Secom/PMVC
A vacinação dos idosos a partir de 80 anos começou com movimentação intensa na manhã desta sexta-feira (5), e todo o estoque de 1.700 doses disponíveis para esse público foi esgotado, nesta tarde, nos pontos de vacinação. Com isso, a estratégia, que estava prevista para acontecer também na segunda-feira (8), foi suspensa. Os idosos que ainda não foram vacinados nessa remessa devem ficar atentos aos canais oficiais da Prefeitura, pois, assim que houver próxima reposição de doses enviadas pelo Governo do Estado, será divulgada a retomada da estratégia.
Hoje, no drive-thru montado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Dona Helena Glass, de 85 anos, foi a primeira da fila a ser vacinada e relatou emocionada: “Quero ver meus netos e bisnetos crescerem. É claro que agora eu me sinto mais confiante e protegida”.
A filha de dona Helena, Susan Glass, foi logo cedo levar a mãe o tio, Almir Câmara, para garantirem a primeira dose que trouxe muito alívio. “Vim morar aqui em Conquista para cuidar dela e eu fico mais tranquila de poder vaciná-los para diminuir ainda mais os riscos”, conta.
Para o seu João Pio, de 81 anos, “foi muito bom receber essa primeira dose hoje. Só não foi melhor porque eu gostaria que toda população fosse vacinada, mas já é um alívio. Graças a Deus, demorou, mas a gente está conseguindo”.
A estratégia atendeu os idosos no drive-thru da Universidade Federal da Bahia (UFBA); além dos pontos fixos para pedestres na Paróquia Rainha da Paz, Salão Paroquial da Santa Luzia (Urbis V), quadra esportiva da Fainor e na Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI).
Paralelo a esta estratégia, está acontecendo a vacinação de 2ª dose para idosos a partir de 87 anos e 6% dos trabalhadores de saúde que já receberam a primeira a partir do dia 9 de fevereiro.
Fonte: Brasil 61
O laboratório Sinovac, na China, enviou ao Brasil nesta quinta-feira (4) insumos para fabricação de 14 milhões de doses da CoronaVac. Essa matéria-prima para produção da vacina contra a Covid-19 é a maior recebida pelo País até o momento.
O lote enviado nesta semana pelo laboratório chinês tem 8,2 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), acima dos 5,6 mil litros recebidos no dia 10 de fevereiro e dos 5,4 mil litros que chegaram no dia 3 do mesmo mês.
Com os insumos, a previsão é que até o final deste mês, o Instituto Butantan forneça mais 21 milhões de doses do imunizante para todo o Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até o fim de abril, estima-se a entrega de um total de 46 milhões de doses.
A.Brasil
Os clientes do Banco do Brasil (BB) que recebem aposentadorias, auxílios e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão usar o aplicativo da instituição financeira para fazer a prova de vida. A novidade ficou disponível nesta quinta-feira (4) para quem recebe por meio de crédito em conta.
Para os clientes que sacam os benefícios pelo cartão, o serviço estará disponível em breve. Segundo o BB, a prova de vida por meio do aplicativo não apenas traz mais comodidade e segurança aos beneficiários como ajuda no enfrentamento à pandemia de covid-19, ao diminuir a necessidade de comparecimento às agências.
A prova de vida está disponível no menu “Serviços”, na área lateral do aplicativo. Basta o correntista ou poupador clicar em “INSS” e em “Prova de Vida INSS”. O aplicativo pedirá fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para concluir o processo.
As imagens serão analisadas pelo banco. Durante o processo, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio aplicativo se a prova de vida foi aceita e quando ele terá de repetir o processo. Quem tem pendências na realização da prova de vida ao longo de 2020 será comunicado sobre a novidade, assim como os clientes digitais. Os correntistas que ainda não têm o aplicativo instalado receberão o aviso nos caixas eletrônicos.
Obrigatória para aposentados e pensionistas, a prova de vida deve ser feita uma vez por ano, para impedir o bloqueio do pagamento dos benefícios da Previdência Social. No último dia 26, o INSS publicou portaria suspendendo os bloqueios até abril deste ano , em decorrência da pandemia de covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário