quarta-feira, 31 de agosto de 2022

MORRE GORBACHEV, PRÊMIO NOBEL DA PAZ:

 

Morre Mikhail Gorbachev: 5 razões pelas quais a União Soviética entrou em colapso

Imagem da bandeira soviética em terra seca e seca com rachaduras
A União Soviética chegou ao fim em dezembro de 1991

Esta reportagem foi originalmente publicada pela BBC News Brasil em 26 de dezembro de 2021 e atualizada em 30 de agosto de 2022

Mikhail Gorbachev morreu nesta terça-feira (30/08), aos 91 anos, em Moscou. O russo foi o último líder da União Soviética (URSS) antes de sua dissolução.

Gorbachev renunciou formalmente ao cargo de liderança da URSS em 25 de dezembro de 1991. No dia seguinte, em 26 de dezembro, o Parlamento do país — o Soviete Supremo — reconheceu formalmente a independência de 15 novos Estados, encerrando assim a existência da União Soviética.

Ele havia chegado ao poder em 1985, aos 54 anos. Iniciou uma série de reformas para dar um novo fôlego ao país, que estava estagnado.

Muitos argumentam que essas reformas, conhecidas como Perestroika (reconstrução e reestruturação) e Glasnost (abertura e liberdade de expressão), provocaram o fim do bloco soviético. Outros dizem que não havia salvação para a União Soviética, dada sua estrutura rígida.

Neste texto, a BBC examina as razões subjacentes a um colapso que teve efeitos profundos sobre como a Rússia hoje enxerga a si mesma e interage com o resto do mundo.

Nos últimos anos da União Soviética, as necessidades básicas eram escassas e as filas nas lojas eram comuns

1. Economia

Uma economia em colapso era o maior de todos os problemas da União Soviética. O país tinha uma economia planificada, ao contrário da economia de mercado da maioria dos outros países.

Na URSS, o Estado decidia quanto iria produzir em cada setor (quantos carros ou pares de sapatos ou pães, por exemplo).

Também decidia o quanto desses produtos cada cidadão precisava, quanto tudo deveria custar e quanto deveria ser pago às pessoas.

A teoria era que esse sistema seria eficiente e justo, mas na realidade ele teve dificuldades para funcionar.

A oferta sempre ficou atrás da demanda, e o dinheiro não rendia na mão da população.

Muitas pessoas na União Soviética não eram exatamente pobres, mas simplesmente não conseguiam comprar itens básicos porque nunca havia dinheiro suficiente.

Para comprar um carro, era preciso ficar anos na lista de espera. Para comprar um casaco ou um par de botas de inverno, muitas vezes era preciso ficar por horas na frente das lojas.

Na União Soviética, as pessoas não falavam em comprar algo (kupit), mas em conseguir (dostat).

O que piorou a situação foram os gastos com a exploração espacial e a corrida armamentista entre a União Soviética e os Estados Unidos, que começou no final dos anos 1950.

A URSS foi o primeiro país do mundo a colocar um homem em órbita e possuía um arsenal de armas nucleares e mísseis balísticos altamente avançados, mas produzir tudo isso custou muito caro ao país.

A União Soviética dependia de seus recursos naturais, como petróleo e gás, para pagar por essa corrida, mas, no início da década de 1980, os preços do petróleo despencaram, atingindo duramente a economia já debilitada do bloco.

A política da Perestroika de Gorbachev introduziu alguns princípios de mercado, mas a gigantesca economia soviética era pesada demais para ser reformada rapidamente.

Os bens de consumo permaneceram escassos, e a inflação disparou.

Em 1990, as autoridades introduziram uma reforma monetária que eliminou as poupanças, por mais parcas que fossem, de milhões de pessoas.

A frustração com o governo cresceu.

Por que isso importa hoje?

A escassez de bens de consumo teve um efeito duradouro no pensamento da população depois da queda do bloco soviético.

Mesmo agora — uma geração depois —, o medo de ficar sem produtos básicos ainda persiste.

Esse é um temor poderoso que pode ser facilmente manipulado durante as campanhas eleitorais.

Protesto anti-Gorbachev
Mikhail Gorbachev foi muito festejado internacionalmente, mas tornou-se impopular em casa

2. Ideologia

A política de Glasnost de Gorbachev visava permitir maior liberdade de expressão em um país que passou décadas sob um regime opressor, onde as pessoas tinham muito medo de dizer o que pensavam, fazer perguntas ou reclamar.

Gorbachev começou a abrir arquivos históricos que mostravam a verdadeira escala da repressão sob Joseph Stalin (líder soviético entre 1924 e 1953), que resultou na morte de milhões de pessoas.

Ele encorajou um debate sobre o futuro da União Soviética e suas estruturas de poder, sobre como elas deveriam ser reformadas para seguir em frente.

O político até contemplou a ideia de um sistema multipartidário, desafiando o domínio do Partido Comunista.

Em vez de apenas ajustar a ideia soviética, essas revelações levaram muitos na URSS a acreditar que o sistema governado pelo Partido Comunista — onde todos os funcionários do governo eram nomeados ou eleitos por meio de eleições não contestadas — era ineficaz, repressivo e aberto à corrupção.

O governo de Gorbachev tentou apressadamente introduzir alguns elementos de liberdade e justiça no processo eleitoral, mas era tarde demais.

Por que isso importa hoje?

O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, percebeu desde cedo a importância da ideia de uma nação forte, especialmente para um governo que não é totalmente transparente e democrático.

Ele utilizou um ideário de várias épocas do passado russo e soviético para promover um sentimento nacional de reverência ao seu governo: a riqueza e o glamour da Rússia Imperial, o heroísmo e o sacrifício da vitória na Segunda Guerra Mundial sob Stalin e a calma estabilidade dos anos 1970. A era soviética é ecleticamente misturada para inspirar orgulho e patriotismo, deixando em segundo plano os numerosos problemas da Rússia atual.

Sentimento nacionalista cresceu em toda União Soviética à medida que pessoas nas repúblicas fora da Rússia, como Ucrânia, descobriram sobre opressões do passado

3. Nacionalismo

A União Soviética era um estado multinacional, sucessor do Império Russo.

Consistia em 15 repúblicas, cada uma teoricamente igual em seus direitos como nações irmãs.

Na realidade, a Rússia era de longe a maior e mais poderosa, e a língua e a cultura russas dominavam muitas áreas.

A Glasnost alertou muitas pessoas em outras repúblicas sobre a opressão étnica do passado, incluindo a fome ucraniana na década de 1930, a aquisição dos Estados Bálticos e da Ucrânia ocidental sob o pacto de amizade entre nazistas e soviéticos, além das deportações forçadas de vários grupos étnicos durante a Segunda Guerra Mundial.

Esses e muitos outros eventos trouxeram um surto de nacionalismo e demandas por libertação do bloco.

A ideia da União Soviética como uma família feliz de nações foi fatalmente minada e as tentativas precipitadas de reformá-la, oferecendo mais autonomia às repúblicas, foram vistas como atrasadas.

Por que isso importa hoje?

A tensão entre a Rússia, lutando para manter seu papel central e esfera de influência, e muitos países que faziam parte do bloco socialista permanece.

As relações tensas entre Moscou e os Estados Bálticos, a Geórgia e, mais recentemente, a Ucrânia (com trágicas consequências), continuam a moldar a paisagem geopolítica da Europa.

Mikhail Gorbachev e Ronald Reagan em novembro de 1985
Mikhail Gorbachev, retratado aqui com o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, em 1985, costumava ser creditado pelo fim da Guerra Fria

4. Perdendo corações e mentes

Durante anos, o povo soviético foi informado de que o Ocidente estava "apodrecendo" e seu povo estava sofrendo com a pobreza e degradação sob governos capitalistas.

Essa ideia foi cada vez mais questionada a partir do final dos anos 1980, quando as viagens ao exterior e o contato direto com estrangeiros aumentaram.

Os cidadãos soviéticos puderam ver que em muitos outros países havia um padrão de vida melhor, mais liberdade individual e estado de bem-estar.

A população também conseguiu ver o que suas autoridades tentaram esconder durante anos, com a proibição de viagens internacionais, de estações de rádio estrangeiras (como o Serviço Mundial da BBC) e qualquer literatura e filmes estrangeiros.

Gorbachev foi creditado por encerrar a Guerra Fria e impedir a ameaça de um confronto nuclear ao melhorar as relações com o Ocidente, mas um resultado não intencional dessa estratégia foi que o povo soviético percebeu como a vida no país era precária em comparação com outros lugares.

Gorbachev tornou-se cada vez mais popular no exterior, enquanto enfrentava cada vez mais críticas em casa.

Por que isso é importante hoje?

O governo russo se tornou adepto da manipulação de informações divulgadas pela mídia em seu benefício.

Para evitar comparações desfavoráveis ​​com o resto do mundo, a Rússia é frequentemente apresentada como uma nação única, cultural e historicamente — uma espécie de "guerreiro solitário, cercado por malfeitores".

Realizações científicas, vitória na Segunda Guerra Mundial e herança cultural são continuamente usados ​​em narrativas da mídia para transmitir uma mensagem de excepcionalismo nacional e desviar a atenção dos problemas diários.

Mikhail Gorbachev em 26 dezembro de 1991
Mikhail Gorbachev, visto aqui levantando uma taça em 26 de dezembro de 1991 em sua festa de despedida, era um líder enérgico, mas indeciso

5. Liderança

Gorbachev sabia que uma mudança radical era necessária para impedir uma maior deterioração da economia soviética e da moral pública, mas sua visão de como conseguir isso talvez carecesse de clareza.

Com o fim da Guerra Fria, ele se tornou um herói para o mundo exterior, mas em casa foi criticado por reformadores que achavam que ele não estava tomando a iniciativa. Também virou alvo de conservadores que o acusavam de ir longe demais.

Como resultado, ele perdeu ambos os campos.

Os conservadores lançaram um golpe de Estado fracassado em agosto de 1991 para tentar remover Gorbachev do poder.

Em vez de salvar a URSS, a tentativa malfadada precipitou seu fim. Menos de três dias depois, os líderes do golpe tentaram fugir do país, e Gorbachev voltou ao poder, mas por um breve período.

Boris Yeltsin na Rússia e líderes locais no restante da URSS vieram à baila.

Nos meses seguintes, muitas das repúblicas realizaram seus referendos de independência e, em dezembro, o destino final da URSS foi selado.

Por que isso é importante hoje?

Vladimir Putin é um dos governantes mais antigos da Rússia.

Um dos segredos de sua longevidade é colocar o país em primeiro lugar, ou pelo menos parecer fazê-lo.

Enquanto Mikhail Gorbachev foi criticado por desistir unilateralmente de muitas das posições de força duramente conquistadas pela União Soviética, como a retirada às pressas das tropas soviéticas da Alemanha Oriental, Vladimir Putin luta com unhas e dentes pelo que acredita serem interesses russos.

Putin havia sido oficial da KGB (serviço secreto soviético) na Alemanha Oriental quando o Muro de Berlim caiu, em 1989, e testemunhou em primeira mão o caos da retirada soviética.

Trinta anos depois, ele se opõe categoricamente à aproximação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), como demonstra a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022 e a decorrente guerra.

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

PROFESSOR AZARIAS MATTOS, GRANDE PERDA PARA CONQUISTA:

 

Morre Azarias Maia Mattos, aos 86 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista se despede de um dos seus expoentes da Educação. Aos 86 anos, faleceu o Professor Azarias Maia Mattos. “Hoje o bairro Petrópolis está em luto. É com muita tristeza que falo sobre o falecimento do professor Azarias Maia Mattos que foi professor no Colégio Diocesano e deixou seu legado, um homem muito querido por todos, um exemplo de esposo, de pai, de avô e amigo. Hoje o céu está em festa por receber este grande homem que Deus o receba em seus braços”, declarou Cida Gonzaga. 

O funeral tem início às 19 horas desta segunda-feira (29), no Salão Nobre da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 04 – ao lado da Capelinha do São Vicente] e o sepultamento acontecerá em Nova Canaã na terça-feira (30). Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG DO ANDERSON.

domingo, 28 de agosto de 2022

COM MOTOCIATA E COMÍCIO, FOI GRANDE A PRESENÇA DE PÚBLICO PARA APLAUDIR BOLSONARO, ROMA, RAÍSSA E SEUS CAND´SIDATOS A DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS:

Roma realiza comício com Bolsonaro em Vitória da Conquista

P.Livre

Em comício realizado na cidade de Vitória da Conquista, na manhã deste sábado (27), o candidato a governador da Bahia João Roma (PL), ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que “nesses 200 anos de celebração da Independência do Brasil, a Bahia vai se levantar e vai caminhar de mãos dadas com o Brasil”.

Sobre a virada que espera na Bahia, o ex-ministro da Cidadania fez outro prognóstico: “Bolsonaro é um presidente que é atacado todos os dias e não foi o mais votado nas últimas eleições na Bahia, mas este ano nós daremos a resposta”.

A candidata do PL ao Senado, Raíssa Soares, que discursou antes, disse que “Roma vai mudar o nosso Estado”. “Porque é um homem justo, com conhecimento e é um homem da confiança de Bolsonaro”.

Para Roma, o povo baiano entenderá que é Bolsonaro que vem trazendo os maiores investimentos em infraestrutura para o Estado “após 16 anos de descaso petista com o a Bahia”.

“O PT não entregou sequer um quilômetro de BR duplicada na Bahia”, lembrou o candidato a governador do PL, observando que, com Bolsonaro, os recursos federais passaram a ser destinados a obras no Brasil “e não mais serviram para financiar projetos em ditaduras apoiadas pelo PT em Cuba ou na Venezuela”.

O ex-ministro ainda destacou que o Brasil, após a pandemia e uma guerra na Ucrânia, é a única nação do mundo a registrar deflação, uma economia pujante e atração de investimentos.

“Quem vota em Bolsonaro, vota em Roma na Bahia”. As últimas palavras de João Roma precederam a fala do presidente Jair Bolsonaro, que convocou a população para a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil no 7 de Setembro.

“No próximo dia sete, todos nas ruas. Todos de verde e amarelo. Vamos mostrar ao mundo que estamos unidos no mesmo ideal. Mostrar cada vez mais que somos um só povo, uma só raça, um só país, querendo cada vez mais ocupar o lugar que merece em todo o mundo”.

Ao ressaltar que “o Estado é laico, mas o presidente acredita em Deus”, Bolsonaro enfatizou a defesa da família, DIREITO À PROPRIEDADE, da lealdade ao povo e o respeito aos militares. Assinalou que o Brasil hoje apresenta os melhores números da economia mundial. “O mundo hoje olha para o Brasil, porque sem o Brasil o mundo passa fome”, disse, ao destacar posição contrária ao aborto, à ideologia de gênero e à liberação das drogas. “Defendemos a família verde-amarela!”.

Bolsonaro ainda afirmou que o ex-presidente Lula é o candidato que tem o apoio da rede Globo. “Nós sabemos de quem esse cara é candidato. Ele [Lula] é o candidato da Globo!”. Ele ainda acrescentou que “nós venceremos a tudo e a todos para o bem da grande maioria de nosso povo, que acredita em Deus, na família e na liberdade”.

O presidente ainda disse que inibirá qualquer ação contra a “nossa democracia e a nossa liberdade”, destacando também que defende a iniciativa privada e o legítimo direito à defesa.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

BOLSONARO EM CONQUISTA NESTE SÁBADO:

Bolsonaro fará motocarreata em Conquista neste sábado

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, estará em Vitória da Conquista neste sábado (27) para uma atividade de campanha. O anúncio foi feito pelo candidato a governador da Bahia, João Roma (PL).

De acordo com as informações publicação nas redes sociais, os políticos farão uma motocarreata por algumas ruas da cidade. Ainda não foi informado o horário da chegada do presidente ao Aeroporto Glauber Rocha, nem qual será o trajeto do ato político.

Neste sábado (27), o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca às 8h50, no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista. Em seu retorno à Bahia, ele será recepcionado pela chapa majoritária da coligação “A Bahia de Mãos Dadas com o Brasil (PL,PMB, PROS, Patriotas e Agir36)”, formada por João Roma (PL), candidato a governador da Bahia, Leonídia Umbelina (PMB), vice, e Dra. Raíssa (PL), candidata ao Senado Federal.

Do novo aeroporto, inaugurado por ele, Bolsonaro se desloca com Roma, Leonídia e Raíssa para o estacionamento do antigo terminal aeroviário, onde estará a concentração de motos e carros para a moto-carreata que percorrerá as principais avenidas da cidade.

Depois do passeio por Vitória da Conquista, por volta das 10 horas, o presidente fará pronunciamento em palanque montado na área externa do estádio Lomanto Júnior, uma estrutura já esta sendo preparada no local.

“Com a presença de baianas e baianos de todo o Estado, vamos mostrar mais uma vez nessa grande moto-carreata que a Bahia quer seguir de mãos dadas com o Brasil”, diz o candidato a governador da Bahia, João Roma, que fará o trajeto na garupa da moto do presidente Bolsonaro.

CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL EDILSON GUSMÃO

Além do candidato à reeleição ao Planalto, e do candidato ao governo da Bahia, também estará presente a candidata ao senado, Raissa Soares (PL), além de outros candidatos a deputado que apoiam o presidente, a exemplo de Edilson Gusmão (PL) - irmão do saudoso prefeito Herzem Gusmão.- candidato a deputado estadual. Também faz parte da comitiva o candidato a deputado federal  Geraldo Soares, com vários candidatos a deputados estadual e federal de Conquista e da Bahia.

Informações do Blog da Resenha Geral.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

SALVE NOSSO ZÉ BALEIRO!

Zé Baleiro acreditou, ganhou e recebeu três Honda Pop 100 do Vitória da Sorte

Foto: BLOG DO ANDERSON

Uma das personalidades mais conhecidas de Vitória da Conquista, Zé Baleiro acaba de ganhar três Honda Pop 100. 

Nascido em Boa Nova, José Gonçalves de Souza veio para Vitória da Conquista ainda criança e se transformou no Zé Baleiro, presente em Instituições de Educação e Eventos Culturais e sempre é visto do Centro de Convenções Divaldo Franco ou Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. 

Na tarde da segunda-feira (22) o caminhão do Vitória da Sorte foi até a residência de Zé Baleiro fazer as entregas dos prêmios. 

NOTA DESTE BLOG:

Zé Baleiro nos foi apresentado logo que abrimos o Centro de Cultura ao público, em setembro de 1986.

Daí por diante, ele comparecia diariamente, em dias de shows e apresentações teatrais e atendia a clientele, sendo-lhe destinada uma área na parte externa do Foyer para seus serviços. Quando chovia ele podia atender logo após a entrada. Era ele e um pipoqueiro que também ficava por ali. 

Um cidadão exemplar e solícito, ficamos felizes em saber que ganhou as três motos, desejando-lhe mais sorte ainda, pois ele merece. 

Ricardo De Benedictis

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

BOLSONARO EM CONQUISTA NO SÁBADO, 27:

 

Bolsonaro estará em Vitória da Conquista no próximo sábado (27)

P.Livre

O candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), confirmou a vinda do presidente Jair Bolsonaro, no próximo sábado (27), para cumprir agenda em Vitória da Conquista. “Aproveito a oportunidade para convidar a todos que possam para, no próximo sábado pela manhã, lá em Vitória da Conquista, receber o nosso presidente Bolsonaro e fazer um bonito evento para cada vez mais colocarmos a Bahia de mãos dadas com o Brasil”, disse Roma, em entrevista à Rádio Povo FM, de Jequié.

Ao ser questionado sobre quais mudanças realizaria se for eleito governador, Roma destacou que mudaria a forma de governar para atrair mais investimento e gerar empregos, não utilizando cargos públicos para fazer loteamento de espaço, prejudicando a competitividade. “O que falta hoje na Bahia é justamente essa visão mais moderna e profissional para colocar as pessoas que realmente possam responder por esses serviços básicos para população”, declarou Roma, que defende a indicação de cargos técnicos para gerir o Estado, assim como vem fazendo o presidente Jair Bolsonaro em âmbito nacional.

O candidato a governador do PL disse que as obras que vêm chegando à Bahia durante o governo do presidente Jair Bolsonaro “tornarão Jequié um importante entreposto logístico da Bahia”. Além disso, Roma defendeu uma ação maior para os produtores rurais. “A nossa candidatura é a de um produtor rural, de um irrigante que sabe onde o calo aperta”, disse Roma, que apontou que um produtor leva até cinco anos para conseguir uma outorga d´água e que, por isso, perde investimentos e deixa de gerar emprego.

O ex-ministro da Cidadania disse ainda que vai instituir, no âmbito da Segurança Pública, o programa Rondas Rurais. “O crime se instalou por todo lado da Bahia e também na zona rural, que antes era sinônimo de paz e tranquilidade”, constatou Roma, que voltou a criticar uma fala do governador Rui Costa, do PT, que afirmou que o tráfico de drogas emprega muitos jovens. “Alguém precisa avisar ao governador que isso não é emprego, mas descaminho para a nossa juventude”, disse Roma.

domingo, 21 de agosto de 2022

PADRE CÍCERO TEM BEATIFICAÇÃO AUTORIZADA:

 

Igreja Católica autoriza início da beatificação de Padre Cícero

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

O processo de beatificação do Padre Cícero na Igreja católica foi autorizado pelo Vaticano, anunciou o bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, em missa na manhã deste sábado (20), em Juazeiro do Norte, no Ceará. “Queridos filhos e filhas da Diocese do Crato, romeiros de todo Brasil, é com grande alegria que eu vos comunico nesta manhã histórica que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do dicastério para a causa dos santos, datada do dia 24 de junho de 2022”, começou o bispo. “Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus”, acrescentou. O Vaticano reconciliou o Padre Cícero com a Igreja há sete anos, a pedido do bispo Dom Fernando Panico. Com isso, não havia nada impedindo que se iniciasse o processo de beatificação. Em maio passado, Dom Magnus solicitou a autorização, entregando uma carta ao Papa Francisco durante visita ao Vaticano.

Cícero Romão Batista [Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934] foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.

sábado, 20 de agosto de 2022

DESEMBARGADOR SEBASTIÃO COELHO DA SILVA PEDE APOSENTADORIA POR DISCORDAR DOS RUMOS DO STF:

 CORREGEDOR DO TRE DO DF PEDE APOSENTADORIA POR NÃO CONCORDAR COM DISCURSO DE ALEXANDRE DE MORAES EM SUA POSSE:
 

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O vice-presidente e corregedor do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal, Sebastião Coelho da Silva, anunciou aposentadoria nesta sexta-feira (19), durante a sessão do plenário, afirmando que a atitude era uma reação à sua insatisfação com o Supremo Tribunal Federal e com o discurso de posse de Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Coelho da Silva, que também é desembargador do Tribunal de Justiça, disse que Moraes fez uma "declaração de guerra ao país" em sua fala diante do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-presidentes da República, em vez de promover uma fala de conciliação.

"Estou nesse tribunal há 30 anos, 1 meses e 8 dias", disse Coelho da Silva, comunicando em seguida a aposentadoria.

"Vão me perguntar: 'Por que você vai se aposentar, Sebastião Coelho da Silva'? E eu respondo: sr. presidente, colegas, eu há muito tempo, e eu não posso falar outra palavra, preciso tomar cuidado com elas, há muito tempo não estou feliz com o Supremo Tribunal Federal."

Mais adiante, o vice-presidente e corregedor do TRE-DF disse que esteve na posse de Moraes e afirmou que esperava que o novo presidente do TSE aproveitasse a presença dos ex-presidentes da República, dos principais candidatos e de Bolsonaro "para fazer um conclamação de paz para a nação".

"Mas, ao contrário, o que eu vi, ao meu sentir, o eminente ministro Alexandre de Moraes fez uma declaração de guerra ao país. O seu discurso é um discurso que inflama, é um discurso que não agrega, e eu não quero participar disso."

O desembargador afirmou que irá, em seus últimos dias de atividade, cumprir as leis, mas não "discurso de ministro, seja ele em posse, seja em Twitter, seja ele em redes sociais".

O novo presidente do TSE disse que não iria se manifestar sobre o episódio.

MORRE ATRIZ CLAUDIA JIMENEZ:

 

Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro

Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro (Foto: Globo/Ellen Soares)
Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro (Foto: Globo/Ellen Soares)

A atriz Claudia Jimenez, mais conhecida pelos papéis de Edileuza em "Sai de Baixo" e Dona Cacilda na "Escolinha do Professor Raimundo", morreu na manhã deste sábado (20), aos 63 anos. Ela estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e a causa da morte ainda não foi divulgada pela família.

Segundo informações divulgadas no "É de Casa", a atriz e humorista já havia passado por pelo menos três cirurgias no coração e por tratamento de radioterapia para tratar um câncer no tórax. No entanto, nem o hospital ou a assessoria de imprensa confirmou se a morte foi em decorrência da doença.

Figurinha carimbada na programação da Globo, Claudia Jimenez estreou na emissora em 1979, na série "Malu Mulher". Depois, ela participou de diversos programas humorísticos, como "Os Trapalhões", "Viva o Gordo", "Chico Anysio Show", "Armação Ilimitada", "Zorra Total", "Os Normais", consagrando-se no segmento.

Apesar do sucesso no humor, ela também se aventurou em novelas, como "América", "Sete Pecados" e "Negócio da China", e filmes, tanto como atriz quanto na dublagem. Seus últimos trabalhos no cinema foram em "A Era do Gelo 2" e "A Era do Gelo 3", entre 2006 e 2009. Na TV, seu último papel foi na novela "Haja Coração", de 2016, antes de Claudia se afastar da atuação.

Carreira Nascida na Zona Oeste do Rio em 1959, a estreia de Jimenez nos palcos aconteceu ainda em 1978, quando viveu a prostituta Mimi Bibelô, na primeira montagem do "Ópera do Malandro". Foi isso que a fez chegar na Globo após ser descoberta por Maurício Sherman. A partir daí foi convidada a fazer parte do elenco de "Viva o Gordo" e depois fez participações em "Os Trapalhões". Essa veia cômica serviu de escada para brilhar com Chico Anysio, principalmente na "Escolinha do Professor Raimundo", vivendo a inesquecível Dona Cacilda. Outro sucesso em sua trajetória foi vivendo a doméstica Edileusa em "Sai de Baixo", em 1996. Esteve em novelas como "Torre de Babel" (1998), "... - Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/08/20/morre-claudia-jimenez.htm?cmpid=copiaecola
Morre atriz Claudia Jimenez, aos 63 anos, no Rio de Janeiro A atriz Claudia Jimenez posa para retrato na sede da Globo, no Jardim Botânico, no Rio - Ricardo Borges/Folhapress A atriz Claudia Jimenez posa para retrato na sede da Globo, no Jardim Botânico, no Rio Imagem: Ricardo Borges/Folhapress Ane Cristina e Pietra Carvalho De Splash, em São Paulo 20/08/2022 09h11Atualizada em 20/08/2022 10h10 A atriz Claudia Jimenez morreu hoje, aos 63 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada a Splash pelo Hospital Samaritano, onde Claudia estava internada. A família não autorizou a divulgação da causa da morte. O ator Miguel Falabella, amigo de longa data da artista co... - Veja mais em https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/08/20/morre-claudia-jimenez.htm?cmpid=copiaecola

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

27 DE AGOSTO, BOLSONARO EM CONQUISTA:

 

João Roma, confirma que  Jair Bolsonaro visitará Vitória da Conquista ainda neste mês

Foto: Clauber Cleber Caetano | PR

Presente pela última vez na Bahia no início de Julho, quando esteve em Feira de Santana e Salvador, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, estará de volta ao Estado após quase dois meses. 

O destino de Bolsonaro, dessa vez, será Vitória da Conquista, no dia 27 de Agosto, segundo informes do candidato a Governador Baiano, João Roma Neto, também do PL, em entrevista à rádio Brado, nesta quarta-feira (17).

As hostes bolsonaristas em Conquista já aguardavam a marcação da visita do presidente, a depender da sua agenda; fato que se confirmou após noticiário sobre o evento publicado ontem.

Em Conquista, espera-se uma grande vitória de Bolsonaro e seus candidatos a deputado, Edilson Gusmão (estadual) e Geraldo Soares (federal), bem como a futura senadora Raíssa Soares e o futuro governador João Roma deverão ter a maioria dos votos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

VARGAS LLOSA DIZ QUE TORCE CONTRA PETISTA:

 

  • Não gostaria de ter que escolher entre Lula e Bolsonaro, diz Vargas Llosa

    Em entrevista à Folha, Nobel de Literatura peruano comenta a criação de seus romances, a eleição brasileira e sua conversão ao liberalismo


    COMPARTILHAMENTO ESPECIAL
    • Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

      Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha

      Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha


    SALVAR ARTIGOS - Recurso exclusivo para assinantes 
  • 34

  • 13.ago.2022 às 23h15Marco Rodrigo Almeida

    Na Folha desde 2010, já passou por Ilustrada, Tendências/Debates, Poder e Ilustríssima

    [RESUMO] O Nobel peruano Mario Vargas Llosa, 86, um dos maiores escritores vivos e baluarte do liberalismo, comenta em entrevista a criação de seus livros e a influência central de Flaubert, explica o papel da alternância de narradores no romance moderno, critica a direita por ignorar a desigualdade, diz que não gostaria de votar em Lula ou Bolsonaro e relembra o que aprendeu ao disputar a Presidência do Peru em 1990.

    Mario Vargas Llosa é um personagem de enredo único na literatura atual. Ganhou o Nobel, disputou uma eleição presidencial, esmurrou Gabriel García Márquez em uma das mais lendárias contendas entre escritores, virou baluarte das ideias de direita, recebeu homenagens tanto de intelectuais quanto de empresários pelo mundo, defendeu com entusiasmo políticos pouco ou nada apreciados no meio literário, como Margaret Thatcher e Ronald Reagan.

    Consagrado no romance, controverso na política, o peruano acumulou adoradores e detratores em igual medida. Encarar esses dois aspectos, o artista e o homem público, com alguma perspectiva e isenção é a pedra no sapato de muitos que tomam contato com seus livros.

    Mario Vargas Llosa durante palestra no ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre, em 2016 - Luiz Munhoz/Recorte do Olhar/Folhapress Em repercussão na mídia, o pensador de direita vem levando a melhor sobre o ficcionista. Muitas das recentes menções a Vargas Llosa são de reações escandalizadas a suas preferências nas eleições latino-americanas —Keiko Fujimori no Peru (filha do ditador que o derrotou na campanha de 1990), o pinochetista José Antonio Kast no Chile, Jair Bolsonaro no Brasil.O jornal britânico The Guardian compilou alguns desses comentários. "Conseguir o apoio de Vargas Llosa é a maior lápide política. Parabéns a Lula", tuitou o cientista político espanhol Daniel Vicente Guisado; "Hasta nunca, Don Vargas Loser!", cunhou o brasileiro Sérgio Rodrigues, colunista da Folha.                                                                  Em entrevista à Folha por videochamada, no mês passado, Vargas Llosa moderou a preferência —ao que se sabe, nunca entusiasmada— que havia manifestado por Bolsonaro em maio, em palestra no Uruguai. O peruano afirmou ao jornal que não queria estar na pele do eleitor brasileiro para escolher entre o presidente e Lula, mas reforçou que torce sobretudo por uma derrota do petista.

NOVA SOURE NA MIRA DA PF:

 

Polícia Federal deflagra 'operação ajuste' contra fraudes em licitações de Nova Soure/Bahia

Foto: Divulgação | PF

A Polícia Federal deflagrou a “Operação Ajuste”, com o objetivo de desarticular esquema de fraude em dispensas de licitação promovidas pelo município de Nova Soure, do Nordeste Baiano, todas destinadas à aquisição de testes de detecção do Coronavírus e direcionadas em favor de uma única empresa.

A investigação detectou, até o momento, que a Prefeitura de Nova Soure utilizou-se de procedimentos ilegais, a partir de cotações apresentadas por empresas vinculadas entre si e em suposto conluio, com o fim de viabilizar a aquisição de 2.550 testes rápidos por um total de R$ 203.355,00.

As investigações contam com fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), que aponta alterações do quadro societário das empresas envolvidas dando contornos de grupo comercial, além de irregularidades formais nos procedimentos de dispensa investigados.

Foram cumpridos, nesta terça-feira (16), cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Lauro de Freitas e Nova Soure, todos expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Alagoinhas. Os investigados podem responder pelo crime de dispensa ilegal de licitação (art. 89 da Lei 8.666/93).

 

Informações: Blog do Anderson

NOTA DESTE BLOG:

Nova Soure é uma pequena cidade do Nordeste da Bahia, famosa por denúncias de maus prefeitos, acostumados a toda sorte de desvios do erário.  De calote em fornecedores, cheques sem fundo, etc, a população precisa escolher melhor seus dirigentes!

terça-feira, 16 de agosto de 2022

HOJE É LANÇADA A CAMPANHA ELEITORAL EM TODO O BRASIL!

 

Campanha eleitoral começa hoje nas ruas


A,Brasil

Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital saem, a partir de hoje (16), em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro. 

Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h. A campanha vai até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Os comícios poderão ser realizados entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de encerramento de campanha. Showmícios gratuitos são proibidos por lei. 

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

MORRE EX VEREADOR ROBERTO NETO, AOS 55 ANOS

 

Morre Roberto Neto, ex-vereador de Conquista aos 55 anos

Foto: Edição | BLOG DO ANDERSON

Com muito pesar o BLOG CIDADE EM FOCO E BLOG OPINIÃO informam o passamento de Roberto Catão de Oliveira Neto, aos 55 anos, na manhã desta segunda-feira (15).

Filho da ex-deputada estadual Margarida Maria Lisbôa de Oliveira, Roberto Catão foi vereador  na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. 

Como político e assessor da ex deputada Margaruda Oliveura, Roberto prestou relevantes serviços a Conquista.

O grupo carlista da época tinha muita simpatia pelo jovem, filho da deputada, que tinha boas qualidades como amigo e parceiro político, sempre antenado com o desenrolar dos acontecimentos.

No Facebook sugiram algumas manifestações, como a de Ninha Prado: “Você sempre me chamou de cunhada, e sei o motivo. Laços fortes de amizade construídos ao longo do tempo, não se desfazem. Vá em paz!”. Informações sobre o funeral serão divulgadas a qualquer momento. Aos amigos e familiares, nossos sinceros sentimentos. Informações: BLOG DO ANDERSON.

sábado, 13 de agosto de 2022

MORTE DE ZELITO MIRANDA SURPREENDE A BAHIA:

 

Por meio de nota, E. C. Vitória lamenta morte do cantor Zelito Miranda

Torcedor do Rubro-Negro, forrozeiro faleceu na madrugada desta sexta-feira, aos 66 anos, por causa de problemas no pulmão

Redação do ge — Salvador


O Vitória lamentou a morte do cantor Zelito Miranda, nesta sexta-feira, por meio de nota divulgada em seu site oficial. O forrozeiro faleceu em casa, aos 66 anos, por causa de problemas no pulmão.

Natural de Serrinha-BA, Zelito Miranda era torcedor do Rubro-Negro.Zelito Miranda — Foto: Clarice Miranda/Divulgação

Zelito Miranda — Foto: Clarice Miranda/Divulgação

O sepultamento está previsto para ser realizado na tarde desta sexta, às 16h30 (de Brasília), no cemitério Bosque da Paz, em Salvador.

"Aos familiares e amigos de Zelito, o mais profundo sentimento do Esporte Clube Vitória neste momento de profunda tristeza" - lamentou o clube.

.No ano passado, Zelito teve uma pneumonia e ficou internado na UTI do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O forrozeiro passara quase um mês em tratamento de um processo infeccioso no pulmão, mas fez shows normalmente nos últimos meses.

Conhecido como "Cabeludo", o cantor defendia a cultura regional, além de buscar a valorização de ritmos nordestinos como xote, baião e xaxado.

Carreira do forrozeiro

O interesse de Zelito Miranda pela música surgiu ainda na infância. Aos 8 anos de idade, ele começou a tocar triângulo. Mas a carreira profissional só teria início aos 27 anos. De início, ele flertou com a MPB, o rock e tocou no grupo Novos Bárbaros.

Depois, lançou um disco com um repertório de chamado de "Música Popular Nordestina". A partir daí, começou a cantar forró a pedido do público. Suas principais inspirações eram Luiz Gonzaga, o eterno rei do baião, e Genival Lacerda.

Por causa da influência do rock, da MPB e do trio elétrico, Zelito Miranda ficou conhecido como “Rei do Forró Temperado”.

- Um som que preserva a sonoridade do gênero, mas se permite novos instrumentos, arranjos e melodias - explicou o cantor.

Depois de sair do interior da Bahia para Salvador com o objetivo de estudar artes cênicas, Zelito se encontrou na música. Ao todo, ele gravou um DVD e 12 CDs. Foram mais de 220 canções. Além disso, criou o projeto "Forró no Parque", realizado durante 12 anos e suspenso durante a pandemia de covid-19, no Parque da Cidade de Salvador. As apresentações aconteciam uma vez por mês, aos domingos pela manhã.

O último show de Zelito Miranda foi realizado em junho, no São João do Pelô, no Centro Histórico de Salvador. Ele deixou esposa e duas filhas: Luiza e Clarice, que está grávida de nove meses.

Zelito Miranda também participou do Globo Esporte Bahia, no quadro "Gincana Junina". Campeão em duas temporadas, ele se despediu do programa este ano.

Veja a nota divulgada pelo Esporte Clube Vitória

O Esporte Clube Vitória se solidariza com o familiares e amigos do forrozeiro Zelito Miranda, que morreu na madrugada desta sexta-feira (12), aos 66 anos de idade. O sepultamento está marcado para as 16h30 desta sexta, no cemitério Bosque Paz, no bairro de Nova Brasília.

Natural de Serrinha, Zelito era torcedor rubro-negro e faleceu por causa de um problema no pulmão, de acordo com os familiares. Ele deixou esposa Telma e as filhas Luiza e Clarice.

Aos familiares e amigos de Zelito, o mais profundo sentimento do Esporte Clube Vitória neste momento de profunda tristeza.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

BAIANOS RECEBERÃO 1 BILHÃO E 400 MILHÕES COM AUXÍLIO BRASIL:

 Roma aponta injeção de R$ 1,4 bi na economia baiana com Auxílio Brasil

P.Livre

O candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), anunciou que R$ 1,4 bilhão estão sendo injetados na economia baiana a partir de hoje (9) com o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600. “Além de, na Bahia, melhorar a vida de 2,48 milhões de famílias, o Auxílio Brasil vai dar um grande impulso à economia de nosso estado”, disse.

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Roma comemorou a liberação dos benefícios sociais: “Começa a ser pago o Auxílio Brasil com R$ 600, o Auxílio Gás a R$ 110 e duas parcelas do Auxílio Caminhoneiro a R$ 1 mil. Esse recurso faz toda a diferença para os mais necessitados colocarem comida dentro de casa. Isso é mais um avanço e uma conquista do povo brasileiro e também de todos os baianos”.

Ex-ministro da Cidadania e pai do Auxílio Brasil, João Roma assinalou que, devido às políticas que adotou para o enfrentamento à pandemia e diante da guerra da Ucrânia, o Brasil vive um excelente momento. “Em julho, o Brasil registrou deflação de 0,68% em um momento em que diversos países ao redor do mundo enfrentam inflação e desabastecimento”, comentou o candidato a governador da Bahia apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao comentar sobre o Auxílio Brasil, Roma lembrou que, “diferente do passado em que as pessoas diziam ‘vota no meu candidato senão você perde o benefício’, nós sabemos que hoje esses benefícios são uma conquista da sociedade”. Também houve, conforme a emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil, zerando a fila do programa de transferência de renda. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa no país sobe para 20,2 milhões a partir deste mês.

O Auxílio Gás também será pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 1. Com valor de R$ 110 em junho, o benefício segue o calendário do Auxílio Brasil. Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026.

O benefício, que equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos nos últimos seis meses, será retomado com o valor de 100% do preço médio, o que equivale a R$ 110 em agosto. “Antes o Auxílio Gás, que tinha orçamento de R$ 1,9 bilhão e agora subiu para R$ 2,95 bilhões, era pago a cada dois meses. Hoje, sendo mensal, vai melhorar ainda mais a vida de quem mais precisa”, celebrou o ex-ministro da Cidadania.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

AUXÍLIO BRASIL: PAGAMENTO COMEÇA HOJE

 

Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta terça-feira (9) a parcela de agosto do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 1. Esta é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda constitucional também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa sobe para 20,2 milhões a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

CANDIDATA A SENADORA, RAISSA SOARES SE FEZ PRESENTE:

 

Feijoada reúne “Amigos de Bolsonaro” com candidatos em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

A Área de Eventos do Parque de Exposições Teopompo de Almeida sediou a “Feijoada com os amigos de Bolsonaro em Vitória da Conquista” com ingressos individuais por R$ 40 feita pelo chef Anderson Rocha, do Carneiro & Cia.

O evento que aconteceu neste domingo (7) contou com participações de diversos candidatos nas Eleições 2022, entre eles a médica Raíssa Oliveira Azevedo de Melo Soares que busca a vaga do Senado Federal pelo Partido Liberal.

O BLOG DO ANDERSON esteve presente com transmissões via Instagram,Twitter e Facebook como também com a Cobertura Fotográfica dos devotos do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro compartilhada a seguir.