sábado, 31 de dezembro de 2022

BOLSONARO VAI COM FAMÍLIA PARA OS EUA:

 

Bolsonaro viaja aos Estados Unidos

O presidente Jair Bolsonaro deixou o Brasil, nesta sexta-feira, com destino aos Estados Unidos.

Após fazer uma transmissão na internet pela manhã, quando quebrou o silêncio que mantinha desde o fim do segundo turno, o ainda presidente embarcou para Orlando. O avião decolou por volta das 14h.

Com isso, ele não deve mesmo passar a faixa ao futuro presidente Lula no próximo domingo.

No Diário Oficial da União, foi publicada a autorização para cinco servidores federais se afastarem do país para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal ao futuro ex-presidente. Os assessores ficam nos Estados Unidos entre os dias primeiro e 30 do próximo mês.

Na ausência de Bolsonaro, quem responde como presidente é o vice, Hamilton Mourão.  

Está agendado, para sábado, um pronunciamento de Mourão que será transmitido por todas as rádios e TVs, a partir de 20h.

MORRE O PAPA BENTO XVI

 

Morre Bento 16, o dogmático papa marcado por crise, polêmicas e renúncia

Papa Bento 16 surpreendeu o mundo ao renunciar em 2013
Papa Bento 16 surpreendeu o mundo ao renunciar em 2013

Bento 16, o papa emérito que liderou a Igreja Católica por oito anos, morreu neste sábado (31/12) aos 95 anos.

"É com pesar que informamos que o papa emérito faleceu hoje às 9h34 (hora local) no monastério Mater Ecclesiae", informou o Vaticano em nota.

Sua saúde frágil fora citada como motivo de sua renúncia, em 2013, e nos últimos dias o papa Francisco havia pedido orações para seu antecessor.

Bento 16 pegou o mundo inteiro de surpresa em 2013. Em quase 600 anos, nenhum papa renunciara ao posto, que se confundia com o próprio indivíduo. O papado era um papel exercido pelo resto da vida.

Entretanto, não foi para Bento 16, o pontífice de número 265 desde que São Pedro esteve à frente dos primeiros fiéis cristãos e iniciou a série de quase 2 mil anos de líderes da Igreja Católica. Em 11 de fevereiro de 2013, aos 85 anos e falando em latim, o papa disse a cardeais em Roma que "suas forças, devido à idade avançada, não eram mais adequadas" para o papel. Bento 16 decidira deixar de ser papa ainda em vida, abandonando o posto no dia 28 daquele mês.

O último papa a renunciar fora Gregório 7º, no ano de 1415 - 598 anos antes da surpreendente decisão de Bento 16. Mais de um século antes, no auge da Idade Média, Celestino 5º abdicou em 1294, apenas cinco meses depois de assumir o trono.

Bento 16 disse que nunca tivera o desejo de se tornar papa e que, quando João Paulo 2º morreu, no mesmo ano de 2005, estava na verdade pensando em sua aposentadoria. No entanto, se ele ou qualquer um dos cardeais que o escolheram imaginaram um papado breve e de poucos acontecimentos, estavam errados. Bento 16 assumiu o comando da Igreja Católica quando começava uma das mais graves tempestades enfrentadas pela instituição em décadas: o escândalo sobre abusos sexuais por padres católicos.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

HOMENAGEM AO REI PELÉ!

 REI MORTO, REI POSTO?

Ricardo De Benedictis

Vitória da Conquista, 29 de dezembro de 2022

A morte de Pelé marca este fatídico ano de 2022 quando perdemos um verdadeiro batalhão de amigos e de figuras do mundo artístico-cultural, aqui e no nosso Brasil.

Há uma antiga frase, dita na época em que os reinados se sucediam, mundo afora, ‘REI MORTO, REI POSTO’.

No mundo político é assim que funciona, mas não no sentido de um ser melhor ou mais importante que o outro. Apenas porque há uma sucessão natural que já se traz de berço, tendo em vista os laços consanguíneos dos herdeiros, nos regimes de países como Inglaterra e outros.

Entretanto, o título de REI que o Comitê Olímpico Internacional concedeu a Pelé, o nosso ‘Rei Pelé’, para esse não há sucessor. Ele recebeu o título de Atleta do Século, representando todos os esportes praticados no mundo e para esse laurel, não há como se aplicar a máxima de rei morto, rei posto.

A morte de Pelé é um acontecimento que o mundo inteiro pranteia, mesmo sabendo que ele como pessoa humana era mortal. A sua performance de jogador de futebol, um craque sem parâmetros com qualquer outro, isso jamais terá sucessão.

Quem sabe, no final do século XXI o Comitê Olímpico Internacional venha a premiar algum atleta como atleta do século. Se isto acontecer, mesmo assim, Pelé continuará sendo o Rei do Futebol, Maior atleta do século XX.

Registro essa pequena homenagem ao grande craque que tive a glória de ver jogar algumas vezes na antiga Fonte Nova, no Estádio Octavio Mangabeira. E como tudo no Brasil e na Bahia, nada perdura à sanha indomável da inveja e da falta de caráter, acharam um jeito de dar o nome de uma cerveja de quinta para o estádio que leva o nome de um ex-governador da Bahia, um intelectual de escol, homem honesto que honra a Bahia e o Brasil, mas que uma ‘vanavaga’ qualquer, na ânsia de superfaturar para a Copa de 2014, deixou em segundo plano, algo que deveria ter preservado.

Salve o Rei Pelé, Primeiro e único de todos os tempos! Que Deus receba sua alma e que descanse em paz! 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

MORRE O DIRETOR DO LABO, ONILDO PEREIRA DE OLIVEIRA FILHO:

 

Onildo Pereira de Oliveira Filho, aos 65 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Com muita tristeza o BLOG DO ANDERSON informa o falecimento de Onildo Pereira de Oliveira Filho na noite desta terça-feira (27). Aos 65 anos, Onildo Filho faleceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde chegou transferido do Hospital São Vicente de Paulo, onde deu entrada no dia 7 de dezembro.

Farmacêutico de Analises Clínicas, Doutor Onildo Filho praticava ciclismo quando sofreu duas paradas cardiorrespiratórias na Zona Rural de Vitória da Conquista. Diretor do Laboratório Oliveira (LABO), Onildo deixa esposa, filhas, netos e muitos amigos.

Aos familiares e amigos, registramos nossos votos de pesar extensivos à comunidade conquistense.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

MORRE O POETA ANTONIO VIEIRA!

 

Antônio Vieira e Silva Filho, aos 73 anos

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Aos 73 anos partiu Antônio Vieira e Silva Filho. Poeta, dedicado as artes,  Antônio Vieira contribuiu com a literatura como escritor e poeta. Lutando pela vida em decorrência de complicações de Saúde, Vieira estava no Hospital SAMUR onde faleceu ao meio dia deste domingo (25). Primo carnal do radialista Jânio Vieira de Freitas, ele deixa esposa, três filhos e muitos amigos que conquistou nas artes e também com a sua profissão exercida por quase três décadas na lendária Farmácia Torres [Rua da Misericórdia]. A fotografia acima é um dos diversos registros do BLOG DO ANDERSON na sede da Academia Conquistense de Letras, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

“É com imenso pesar que a Academia Conquistense de Letras informa o falecimento de António José Vieira, esposo da Confreira Rosana Temóteo, fato que nos deixa em situação de tristeza. António Vieira deixa-nos o legado de alegria que emana da própria vida, construído durante sua temporada na Terra. Nossos votos de paz e serenidade para a Confreira Rosana Temóteo e seus familiares”, destacou a ACL. Uma das grandes testemunhas da trajetória de Vieira, Iraquitan Pereira dos Santos, deixou a sua mensagem: “desejo o melhor caminho que Deus possa dar para ele e que conforte o coração de todos nós”. O funeral acontece no Salão Nobre da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 04 – ao lado da Capelinha do São Vicente], das 7 às 10h30min desta segunda-feira (26). Aos amigos e familiares, os nossos sinceros sentimentos.

NOTA DE RICARDO DE BENEDICTIS

Em breve este blog fará uma homenagem especial ao pranteado poeta e amigo de todas as horas Antonio Vieira e Silva Filho.

Estivemos no velório e cumprimentamos sua companheira Rosana Temóteo, familiares e amigos presentes, entre eles, Antonio Teixeira, Iraquitan Pereira dos Santos, Vicente Quadros Silva Filho, Neusa Pecce, entre outros amigos, alguns dos quais não pude reconhecer em virtude das máscaras que usavam  em função da COVIDE.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

SALVE A ARGENTINA!

ARGENTINA É CAMPEÃ MUNDIAL!

POR QUE DEVEMOS CELEBRAR?

Ricardo De Benedictis

 

Ainda no ranço político que nos impede de ser coerentes, muitos sul-americanos, entre eles, muitos brasileiros, torceram para a França levar o título da Copa do Mundo.

Depois que nossa Seleção Brasileira caiu para a Croácia, mesmo sabendo das dificuldades, passei a torcer por Marrocos. E como eu, alguns parentes e amigos.

É quase impossível separar o mundo esportivo da política e esse fato nos leva a erros quase sempre.

Entretanto, quando a França foi para a final contra a nossa vizinha Argentina, e com a queda de Marrocos, passei a torcer para os argentinos. E neste dia 18 de dezembro, eis que os platinos tiraram o doce da boca de Macron.

Di Maria e Messi, seguidos por toda a equipe portenha, venceu a França nos pênaltis e sagrou-se campeã da Copa do Mundo de Futebol, depois de muita luta e muito sofrimento. O Lionel Scalone, como técnico e o Lionel Messi, como capitão da equipe, deram tudo que puderam para vencer. Foi uma vitória maiúscula. E verdade seja dita, Argentina e França foram as melhores equipes que tivemos nesta Copa de 2022.

Nossa seleção é Pentacampeã e meu raciocínio me fez seguir o caminho pragmático: - Quem é uma ameaça à nossa soberania na Amazônia, França ou Argentina? A resposta é França.

- Quem prejudica nosso comércio exterior e nos persegue no agronegócio? Resposta. França. Quem deve ser tri-campeã, França ou Argentina? Argentina.

Paris é considerada a ‘Cidade Luz’. A França foi sempre opressora em sua bestial tentativa de invadir e conquistar o mundo. É uma espécie de ave de rapina. E que vá rapinar em outro terreiro!

Paris é a capital ideal para a parasitagem ideológica da esquerda mundial. Os franceses querem os negros para defenderem suas cores, mas são racistas e péssimos vizinhos para os brasileiros. E são péssimos colonizadores.

Salve a Argentina, Campeã Mundial de Futebol!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

BOLSONARO MANDA DOIS VEÍCULOS NOVOS PARA CONSELHO TUTELAR E DO IDOSO:

Prefeitura recebe do Governo Federal mais dois carros destinados aos conselhos do Idoso e Tutelar

Secom/PMVC

Na manhã desta terça-feira (13), em Salvador, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, representou a prefeita Sheila Lemos na solenidade de entrega de dois carros pelo Governo Federal. O município foi contemplado em editais e os veículos são destinados ao Conselho Municipal do Idoso e ao Conselho Tutelar.

Segundo o secretário Michael, o resultado dos editais demonstra a capacidade técnica das equipes da gestão municipal, “como também o compromisso do Governo para Pessoas em buscar alternativas de fortalecimento das políticas sociais, em especial àquelas que atendem à população mais vulnerável”.

O primeiro carro, um Fiat Cronos, veio a partir do edital do Programa de Equipagem e de Modernização da Infraestrutura dos Órgãos, das Entidades e das Instâncias Colegiadas de Promoção e de Defesa dos Direitos Humanos, que tem por objetivo equipar Conselhos Tutelares, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O segundo carro, um Fiat Pulse Drive, foi contemplado a partir de edital de chamamento público do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e será utilizado nas ações do Conselho Municipal do Idoso.

Além dos dois veículos, a Prefeitura de Vitória da Conquista foi contemplada em edital de equipamentos para o Conselho do Idoso, que receberá 16 computadores, impressora, projetor de imagem, duas Smart TVs de 50 polegadas, caixa acústica e um bebedouro.

 

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

TSE FAZ DIPLOMAÇÃO DE LULA E ALKIMIM:

 Lula e Alkimim são diplomados pelo TSE , eleitos Presidente e Vice da República

Foto: Edição

Em cerimônia que duroupouco mais de uma hora e sob forte esquema de segurança em Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diplomou nesta segunda-feira (12) Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho como presidente e vice-presidente da República para mandatos de quatro anos que se iniciam no próximo 1º de Janeiro. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, assinou os diplomas de Lula e Alckmin, um ato indispensável para a posse dos dois que confirma que os candidatos escolhidos pelos eleitores nas urnas eletrônicas cumpriram todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.

Aos 77 anos, Lula venceu o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa ao Palácio do Planalto e foi eleito para o terceiro mandato presidencial. Segundo o TSE, cerca de mil pessoas foram convidadas para assistir à solenidade, entre autoridades dos três Poderes e políticos. A cerimônia foi sóbria e não contou com o cumprimento das autoridades após a diplomação. O esquema de segurança das imediações do prédio do tribunal foi reforçado. Havia o temor de manifestações de simpatizantes de Bolsonaro, o que não ocorreu. 

O presidente jamais reconheceu publicamente a derrota para Lula e há anos vem tentando lançar suspeitas sobre o Sistema Eleitoral Brasileiro.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

MORRE O MÚSICO CONQUISTENSE JORGELEY MELLO FONSECA:

 Morre Jorgeley Mello Fonseca, aos 69 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista perde um dos seus talentos culturais que fez muito sucesso ao lado de outros músicos da sua geração. Aos 69 anos, Jorgelay faleceu na sexta-feira (9). “Amigos, mais um grande talento que a cultura de Conquista, Feira e Cachoeira perdem. Jorgeley tinha uma voz belíssima e composições maravilhosas, com grande sucesso em vários festivais de música nas décadas de 70 a 90. De Conquista se mudou para Feira, retornando no Festival de Música da Civub, onde ficou com a terceira colocação com a música Êxodus, já na etapa estadual.

Nos últimos anos estava residindo em Cachoeira de São Félix. Durante as gravações do Troféu Conquistense de Música, ele esteve no Estúdio Tapwin. Sempre “viajado” , porém de uma lucidez e simpatia cativante, Jorgelay é mais um dos nossos artistas que parte de forma prematura e deixa saudades”, escreveu Chico Luz. Pelas Redes Sociais e também em mensagens diretas ao BA, outras personalidades se manifestam sobre o passamento de Jorgeley que ensaiava para um espetáculo na Joia do Sertão Baiano.

Informações: BLOG DO ANDERSON

RICARDO DE BENEDICTIS

Jorgeley era guitarrista e se apresentava com guitarras bifurcadas de diferentes sonoridades, o que lhe emprestava uma especial visão no palco. CANTAVA BEM E ERA UM BOM COMPOSITOR.

Participou com boas músicas dos FIB, Festival de Inverno da Bahia que patrocinamos e dirigimos de 1984 a o ano 2000, em 10 edições, com gravação de discos em vinil, Cds, impressão de livros, além da realização de duas bienais de Artes Plásticas e várias Exposições anuais que entraram para o Calendário artístico da Bahia. 

Os blogues CIDADE EM FOCO  e OPINIÃO DA IMPRENSA prestam sua homenagem a um dos pilares da música em Vitória da Conquista e na Bahia. Ultimamente morava em Cachoeira depois de ter vivido muitos anos em Feira de Santana. Que Deus o tenha e guarde!

 

domingo, 11 de dezembro de 2022

TITE, O VILÃO DA SELEÇÃO!

 

Brasil perde nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo 2022. Depois de um jogo dificílimo, contra um adversário muito fechado, a Seleção Brasileira foi derrotada pela Croácia nos pênaltis e se despediu da competição.

Na segunda etapa do tempo extra, a Seleção Brasileira tentou controlar a partida, mas a Croácia, que precisava do resultado, reuniu forças e, durante um contra-ataque, chegou ao gol de empate com Petkovic, encaminhando o duelo para as penalidades máximas.

A Seleção Brasileira começou as penalidades desperdiçando o primeiro pênalti, após finalização de Rodrygo. O segundo erro aconteceu após um chute de Marquinhos. Com quatro cobranças convertidas, a Croácia avançou para as semifinais da Copa do Mundo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

CONQUISTA NO QATAR:

Honraria Internacional | presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues é homenageado pela FIFA no Catar

FotoS: Rafael Ribeiro | CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues Gomes, foi homenageado pela FIFA [Federação Internacional de Futebol] nesta quinta-feira (8), em solenidade no Estádio Ahmed Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. A homenagem é o reconhecimento pela CBF ser a associação que mais valoriza a formação acadêmica de excelência do FIFA Master em seus quadros. Fatma Samoura, secretária-geral da entidade máxima do futebol, participou da solenidade. “Recebo esta homenagem com muita alegria. É o reconhecimento do compromisso que sempre tive com a excelência na minha vida. Venho de origem humilde. Enfrentei muito preconceito.

Luto a vida inteira contra o racismo. Sempre tive que estudar mais e trabalhar mais que todos à minha volta. Sei a importância que o estudo tem para a vida profissional e para a formação do caráter das pessoas”, disse Ednaldo Rodrigues, que é de Vitória da Conquista, durante a condecoração. Em quase nove meses da gestão de Ednaldo Rodrigues, foram 104 iniciativas realizadas em conjunto com a FIFA. Vale lembrar que a CBF é pioneira entre os membros da entidade máxima do futebol a estabelecer escritórios e projetos dedicados à cooperação técnica ampla e permanente com a FIFA. E não para por aí. A partir do ano que vem, a CBF terá dois escritórios no exterior: na França e nos Estados Unidos da América. O objetivo é firmar parcerias comerciais, bem como fomentar projetos para o futebol de base, feminino, programa sociais, entre outros.

Criado há mais de 20 anos por Gianni Infantini, à época secretário Geral do Centro Internacional de Estudo do Esporte e hoje presidente da entidade máxima do futebol, o FIFA Master é o maior celeiro de talentos para a gestão do futebol no planeta e será mais um ponto de desenvolvimento do Futebol Brasileiro. “Espero poder contar ainda mais com essa rede de profissionais do melhor mestrado do mundo nos desafios para pacificar e purificar o Futebol Brasileiro. E para isso, anunciamos hoje o compromisso de viabilizar bolsas de estudo para que cada vez mais brasileiros possam ter acesso a esta formação tão privilegiada”. “Estes profissionais nos ajudarão tanto nas questões internas no Brasil quanto no firme propósito de internacionalização do Futebol Brasileiro. Não por acaso, a CBF é a primeira associação membro a estabelecer um escritório de projetos dedicado à cooperação técnica permanente com a FIFA”, declarou o dirigente.

Neste primeiro ano de mandato à frente da CBF, Ednaldo Rodrigues tem se esforçado para tornar a CBF ainda mais profissional e capacitada para o desenvolvimento do Futebol Brasileiro e Mundial. “A CBF é uma confederação séria, transparente. Precisa ser assim para que não se repita erros do passado. Não tem que ser mais ou menos transparente. Tem que ser totalmente transparente. Não tem como ter dois lados. Tem que estar do lado da verdade e da transparência. Parabéns pelo evento e que continuamos trabalhando em prol do futebol no mundo. Essa parceria da CBF com a FIFA vai nos trazer muitos frutos”, finalizou.

MERECIDAS HOMENAGENS:

Ex-vice-prefeita Irma Lemos e escritor Durval Menezes são homenageados pela Secretaria de Educação

Secom/PMVC

O saguão do Planetário Professor Everardo Públio de Castro foi palco de homenagens prestadas a duas personalidades nascidas no Distrito de Iguá, zona rural de Vitória da Conquista: a ex-vice-prefeita Irma Lemos e o historiador e escritor Durval Lemos Menezes. O evento, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (7), contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, autoridades, familiares e amigos dos homenageados, muitos também originários do distrito.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o evento rendeu, além das homenagens, o encontro de personagens do livro de Durval, intitulado: “A Conquista das Mulheres – Passado e Presente”. A obra foi lançada no mês de novembro, no 1º Festival Municipal de Cultura e Educação (Festeccon) e traz registros biográficos de 50 mulheres que compõem a história de Vitória da Conquista.

Nascida no Iguá, no povoado de Lagoa de José Luís, Irma Lemos rememorou os primeiros passos na política, habilidade a qual atribui ter aprendido com o tio, Dante Menezes – pai de Durval. Irma é personagem importante do livro, que destaca sua trajetória como a primeira vice-prefeita e primeira mulher a assumir a Prefeitura, por ocasião das férias do então prefeito, Herzem Gusmão, em outubro de 2019.

A prefeita demonstrou emoção ao ver a trajetória de sua mãe reconhecida e contada na obra de Durval. Sheila ainda mencionou a ocasião de ter assumido a Prefeitura e que, a exemplo de sua mãe, procura governar com trabalho e responsabilidade. “Vejo com muita alegria as homenagens feitas à minha mãe sendo acompanhadas por tantos amigos. Ela sempre fez tudo com muito amor e dedicação, desde quando era uma “menina da Lagoa de José Luís”, destacou Sheila.

Antes da sessão de autógrafos, Durval Menezes discursou sobre as personagens do seu livro e comentou sobre o caráter de uma gestão liderada por uma mulher.  “Sheila soube com sabedoria e com competência, buscar uma bela composição para seu governo, pois herdou de Irma o seu perfil democrático. Um líder se faz pela vontade do povo e Vitória da Conquista é feita por mulheres cultas e dinâmicas que estão muito bem representadas aqui”, declarou o memorialista.

Ao final da cerimônia, a ex-vice-prefeita Irma e o autor Durval foram presenteados com uma placa pela prefeita e pelo anfitrião do evento, o secretário de educação, Edgard Larry.

Sobre o autor

Nascido no distrito de Iguá, Durval Menezes foi secretário municipal de Educação e Cultura no governo do prefeito Nilton Gonçalves, entre 1971 e 1973. É autor de obras que têm em comum o registro de personagens e aspectos sociais da história conquistense. Entre seus lançamentos, destacam-se O Poeta do Mulungu, A Conquista dos Coronéis e O Pedralismo – Um Fenômeno Social.

O livro foi impresso com recursos municipais, numa tiragem de mil exemplares, e não pode ser comercializado. Uma parte ficará com o autor. A outra será tombada pela Prefeitura, que se encarregará de distribuir os livros entre instituições de ensino e bibliotecas.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

DR ONILDO OLIVEIRA, INTERNADO:

 

Doutor Onildo Oliveira segue em recuperação no Hospital São Vicente de Paulo

Foto: BLOG DO ANDERSON

Segue na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paulo, o bioquímico Onildo Pereira de Oliveira Filho, diretor do Laboratório Oliveira Limitada (LABO). Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) na manhã desta quarta-feira (7) após um mal subido quando retornava de uma trilha de bicicleta. NOSSO BLOG se solidariza com o amigo e familiares, confiante numa breve recuperação do Doutor Onildo, que também é farmacêutico, advogado e empresário.

Fonte:  BLOG DO ANDERSON

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

COLUNA DO EDITOR

RODA VIVA EM FOCO

Ricardo De Benedictis

Assisto com certa frequência o programa de entrevistas da TV Cultura de São Paulo, o RODA VIVA, há alguns anos.

Desta feita, o entrevistado foi Fernando Gabeira, ex-terrorista, ex-deputado federal, atual jornalista, repórter, comentarista, documentarista, um homem inteligente, e de cuja maneira de abordar os fatos nos deixa à vontade para pensar nas nossas idas e voltas pelo mundo nem sempre claro do pensamento socialista.

O programa foi dirigido por Vera Magalhães e contou com participação dos jornalistas Dora Kramer, Luiz Carlos Azedo, Ancelmo Gois, Carla Vilhena e Vera Iaconelli.

Logo de início os entrevistadores levaram Gabeira às cordas com perguntas longas tratando de assuntos, cujas respostas demandariam muito tempo e foram rechaçados com o jeito Gabeira de ser. Ele evitou o tempo todo de entrar no ataque frontal a Bolsonaro, que era a intenção inicial dos entrevistadores e passou a responder com muita calma e parcimônia as perguntas sobre corrupção nos governos que o antecederam e no atual. Nisso Gabeira referiu-se às ‘rachadinhas da família Bolsonaro’ e ao fato do presidente ‘ter influenciado seus filhos a ingressarem na vida pública’. Também em relação à lavajato, foi sincero ao afirmar que achou errado no final, quando os procuradores tentaram criar uma Fundação com parte do dinheiro que, segundo ele, deveria seguir para o Tesouro Nacional, saqueado pelo PT e seus puxadinhos, nos governos Lula e Dilma. Mas reconheceu normal a aproximação extra-processual entre juízes e procuradores, quando os fatos demandam ações de alta incidência criminal e que necessitam interação para seu sucesso. Por outro lado, mostrou-se avesso às conversas da ‘vazajato’ sem, entretanto, emitir opiniões mais aprofundadas.

Ancelmo Gois pareceu-nos adoentado, com a fisionomia abatida e participou menos do programa. Dora Kramer, inicialmente agressiva, recuou em seus ataques, Vera Iaconelli agressiva, não teve muito sucesso em seus arroubos contra Bolsonaro e Carla Vilhena, idem. Quanto a Luiz Carlos, mostrou-se respeitoso e conversou com Gabeira numa espécie de papo informal. Vez por outra a Vera interrompia Gabeira e em algumas oportunidades chegou a irritá-lo, quando cortava suas frases e seu raciocínio.

Gabeira reiterou que a esquerda não é a mesma e que Lula parece pensar como em 2003, mas que o mundo mudou muito e certos conceitos devem ser revistos. Disse ainda que provavelmente a Direita volte mais à frente, fenômeno que vem se dando em boa parte do Planeta.

Perguntado sobre a questão das gerações vindouras, Gabeira disse o que é óbvio para uns, mas nem tanto para outros, ‘nós somos movidos muito mais pelas perguntas e a cada tempo temos menos respostas’ em síntese, foi o que depreendemos da sua fala.

Por fim, achamos bom o programa, mas a falta de um viés que trouxesse o desastre causado pelos governos petistas às estatais, parecia tabu. Não se tocava. Gabeira ainda fez uma crítica leve a Alexandre de Moraes e ao inquérito criado por Toffoli do qual ele é relator, ‘e tudo ficou como dantes no Quartel de Abrantes’.