sábado, 31 de outubro de 2020

RÉPLICA DE MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG DA RESENHA GERAL:

 

Pesquisas: manchete do Jornal O Globo de hoje para uma reflexão

BLOG DA RESENHA GERAL:

Capa do jornal O Globo 30/10/2020
acebook

RICARDO DE BENEDICTIS FAZ ANIVERSÁRIO E AGRADECE MENSAGENS RECEBIDAS:

 AGRADECENDO, SEMPRE!

Ricardo De Benedictis

 

Por ocasião da data do meu aniversário natalício, que se deu ontem (30/10), recebi algumas manifestações de augúrios, provindas de inúmeros rincões patrícios, bem como da Itália e de Portugal, principalmente, onde concentram-se a maioria dos meus amigos e parentes.

Tenho que registrar ainda, que alguns dos meus amigos e parentes não se utilizam de redes sociais, outros nem de whattsapp, e o fazem via telefone, e-mail ou carta.

Dito isto, recebi mais mensagens do que esperava. Mais do que nos anos anteriores e resolvi creditar isso à pandemia COVID19. Com mais tempo em casa, estamos com mais tempo disponível para emitir e receber todo tipo de mensagem.

Por fim, gostaria de agradecer a tantos quantos me presentearam com palavras de carinho, com msgs de muito significado para mim. Alguns por escrito, outros por áudio. Meu telefone teve a maior carga de chamadas de 2020, bem como meu sapp e ainda não aferi o Face, já que não uso outras ferramentas.

A todos deixo meus agradecimentos e o desejo em dobro de estar sempre conectado com vocês, enquanto aqui estiver.

Muito agradecido.

,

Ricardo De Benedictis

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2020:

 

Bahia: Cresce 60% o número de cidades com mais eleitores que habitantes

O número de municípios com mais eleitores que habitantes aumentou na comparação com o cenário visto nas eleições de 2018. Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), desta vez são 493, 8,8% das cidades brasileiras. Em 2018, quando 308 cidades do Brasil registraram essa inversão, o aumento foi de 60%. O estudo foi feito a partir do cruzamento de dados da base de eleitores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a população oficial calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado com o maior número em termos percentuais é Goiás (22,76%), seguido do Rio Grande do Norte (17,9%) e da Paraíba (14,8%). Proporcionalmente, a cidade que lidera a lista nacional de municípios com mais eleitores do que habitantes é Severiano Melo (RN). Lá, segundo estimativa do IBGE, são 2.088 habitantes, já os dados do TSE apontam 6.482 eleitores aptos a votar, o número é três vezes maior que a quantidade de habitantes. De acordo com a Agência Brasil, em números absolutos, na liderança da lista nacional de municípios com mais eleitores que habitantes está o município pernambucano de Cumaru,no Agreste do estado. Segundo o IBGE, ele possui 10.192 moradores, já o TSE aponta que há na cidade 15. 335 cidadãos aptos a votar este ano.

 

JUSTIFICATIVA
A diferença, segundo o consultor da área técnica, da CNM, Eduardo Stranz, pode ser justificada por desatualizações nas estimativas de população feitas pelo IBGE, fraudes e , especialmente, por questões afetivas. “Existe uma ligação muito grande das pessoas com as cidades onde elas nasceram, sobretudo nesses municípios pequenos. Elas migram para cidades maiores, regiões metropolitanas ou cidades-pólo em busca de emprego ou estudo, mas não transferem seus títulos eleitorais, isso é muito comum”, avaliou.

 

Stranz, que há mais de 30 anos trabalha com municípios, lembrou ainda que em cidades menores a disputa política é muito acirrada e as pessoas nascidas nessas localidades têm sempre algum grau de parentesco com os candidatos o que, segundo ele, também contribui para que elas não transfiram seus títulos.

 

DADOS IBGE
Outro ponto que deve ser levado em conta é a defasagem nos dados sobre a população brasileira. “Isso está mais evidente agora, em 2015. Segundo o Plano Nacional de Estatística, o IBGE teria que ter feito uma contagem populacional para ajustar a fórmula que calcula essa estimativa, mas isso não aconteceu sob o argumento de falta de verba”, explicou o especialista.

 

O Brasil adota uma das seis fórmulas utilizadas no mundo para estimar a população . A equação, que projeta o número de habitantes a partir de dados do Censo Demográfico, tem eficiência por quatro anos, no quinto ano, é preciso recontar a população para ajustar a fórmula. “Como não foi feito isso, as populações estimadas a partir de 2015 têm tendência mais ao erro que acerto. Isso também pode ser importante nessa diferença”, destacou Eduardo Stranz.

 

FRAUDES
Questionado se o número maior de eleitores em relação aos habitantes em determinadas cidades não pode significar fraude, o consultor disse que sim, mas que casos de curral eleitoral são pontuais. “Hoje em dia isso é cada vez menos comum. As pessoas têm muito mais acesso à informação, discussão política. Olhando o perfil dessas cidades, fica mais evidente a ligação das pessoas com sua terra natal.

 

REVISÃO
Nos casos em que há muita discrepância entre eleitores e habitantes ou que há um aumento da transferência de domicílios, a Resolução 22.586/2007, do TSE, determina que seja feita uma revisão do eleitorado sempre que for constatado que o número de eleitores é maior que 80% da população, que o número de transferências de domicílio eleitoral for 10% maior que no ano anterior, e que o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somada à maior de 70 anos no município.

domingo, 25 de outubro de 2020

Beto Magno, Cineasta e jornalista

SOBRE ALLAN DECARD
Beto Magno, Cineasta e jornalista ( O autor, no atelier do artista)
    As maravilhas da moderna tecnologia, nos aproxima de tudo e de todos. Graças a ela consigo me manter conectado ao meu torrão Natal, Vitória da Conquista , terra que amo com todas as minhas forças.
     Tenho mantido meus amigos aqui de Salvador , informados dos últimos episódios ocorridos aí , no tocante as obras do artista Allan de Kard e o injustificável ataque que tem recebido em especial pelo Conselho Municipal de Cultura, que foge completamente do seu papel , assumindo uma postura quase que inquisitorial . Quando falo Conselho Municipal de Cultura , devo dizer que existe lá honrosas exceções, que se constitui em minoria.  As obras da Olívia Flores , parece ter tomado todo o tempo da atual gestão.  Gostaria de saber o que de verdadeiramente propositivo saiu da atual gestão, em relação a Cultura de nossa cidade?  Parece que a perseguição encetada ao artista , tem motivação ideológica, embora o artista não pertença a nenhum partido , aliás já vi uma declaração sua muito interessante a esse respeito.
“ Na Política, o meu partido é o inteiro, daí pode-se dizer que sou ambidestro, pois só acredito na aristocracia intelecto-moral”
    A última deliberação desse conselho, foi a recomendação ao executivo da retirada das obras do artista da Olívia, recomendação essa que certamente não será acatada por esse ou qualquer outro Governo.
   Existem algumas considerações que gostaria de fazer a cerca dessa recomendação:
   A primeira é que ao contrário do anunciado essa não foi uma decisão unânime.
    Segundo:  o conselho alega que é necessário normalizar o uso do espaço Público para a instalação de obras de arte. Porém nasce em mim uma dúvida.  Essa recomendação vale só para o artista Allan de Kard, ou para as demais obras instaladas
de outros artistas na Cidade?
Como o Monumento aos Pracinhas de Cajaiba, ou a escultura do Artista Romeu Ferreira em homenagem aos desaparecidos do período do Regime militar, ou o Monumento ao índio do artista Edimilson Santana, ou mesmo o Cristo de Mário Cravo.  Em que condições essas obras foram instaladas? Tenho certeza que essa pergunta nunca foi formulada dentro do Conselho municipal de Cultura.
    Vale ressaltar que as obras de Allan de Kard não foram feitas com recursos públicos.
     Ainda ontem tive a oportunidade de ler uma matéria, feita em conjunto pelos sites Avoador e Gambiarra, onde fica clara a tentativa de desmerecer o trabalho do artista.
    A autora da matéria faz um esforço enorme para parecer imparcial. salta aos olhos os artifícios utilizados na construção de uma narrativa negativa , desfavorável ao Allan, que vai desde o super trato nos argumentos do conselho e o completo desleixo as colocações do artista, chegando ao cúmulo de neglicenciar na pontuação, construir frases soltas , fugindo completamente do contexto. Técnica essa já conhecida de muitos.
    Há ainda um flagrante desequilíbrio, quando a matéria é apresentada com opiniões de pessoas supostamente abalizaras, sem contudo apresentar o contraditório, já que sabemos existir um grande número de críticos
de arte que tem uma posição completamente diferente.
    Parece-me que a referida matéria , atende a uma encomenda com fins específicos.
      Tenho um sentimento que já me é antigo.  O Conselho municipal de Cultura não representa os anseios da classe artística, e tenho certeza que a sociedade conquistense não deixará isso acontecer.

    Beto Magno, Cineasta e jornalista

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

CARLOS GONZÁLEZ - COLUNISTA

 

Os 40 anos do “Cristo Crucificado” 

Carlos A. González  


 

No meio da terra árida, com pouca vegetação, ergue-se, magnificente, o Monumento ao Cristo Crucificado, a primeira imagem que surge aos olhos do viajante que está chegando a Vitória da Conquista pela BR-116 (Rio-Bahia interiorana). Erguida na Serra de Periperi, ponto mais alto da cidade, a obra do artista plástico Mário Cravo Júnior (1923-2018), contou com apoio logístico e financeiro da Construtora Odebrecht e da Prefeitura Municipal. Inaugurada em 9 de novembro de 1980, a escultura “contempla” a cidade que cresce, sócio e economicamente, sob seus pés, mas, desassistida, “lastima”, porque nada foi feito no seu entorno nesses 40 anos.  

O “Cristo de Mário Cravo”, como é conhecido pelos moradores de Vitória da Conquista, retrata nos traços do rosto o sofrimento do homem do sertão nordestino, castigado pelo sol, na sua luta permanente contra a seca.  

A imagem, esculpida em fibra de vidro, reforçada internamente com estrutura metálica de tubos galvanizados e aço inoxidável, tem 17 metros (a mesma altura do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, que está fixado a um pedestal mais alto) e 13 metros de largura. A pilastra de apoio e a cruz são de concreto armado. O principal cartão-postal de Vitória da Conquista, considerada como a maior estátua no mundo de um Cristo pregado na cruz, tem 33 metros de altura, e está situada numa altitude de 1.110 metros.  

As primeiras conversas entre a administração municipal, na pessoa do prefeito Pedral Sampaio (1925-2014), e Mário Cravo Júnior, datam de 1963, motivadas pelas reclamações das pessoas que tinham o hábito de subir a serra todos os anos, através de trilhas abertas no mato. Os romeiros cobravam do gestor a recuperação de um velho cruzeiro, diante do qual se reuniam para fazer seus pedidos e orações. 

Antes de ser deposto no ano seguinte pela ditadura militar, Pedral mostrou interesse em erguer, na Serra de Periperi, um símbolo cristão, em substituição ao Velho Cruzeiro, transformando, ao mesmo tempo o local numa área urbanizada, dedicada ao turismo religioso. Uma das pessoas consultadas pelo prefeito foi o então vereador Raul Ferraz, que julgou o projeto modesto (uma cruz com 10 metros de altura), sugerindo a construção de “algo impactante, que pudesse ser visto de qualquer ponto da cidade”.  

Dezessete anos depois Mário Cravo voltou a Conquista para dar continuidade à conversa com a prefeitura, sob a gestão de Raul Ferraz, que havia recrutado Pedral, nomeando-o secretário de Obras. O “Cristo Crucificado” foi relacionado entre as prioridades do governo. Por sugestão do prefeito, o monumento teria as mesmas dimensões da escultura erguida no Morro do Corcovado, no Rio. Nesse sentido, foi contratado o engenheiro calculista estrutural Augusto Franklin Ferraz. O local escolhido, apesar de bastante rústico, é o ponto mais alto da serra, de frente para a Rio-Bahia, de onde pode ser visto. 

A grandiosidade da obra exigia uma base de sustentação capaz de garantir a segurança da imensa cruz e a imagem do Cristo, expostas aos ventos, tempestades e raios solares, “por muitos anos ou séculos”, afirmou Ferraz, revelando que o pedestal, “a parte “invisível” do trabalho, foi a de maior desembolso para a prefeitura”. O contrato com Mário Cravo foi assinado em maio de 1980, mas a base de apoio começou a ser construída em 9 novembro de 1979, com o lançamento da pedra fundamental, ato que foi acompanhado por uma multidão. 

O preço total dos serviços, objeto do contrato firmado entre as partes, foi fixado em 2,8 milhões de cruzeiros (moeda da época), dividido em quatro parcelas, sendo a última em 30 de outubro, na entrega da escultura.  

O município se comprometeu a fornecer torres metálicas para içamento da imagem; hospedagem e alimentação para o contratado e dois operários especializados; instalação de quatro refletores no local de trabalho; transporte dentro da cidade; disponibilizar cinco trabalhadores. O autor da obra, segundo o contrato, ficou responsável pelo fornecimento e guarda do material e ferramentas necessários à operação; aos honorários de dois auxiliares qualificados; e com as despesas de viagens a Salvador.  

Na opinião de Raul Ferraz, o artista recebeu da Prefeitura “uma quantia quase insignificante, em torno de 10% sobre o custo bancado pelo município”, ressaltando que Mário Cravo sempre mostrou um interesse especial pelo trabalho, no período de seis meses passados na cidade.  

 

O artista   

Escultor, pintor, gravador, desenhista e poeta, o baiano Mário Cravo Júnior foi um dos expoentes da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho. Em mais de 70 anos de atividade cultural deixou um valioso acervo. Sua arte pode ser apreciada em espaços abertos e museus e colecionadores particulares, no Brasil e no exterior. Alguns desses trabalhos, doados ao governo do Estado, podem ser vistos no Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador. 

Já consagrado como artista plástico, com 57 anos de idade, Mário Cravo Júnior voltou a Conquista para “viver um momento muito peculiar na minha vida de artista e escultor”, declarou à produtora Cameraquatro, enquanto trabalhava no estúdio montado para receber a escultura.  

Dirigido por André Luiz Oliveira, montagem de Milton Bolinha e fotografia de Alonso Rodrigues Cravo Neto, o vídeo testemunha um depoimento histórico do artista, chegando a confessar que estava “vivendo uma experiência insólita e incomum, por se tratar de um projeto que data de 1963 e que está sendo realizado em 1980. Curioso é que temos que trabalhar sobre imagens e ideias de nós mesmos, num decurso de tempo tão longo. Repito, é uma experiência que não se enquadra numa sequência, digamos cronológica, do meu trabalho”. 

Referindo-se ao projeto elaborado em 1963, definido como uma estrutura “agressiva, nervosa, quase que um aglomerado de seixos retilíneos, facilitando, na verdade, a execução da obra atual, que se utiliza de tubos de cobre e latão. Optei por lançar no espaço um arcabouço, um esqueleto, com as dimensões e postura do corpo, próximas do original”, explana Mário Cravo, admitindo que se viu compelido a usar pela primeira vez uma técnica mista.  

Por mais de uma vez, Mário Cravo se coloca como autor de uma “experiência histórica”, um marco na sua arte, “por não estar inserido no contexto da contemporaneidade, maior ou menor, levando também em conta as dificuldades técnicas”. Trabalhando com uma escultura religiosa, erudita e popular, “curiosamente, senti-me compelido a voltar à década de 40, para o aprendizado da minha juventude de escultor. Confesso que foi um retorno consciente e emocional. 

Caminho do Parque 

O período de permanência, a trabalho, de Mário Cravo em Vitória da Conquista, coincidiu com a presença na cidade de dirigentes, técnicos e operários da Construtora Odebrecht. O objetivo da empresa era promover o lançamento de um grande empreendimento imobiliário, o Caminho do Parque. Na campanha de venda dos lotes a Odebrecht utilizou a imagem do monumento, autorizada pela Prefeitura.   

Moradores mais antigos da cidade contam que, em reconhecimento às manifestações de gentileza que recebeu de todas as camadas da população e ao sucesso obtido, em pouco tempo, com o lançamento do loteamento, atualmente a área mais valorizada de Conquista, a Odebrecht se associou ao presente que o poder público dava aos conquistenses.  

Raul Ferraz assegura que desconhece qualquer tipo de acordo entre Mário Cravo e a Construtora Odebrecht. Sem comprovação, essa colaboração estaria relacionada à cessão de pessoal, material de trabalho, transporte (a escultura foi levada até a parte alta da cidade em duas carretas), aluguel de guindastes e outros serviços. 

O relacionamento entre a prefeitura e Odebrecht foi o melhor possível, salienta Raul Ferraz, o que muito contribuiu o reencontro, bastante comemorado, com o arquiteto da empresa, Sérgio Guadenzi – os dois militaram juntos na política estudantil em Salvador. “Os dirigentes da construtora nos cobriam de gentilezas, que, educadamente, recusávamos, com exceção do pagamento da última parcela dos honorários acertados com Mário Cravo”, esclareceu o ex-prefeito. 

Por se tratar de um loteamento fechado, seus vizinhos, gente pobre, moradores da comunidade Calango Nu, imaginaram que sofreriam uma espécie de confinamento. Houve uma reação contrária ao projeto da Odebrecht. A Prefeitura foi pressionada no sentido de não liberar o alvará de localização. Ferraz se viu obrigado a por em prática suas qualidades de negociador. Dirigindo-se às lideranças comunitárias, mostrou que, em nenhum lugar do Brasil, se recusaria um empreendimento daquele porte. E mais: o bairro e seus imóveis seriam certamente valorizados. O futuro deixou evidente que o prefeito estava certo. 

O ato de inauguração do “Cristo Crucificado”, em 9 de  novembro de 1980, traduziu-se na maior manifestação popular já presenciada em Conquista. Milhares de pessoas subiram a pé as ruas do Cruzeiro e das Pedrinhas, impedindo a passagem de veículos, que foram estacionados nas margens da BR-116; o arcebispo da Diocese de Vitória da Conquista, Dom Climério Almeida de Andrade, caminhou ao lado do prefeito e de outras autoridades, contrariando a posição de alguns padres, críticos da obra de Mário Cravo. 

Urbanização do entorno 

Na época da inauguração, a Prefeitura elaborou um projeto de urbanização para o sítio em redor do monumento, beneficiando o setor gastronômico e o comércio de produtos artesanais e de souvenirs. A humanização do local, abandonado há décadas, com melhoria do acesso, atrairia o conquistense, que, praticamente, não dispõe de áreas de lazer; a cidade ingressaria no circuito do turismo religioso; a cultura ganharia com a construção de um anfiteatro. O seu plano foi apresentado aos seus sucessores e ao empresariado. 

Raul Ferraz deixou o cargo em 1982 para assumir uma cadeira na Câmara Federal, onde cumpriu dois mandatos, tendo sido um dos representantes da Bahia na Constituinte de 1988.  

Entre as promessas feitas em 2016 por Herzem Gusmão e não cumpridas, com a finalidade de ganhar o voto do eleitor conquistense, constava a recuperação do sítio em torno da escultura. O seu projeto previa a construção de um teleférico. Em julho de 2017, a Prefeitura promoveu um seminário num dos hotéis da cidade, com a presença de representantes da iniciativa privada, que ouviram atentamente a exposição feita pelo turismólogo e pesquisador Ricardo Mateus, que trazia debaixo do braço um farto material do seu “plano estratégico”, como ele denominou, para mudar a paisagem da Serra do Periperi.  

Entusiasmado, o profissional de turismo discorreu sobre   sua proposta, que englobava a revitalização das praças da Juventude e Sá Barreto. A sinalização e segurança do local e o transporte foram também detalhados por Mateus, que previu para a Semana Santa, em abril de 2018, a conclusão da primeira etapa da obra, com acesso ao público. 

“Esse Cristo é uma das obras mais importantes feitas por meu pai”. A declaração foi feita por Ivan Cravo, filho e curador do acervo de Mário Cravo, na visita que fez em fevereiro do ano passado a Herzem Gusmão, para apresentar um plano de restauração do monumento, que incluía reforço da estrutura e renovação da pintura, benfeitorias que deixaram de ser feitas em 40 anos. Na oportunidade, o prefeito garantiu que aguardava uma verba de R$ 800 mil do Ministério do Turismo, e que sua administração já havia empregado R$ 380 mil na limpeza da área.  

Acompanhado de assessores, o prefeito Guilherme Menezes (2001 a 2002 e 2009 a 2017) também subiu a Serra para apresentar seu plano de urbanização da área.  

Nos últimos anos, o abandono daquele espaço não se deu completamente por iniciativa da unidade da Polícia Militar de Vitória da Conquista. Idealizado pelo capitão Mauro Florêncio de Lima Júnior, o projeto “PM no Pôr do Sol” levou centenas de pessoas ao alto da Serra, no verão passado, nas tardes de domingo. A programação constava de visita ao “Cristo”, um olhar sobre a cidade e música executada pela banda da corporação.  

Há poucos dias, pequenos repteis (calangos), únicos seres vivos da região, “assistiram”, céticos, Herzem Gusmão erguer os braços em direção à imagem do Cristo Crucificado - um gesto inconcebível para o evangelismo que professa –, como se estivesse pedindo mais quatro anos à frente do município.  Em desrespeito ao 2º Mandamento (Não tomarás o Seu santo nome em vão) - Gusmão gravava para o horário eleitoral na televisão – invocava o nome do Senhor, como faz a todo instante.   

 


quinta-feira, 22 de outubro de 2020

KÁSSIO MARQUES, INDICADO DE BOLSONARO TEM 57 VOTOS A FAVOR E 10 CONTRÁRIOS NO SENADO E É NOVO MINISTRO DO STF:

Kassio Nunes aprovado no STF: qual será seu papel em casos contra Bolsonaro, Flávio e Lula?

Mariana Schreiber - @marischreiber - Da BBC News Brasil em Brasília
No Senado, Nunes foi aprovado por 57 votos favoráveis

O Senado aprovou na quarta-feira (21/10) o desembargador Kassio Nunes como novo ministro Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, ele foi aprovado com 57 votos favoráveis e 10 contra.

A votação foi secreta, mas Nunes recebeu publicamente apoio de senadores do Centrão (grupo que inclui partidos grandes, como PP, PL, Republicanos, MDB, PSD e DEM) e de petistas — Nunes, que é piauiense, tem boa relação com Wellington Dias (PT), governador do Piauí.

Ela será o único integrante da Corte nordestino na atual composição, e poderá ser ministro até 2047, quando completa 75 anos, idade limite para se aposentar.

O STF ainda marcará a data da posse, o que costuma ocorrer algumas semanas após a aprovação.

A escolha de Nunes desagradou a base mais fiel de Bolsonaro, que esperava a indicação de um ministro mais alinhado a pautas conservadoras. Também foi criticada pelos apoiadores da operação Lava Jato, que queriam um nome mais duro no julgamento de processos criminais.

Ao ser sabatinado por cerca de dez horas pelos senadores, Nunes se definiu como "garantista", um magistrado que busca garantir os direitos dos investigados previstos em lei. Ele defendeu o combate à corrupção e disse não ter nada contra operações como a Lava Jato, mas ressaltou "a competência do Judiciário para promover ajustes, se pontualmente houver descumprimento da lei e da Constituição", seja pelo Ministério Público, a polícia ou o juiz do caso.

MORRE DE COVID 19 SENADOR CARIOCA!

 

Senador que morreu por Covid-19 questionou 'vírus chinês', defendeu cloroquina e atacou isolamento

Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images
Foto: MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images

O senador Arolde Oliveira (PSD-RJ) teve sua morte por complicações causadas pelo novo coronavírus confirmada nesta quarta-feira (21). O parlamentar costumava questionar com frequência a gravidade da Covid-19. Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ele defendia o uso da cloroquina e era crítico ferrenho do isolamento social.

Manifestando-se por rede social, Arolde foi mais um dos ferrenhos defensores da hidroxicloroquina, medicamente que teve sua ineficácia comprovada cientificamente contra a Covid-19.

"O tratamento da covid-19 com cloroquina divide a opinião dos especialistas. Fico com a sugestão do uso do medicamento desde o início, como quer o presidente Jair Bolsonaro, além do isolamento social seletivo. Porque? Porque é preciso resolver o hoje pensando no amanhã. Hoje é urgente salvar vidas; amanhã, salvar empregos, renda e empresas. Essas duas ondas, saúde e economia, já estão entrelaçadas e sinalizam para miséria, fome e caos", opinou Arolde.


O senador endossou também o discurso de Bolsonaro de criticar a eficácia do isolamento social, medida comprovadamente eficaz para frear a pandemia, adotada em todo o planeta.

"Os números do vírus chinês no mundo e no Brasil demonstram a inutilidade do isolamento social. Autoridades, alarmistas por conveniência, destruíram o setor produtivo e criaram milhões de desempregos. O Presidente Jair Bolsonaro, isolado pelo STF, estava certo desde o início", chegou a avaliar o senador.

Arolde que estava com 83 anos e estava há mais de 15 dias internado, faleceu após uma falência múltipla de órgãos nessa quarta-feira (21). No mesmo dia, de acordo com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saude), o Brasil chegou a 155.402 óbitos motivados pela Covid-19 desde o início da pandemia.

Crítico da repercussão dessa pandemia, o senador chegou a dizer, sem citar nomes, que existiam parlamentares fazendo “uso eleitoral” da crise sanitária.

"O uso eleitoral da pandemia mascara as reais intenções das autoridades. Observem que por trás de um pronunciamento demagógico sempre tem um pré-candidato a algum cargo. Não é preciso citar nomes. Atenção, nem tudo que reluz é ouro".

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

SUPREMO EM XEQUE MATE DEPOIS DA SOLTURA DE TRAFICANTE ANDRÉ DO RAP:

 

Gilmar cita 'telhado de vidro' e chama de 'demagogia' movimento de Fux contra decisões individuais no STF

MATHEUS TEIXEIRA
*ARQUIVO* BRASILIA, DF,  BRASIL,  27-11-2019 - O ministro Gilmar Mendes. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)*ARQUIVO* BRASILIA, DF, BRASIL, 27-11-2019 - O ministro Gilmar Mendes. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, prometer uma atuação contra as decisões individuais na corte, o ministro Gilmar Mendes reagiu e cobrou coerência do colega.    Respeitem um pouco a inteligência alheia, não façam muita demagogia e olhem para os próprios telhados de vidro", disse.      Os dois participaram nesta sexta-feira (16) de um evento virtual realizado pelo site Conjur. Fux afirmou que irá "democratizar o STF", que só terá decisões colegiadas, mas Gilmar respondeu o colega.   Ambos pertencem a alas opostas do tribunal, principalmente em julgamentos criminais. Enquanto Gilmar integra o grupo que impõe derrotas à Lava Jato por considerar que muitas investigações não respeitam garantias dos réus, Fux atua para manter viva a operação.                                                                                                    

Fux fez a abertura do evento e, logo depois, Gilmar usou a palavra. Ele lembrou decisões monocráticas de Fux e do ministro Luís Roberto Barroso, que também defende a ideia de mudar o regimento interno para obrigar que todos despachos individuais sejam remetidos ao plenário automaticamente.

"Eu vejo agora muita gente entusiasmada: 'vamos proibir a liminar, não se pode'. A liminar mais longa que eu conheço na história do Supremo Tribunal Federal, ao menos que tenho lembrança, é aquela do auxílio-moradia, por que não vem no plenário de imediato?", argumentou.

Gilmar fez referência ao despacho individual de 2014 do atual presidente da corte de estender a todos os juízes do Brasil o auxílio moradia. A medida valeu por mais de 4 anos até perder os efeitos no fim de 2018.

Fux, porém, quer deixar como uma das marcas de sua gestão à frente do Supremo o fim das decisões dadas por apenas um ministro que levam anos até serem confirmadas ou revogadas pelo plenário ou por uma das turmas.

Para isso, como mostrou a Folha de S.Paulo, ele deve pautar na próxima sessão administrativa uma emenda ao regimento que torna automática a ida dessas decisões ao plenário da corte.

A ideia ganhou força após Fux individualmente derrubar o habeas corpus que havia sido concedido pelo ministro Marco Aurélio a André de Oliveira Macedo, 43, conhecido como André do Rap, um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

"O Supremo do futuro é um Supremo que sobreviverá sempre realizando apenas sessões plenárias. Será uma Corte em que sua voz será unívoca. Em breve, nós desmonocratizaremos o STF, que as suas decisões sejam sempre colegiadas numa voz uníssona daquilo que a Corte entende sobre as razões e os valores constitucionais", disse Fux nesta sexta.


sábado, 17 de outubro de 2020

CONQUISTA TERÁ MAIS VÔOS PARA SALVADOR E PARA SÃO PAULO:

 

Gol inclui mais voos saindo do aeroporto de Conquista

A GOL Linhas Aéreas aproveita o momento de retomada e, agora em outubro, amplia a oferta de frequências de voos no Aeroporto de Salvador (SSA) e nas bases regionais da Bahia. Serão 100 decolagens semanais adicionais da Companhia operadas no Estado, um acréscimo de 65% comparado ao mês de setembro.

Em Vitória da Conquista (VDC), a Companhia inclui 11 partidas semanais para Salvador, totalizando 03 voos diários. E para a capital paulista (GRU) serão adicionadas mais 02 operações durante a semana.  As frequências e todos os destinos, dias e horários (que compõem inclusive a malha aérea nacional da GOL) podem ser conferidos pelo site http://www.voegol.com.br/pt/informacoes/voos-gol

Partindo de Salvador, a GOL expande as viagens semanais em diversos trechos. Para o Santos Dumont (RJ), serão adicionados 09 voos.  As rotas Brasília (BSB) e Vitória (VIX) recebem o incremento de 03 decolagens cada. Já para o Aeroporto de Congonhas (CGH) terá mais um voo diário; e os destinos de Confins (CNF), Fortaleza (FOR) e Guarulhos (GRU) ganham o reforço de 04 partidas cada.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

INCRÍVEL, FANTÁSTICO, EXTRAORDINÁRIO!!!

 

Mulher leva idoso morto ao banco para tentar sacar aposentadoria

A Tarde - Da Redação

Uma mulher está sendo investigada pela polícia após levar um idoso de 92 anos morto numa cadeira de rodas até uma agência bancária para fazer prova de vida e tentar sacar a sua aposentadoria. O caso ocorreu em uma unidade do Banco do Brasil no dia 2 de outubro em Campinas, São Paulo.

Para despistar os atendentes, a suspeita afirmou que o idoso, seu suposto companheiro, estava passando mal. O Corpo de Bombeiros foi acionado e acabou constatando que o homem já estava morto há pelo menos 12 horas, o que foi confirmado pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior, segundo o G1.

Ainda de acordo com o G1, o idoso era um escrivão aposentado e viúvo. À polícia, a mulher alegou que era companheira dele há alguns anos, mas que não tinha procuração para movimentar a conta. Em nota, o Banco do Brasil disse que a ocorrência não tinha relação com prova de vida do INSS a procuração ou a presença do beneficiário na agência é exigida no contrato de prestação de serviço com a fonte pagadora.

Ela foi conduzida ao 1º Distrito Policial para registro da ocorrência e deve responder por estelionato. O corpo do idoso foi enterrado no dia seguinte.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

STF MANDA PRENDER ANDRÉ DO RAP QUE FUGIU DO BRASIL!!!

 

Em julgamento, Fux defende ordem de prisão de André do Rap e diz que traficante "debochou da Justiça"

Por Ricardo Brito
.

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou nesta quarta-feira que o traficante André de Oliveira Macedo, o André do Rap, "debochou da Justiça" ao ter apresentado um endereço falso após ter sido liberado da prisão, dando o primeiro voto no julgamento para confirmar a decisão que revogou a liminar que determinou a liberdade do líder do Primeiro Comando da Capital (PCC).

André do Rap foi beneficiado por um habeas corpus dado pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello no sábado. Posteriormente, essa decisão foi cassada pelo presidente do STF após recurso da Procuradoria-Geral da República, mas o traficante já era considerado foragido, tendo seu nome incluído em listas de procurados pela Justiça, como a da Interpol.

O plenário do STF aprecia nesta quarta se confirma ou cassa a decisão de Luiz Fux.

Em um contundente voto, o presidente do Supremo disse que havia motivos para manter André do Rap preso. Disse que ele tem dupla condenação por tráfico de drogas, ficou 5 anos foragido, integra o alto escalão de facção criminosa e mentiu ao dizer que iria ao endereço informado para a Justiça.

"Debochou da Justiça, debochou da Justiça", protestou Fux.

"Agora não saberemos quantos anos ele ficará foragido", questionou.

Marco Aurélio havia concedido habeas corpus para o traficante sob argumento de que o período que ele estava preso sem condenação definitiva excedia o permitido por lei. Esse prazo de 90 dias foi recentemente introduzido por mudança aprovada pelo Congresso.

O presidente do STF argumentou que somente em casos "excepcionalíssimos" que se pode rever a decisão dada em habeas corpus por um ministro da corte. Disse que a decisão que beneficiou o traficante desprestigiou precedentes do Supremo e que poderia, sim, ser revisado pelo colegiado.

"A soltura de André Oliveira Macedo compromete sobremaneira a segurança e a ordem pública", disse.

MAIOR BOMBA LANÇADA NA SEGUNDA GUERRA, EXPLODE NA POLÔNIA. NINGUÉM SE FERIU!

Maior bomba da 2ª Guerra encontrada na Polônia explode enquanto é desativada

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A maior bomba da Segunda Guerra Mundial já encontrada na Polônia explodiu debaixo da água nesta terça-feira (13), enquanto mergulhadores da Marinha tentavam desativá-la. Mais de 750 pessoas foram evacuadas da área próxima ao canal Piast, perto da cidade de Swinoujscie, onde a bomba Tallboy usada pela Força Aérea britânica foi encontrada. O artefato pesava quase 5.400 kg, incluindo 2.400 kg de explosivos e era capaz de provocar um pequeno terremoto. "O processo de deflagração se tornou uma detonação. O objeto pode ser considerado neutralizado, e não representa mais uma ameaça", disse o segundo-tenente Grzegorz Lewandowski, porta-voz da 8ª Flotilha de Defesa da Costa, em declaração à agência estatal PAP. Segundo o militar, todos os mergulhadores estavam fora da zona de perigo no momento da explosão. Por razões de segurança, os responsáveis pela desativação descartaram desde o início o método tradicional de detonação -o mais frequente e também o mais violento-, muito temido no caso de uma bomba de seis metros de comprimento. Os especialistas apostaram no procedimento de deflagração, que consiste em uma combustão da carga explosiva a uma temperatura abaixo do limiar de detonação. O artefato estava a 12 metros de profundidade sob as águas do canal, perto de casas e infraestruturas importantes. Um porta-voz do prefeito da cidade disse à PAP que não houve feridos e que nenhuma infraestrutura local foi danificada. O canal Piast conecta o mar Báltico com o rio Oder, na fronteira entre a Polônia e a Alemanha. A bomba foi lançada pela Força Aérea britânica em 1945 durante um ataque ao cruzador alemão Lutzow. Em 16 de abril daquele ano, o Reino Unido enviou 18 bombardeiros Lancaster da Divisão 617 estacionada em Woodhall Spa, a 225 km de Londres, com destino a Swinoujscie, onde estava a embarcação. No total, 12 Tallboys foram lançadas contra o Lützow, entre as quais a que não explodiu. Swinoujscie foi, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, uma das bases mais importantes da Marinha alemã no Báltico, lembra o historiador Piotr Laskowski, autor de um livro sobre o ataque da Força Aérea britânica contra o destróier alemão, então ancorado em um canal na cidade.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

VIA BAHIA NA MIRA DO GOVERNO FEDERAL:

 

Rodovias Federais Baianas | ministro critica situação da BR-324 e diz que tenta encerrar contrato com concessionária

Foto: Ricardo Botelho | MInfra
Em visita oficial à Bahia na segunda-feira (12), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez críticas à ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A e informou que pretende encerrar o contrato com a instituição que é responsável por trechos das BR-116 e BR-324.  A ViaBahia ganhou o edital de concessão de quatro rodovias que ligam 27 cidades baianas há onze anos. A empresa alega que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deixou de fazer revisões de contrato, o que teria impactado na execução de obras. O ministro fez a entrega do primeiro trecho de duplicação da BR-116, entre o Posto Trevo, em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, e o acesso a  Santanópolis. São 9 quilômentros no total.

MAIS UM LABORATÓRIO SUSPENDE TESTES:

Johnson & Johnson interrompe estudo de vacina contra covid-19

A.Brasil

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu comunicado oficial da empresa Johnson & Johnson, informando ter interrompido temporariamente o estudo clínico que investiga a segurança e eficácia de sua vacina contra a covid-19.

De acordo com o comunicado, “o estudo foi temporariamente interrompido devido a um evento adverso grave ocorrido em um voluntário no exterior”. A empresa, no entanto, não detalhou o caso, uma vez que o estado de saúde do voluntário está sob sigilo.

Segundo a Anvisa, o estudo continuará interrompido até que haja investigação de causalidade por parte do Comitê Independente de Segurança, como parte dos procedimentos de boas práticas clínicas.

Também por meio de nota, a Johnson & Johnson disse que está seguindo suas diretrizes e que a doença do participante “está sendo analisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados Independente ENSEMBLE (DSMB), bem como por nossos médicos clínicos e de segurança internos”.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

FERIADO DE APARECIDA:

 Por que Nossa Senhora Aparecida é a santa padroeira do Brasil e 12 de outubro se tornou feriado nacional?

Edison Veiga - De Milão para a BBC News Brasil
Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição encontrada há três séculos

O feriado de 12 de outubro tem uma razão religiosa para existir, dentro da tradição católica brasileira: para a Igreja, a data é dedicada a Nossa Senhora Aparecida, santa considerada a padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida é o nome que acabou sendo dado a uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, 36 centímetros de altura e 2,5 quilos, que teria sido encontrada em outubro de 1717, por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em São Paulo.

 

Maquete da Basílica de Aparecida, em exposição no museu que fica no interior da igreja: capela atrai cada vez mais romeiros

Hoje Aparecida é o principal ponto de turismo religioso do país. Anualmente, cerca de 12 milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional - que recebeu, aliás, os três últimos papas do catolicismo, João Paulo 2º, Bento 16 e Francisco. No feriado dedicado à santa, o local costuma ser visitado por 200 mil pessoas.

Em julho de 2013, quando visitou o Brasil, o papa Francisco celebrou uma concorrida missa no Santuário Nacional de Aparecida. Ao fim da cerimônia ele afirmou que deveria voltar em 2017 - revelando, portanto, que estava em seus planos tomar parte nas comemorações pelos 300 anos da descoberta da imagem da padroeira brasileira. Por algum tempo, muito se especulou se ele tornaria a viajar para o país.

A negativa acabou sendo justificada por problemas de agenda. Entretanto, especulou-se que ele teria declinado da possibilidade diante do cenário político instável atravessado pelo país desde o impeachment de Dilma Rousseff, ocorrido um ano antes.

Em mensagem em vídeos transmitida na missa do dia 12 de outubro de 2017, o papa criticou o "problema da corrupção do país".

O Papa Francisco celebrou uma concorrida missa no Santuário Nacional de Aparecida em 2013

Devoção nacional

E como foi que a santinha foi parar no rio?

Conforme aponta o jornalista Rodrigo Alvarez no livro Aparecida - A Biografia da Santa que Perdeu a Cabeça, Ficou Negra, Foi Roubada, Cobiçada pelos Políticos e Conquistou o Brasil, o mais provável é que alguém a tenha descartado porque ela estava quebrada - e muitos acreditam que ter uma imagem quebrada de santo pode dar azar.

Já a cor original da santa muito provavelmente não era negra. Ficar anos sob as águas deve ter tornado a imagem escura tal e qual a conhecemos.

De acordo com especialistas, entretanto, a devoção a Nossa Senhora Aparecida demorou para se espalhar em todo o Brasil. Para o teólogo e filósofo Fernando Altemeyer Júnior, professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autor de um capítulo de livro que a Editora Paulinas prepara sobre a devoção mariana no Brasil, esta fama de Nossa Senhora Aparecida se espalhou mesmo com o trabalho realizado pelos missionários da Congregação Redentorista, que iniciaram os serviços em Aparecida em 1895.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

JUSTIÇA DETERMINA FIM DE CONTRATO ENTRE PREFEITURA E EMPRESA DE ÔNIBUS:

 Prefeitura emite nota de esclarecimento sobre o rompimento de contrato com a empresa Cidade Verde

BRG - CONTEÚDO: O rompimento do contrato com a empresa Cidade Verde LTDA não é uma opção que o município de Vitória da Conquista fez. É de cumprimento imediato o Acórdão proferido por unanimidade, pelos Desembargadores componentes da Turma Julgadora da Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, nos autos da Ação Popular n. 0501761-94.2013.8.05.0274, determinando a desconstituição do ato lesivo, consistente na outorga à Cidade Verde Transporte Rodoviário LTDA do lote de n.º 02, da Concorrência Municipal para Transporte Público de n.º 004/2011. Portanto, trata-se de uma obrigação judicial que o município de Vitória da Conquista tem que cumprir. Em cumprimento à decisão judicial, o município publicou o Decreto n.º 20.513, em 04 de setembro de 2020, estabelecendo, entre outras ações, o fim da relação jurídica entre a Empresa Cidade Verde Transporte Rodoviário LTDA e o Município de Vitória da Conquista, relativa ao Contrato de Concessão 002/2013, decorrente da Concorrência Municipal para Transporte Público de n.º 004/2011.

Por se tratar de um serviço essencial, o município de imediato tomou todas as providências necessárias para que não haja descontinuidade e assumiu também a operação do lote 02, contratando empresa para fornecer equipamentos necessários à prestação desse serviço à população. Contratação essa que observa todos os trâmites legais, inclusive aqueles trazidos pela lei de licitações (Lei Nº 8.666, de 21 de junho de 1993). Os recursos para pagamento desse contrato serão oriundos das passagens pagas pelos usuários.

Outra empresa – a Viação Vitória – já vinha com diversas irregularidades e, no início de 2017, foram adotadas medidas administrativas, visando saná-las. Em 2018, a Prefeitura realizou o processo de caducidade, devido à perda de condições operacionais que colocava a vida de passageiros e transeuntes em risco, além da péssima prestação de serviço.

No próximo dia 16, o município abrirá para ampla discussão em audiência pública o projeto base da licitação. Em 30 dias, deverá disparar o certame para os dois lotes de serviços e novamente voltar a ter um delegatário.

Profundos estudos técnicos para a elaboração de projeto base da nova licitação já foram realizados, mas com uma queda de até 83% da demanda de passageiros transportados, em decorrência da Covid-19, todos os estudos rapidamente ficaram obsoletos, sendo necessárias atualizações.

Os serviços são prestados com regularidade, e o município garante a continuidade do atendimento à população conquistente.

A Prefeitura de Vitória da Conquista esclarece ainda que há diferença entre “dotação orçamentária” e “verba” (cujo termo correto é “recurso”). Sendo assim, cabe esclarecer que “dotação orçamentária ou crédito” designa a previsão de recursos que podem ser utilizados dentro do exercício financeiro. Já o “recurso” refere-se ao valor ou saldo financeiro.

Esclarecido esse ponto, convém salientar que a Lei Federal nº 4.320/64 – que trata do orçamento público – permite a suplementação no orçamento, e a Lei Municipal nº 2.380/2019 ratifica a importância do remanejamento orçamentário até o limite de 20% do orçamento aprovado.

Sendo assim, não houve “desvio de verbas”. Houve somente o remanejamento orçamentário, visando os princípios do bom andamento do serviço público.

Salientamos mais uma vez que os recursos para pagamento do contrato da empresa de ônibus são oriundos das passagens pagas pelos usuários do transporte coletivo urbano e não de recursos da Educação.

sábado, 10 de outubro de 2020

CÍCERO AMORIM FAZ CEM ANOS E É HOMENAGEADO:

Homenagem aos 100 anos: breve discurso para Bodas de Jequitibá Cícero Pereira do Amorim

Foto: BLOG DO ANDERSON  

Homenagem do professor Paulo Pires

Neste dia 9 de Outubro do ano Cristão, comemora-se o natalício de um grande brasileiro que atende há 100 anos pelo nome de Cícero Pereira do Amorim… Pela estrada que percorreu, desde o seu nascimento, nota-se que não é uma comemoração qualquer. Comemoramos todos: sua Família, seus Amigos e toda a Sociedade Conquistense e Afogadense 100 anos de uma das personalidades mais admiradas, queridas, respeitadas e prestigiadas de nosso meio, do nosso convívio pessoal, social, empresarial e religioso. É isso mesmo, meus senhores e minhas senhoras: o grande Cícero Amorim é quem faz 100 anos nesta sexta-feira (9). >>>>>>.

Sua Vida Ativa, sua Saúde de Ferro (com o qual ele lida há dezenas de anos), sua inarredável Fé Cristã, sua capacidade de ver o próximo com alegria e admiração, um otimismo natural com a própria vida e sua alegria constante com a confiança de quem antes de tudo crê na existência e boas ações dos homens, especialmente com seus Familiares e Entes queridos, fazem de Cícero Amorim um ser humano admirável.
Sua capacidade de ser grato a quem lhe ajudou espiritualmente, seu enorme senso de Justiça para ajudar a quem contribuiu para edificação e acumulação de bens materiais, fizeram e fazem de sua personalidade um Homem que sabe reconhecer seus pares e colaboradores como poucos, em um mundo que a cada dia se mostra indiferente às necessidades dos menos afortunados; desafortunados esses, cujos destinos ficaram entregues à própria sorte. Cícero, ao contrário dos indiferentes, em comunhão com Deus e com sua esposa Dionê faz da vida do Casal e do seu Clã, um compartilhar constante que sai do âmbito de sua bela Família para ajudar a tantas outras que sejam possível ajudar. E DEUS OS TEM LOUVADO POR ISSO.

Notável e visível também em nosso aniversariante é o seu desapego a coisas materiais… Cícero Amorim crê no Equilíbrio e Ponderação para avaliar os acontecimentos da vida com desassombro; ele sente que um Ser Supremo o conduz para o iluminar sobre as melhores decisões ou melhores intenções, considerando que seu espírito colaborativo lhe alivia das aflições dos que sofrem por tomarem decisões mal intencionadas. Tudo que Cícero procura fazer tem como pano de fundo seu desejo intenso, real e puro [e também visível] de quem faz os fatos para que a vida seja sempre melhorada. E DEUS O TEM ILUMNADO.

Sua capacidade de se relacionar com o próximo, sua simplicidade com o trato relacionado aos seres humanos, sua diplomacia, sua fala estimulante, suas observações serenas, sua grande tolerância com as deficiências do próximo, sua compaixão e preocupação com aqueles que ainda tentam interpretar os fatos com clareza e não conseguem, fazem de Cícero Amorim um ser humano admirado por todos que o conhecem… É por isso, que nestas breves palavras, rogamos a Deus para que nosso Pai continue lhe contemplando com mais anos para que todos nós possamos continuar a ter esse Grande Homem em nossa companhia porque nesses primeiros 100 anos Cícero demonstrou ser um exemplar Filho do Pai Eterno.

PARABÉNS CÍCERO AMORIM, DEUS LHE ILUMINE SEMPRE JUNTO À SUA ESPOSA DIONÊ, SEUS FILHOS, NETOS, BISNETOS, SEU IRMÃO MIGUEL, TODOS OS SOBRINHOS E PARENTES… DEUS SEMPRE PRESENTE EM SUA VIDA… SAÚDE, PAZ E AMOR COMO SEMPRE … FELIZ ANIVERSÁRIO.
Congratulações das Famílias Pires, Pires Melo, Almeida Góes e Pires Lopes