COMUNIDADE JUDAICA ALERTA
Movimentos de representação da comunidade judaica no Brasil publicaram alertas para a escalada de crimes tanto de antissemitismo quanto de islamofobia em decorrência da polarização decorrente da guerra Israel–Hamas. Além de repudiar a islamofobia, as entidades ressaltam que tais atitudes acabam afetando as duas comunidades, nenhuma delas envolvida com o andamento do conflito.
“Há uma escalada de casos de crimes de ódio preocupante por conta da guerra e do clima polarizado que as redes criaram. No Rio, o muro de uma sinagoga foi pichado. Em São Paulo, um casal afegão agredido. Islamofobia e antissemitismo são faces da mesma moeda e precisam ser combatidos”, publicou em suas redes sociais o movimento Judeus pela Democracia.
O Instituto-Brasil Israel também se posicionou a respeito, defendendo a integridade do casal. “Assim como nos colocamos de forma veemente contra o antissemitismo, é preciso falar também da islamofobia. O grupo terrorista Hamas não representa a todos os palestinos, muito menos todos os muçulmanos. Não podemos tolerar a importação do conflito contra um grupo terrorista, imputando responsabilidades a pessoas sem qualquer relação com a situação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário