sábado, 20 de março de 2021

RICARDO DE BENEDICTIS HOMENAGEIA HERZEM GUSMÃO:

 

HÉRZEM GUSMÃO PEREIRA – Nossa Homenagem

Ricardo De Benedictis



Homenagear os vivos e os mortos é um exercício que devemos praticar, quando achamos que os destinatários merecem tal ato.

Dos vivos, podem os autores esperar algum retorno em forma de gratidão ou mesmo, algum benefício pessoal. Dos mortos, entretanto, que esperar? Nada, além de estarmos em paz com a nossa consciência, pelo sentimento do dever cumprido.

Lembro-me bem que José Pedral, em documentário (áudio-visual) de autoria do meu filho, Ricardo De Benedictis Jr., no qual tive a honra de participar, na parte final da sua manifestação, em tomada feita no Estádio Lomanto Júnior, disse da sua admiração pela grande administração de Jadiel Matos, para afinal, arrematar: “Ele foi o maior prefeito de Conquista” Deu uma pequena pausa e arrematou “... depois de mim”!

Pois bem, respeitando a memória de Pedral, que até Hérzem assumir o cargo tinha sido o maior prefeito de Conquista, gostaria de acrescentar: suplantado apenas por Hérzem Gusmão, em apenas 4 anos de uma laboriosa e criativa administração, que deu a Conquista um aspecto mais moderno e mais humano.

Não irei listar as obras de Herzem para não ser enfadonho. Outros cronistas o farão. Apenas no plano geral, a nova iluminação da cidade, as obras da nova Av. Olívia Flores, as novas alamedas do centro da cidade, a av. Perimetral J. Pedral e a Estação de Transbordo da Av. Lauro de Freitas que terá o seu honrado nome, bastam como exemplo, em apenas 4 anos de mandato. Já que, mesmo vencendo as eleições, não chegou a governar, vitimado que foi pela COVIDE, que o levou ao leito no início de dezembro de 2020, até a última quinta-feira, 18 de março de 2021, quando veio a falecer no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Sua vice-prefeita Sheila Lemos assume ora por diante, de forma efetiva,  o cargo de prefeita de Vitória da Conquista. E desejamos que ela prossiga o trabalho e o planejamento que Herzem deixou, para o bem da comunidade.

 

O COMPLEMENTO ABAIXO, COLHEMOS DO SITE DA RESENHA GERAL:

Filho de Eunildo Gusmão Pereira e Zilda Gusmão Pereira, Herzem Gusmão Pereira nasceu em Vitória da Conquista no dia 2 de junho de 1948 e foi casado com Luci Freire Gusmão, com quem teve três filhos: Thayse, Danilo e Erica, e um neto, Arthur. Bacharel em Direito, fez pós-graduação em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB e apresentou por mais de 40 anos o programa de Rádio de maior audiência do interior baiano, a Resenha Geral, levado diariamente ao ar pela Rádio Clube FM.

Logo após o processo eleitoral de 2020, no dia 7 de dezembro, Herzem Gusmão foi diagnosticado com Covid-19 e internado no Hospital Samur no dia 18 de dezembro. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido em UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reabilitação pulmonar. Após alternar períodos entre a Unidade de Terapia Intensiva/UTI e a Unidade Semi Intensiva, com o agravamento do quadro de saúde foi sedado e intubado no dia 12 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário