas da Justiça Federal, Uma delegacia da Polícia Federal, emissão de Passaportes, Carteiras de Identidade e do Trabalho, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário