sábado, 29 de junho de 2019

CARLOS ALBÁN GONZÁLEZ - COLUNISTA VIP:


CARTA A RICARDO DE BENEDICTIS:

Prezado companheiro:
Como faço diariamente li hoje o seu blog. Para minha surpresa, numa série de notícias, que levam sua assinatura, surpreendi-me com inverdades atribuídas à Espanha, país que me acolheu como filho, por causa dos meus antepassados, nascidos na Galicia.

Uma das nações mais democráticas do mundo, a Espanha, desde o fim do regime ditatorial franquista, em 1975, o governo parlamentarista tem sido ocupado por membros dos partidos PSOE e PP. Se o primeiro-ministro perde a confiança do Parlamento,  novas eleições são convocadas, o que dificulta a disseminação da corrupção, a pior doença do Brasil. O governo espanhol, com certeza, não é um covil de ladrões e assassinos. A máfia siciliana e Berlusconi não são produtos espanhóis.

Classificar a história da Espanha como "sangrenta e nojenta" foi um exagero (desculpe-me). Voltando a um passado mais distante, reporto-me às grandes navegações espanholas  no século XV, que resultaram, entre outros feitos, com a descoberta da América. Admito que comunidades indígenas foram dizimadas em terras das Américas do Sul e Central, enquanto no Brasil, desde o desembarque de Cabral, nossas riquezas começaram a ser enviadas para Portugal, e como os índios não se mostravam dispostos a trabalhar, os portugueses escravizaram homens e mulheres trazidos da África. 

Na chamada "colonização" - o termo próprio seria escravidão - dos países africanos pela Europa Ocidental, a Espanha esteve apenas no Marrocos, um dos poucos países do Continente Negro que não conhece hoje a fome, a pobreza, as ditaduras sanguinárias, a corrupção e as levas migratórias.  

A História mais recente  mostra que o ditador espanhol Francisco Franco apoiou Adolf Hitler na louca aventura de conquistar o mundo, mas não enviou um soldado para a frente de batalha, livrando o país de ser bombardeado pelos aliados. Seu vizinho Benito Mussolini preferiu acreditar no sonho nazista, resultando em vilas e cidades italianas arrasadas pelas bombas inimigas e milhões de civis e militares mortos.

Concluindo, meu caro, gostaria que você tivesse uma outra visão da Espanha. Está em tempo de fazer o reparo. Desculpe ter tomado o seu tempo. 

Tengo sangre español, muy caliente.

Abraços, Carlos Albán González.
 
Caro González:
Quando refiro-me à Espanha, não tenho intenção de atacar seu povo. Dê-me um tempo para responder sua amável carta. Em relação a Benito - Il Ducce e Berlusconi, destes, nem os italianos gostam, muito menos eu que sou um democrata. Não esqueça da origem espanhola (que é romana). Depois falo com mais vagar sobre os aspectos mais agudos da sua amável missiva. 'Non se vá!', caríssimo amigo. Estaremos em Dezinho às 10:30. Até lá.
 
Ricardo De Benedictis

Nenhum comentário:

Postar um comentário