quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

REGINA DUARTE RESPONDE A ZÉLIA DUNCAN:

Leiam, vale a pena:
REGINA DUARTE: responde à Zélia Duncan, que tentou lacrar (sem sucesso)em cima dela.
Parabéns Regina Duarte ! Você representa todas as mulheres equilibradas e pensantes deste país!

👇👇👇
"Sigo discordando por mais que eu tente olhar tudo com outros olhos e, Zélia, me desculpe, mas vou discordar também de você e das amigas que compartilharam com adoração as suas palavras.
Me parece que agora um grupo de mulheres quer impor que todas pensemos da mesma forma. E se não pensamos, não somos dignas. Se não concordamos com todo o feminismo como um pacote de leis, não merecemos respeito! Se apoiamos o governo que vocês não apoiam, somos idiotas! Se não enxergamos tudo, tudinho como vocês, somos machistas.
Me parece que VOCÊS são mais FASCISTAS do que os que estão julgando como tal. Acordem porque tem uma galera torcendo que eu resgate as verdadeiras Malus Mulheres!
Zélia, eu sou uma MALU MULHER...Nascida nos anos 60, separada, com filha mulher... e lhe digo que minha maior dificuldade foi criar minha filha neste CAOS que a liberdade exagerada e o feminismo desenfreado geraram. Nesse mundo onde filhos são amiguinhos que devem correr soltos desde muito novos, desrespeitando professores, pais e autoridades. Onde meninas fazem xixi e trepam nas ruas e ficam com 10 numa mesma noite...Grande conquista esta!!!
Tive uma avó que se separou antes de eu nascer e que provavelmente enfrentou, sim, muito preconceito, mas que conseguiu criar minha mãe para ser um mulherão, por incrível que pareça exatamente porque a sociedade era mais conservadora - essa palavra que vocês odeiam como se fosse veneno sem ponderar que alguns valores antigos são essenciais para a construção de um cidadão do bem!
Minha mãe se tornou uma baita professora de piano que ajudou a vida inteira meu pai a formar um lar onde amor significava respeito pelos pais, pelos mais velhos e acima de tudo pelos papeis masculino e feminino - ambos tão essenciais para a sobrevivência da espécie. Sem MACHO e FÊMEA vamos caminhar para a extinção. Simples assim!!!
Essa onda de julgar as mulheres menos feministas de evangélicas tapadas me parece tremendamente PIOR que o machismo! E essa onda de jogar mulheres contra homens não me parece um caminho muito sensato - me parece mais um SUICÍDIO coletivo!
Não consigo aceitar essa luta por igualdade fazendo o quê os homens idiotas fazem!!!..
Eu acredito mais em buscar homens que NÃO são idiotas para serem parceiros de luta por respeito ... independente do sexo ou de qualquer outra coisa. Eu amo meu papel de fêmea! Tenho orgulho dele!
Foi e está sendo quase impossível tentar ensinar para minha filha valores de respeito por TODOS e valorização da condição de mulher numa sociedade onde o normal é romper com todas as regras, quebrar todos os tabus e não arcar com as consequências de tanta IRRESPONSABILIDADE!!!
Eu sou sim, também, Malu Mulher, e não deixei de ser porque resolvi dar uma chance para algo novo, que ao contrário do que você julga com tanta certeza que está trazendo mais racismo e homofobia...
TALVEZ esteja apenas resgatando alguns valores que vocês lutam contra, mas que eu sinto saudades...Sinto muitas saudades do tempo em que mulheres eram Malus...E não simplesmente IGUAIS aos HOMENS IDIOTAS!!!
A classe artística precisa urgentemente olhar para o público e admitir que a MAIORIA já não mais os aplaude..Muitos cansaram desta visão única e hipoteticamente superior da de vocês! Queremos DIVERSIDADE ampla e não engolir tudo que vocês fazem como se a Arte precisasse ser sempre impactante, chocante e unilateral. Queremos também LEVEZA, beleza, valores! Valores de RESPEITO não apenas pelas minorias, mas tbem pela MAIORIA !
Façam a reflexão que tanto exigem dos "indignos" da sua Arte! E parem de achar que quem não concorda com vocês é patético. Vocês gritam por diversidade, mas são os que mais julgam quem pensa diferente!
Parem de criticar a Regina Duarte que aceitou uma responsabilidade enorme e a ajudem a construir um país onde a pior desigualdade ainda impera! Onde o povo não tem acesso à Saúde, Educação de base, saneamento, moradia e SEQUER pode sonhar com uma ida ao cinema ou ao teatro!
SAIAM do pedestal e olhem de igual para igual para este povo que é na maioria religioso e que presa acima de tudo por DEUS e segue regras consideradas por vocês arcaicas. ACORDEM porque a fé é tudo que a maioria desse nosso povo tem! Mais respeito pelos que não podem viver como vocês no mundo da magia da Arte! SAIAM dos palcos e se MISTUREM ao público! (Regina Duarte)

JEREMIAS MACÁRIO - COLUNISTA VIp:

“NO ARMÁRIO DO VATICANO – PODER, HIPOCRISIA E HOMOSSEXUALIDADE”
Jeremias Macário
Depois da Inquisição, iniciada no século XII, e da Reforma há mais de 500 anos, a Igreja Católica Apostólica Roma volta a protagonizar e a vivenciar sua maior crise de sua história contemporânea, com os escândalos de pedofilia (abusos sexuais de crianças e menores), atos de corrupção (desvios de recursos), resistências e divisões às mudanças em seu seio, intrigas no poder e muita hipocrisia dos prelados, padres, bispos e cardeais homofóbicos e, ao mesmo tempo, homossexuais dentro e fora da Cúria.
Sem o sentido de ódio e declarando não ser, em momento nenhum, anticlerical, o escritor Frédéric Martel publicou o best-seller do New York Times, “No Armário do Vaticano – Poder, Hipocrisia e Homossexualidade” (Editora Objetiva), uma verdadeira devassa explícita das práticas abusivas e escandalizantes perpetradas, principalmente, pelos homens homofóbicos e retrógrados que cercaram e serviram aos papados de João Paulo II e Bento XVI,este o maior inquisidor dos tempos modernos, que fracassou em todos os seus movimentos antigays, contra os casamentos homossexuais e o aborto.
     Ler o livro “No Armário do Vaticano” é entrar e conhecer as entranhas dos “pecados”, das mazelas e traições cometidos pelos que se dizem representante de Cristo e da Igreja na terra. É vivenciar de perto a prior crise de sua história depois da Reforma. É acompanhar a decadência e sentir a morte lenta da Igreja, a partir de personagens terríveis, promíscuos e hipócritas, como o Ângelo Sodano, o padre Macial Maciel, Tarcísio Bertone, Afonso Lopez Trujillo que chegou a fazer acordos com narcotraficantes, entregando sacerdotes para o sacrifício e torturas, entre tantos outros, que deixam católicos estarrecidos, envergonhados e revoltados. São verdadeiros desvirtuadores da doutrina cristã.
CONTRA O CELIBATO
O cardeal Ratzinger (Bento XVI), por muito tempo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (antiga Inquisição), sentenciou e humilhou com castigos vários padres por suas ideias mais avançadas (Teologia da Libertação), como o peruano Gustavo Gutierrez, Leonardo Boff e o frei Beto. Cercado de homofóbicos, como o cardeal Sarah (livro contra o celibato), colocou a Igreja numa rota de colisão com os movimentos LGBTs, os divorciados e até muitos católicos de visão mais aberta.
  Para elaborar o livro, que deve ser lido por todos, não somente pela comunidade católica, o autor se aprofundou numa reportagem investigativa que durou quatro anos (entre 2015 a 2018), com várias viagens para a Itália e mais de 30 países. Foram realizadas 1500 entrevistas, sendo 41 cardeais, 52 bispos, 45 núncios apostólicos, onze guardas suíços e mais de 200 padres católicos e seminaristas, para a feitura da obra de 500 páginas. Para apurar informações, chegou a se hospedar no interior do Vaticano e em residências extraterritoriais da Santa Sé.
De acordo com o escritor, “No Armário do Vaticano” se baseia em fatos, citações e fontes rigorosamente exatas, com a maior parte das entrevistas gravadas (400 horas de gravações). Frédéric teve ajuda de uma equipe de 80 colaboradores. Seu editor Jean-Luc Barré acreditou no trabalho e ele fez um agradecimento às suas 28 fontes internas da Cúria Romana, “todos assumidamente gays comigo”. O livro foi defendido e liberado por uma quinzena de advogados.
“Além da mentira e da hipocrisia generalizadas, o Vaticano também é um local de experiências inesperadas: constroem-se lá novas formas de vida em casal; novas relações afetivas; novos modos de vida gay; tenta-se formar a família do futuro; prepara-se a aposentadoria dos velhos homossexuais” – analisa o autor, que ainda classifica cinco perfis de padres, como a “virgem louca”, o “esposo infernal”, o modelo da “louca por afeto”, o Don Juan falsificado” e o modelo “La Montgolfiera”.
 A “virgem louca” segue o código dos filósofos católicos Jacques Maritain, François Mauriac e Jean Guitton, e de alguns papas recentes homossexuais homofóbicos, que não são praticantes, mas adeptosda linha do amor platônico.Escolheram a religião para não cederem à tentação; e a batina para escaparem à sua orientação.O “esposo infernal” é o padre “não assumido”, ou em dúvida, mas consciente de sua homossexualidade e com medo de vivê-la. A “louca por afeto” tem sua identidade. O “Don Juan” não pode ver um rabo de calça. O modelo Montgolfiera é o da perversão que tem redes de prostituição, os tipos cardeais indecentes Alfonso López Trujillo, da Colômbia, de Ângelo Sodano, de Platinette, do padre Macial Maciel, do México e tantos outros da Cúria.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

DEPOIS DE DECISÃO JUDICIAL DEFINITIVA...



MEC libera acesso ao resultado do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) no começo da noite desta terça-feira (28), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava com divulgação suspensa por ordem judicial . As informações foram liberadas depois de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na tarde de ontem (28).
Neste semestre, são ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. Segundo a pasta, mais de 3,4 milhões de inscrições foram realizadas este ano. Quem não for contemplado agora, poderá participar da lista de espera da segunda chamada, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
O ministério informou também, que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) também iam ser liberadas. No cronograma inicial, o término para concorrer às bolsas seria na próxima sexta-feira (31). O MEC decidiu prorrogar o prazo por mais um dia, sábado,1º de fevereiro, para que os candidatos tenham tempo suficiente de se inscreverem.
Por meio de nota, a pasta acrescentou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permanece com o cronograma atual, com inscrições de 5 a 12 de fevereiro.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

POSTO DE SAÚDE RÉGIS PACHECO:





Unidade Básica de Saúde Régis Pacheco já está funcionando em nova sede

Secom/PMVC (Conteúdo)
O novo endereço fica na Av. João Pessoa, nº 129, Centro – ao lado do Educandário Santa Rosa
A população da zona urbana e rural assistida pelo serviço conta agora com uma unidade maior, mais arejada e mais confortável. “Toda casa nova traz um vigor maior, inclusive para população e para equipe. É um Régis completamente novo, reformado, repaginado, com uma logística muito mais apropriada que o antigo”, afirma Julieide Rosa, Diretora de Atenção Básica.
A grande prioridade na mudança de sede foi de garantir um espaço mais humanizado para prestar assistência aos pacientes, como destaca Alexsandro Nascimento, Secretário de Saúde do município: “Estamos entregando um equipamento preparado e adequado, com consultórios e todo o mobiliário renovado, para que a população de Vitória da Conquista desfrute de um serviço de qualidade e tenha o aconchego e o conforto que ela merece”.
Atualmente, o Régis é referência para o atendimento dos moradores de parte do centro da cidade, Alto Maron, Recreio, Candeias, Alto da Boa Vista e Vila Elisa. Além disso, também é referência para algumas localidades e assentamentos da zona rural que não possuem cobertura de atenção primária.
A equipe do serviço conta com médico clínico, pediatra, ginecologista, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe de apoio. “A Secretaria vai investir ainda mais na qualificação dessas equipes para o atendimento da população”, pontua Julieide.
Diferente das demais unidades de saúde, o Régis Pacheco conta com diferencial do horário estendido, de 07h às 19h, para garantir atendimento médico, odontológico e vacinação. Além disso, a unidade também é referência para os plantões antirrábicos. Qualquer pessoa que precise tomar uma vacina após ser mordida por cão, gato ou animal silvestre, pode ser direcionada aos sábados, domingos e feriados para o Régis Pacheco. “Por ser uma unidade central, tentamos priorizar isso também, para garantir o acesso dos usuários da zona urbana e da zona rural, levando em conta as características das demandas da população”, finaliza a diretora.

MORRE GRANDE ASTRO DO BASQUETE MUNDIAL:

Morte de Kobe Bryant gera consternação

AFP
Bombeiros do condado de Los Angeles e legistas na área do acidente de helicóptero que matou o astro do basquete Kobe Bryant, sua filha Gianna e outras sete pessoas em 26 de janeiro de 2020 em Calabasas, perto de Los Angeles

sábado, 25 de janeiro de 2020

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO

Coronelas, recados e rezadores (Ficção)

Nando da Costa Lima
João Profiro mandou chamar o cumpade Neca com um recado que chegou a assustar o cumpade rezadô. O vaqueiro nem desceu do burro:
— Acode, Seu Neca. Teu cumpade João tá nas últimas, só o senhor pra rezar a barriga dele pra mode ele poder evacuar. O home tá sem peidar e arrotar desde ontem, parece coisa feita.
— Mas eu já falei pra parar com aquela ignorância de mandar cozinhar uma galinha só pra ele e outra pro resto da casa. Vai acabar quebrando o bucho, aí não tem reza. Eu já tô perdendo a paciência!
— Mas dessa vez não foi galinha não, Seu Neca. Foi um bode…
— Ele comeu um bode sozinho? Se foi isso, tá fudido!
— Não, ele comeu só metade e deu a outra pra família.
Quando o amigo chegou, João já tinha queimado até vela, e o padre também já devia estar a caminho. O vigário era mais tranquilo, sempre ia dar a extrema unção já sabendo do que se tratava. Mas o cumpade Neca já tava cansado, era quase todo dia aquele homem chorando e pedindo por “rezação”. E olha que ele já tinha explicado pro amigo que homem de bem como ele, que tem o corpo fechado e lê o livro de São Cipriano, não morre assim. Antes ele apaixona pela ex-mulher (se tiver), ex-namoradas, até a mulher atual ele começa a tratar bem. E o cumpade João nunca teve essas manifestações. Seu Neca explicou que ele tava com 65, que não podia tá fazendo essas extravagâncias. Mesmo assim, benzeu a barriga do amigo, fez o mesmo com uma garrafa da legítima Jurubeba Leão do Norte e bebeu toda com o cumpade. Antes de terminarem, Profiro já estava apresentando melhoras.
Quando já estavam na segunda garrafa do vinho milagroso, o cumpade Profiro já tinha ido ao banheiro duas vezes. Fedeu a casa toda, mas isso o rezadô resolveu queimando chifre de boi com mastruz. Eles já estavam jogando baralho quando o padre chegou fingindo estar preocupado. O dono da casa foi logo acalmando:
— Tá tudo bem,Seu Vigário. Eu tomei umas duas Jurubebas e resolveu na hora…
          O rezadô ficou ressentido e tentou completar a resposta do cumpade:
— A bebida e a reza!
          O padre não gostou, mas deixou pra lá. Acabou entrando na jogatina depois que sentiu que Dona Carmela tava preparando um ensopado de leitoa. Alí agora só depois da meia noite. O padre depois da terceira começava a entregar tudo que ouvia no confessionário. Isso fazia o anfitrião dar risada e o seu cumpade ficava sabendo de tudo que se passava na cidade. Era só anotar as conversas do padre e a receita já ficava pronta pra no caso de procurarem ele. Era fácil: Dona Rosinete, por exemplo, confessou que tinha pulado a cerca com um sobrinho, mas que já tava arrependida. Quando ela procurou o rezadô, ele já tinha uns banhos pra afastar o amante e um incenso de cocô de capivara seco pra sufocar o ciúme do marido. Nesse espaço de tempo, ele procurava o amante e falava, como amigo, que ele devia desaparecer pois o ofendido já sabia e estava tramando pra mandar ele pro inferno… Assim ele foi pegando fama não só na cidade, mas em toda a região. E o dinheiro nessas horas entrava a galope: Seu Neca já era proprietário, engordava até boi… Graças à cachaça do padre e à gula do cumpade.
Mas agora ele já tava mais rico que o cumpade e achava uma ofensa ter que acordar nas carreiras pra ir benzer a barriga daquele filho da puta! E o pior que tinha mais meia dúzia que praticava o mesmo pecado, a gula! Era uma canseira. A esposa de Neca já estava morando na capital, não aguentava mais aquilo. Era quase todo dia, tinha que passar o ramo na barriga de um e tomar pelo menos uma garrafa de Jurubeba com o cliente. Pela Jurubeba a patroa tinha ficado, Neca só andava em ponto de bala. O problema era ter que acordar quase toda noite pra ir cuidar da barriga de guloso. Foi o jeito mudar pra Salvador. Aquilo tava matando o rezadô, era apaixonado pela mulher. E não era pra menos, Dona Wanderleia era uma mulher linda! E tava só em Salvador…
— Você sabe que em cidade pequena a diversão do povo é falar da vida dos outros.
— Não é assim também não, Maneca. Lá em Conquista mesmo, ninguém tá aí pra vida de ninguém.
— Mas Conquista não é roça. Aqui não, os fuxiquentos marcam o dia da feira pra falar de tudo que se passou na cidade na semana. Já têm até um ponto.
— E você vai ficar ligando pra esse bando de desocupado? Faz isso não, cumpade. Se você mudar pra Salvador, como é que a gente faz?
—  Eu venho de seis em seis meses e já deixo as garrafas do vinho composto rezada contra indigestão!
— É, pelo visto você já tá resolvido. Não adianta insistir.
— Eu cansei, cumpade. Não quero fazer mais nada, é muito cansativo. Se você soubesse a trabalheira que dá pra rezar uma “espinhela caída”, isso eu não faço mais nunca. Já jurei com a mão no livro de São Cipriano que nunca mais faço essas coisas….Tirando suas caixas de Jurubeba, cumpade Profidio, eu não rezo mais porra nenhuma. Já tô morrendo de saudade de Wanderleia.
— Tá certo, cumpade, coqui amansado com comprimido não pode dar solta…  
— O que o cumpade quis dizer com isso?
— Nada não, eu quis alertar ao amigo que a cumade é muito nova e bonita pra ficar só em Salvador.
— Só não, na casa da tia. Só de primo ela tem mais de 10 para tomar conta. Ninguém encosta!
— É, Neca. Nesse caso, você tem que ir o mais rápido possível…
— Mas cumpade, tudo você leva pro lado maldoso. Na família de Wanderleia, priimo é igual irmão.
— Tá bom, cumpadee. Mas é melhor você não perder tempo. Daqui pra capital é chão. Isso se você der sorte e pegar a Marinete até Poções, de lá só caminhão pode te levar. Ônibus só passa domingo, e só passa cheio.
          Passou umas duas horas, chegou um menino “nas pressa” e fala pro rezadô que a madrinha dele mandou ele ir lá agora rezar uma espinhela caída. O rezadô já tinha tomado todas e tava se queixando pro cumpade que a coisa mais cansativa era rezar uma espinhela caída… Foi aí que o rezadô desabafou, nem levou em conta que era um menino.
— Fala pra sua madrinha pra ir procurar rezadô na casa do caralho.
          E continuou a prosa, comendo e bebendo com o amigo, era uma espécie de despedida… Mas o dia não era dos melhores. No fim da tarde, o peru já tava assado e dividido quando chegaram dois homens armados e lá de fora chamaram o reazadô. Só fizeram bater palma… Profiro saiu pra ver quem era, os cabras se apresentaram e ele entrou apressando o amigo rezadô.
— É pra você, vai logo que é caso de vida ou morte.
— Vida ou morte merda nenhuma, já viu espinhela caída matar alguém?
— Mas foi aquela senhora que tem uma fazenda lá pras bandas de Belo Campo, é ela que tá precisando dos serviços do cumpade.
          Aí o rezadô amarelou e curou a cachaça na hora, foi logo arrumando a maleta. Pediu um paletó e uma gravata emprestados ao cumpade. Se ele não atendesse aquele pedido, seria realmente um caso de morte! Neca já saiu explicando pros jagunços:
— Foi o merda do menino que não soube dar o recado, se eu soubesse que era pra ela eu já tava lá. Cadê o meu burro que eu não tô vendo? Vocês esqueceram de trazer um animal pro rezadô se locomover?
— Não, senhor. A madrinha mandou o senhor tirar a botina, o contato do pé do rezador com a terra vai proteger o caminho e clarear as ideias. Ela disse que o senhor tem que chegar lá bem leve pra prestar bem os serviços.
          Neca Rezadô olhou pro sol, olhou pros jagunços, tirou a botina e falou:
— Pra uma mulher bondosa daquela eu vou até em Sompaulo andando, Belo Campo é um pulo.
          Quando eles chegaram na casa, a madrinha fez cara de quem tava com dó. Mandou os meninos colocarem água fresca numa bacia pro rezador aliviar o cansaço, deu até um refresco de tamarino pra ele matar a sede. Quando ele começou a se recuperar da viagem, ela falou no pé do ouvido dele:
— Depois da rezação, Cirilo Ranca Tôco vai acompanhar o senhor até a casa do caralho, eu tenho que ficar sabendo onde é…
Aí o rezadô caiu como se fosse desmaiar, mas continuou com os olhos abertos, só que não falou mais nada e não mexeu nem um dedo. Tava na cara que tinha travado de medo, ficou esquisito, o olhar perdido… Só gemia um pouco quando via a cara da dona da casa, um gemido agudo e sofrido que só parava quando ela saía do seu campo de visão.
Tiveram que acomodar o paciente numa carroça, a madrinha fez questão de que um dotô formado constatasse que foi doença e já mandasse um atestado junto ao enfermo. O doutor foi claro:
— Está constatado que foi um AVC.
E explicou pros presentes que AVC era um enfermidade no cérebro, pode acontecer com qualquer um. Não tinha nenhum hematoma que confirmasse agressão física. Os jagunços entregaram o pacote completo, paciente e atestado médico. A madrinha fez questão de explicar pros jagunços que deveriam reunir o pessoal da vila e dar o atestado pra uma pessoa ler em voz alta pro resto dos curiosos, ela tava farta de fuxicos e cansada de ser relacionada à violência. Só que o jagunço “Tô na Moita” quis impressionar uma das moças presentes e, antes que abrissem o envelope com o parecer médico, falou com ar de entendido:
— Pois é, pessoal. O rezadô comprovou que, nesse mundo, quem tem cú tem medo… Mas o dotô disse que foi “ABC no célebro”.
Isso evitou muita conversa à tôa. A maioria do pessoal nem ficou pra ouvir a leitura do exame. O povo já tinha achado um milagre ele ter voltado vivo depois de um recado desaforado daquele. Alguns chegaram a pensar que os cabras tinham cortado a língua e as juntas do indivíduo. A explicação de “Pedro Tô na Moita” foi providencial, ninguém mais ficou com dúvida.

MORRE O EMPRESÁRIO OTÁVIO LUNA:

CDL divulga nota de pesar pela morte do empresário Otávio Luna

BRG - A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, divulgou nota de pesar pela morte do empresário Otávio Luna, que durante muitos anos comandou a tradicional Casa Luna em Vitória da Conquista. Confira a nota da CDL:
Nota de pesar: Sr. Otávio Luna, o primeiro presidente da CDL
A CDL de Vitória da Conquista e seus associados manifestantes profundo pesar pelo falecimento do empresário Otávio Mendonça Luna, tinha 87 anos de idade. Sr. Otávio Luna foi um dos fundadores da CDL, e o primeiro presidente. Ainda foi presidente do Rotary de Vitória da Conquista, proprietário da Casa Luna e da Agro Pastoril São Luis.
O velório será realizado na Pax Nacional e o sepultamento ocorrerá às 16 horas no Cemitério da  Saudade.
A CDL se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.

NOTA DO BLOG:
Em 1982 quando éramos entrevistados por uma emissora de Rádio de Eunápolis, recebemos um recado do Sr. Otávio Luna, solicitando que fôssemos imediatamente para Poções pois nosso irmão Ernesto De Benedictis havia falecido repentinamente.
Ficamos com esta dívida de gratidão e jamais esquecemos o gesto de um cidadão que não conhecíamos pessoalmente, mas que se dispôs a entrar em ação para ajudar nossa família, parte residindo em Salvador, parte no Rio de Janeiro.
Descanse em páz, caro amigo!
Ricardo De Benedictis

JEREMIAS MACÁRIO - COLUNISTA VIP:

O POVO SÓ LEVA PAU NA MOLEIRA
Jeremias Macário
 É muito choro e ranger de dentes nos noticiários diários da nossa mídia, com lágrimas de idosos riscados pelas rugas da dura vida nas filas do INSS a rogar, piedosamente, pelos seus justos direitos de aposentadoria e outros benefícios negados. Neste país das castas privilegiadas que vivem em suas mordomias, o povo escravizado só leva pau na moleira.
Nos corredores dos hospitais, nas matrículas nas escolas, nos cadastros para montar uma barraca no carnaval e nas matanças violentas das balas perdidas, nos assaltos dos bandidos e na truculência desvairada militar, são outros vales de lágrimas. São gritos e sussurros engasgadosque pedem por justiça.
Os apelos angustiados e lamentosos sempre são dirigidos a Deus, como se Ele fosse o responsável por todos as mazelas, os erros dos homens e as tiranias do poder aqui praticadas neste pedaço de terra paradoxal onde quase nada funciona. Aqui são cometidos os maiores absurdos e ilegalidades, como se tudo fosse normal.
Se existe o livre arbítrio, creio que Deus não tem que se meter nessa maluca bagunça de atos cruéis de injustiças, para resolver os problemas que não foram criados por Ele.O ser humano sempre está na contramão, agindo na direção da contradição e da incoerência, e tenta enganar a si mesmo, como se não fosse de nada culpado.
Só sabe em tudo citar o nome do Supremo, na maioria das vezes, em vão, até em jogos de azar, nas loterias da vida e no futebol, quando vence, ou quando rouba descaradamente. Sempre existe aquela máxima do foi Deus que assim quis, especialmente saída da boca de fanáticos lunáticos fundamentalistas.
 O humano agride gananciosamente e com usura capitalista o meio ambiente que, por sua vez, responde e dá o troco merecido, mandando catástrofes, tragédias, devastações e mortes. Ai, metem Deus no meio, e os sobreviventes agradecem sua proteção, como se eles fossem os únicos eleitos inocentes, e os outros os escolhidos do Diabo, que vão para o fogo do inferno.
  Enquanto o povo leva pau na moleira todos os dias, e é levado para o mourão das chibatas no lombo e na alma escravas, os poderes legislativo, judiciário e executivo nadam em dinheiro e curtem suas orgias, com privilégios de três meses de férias nababescas com seus supersalários, sem contar o que corre por fora. Essa banda, que é o próprio Estado oligárquico, ainda reclama que ganha pouco e merecia ter mais aumentos.
  Faltam recursos para contratar mais servidores para o INSS, para a compra de medicamentos aos doentes, para aparelhar os hospitais, para pagar uma remuneração mais digna aos professores e equipar escolas, para provir de saneamento básico metade da população que vive em favelas e periferias, convivendo com esgotos a céu aberto, mas nunca falta verba graúda para o Congresso Nacional, para as assembleias legislativas e para as quase seis mil câmaras de vereadores inchadas e entupidas de assessores que nada fazem.
  O povo brasileiro só leva pau na moleira, se sujeitando ao trabalho escravo (milhões padecem no purgatório da informalidade) e às humilhações dos patrões, com baixos salários atrasados e, muitas vezes, sem direito a férias e outros benefícios. Ainda assim comete a burrice de se dividir, brigar entre si como inimigos ferrenho de morte, cada um defendendo seu canalha, seu ladrão e seu usurpador do poder.
Cada um vive a sua individualidade mesquinha, vegetando enquanto tem um dinheirinho no bolso para tomar umas geladas nos bares, ir a uma festa, comprar um carrinho com prestações a perder de vista, e só reage quando sofre na pele uma injustiça social, uma violência ou uma falta grave de atendimento à saúde, devido à ausência do Estado. Ai, então, o cara aprende a engolir o choro da amargura, e até entra em depressão, abreviando a vida.
  O mesmo povo que só leva pau na moleira, é o mesmo que acredita em falsas notícias de que as coisas estão melhorando, e que a ele está reservado um futuro promissor. Levanta as mãos aos céus na espera que de lá caia uma graça divina. Entrega as injustiças a Deus. Nunca aprende a lição e repete festivo sua fé, de dois em dois anos, na boca da urna, crendo ser o dia mais importante de um ato de cidadania. Passa o tempo e ele continua levando pau na moleira.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

SALVADOR TEM NOVO CENTRO DE CONVENÇÕES:

ACM Neto inaugura novo Centro de Convenções de Salvador
O prefeito ACM Neto inaugurou ontem o novo Centro de Convenções de Salvador

Tribuna da Bahia, Salvador
24/01/2020 06:40 | Atualizado há 3 horas e 4 minutos
   
Foto: Max Haack/Ag Haack

Por: Henrique Brinco

O prefeito ACM Neto (DEM) se esquivou de falar sobre eleição na inauguração do Centro de Convenções de Salvador, ontem. O evento, que marca o último ano de gestão do democrata, começou com a inauguração de um busto em homenagem ao falecido senador Antonio Carlos Magalhães, uma iniciativa da GL Events. O nome oficial do equipamento é Centro de Convenções Salvador Antonio Carlos Magalhães, conforme lei proposta e aprovada na Câmara de Vereadores em 2019. A Prefeitura investiu R$130 milhões na construção do novo Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio. O equipamento tem capacidade para até 14 mil pessoas simultaneamente em congressos e convenções e até 20 mil pessoas em shows. Logo depois, dentro do CCS, aconteceu a coletiva de imprensa com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, dos presidentes mundial e nacional da GL Events, Olivier Ginon e Damien Timperio, respectivamente, e de autoridades como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Sobre as tratativas para as eleições em 2022, quando são escolhidos novamente presidente da República e governador, ele preferiu não se posicionar. "A gente tem um pacto interno no DEM que é não tratar sobre 2022. O foco do partido todo está concentrado nas eleições de 2020, na disputa deste ano. O debate tem que ser em torno das vidas nas cidades. Na minha opinião, vai errar quem procurar federalizar a campanha", disse.
Neto afirmou que pretende capitalizar politicamente a relevância do partido nacionalmente, pensando nas cidades. "Não adianta ter boas posições no parlamento, em Brasília, se nas bases você não está forte. A nossa preocupação agira é buscar fortalecimento nas bases, focando nas eleições para prefeitos e vereadores. A partir de 2021, quando for importante discutir, falaremos de 2022", afirmou.
Pré-candidato à prefeitura de Salvador nas eleições deste ano, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) também evitou comentar as articulações da oposição para a disputa, como a aliança entre PSD e Podemos, anunciada ontem. "Respeito muito os adversário, a história de todos eles, tenho muita humildade nesse momento, mas estou focado no meu trabalho: gestão, obras, melhorar as vidas das pessoas. Esse ou aquele adversário, por mais que tenha sua história, seu valor, acho que a população vai analisar aquele que tem mais condições", respondeu.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, garantiu que o novo Centro de Convenções da capital baiana não acabará como o equipamento que era administrado pelo Governo do Estado. Ele destacou que todos os detalhes foram pensados por especialistas, inclusive para evitar qualquer tipo de corrosão. “Usamos grandes projetistas que ajudaram a pensar em todos os detalhes: tecnologia de climatização para evitar que o ar externo entre pro equipamento, filtragem do ar, fachada alumínio composto combinado com elementos como vidro autolimpante. A maior demonstração [sobre a qualidade do novo Centro] é que uma empresa francesa, multinacional, que administra mais de 50 equipamentos no mundo e os dois maiores do Brasil, acreditou, veio pra licitação, ganhou o contrato e vai cuidar do equipamento pelos próximos 25 anos”, destacou Tinoco.
A solenidade de inauguração começou com os discursos de ACM Neto e do presidente mundial da GL Events. Houve ainda descerramento de placa, queima de fogos e exibição de projeções do CCS. Por fim, um jantar e show de Maria Bethância, que foi contratada pela GL Events. Esses dois momentos foram abertos exclusivamente para convidados. Bethânia não deu entrevistas e nem permitiu que fossem feitas imagens do show.
O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, estava na lista de convidados, mas encaminhou mensagem ao prefeito ACM Neto informando que, por sugestão do Comando da Força Aérea Brasileira, não poderia comparecer à inauguração devido ao mau tempo na rota entra Brasília e a capital baiana.

VERÃO E O AUMENTO DE ACIDENTES!!!

Hemoba faz campanha por doação de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iniciou a campanha “Operação Verão”, neste mês de janeiro, com 25 unidades fixas de coleta em todo o estado. A iniciativa pretende reforçar os estoques de sangue, já que as Unidades Móveis de Coleta (Hemóveis) estão em manutenção.
Em Vitória da Conquista, os interessados em doar sangue podem comparecer na sede da Hemoba, que fica no Hospital de Base situada Avenida Filipinas no Bairro Felícia (atrás da rodoviária).
Para agendar a doação em grupo, é necessário mandar um e-mail (conta.captacao@hemoba.ba.gov.br) formalizando o pedido para o setor de Captação de Doadores. O interessado deve informar o nome do grupo e a quantidade de doadores. Cada grupo vai receber um código personalizado para que realizem a doação. Através deste código, é possível contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados pelo grupo e compareceram ao hemocentro.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

LÁ VEM O TREM DA BIOMETRIA. DE NOVO!

Prazo para regularizar título eleitoral vai até 6 de maio

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.
Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.
Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.

ANTIÁCIDO RANITIDINA ESTÁ PROIBIDO:

Empresa faz recall de remédio para úlcera gástrica após recomendação da Anvisa

MATHEUS MOREIRA,Folhapress 

***ARQUIVO***SÃO PAULO, SP, 25.07.2005: Fábrica da Medley em Campinas, no interior de São Paulo. (Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem)SÃO PAULO, SP(FOLHAPRESS) - A Medley, empresa de medicamentos genéricos que faz parte do grupo Sanofi, anunciou nesta segunda (20) o recolhimento do remédio Ranitidina (150 mg e 300 mg), que inibe a produção de ácido pelo estômago e é normalmente utilizado no tratamento de úlcera gástrica. 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou maior controle de drogas que levem nitrosaminas em sua composição. Essas substâncias são usadas na fabricação de remédios e podem causar câncer em caso de exposição prolongada.
A Medley diz que a decisão foi tomada após possível contaminação por  N-nitrosodimetilamina - composto membro da classe das nitrosaminas - de cerca de 50 lotes do medicamento.
Apesar de a Anvisa não ter determinado um recall das farmacêuticas, a agência publicou um comunicado em que recomenda que empresas reavaliem os seus métodos de processamento de nitrosaminas. 
"A decisão é de precaução, o mesmo que ocorreu em 2019, quando ações foram adotadas após a detecção de nitrosaminas nos princípios ativos conhecidos como 'sartanas', como a losartana e a valsartana, ingredientes utilizados na fabricação de medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial (pressão alta)", diz o comunicado.
De acordo com o Procon de São Paulo, aqueles que compraram algum dos lotes de Ranitidina têm o direito de ter seu medicamento trocado por outro que não tenha sido contaminado ou receber o seu dinheiro de volta. 
Além disso, o órgão recomenda àqueles que compraram o remédio que não façam uso, conservem as embalagens e entrem em contato com a empresa pelo telefone: 0800 729 8000.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

ERROS DO ENEM FORAM SANADOS:

INEP: ERROS DE CORREÇÃO FORAM SANADOS

Após a angustia de milhares de participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, informou nesta segunda-feira (20) que os erros de correção da prova foram revistos. Segundo o Inep, as notas revisadas estão disponíveis na página do candidato.
O anúncio foi feito pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, no início da noite, em entrevista coletiva, para divulgar os resultados do trabalho realizado pela força-tarefa criada para resolver o problema. De acordo com Lopes, 5.974 participantes tiveram notas com inconsistências – o número representa 0,15% do total de participantes (3,9 milhões).
O presidente do Inep disse que, durante o trabalho da força-tarefa, todas as notas dos alunos que fizeram as provas foram analisadas para resolver os problemas encontrados e buscar novas inconsistências que poderiam aparecer. “Nós analisamos todos os alunos. A gente fez esses tipos de correlações para orientar a busca, para ver se a gente encontrava outras inconsistências”, explicou.
O presidente do Inep informou que a gráfica responsável pela prova deverá prestar esclarecimentos sobre as falhas ocorridas. “O erro estava na associação. Que tipo de erros que aconteceram na gráfica, que geraram essa diferença de associação, eu não sei dizer”, afirmou Lopes.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Conquista, cidade dos quebra-molas
 
Carlos Albán González - jornalista
Tornar-se a capital de um estado, que incluísse o sul e o sudoeste baianos, é a ambição da maioria dos 338.480 habitantes de Vitória da Conquista. O caminho até lá não depende somente da amabilidade do seu povo e do sabor do seu delicioso café. Há necessidade de se afastar alguns obstáculos. Um deles, é a falta de um plano de mobilidade urbana, solicitação feita pela Prefeitura, em fevereiro passado, à Fundação de Engenharia Politécnica.
 
Na proposta, em fase de elaboração, haverá certamente um capítulo alusivo aos incontáveis quebra-molas das ruas e avenidas de Conquista. Execrados por urbanistas, essas aberrações usadas no passado se constituem num entrave à execução de um moderno plano de mobilidade urbana.
 
Instalados em vias públicas, rodovias e condomínios residenciais, construídos em concreto ou asfalto, os enervantes quebra-molas, - também chamados de lombadas, lombas e onduladores transversais -, são as principais reivindicações das câmaras municipais aos prefeitos de nossas cidades. Significam uma espécie de "recompensa" aos eleitores que lhe deram uma sinecura por quatro anos.
 
Vitória da Conquista não foge a essa realidade. Construídos sem autorização e fiscalização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e sem obedecer as normas do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), esses importunos obstáculos estão em toda parte, causando danos materiais, físicos e ambientais, e até mortes, aos seus moradores. A média de implantação das lombadas nesta cidade, sem observância de sinalização, é de uma por semana. Mais de 200 pedidos aprovados pelos vereadores aguardam despacho favorável da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
 
"A lombada física pune 100% dos motoristas, e não somente os que infringem a lei", observa o catarinense Rudolf Clebsch, especialista em Trânsito. No site www.ctbdigital.com.br encontramos as seguintes informações: ao passar sobre um quebra-mola o veículo consome duas vezes mais combustível e duplica a liberação de gases poluentes, como o CO2 (gás carbônico), segundo estudo da organização britânica "Automobile Association"; aumenta o ruído, provocado pela frenagem e  aceleração; o sistema de suspensão do veículo, o cárter do motor e a caixa de marchas sofrem um maior desgaste; acarreta desconforto aos ocupantes do veículo, principalmente às crianças acomodadas nas cadeirinhas, no banco traseiro; não é recomendado em vias que servem de rotas de ônibus; prejudica o deslocamento rápido de veículos de emergência (ambulâncias e viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros).
 
Além dessas observações inseridas no CTB, as editorias policiais dos órgãos de comunicação constantemente publicam notícias de assaltos a carros-fortes e carretas, nas rodovias, justamente nos pontos de lombadas, onde os motoristas são forçados a usar a marcha bastante lenta. Aqui, em Conquista, tenho notado que os quebra-molas, quase todos sem sinalização e sem pintura, colocados na Avenida Juracy Magalhães e na BR-116 (trecho que corta a cidade), favorecem a ação dos assaltantes.
 
"As ondulações transversais, mais conhecidas como quebra-molas, redutores de velocidade ou lombadas, estão proibidas pelo CTB, salvo em casos especiais, definidos pelo órgão ou entidade competente". Esta norma do Contran regulamenta os casos especiais e determina os padrões e critérios para a implantação desses equipamentos. Os do tipo 1 (para as vias urbanas) devem ter 8 cm. de altura e 1,5 m. de largura; os do tipo 2 (para as estradas), 10 cm. de altura e 3 m. de largura.
 
Para conhecimento das autoridades municipais, o CTB, em seu artigo 94, esclarece que, aprovada a necessidade de se construir uma lombada, a obrigação pela sinalização é do responsável pela execução da obra. O descumprimento dos artigos 93 e 94 é punido com multas, que variam de R$81,35 a R$488,10. “independente das cominações cíveis e penais cabíveis”. O servidor público que “fechar os olhos” para tais irregularidades também é passível de sanção administrativa.
 
A legislação prevê que as pessoas físicas ou jurídicas que se sentirem prejudicadas – veículos danificados e vítimas de  acidentes –, ao trafegar sobre as lombadas, têm o direito de mover ações na Justiça contra os órgãos de trânsito ou contra as prefeituras.
 
Na maioria dos casos, as vítimas não se sentem dispostas a reclamar, por conhecerem a morosidade da Justiça no Brasil. No meu tempo de repórter da Sucursal de Salvador do “Estadão” soube que o proprietário de um carro invadiu o prédio da prefeitura, na Praça Municipal, e colocou sobre a mesa do prefeito e radialista (colega de Herzem Gusmão) Fernando José Guimarães Rocha (1943-1998) o que restou de um pneu rasgado por um buraco na via pública. Eu não aconselho o conquistense a cometer esse extremo, o que transformaria o gabinete do nosso prefeito em loja de sucatas.
 
Observamos que, apesar da existência de uma legislação, as prefeituras continuam atendendo aos pedidos eleitoreiros dos vereadores. Ao mesmo tempo, os  departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) não exercem a função de impedir a instalação desses enervantes equipamentos, ou de determinar a destruição dos considerados irregulares, substituindo-os por guardas de trânsito (mais 100 serão contratados em Conquista) e pela Guarda Municipal, recentemente criada nesta cidade.
 

sábado, 18 de janeiro de 2020

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO:

64

Nando da Costa Lima
Minha mãe tinha comprado meu primeiro velocípede… Eu estava passeando na porta da igrejinha e parei pra escutar aquele homem gordo que vivia elogiando Pedral, tinha muita gente em volta quando ele disse na maior altura que o Prefeito era comunista, o exército tinha as provas; o padre mandou ele ir falar de política na porta do batalhão, ali não era lugar! Eu corri pra casa e disse pra Dida que tinha um ho­mem falando que “Zé Pedral” era comunista, ela ficou retada e disse que devia ser algum safado vira folha, aí que eu notei que o homem gordo daquela vez não estava elogiando! Fiquei sa­bendo no mesmo dia que comunista era vermelho e gostava de comer criancinha, esta revelação me intrigou: Zé Pedral não era vermelho, disso eu tinha certeza! Eu estudava na escola de Tia Lícia, sua primeira esposa, e das vezes que ele entrou lá deu pra ver que era branco. Quanto ao churrasco de criança, disso eu não podia ter certeza.. .Da terceira vez que indaguei sobre comunismo me cortaram definitivamente falando que política era coisa de gente grande e dava cadeia. Mas por mais que eu ten­tasse aquilo não me saia da cabeça…, fiquei mais confuso ainda quando fui com meus pais buscar J. Pedral, ele tinha sido solto. Não dava pra entender porque prenderam o homem se to­do mundo da cidade gostava dele, nem porque soltaram já que era um comunista. Mesmo na dúvida não perguntei nada, era coisa de gente GRANDE.. .mas ficava sempre ligado nas con­versas dos adultos, uma vez eu escutei um político cassado fa­lar pra meu pai que Castelo era um bosta. Lembro-me que gostei de escutar aquilo, acho que foi porque ele tinha cassado São Jorge, um dos santos preferidos de Dida, a imagem que eu tinha de Castelo era a pior possível! Mas quando o avião dele explo­diu fiquei com pena, achei até ruim quando soube que aquele político cassado tinha soltado uma caixa de foguetes pra come­morar. Pensei que a revolução tinha morrido com Castelo, aí meu irmão mais velho falou que o exército continuava mandan­do. O exército passou a ser o vilão da minha infância. Além de ter prendido o marido de minha professora, cassou o São Jorge de Dida e o Cosme e Damião de minha mãe.
Em nossa casa raramente se falava de política, meu pai evitava, eu imaginava que era porque médico tinha que tratar e ser amigo de todo mundo, até de comunista! A visita que eu mais gostava era seu Gilberto, nosso vizinho, ele sempre co­mentava sobre a revolução, segundo ele o exército jâ tinha to­mado “as rédeas do poder”, sô uma revolta popular podia conter aquele processo. Eu não entendi bem aquilo, mas uma vez eu vi o dono da venda falar pra um freguês na hora que ele passou pela porta -“Aquele ali se fudeu com a revolução”. E isso qua­se me fez levar uma surra, é que um dia logo depois que seu Gilberto saiu lá de casa, eu virei pra minha irmã e falei crente que tava abafando “Esse aí se fudeu com a revolução”. Dida me deu um beliscão e ameaçou contar pra meu pai caso eu re­petisse; Vô Almirante tava na hora e não falou nada, eu senti que ele deu as costas só pra não rir em minha frente. E mais uma vez me pediram pra parar com aquela bobagem de revolu­ção, política era coisa de gente GRANDE…
O tempo passou, e do menino que andava de velocipede e estudava pré-primário na época da revolução só ficou a famosa foto que todos tiravam sentados na escrivaninha de Tia Lícia folheando um livro e ten­do ao lado um globo terrestre e a bandeira brasileira. Vieram os filhos, e hoje quando eles procuram explicação para a situação atual do país. Dessa revolta sem líderes nem partidos. Não tem como deixar de imaginar: Se as forças cujo dever é manter a ordem e proteger nossas fronteiras resolverem punir os vândalos e unirem-se às concentrações passivas reivindicando junto a eles??? Seria coerente que nossos politicos de direita, de esquerda e até os que ficam em cima do muro, ao invés de aproveitarem da situação, analisassem esta probabilidade com mais veemência, sem esquecer que democracia não é só um termo para ser usado em frases de efeito ditas em palanques. Deixa a politica de lado “minino”, politica é coisa de gente…

SALVE A EDUCAÇÃO:

Governo federal aumenta piso dos professores

Agência Brasil,
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado “é o maior aumento em reais desde 2009.”
Assista à live na íntegra:
O ajuste, acima da inflação de 2019 (4,31%), corresponde às projeções da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que já havia previsto o valor mínimo do magistério passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. Há expectativa entre gestores municipais que uma nova lei sobre o Fundeb seja criada este ano. A lei atual só prevê a manutenção do fundo até este ano. O Ministério da Educação (MEC) prepara proposta com novas regras.
Em nota, a CNM comentou o reajuste do piso nacional dos professoresl anunciado pelo Ministério da Educação. Segundo a confederação, "a entidade reconhece a necessidade de valorização desses profissionais, mas alerta para os graves impactos à gestão da educação e às finanças municipais, que totalizam mais de R$ 8,7 bilhões. Isso porque – pelos critérios atuais de reajuste – o crescimento do piso é muito acima da inflação ou de qualquer outra correção".
Durante a live o presidente também anunciou, ao lado do secretário de Cultura Roberto Alvim, o lançamento do Prêmio Nacional das Artes que irá destinar mais de R$ 20 milhões para produção artística nas cinco grandes regiões brasileiras.
O prêmio terá sete categorias, eruditas e populares, e prevê a seleção de cinco óperas, 25 espetáculos teatrais, 25 exposições individuais de pintura e 25 exposição de escultura, 25 contos inéditos, 25 CDs musicais originais e até 15 propostas de histórias em quadrinhos.
O edital será publicado na próxima semana no Diário Oficial da União e no site da Secretaria Especial da Cultura. O repasse de recursos entre as regiões será dividido de forma igual.
Durante a transmissão, o presidente também comentou a queda histórica dos juros básico da economia, Taxa Selic a 4,5% ao ano e a esperada redução da dívida pública com a baixa dos juros. O presidente salientou a redução dos custos de empréstimos da Caixa Econômica Federal e a diminuição de pessoas inadimplentes. Bolsonaro salientou que a queda de juros ocorre “sem canetada” e “sem interferência”, mas por causa do ambiente de recuperação econômica.
O presidente comemorou a prioridade anunciada pelo governo dos Estados Unidos para que o Brasil se torne membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e lembrou a edição de nova medida provisória que ajusta o salário mínimo dos atuais R$ 1.039 para R$ 1.045.
Além do ministro da Educação e do secretário de Cultura, participou da transmissão o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

MORRE O GRANDE LUIZ VIEIRA!!!

Luiz Vieira, cantor e compositor, morre aos 91

Cantor estava internado no Rio de Janeiro após ter passado mal em casa. Ele foi responsável por sucessos como Menino Passarinho, Paz do meu amor, Menino de Braçanã, entre dezenas...

MORRE NO RIO, AOS 91 ANOS, O GRANDE LUIZ VIEIRA
Ricardo De Benedictis
Ele estava internado no Rio de Janeiro após ter passado mal em casa. E foi responsável por sucessos como Menino Passarinho
A imagem pode conter: 1 pessoa, a sorrir, closeup
Reprodução/Facebook
Luiz Vieira, compositor e radialista, morre aos 91 anos 1:10
Luiz Vieira, compositor, radialista e cantor, morreu nesta quinta (16/01/2020), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Pernambucano radicado no RJ, o artista estava internado na Casa de Saúde José, no Rio, teve uma parada cardíaca e não resistiu, de acordo com o jornal O Globo.
Nascido em Caruaru (PE), Vieira mudou-se para o Rio ainda na infância. Autor de mais de 500 músicas, o compositor já teve obras gravadas por grandes intérpretes, m´sicas que marcaram a MPB como o que há há de melhor em nossa memória musical.
Lembro-me dele em Salvador, nos anos 1960, quando se hospedava no Hotel da Bahia, no Campo Grande e tinha um programa ao vivo na TV de Salvador, época esta do seu maior sucesso.
Era um gênio da raça e deve ser homenageado pelo amor que devotou ao Brasil.
Tinha uma voz linda e sua música era um enlevo só. "Menino de Braçanã" - É tarde, já vou indo, /preciso ir embora/, té manhã. Mamãe quando eu saí disse, bichinho não demora em Braçanã/... Se eu demoro mamãezinha tá a me esperar/ pra me castigar?... Tá doido moço nun faço isso não/vou embora vou sem medo da escuridão/ quem anda com Deus não tem medo de assombração/e eu ando com Jesus Cristo no meu coração....Ô, ôô,....
MENINO PASSARINHO: QUANDO ESTOU NOS BRAÇOS TEUS/SINTO O MUNDO BOCEJAR...A....QUANDO ESTÁS NOS BRAÇOS MEUS,/SINTO A VIDA DESCANSAR/ NO CALOR DO TEU CARINHO/SOU MENINO PASSARINHO/COM VONTADE DE VOAR.../SOU MENINO PASSARINHO/COM VONTADE DE VOAR....
PAZ DO MEU AMOR: Você é isso, uma beleza imensa/toda a recompensa/de um amor sem fim/ Você é isso/uma nuvem calma/no céu de min'alma/é ternura em mim/Você é isso/estrela matutina/Luz que descortina/um mundo encantador/...Você é isso/Parto de ternura/lágrima que é pura/Paz no meu amor....
Outras dezenas poderíamos acrescentar, mas deixamos isso para a imaginação daqueles que curtem a maravilhosa Música Popular Brasileira, agora órfã do nosso patrício inesquecivel, Luiz Vieira. Descanse em paz, amigo. Que Deus o receba de braços abertos com um coral celeste entoando suas belas composições! RICARDO DE BENEDICTIS.
Peço aos amigos que divulguem e compartilhem , por favor!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

EUA ALERTAM TURISTAS PARA INSEGURANÇA NO BRASIL

EUA aumenta alerta de segurança para viagens ao Brasil 'devido a crimes', diz comunicado
Foto: Reprodução / G1
O Departamento de Estado dos Estados Unidos aumentou nível de alerta para turistas que viajam para o Brasil. A medida foi tomada devido ao aumento do risco de crimes. A indicação foi publicada em um comunicado (veja o comunicado) direcionado para aqueles que visitam determinadas áreas, como favelas, áreas de fronteira além de algumas regiões administrativas do Distrito Federal. 

O governo americano divulgou nesta terça-feira (14), o alerta de segurança para o Brasil é nível 2, em que é recomendado aumentar cautela. Os níveis vão de 1 a 4. No caso das áreas especificadas, o nível sobre para 4, em que o governo norte-americano não recomenda a viagem. Funcionários do governo dos Estados Unidos também só podem visitar esses locais com autorização prévia.

O comunicado pede para que evitem "quaisquer áreas a menos de 150 km / 100 milhas das fronteiras terrestres do Brasil com Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Paraguai devido a crime. (Nota: isso não se aplica ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu ou ao Parque Nacional do Pantanal.) Empreendimentos informais de habitação (comumente referidos no Brasil como favelas, vilas, comunidades e / ou conglomerados) a qualquer hora do dia devido a crimes".

No texto ainda consta um resumo do país, que revela que o Brasil possui "crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns nas áreas urbanas, dia e noite. A atividade de gangues e o crime organizado é generalizada. Assaltos são comuns. Os funcionários do governo dos EUA são desencorajados a usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido ao risco elevado de assalto e agressão a qualquer hora do dia e, especialmente, à noite".

Caso o viajante decida por viajar para terras brasileiras, o governo pede para leiam as instruções de conduta no Brasil.

"Esteja ciente de seu entorno. Não resista fisicamente a nenhuma tentativa de assalto. Tenha cuidado ao caminhar ou dirigir à noite. Evite caminhar nas praias depois de escurecer. Não exiba sinais de riqueza, como usar relógios ou jóias caras. Seja extremamente vigilante ao visitar bancos ou caixas eletrônicos.Tenha cuidado nos principais centros de transporte ou nos transportes públicos, especialmente à noite. Os passageiros enfrentam um risco elevado de roubo ou assalto usando transporte público de ônibus municipal em todo o Brasil. Tenha mais cuidado ao caminhar em áreas isoladas. Inscreva-se no STEP (Programa de inscrição para viajantes inteligentes) para receber alertas e facilite a localização de você em uma emergência", explica.