segunda-feira, 30 de maio de 2022

BRASIL PERDE MAIS UM BOM ATOR:

 

Morre Milton Gonçalves, aos 88 anos

Foto: Reprodução | TV Globo

O ator Milton Gonçalves morreu no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (30), aos 88 anos. Ele faleceu em casa, em decorrência de problemas de saúde que sofria desde que teve um AVC, segundo informação do G1. 

Milton nasceu em 9 de dezembro de 1933, em Minas Gerais. Em 1965, foi contrato pela Rede Globo, tendo uma trajetória longa como ator e também diretor. Entre os papéis icônicos do ator estão o Zelão das Asas, de O Bem-Amado, em 1973, e Percival, de Pecado Capital, em 1975.

BOLSONARO NA BAHIA NESTA TERÇA:

 

Bolsonaro vem à Bahia nesta terça-feira (31)

politicaaovivo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem a Bahia nesta terça-feira (31) para participar da abertura da 16ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de agro do Norte-Nordeste em volume de negócios. O evento ocorre na cidade de Luís Eduardo Magalhães, localizada na região oeste do estado.

O evento, que não ocorria desde 2019, foi ampliado em 30% na comparação com as outras edições. Um ato alusivo à visita de Bolsonaro é aguardado dentro do complexo para ocorrer por volta das 15 horas.

Além da visita do presidente, a Bahia Farm Show contará com 33 palestras, envolvendo cerca de 20 instituições e empresas que vão discutir assuntos ligados ao agronegócio.

JUSTIÇA DIZ E DESDIZ, COM PREJUÍZOS AO ERÁRIO. HOJE, SIM, AMANHÃ, NÃO. COMO PODE?

 

 YAHOO PRESS

Empresário diz ser dono de parte da área do Campo de Marte e do Anhembi

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O processo de disputa do Campo de Marte entre União e Prefeitura de São Paulo, ação iniciada em 1958, teve desfecho no STF (Supremo Tribunal Federal) em março, com a extinção de cerca de R$ 25 bilhões em dívidas do município. Mas outra briga pela área está a caminho.

O empresário Adilson de Souza Bezerra, 51, afirma que parte do aeroporto é dele. Mas não só. Bezerra diz que também tem direito de propriedade sobre um pedaço do Complexo do Anhembi.

Amparado em documentos que remontam ao século 19, Bezerra levou essa reclamação ao Tribunal de Justiça de São Paulo e ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Mais recentemente, fez nova investida no Supremo para tentar interferir na disputa. A corte ignorou a reclamação, alegando que a ação já estava em estágio avançado e próxima ao acordo bilionário entre prefeitura e União.

A decisão assinada pelo ministro Kassio Nunes Marques no STF aceitou a tese de que o terreno do aeroporto sempre pertenceu ao município. Com o acordo com a União, o domínio da área ficou dividido, sendo 1,7 milhão de metros quadrados de domínio federal e 405 mil metros quadrados do município.

- ANÚNCIO -

A documentação apresentada por Bezerra tem mais de 300 páginas, e sua autenticidade não foi contestada pelos tribunais.

O primeiro registro existente da soma dos terrenos é de 1884, com titularidade de Maximiliano Ferreira da Costa.

Documento seguinte, de 1927, mostra titularidade de Pedro Antunes Cabral para as mesmas matrículas, segundo consta no 2º Oficial de Registro de Imóveis da Capital.

O terreno foi depois passado para Luiz Colangelo, sendo sucedido por Nelson Loureiro de Oliveira -há inclusive registro de que este autorizou averbação para a abertura das avenidas Santos Dumont, Presidente Castello Branco e Assis Chateaubriand a pedido do município, em 1971.

Os papéis apresentados por Bezerra mostram ainda que proprietários do terreno pagaram impostos à União, o que é atestado em um documento de 1970 emitido pelo Ministério da Fazenda, assinado por Orlando Mendes de Almeida, então chefe de serviço de arrecadação.

Por fim, em 2010, os herdeiros de Nelson Loureira de Oliveira declararam como cessionário dos direitos sucessórios do terreno Adilson de Souza Bezerra, que comprou a totalidade do lote.

Para defender seu direito à propriedade, a Prefeitura de São Paulo diz que aquelas terras eram devolutas, termo utilizado para áreas que não teriam donos e que poderiam ser decretadas como públicas.

Essa tese foi defendida tanto no processo que a prefeitura manteve contra a União como em sua defesa para a reclamação de Bezerra, no Tribunal de Justiça de São Paulo.

A Folha pediu à prefeitura os registros que dão posse e domínio do terreno do Campo de Marte, porém a matrícula mais recente enviada pela administração municipal é de 1978. No campo que pede a origem do terreno, está escrito: "não há".

A afirmação de que não há registros anteriores daquela área entra em conflito com a documentação apresentada por Bezerra. Ainda assim, ele perdeu a ação.

Existe ainda um contrato de arrendamento, datado de 1884, em que Maximiliano Ferreira cede a posse para a prefeitura por prazo de 45 anos -portanto, até 1929. "Se no local temos a existência de terra devoluta, por qual razão a prefeitura celebrou contrato de arrendamento para a utilização da área?", contesta a advogada Fernanda Meerson, representante de Bezerra.

No TJ, a Justiça considerou o grande intervalo entre o fim do contrato de arrendamento e a ação proposta por Bezerra para negar a causa. "A gleba reivindicada haveria de ter sido restituída no ano 1929, as medidas judiciais tendentes a reavê-la haveria de terem sido requeridas com relativa contemporaneidade à expiração daquele contrato", diz sentença do desembargador Souza Meirelles de 2018.

A mesma decisão diz que "se perde a posse quando cessado o poder sobre a coisa, sendo convinhável não olvidar que na concepção clássica a posse corresponde à exteriorização do domínio". Traduzindo, por ter deixado de ocupar a área, por décadas, Bezerra e seus antecessores acabaram perdendo os direitos de posse e domínio, segundo a Justiça.

Na tentativa de recurso extraordinário no STJ, não houve análise de mérito por descumprimento de requisitos legais. Houve perda de prazo por um erro de cálculo dos propositores da ação -o STJ considerou o Carnaval como dias úteis, eles não.

Posse e propriedade A defesa de Bezerra pretende voltar aos tribunais ainda neste semestre, para reivindicar que o terreno seja declarado pela Justiça como propriedade particular -ainda que não haja posse nem uso-- e que os atuais herdeiros sejam indenizados.

Os termos "posse" e "propriedade" não são sinônimos, e é aí que pode haver mudança de rumo. À Justiça, por exemplo, a União sustentou que manteve sua posse na área desde os anos 1950, mesmo sem ter matrícula, ou seja, a propriedade. Será a brecha para uma nova estratégia de alegação de Bezerra.

A prefeitura ocupou o Campo de Marte nos anos 1920. Mais tarde após a Revolução Constitucionalista de 1932, o regime autoritário do então presidente Getúlio Vargas (1882-1854) passou a ter o domínio das instalações e tornou federal o aeroporto no terreno do município, sem destinar repasses a São Paulo.

A posse sobre o terreno ganhou forma durante ditaduras, com prejuízo para a própria prefeitura, que passou 60 anos pedindo uma indenização na Justiça --enfim concedida em março.

Após demarcar as terras como suas nos anos 1970, a prefeitura passou a desmembrar a área, criando diversas matrículas, o que torna o caso mais complicado, porque os terrenos foram vendidos. No perímetro, hoje, estão parte do Complexo do Anhembi, uma churrascaria e o hotel Holiday Inn.

Houve ao menos duas perícias atestando os limites do terreno reclamado por Bezerra, uma em 1971 e outra em 2012. Essa última foi elaborada pelo engenheiro técnico José Deoclécio Baptista Fiorentini, utilizada nos autos e mencionada na disputa judicial entre município e União no Supremo.

A área que o empresário diz ser dele tem mais de 1 milhão de metros quadrados.

Pela descrição, as delimitações começam na ponte Seca, em esquadro para a esquerda, numa extensão de 200 metros até o rio Tietê. Porém é necessário observar que a própria margem do Tietê mudou de localização após sua retificação, nos anos 1980.

O texto da escritura detalha todas as limitações, citando ainda a Ponte Preta no caminho dos Voluntários da Pátria, rota em direção à "Imperial cidade de São Paulo", e o retorno ao ponto inicial da ponte Seca.

O que diz a prefeitura A prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que as afirmações de Bezerra são "completamente destituídas de fundamento".

Afirma que a ação no STJ foi julgada improcedente e arquivada definitivamente. "O município demonstrou em juízo que tanto Bezerra não comprovou ser proprietário de qualquer porção da área, como que a área é, em verdade, do Município, o que, de resto, já fora reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça".

"O pedido formulado por Bezerra já foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal, em decisão proferida pelo então Relator, Ministro Celso de Mello, que não conheceu do pleito", conclui a prefeitura.

Após ser questionada se possuía algum parecer na Justiça de que as terras em questão eram devolutas, a prefeitura enviou a seguinte resposta:

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria-Geral do Município, informa que não é apropriado abordar a questão como formulada na pergunta, pois o conceito de terra devoluta é enunciado por legislação e não por decisão judicial."



LINHA DO TEMPO

1759 - Confisco das terras que integravam as sesmaria dos jesuítas, expulsos pelo Marquês de Pombal

1884 - Contrato de arrendamento de terras onde se assentam o aeroporto Campo de Marte e o Sambódromo do Anhembi entre Maximiliano Ferreira da Costa, então proprietário, e a Câmara Municipal de São Paulo

1889 - Proclamação da República

1891 - Estado de São Paulo demarca o terreno do Campo de Marte, que é considerado devoluto e mais tarde será cedido ao município de São Paulo

1912 - Lote é ocupado pelo corpo de cavalaria do estado e, logo depois, pela aviação bélica paulista

1927 - Luiz Colangelo adquire o terreno de Pedro Antunes Cabral

1929 - Campo de Marte é inaugurado sob propriedade do município

1932- Com a derrota de São Paulo na Revolução Constitucionalista, Getúlio Vargas ocupa o imóvel e inicia novo projeto aeroportuário nacional

1945 - Fim do Estado Novo, ditadura de Vargas iniciada em 1937; retomada parcial da autonomia dos estados e primeiras tratativas da devolução do imóvel

1949 - Morte de Luiz Colangelo, então proprietário dos terrenos. Nelson Loureiro de Oliveira e José Márcio Miranda Rizzo passam a ser donos da propriedade

1958 - Frustradas as negociações coma União, o município propôs Ação Possessória, com pedido subsidiário de indenização

1970 - Documento mostra pagamento de imposto à Secretaria da Fazenda sobre terreno de 1 milhão de metros quadrados, margeado pela Voluntários da Pátria

1973 - José Marcio Miranda Rizzo cede sua porção de 20% do total da área para o Nelson Loureiro

2003 - Tribunal Regional Federal decide que área é da União

2008 - Em nova ação, Superior Tribunal de Justiça muda entendimento do TRF e determina que o terreno é do município

2010 - Herdeiros de Nelson Loureira de Oliveira declaram como cessionário dos direitos sucessórios do terreno Adilson de Souza Bezerra, que comprou a totalidade do lote

2011 - STJ determina que União devolva áreas sem uso ao município e que pague indenização pelo espaço usado para decolagens; União recorre ao Supremo

2013 - Prefeitura anuncia que aeroporto será desativado e dará lugar a um parque

2017 - Município tenta negociar construção de parque em parte do local sem intermediação da Justiça

2022 - Após mais de 60 anos de disputas na Justiça, União e Prefeitura firmam acordo; Supremo dá razão à tese de que aeroporto foi criado em terras devolutas

domingo, 29 de maio de 2022

PREFEITO DE IGUAÍ E FAMÍLIA, VÍTIMA DE SEQUESTRO!

 

Prefeito de Iguaí é resgatado de sequestro após polícia localizar cativeiro


Fonte: BRG

A Polícia Militar de Itapetinga conseguiu interromper o andamento do sequestro do prefeito Rony Moitinho (PSD) de Iguaí, na região sudoeste da Bahia, que foi capturado com sua esposa e um funcionário na sua fazenda na cidade de Ibicuí, na sexta-feira (27).

Segundo informou a 21ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), de Itapetinga, ao site Achei Sudoeste, um grupo de homens invadiu a fazenda e sequestraram o trio. Os sequestradores ainda levaram um veículo Toyota Hilux, de cor branca, placa policial PJC 4549.

Com o apoio da Polícia Militar de Itapetinga, a 21ª Coorpin, localizou o cativeiro e conseguiu resgatar as vítimas. De acordo com o delegado Roberto Júnior, após informações obtidas pelo serviço de inteligência da Polícia Civil, o prefeito, sua esposa e seu funcionário foram localizados em um matagal na cidade de Camacã. Todos passam bem.

 O veículo roubado também foi recuperado. Os sequestrados pediram para família do gestor o valor de R$ 200 mil, o qual não foi pago. As policias Civil e Militar estão em diligências por toda a região para buscar identificar e prender os criminosos.

sábado, 28 de maio de 2022

POÇÕES FESTEJA SEU PADROEIRO!

 

POÇÕES AGUARDA SUA VISITA!

NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

PENTECOSTES: NA PRÓXIMA SEXTA, (3 DE JUNHO), POÇÕES TEM SUA DATA MAIOR DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, COM A "CHEGADA DA BANDEIRA" 

E MISSA CAMPAL, DESFILE DE CAVALEIROS E AMAZONAS, E MUITAS BANDEIRAS A DESFILAR ATÉ O ADRO DA IGREJA MATRIZ.

AS NOITES JÁ SÃO CARREGADAS DE ANIMAÇÃO, PRINCIPALMENTE APÓS A REALIZAÇÃO DO NOVENÁRIO, NA IGREJA MATRIZ.

NOS 144 ANOS DE SUA CRIAÇÃO, É UMA DAS MAIS TRADICIONAIS FESTAS RELIGIOSAS E PROFANAS DA BAHIA. MERECE, PORTANTO, A SUA VISITA!


  O CARTAZ QUE ILUSTRA ESTE POST
 É DA FESTA DE 2018

 

UTILIDADE PÚBLCA:

 

Continuam abertas inscrições para seleção de oficineiros de Libra, inglês, dança e informática básica

Secom/PMVC

Estão abertas até o próximo dia 7 de junho as inscrições para a seleção de profissionais interessados em prestar serviços como oficineiros no programa Estação Juventude 2.0, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Serão selecionados oficineiros para Libras (níveis básico e intermediário), dança de rua, língua estrangeira (inglês básico) e informática básica (com foco na produção de currículo e planilhas eletrônicas e ferramentas).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente pelo representante do projeto, na sede da secretaria, localizada na Rua Goés Calmon, nº 118 (Edifício Centro Empresaria Reis & Meira), 2º andar, Centro. O horário é das 9h às 11h e das 14h30 às 17h.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar o projeto, cuja autoria pode ser individual ou coletiva; currículo atualizado e assinado, que comprove a experiência e eventual formação específica; material ilustrativo complementar; cópias dos documentos de identificação, comprovante de residência e dados bancários; e comprovação de regularidade junto ao Sicad Municipal.

Ainda sobre a autoria do projeto, para efeito de contratação, havendo mais de um autor, apenas um entre eles responderá pelo projeto, devendo este ser contratado como pessoa física.

Para mais informações sobre os dados que devem estar dispostos no projeto, remuneração, entre outras, acesse aqui o Edital nº 02/2022 e a errata.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

SÃO JOÃO EM CONQUISTA:

 Arraiá da Conquista terá muita novidades este ano e decoração do centro já começou

Quem passa pelo centro da cidade já pode ver que o São João está chegando. Este ano, com o tema “A tradição volta por cima”, o Arraiá da Conquista terá, depois de vários anos, a participação de nomes do cenário musical nacional. Os espaços tradicionais da festa, o Centro Cultural Glauber Rocha e a Praça Novembro terão palcos para dezenas de atrações e decoração típica do período.

Várias vias da região central da cidade serão cobertas por com mais de duas toneladas de bandeirolas. Já dá para ver como vai ficar com o visual da Nove de Novembro e da Alameda Lima Guerra. Os enfeites chegarão também aos distritos da zona rural.

Na zona urbana, também receberão os enfeites o Centro Glauber Rocha (palco dos principais eventos do Arraiá), a feira do Bairro Brasil, a Praça da Bandeira, as travessas Santa Rita, Adriano Bernardes e Murilo Lemos, as alamedas Ramiro Santos e Lima Guerra, as avenidas Siqueira Campos e Lauro de Freitas e as ruas Francisco Santos, Monsenhor Olímpio, Dante Menezes, Ernesto Dantas e Sete de Setembro.

FINANCIAMENTO DO PRONAMPE AJUDA A ECONOMIA:

 

Presidente Bolsonaro sanciona projeto que modifica regras do Pronampe


O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei 3.188/2021, que que mantém recursos para garantir empréstimos a micro e pequenas empresas por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O texto foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no fim de abril.

A norma que agora entra em vigor adia para 2025 a devolução ao Tesouro Nacional de valores não utilizados de um fundo relativo a empréstimos do Pronampe. O programa foi criado em maio de 2020 para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia de covid-19. No ano passado, o Pronampe se tornou uma política pública permanente do governo federal.

A estimativa do governo é garantir pelo menos R$ 50 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas com o programa, através do sistema financeiro. A nova rodada do Pronampe vai abranger também microempreendedores individuais (MEIs), que somam cerca de 13 milhões de pessoas. Somando às mais de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas, a nova fase do Pronampe tem o potencial de atender mais de 20 milhões de empresas e microempreendedores, que representam 98% das empresas do país.

Mudanças

A proposta sancionada torna permanente o uso de recursos do Fundo de Garantia de Operações (FGO) em operações não honradas. Uma das alterações aprovadas no Congresso dispensa as empresas de cumprirem cláusula de manutenção de quantitativo de empregados prevista nas contratações até 31 de dezembro de 2021. Essa regra só será restabelecida para empréstimos feitos a partir de 2022.

O texto também acaba com a data limite, estipulada até o fim de 2021, para que o governo aumente o aporte de recursos ao FGO para atender o Pronampe, pois o programa se tornou permanente. Caso esse aumento de participação da União aconteça por meio de créditos extraordinários, os valores recuperados ou não utilizados deverão ser destinados à amortização da dívida. Já outros valores utilizados pelo FGO para honrar prestações não pagas deverão ser direcionados para a cobertura de novas operações contratadas.

O nova lei ainda estabeleceu uma mudança no Programa de Estímulo ao Crédito (PEC) para ampliar o seu acesso a empresas com até R$ 300 milhões de receita bruta anual, consideradas de médio porte.

A legislação que criou o programa destinava o PEC somente a microempreendedores individuais (MEI), a micro e pequenas empresas, a produtores rurais e a cooperativas e associações de pesca e de marisqueiros com receita máxima de R$ 4,8 milhões. Para o público-alvo atual, o texto reserva 70% do valor total que pode ser contratado.

O programa permite aos bancos contarem com créditos presumidos de tributos federais a serem usados para diminuir o valor a pagar em troca de empréstimos feitos sob seu risco. As contratações de operações, cujo prazo de funcionamento tinha acabado em 2021, serão reabertas até dezembro de 2022.

Outra medida incluída na lei é a dispensa de exigência de apresentação de alguns tipos de certidões pelos interessados em obter empréstimo, como as de quitação eleitoral, comprovação do recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para as instituições que emprestarem por meio do PEC.

Veto

Por orientação da área jurídica, segundo o Palácio do Planalto, o presidente da República decidiu vetar os dispositivos da lei que dispensavam apresentação da Certidão Negativa de Débito (CND) relativa à Seguridade Social por meio do PEC.

Na avaliação do governo, a medida viola a Constituição Federal, que veda acesso a crédito e benefícios tributários de pessoa jurídica devedora da Previdência Social.

 

quinta-feira, 26 de maio de 2022

TAXISTAS VÃO PRESSIONAR A CÂMARA PARA APROVAR ESTE JUSTO PROJETO:

 

Prefeita de Conquista assina projeto de lei que atende antigo pleito dos taxistas


A prefeita Sheila Lemos assinou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei nº 12/2022, que altera a Lei Municipal nº 968/99, propondo mudanças significativas para o sistema de transporte de Vitória da Conquista. O documento foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Dudé, que participou do ato juntamente com o secretário municipal de Finanças, Jonas Sala, e membros do Sindicato dos Taxistas de Vitória da Conquista.

Uma das alterações previstas no projeto beneficia diretamente a categoria. Caso o dispositivo seja aprovado, os taxistas poderão realizar a transferência das autorizações de táxi nos casos previstos em lei, a exemplo de falecimento ou invalidez do titular.

“É um pleito muito antigo e a gente entende ser um direito. Seu Luís, há 45 anos trabalha na praça e na hora que não conseguir trabalhar mais, não pode ter o direito de passar essa licença para um filho, para continuar o sustento da sua família? Então entendendo dessa forma estamos mandando esse projeto de lei para a Câmara e tenho certeza que será aprovado, porque é mais do que justo com a classe”, disse a prefeita Sheila Lemos.

O presidente da Casa Legislativa, Luís Carlos Dudé, está otimista com a aprovação das novas medidas. “Acabo de receber das mãos da prefeita Sheila, com muita alegria, e daremos celeridade, o mais breve possível para este importante projeto”, garantiu.

Para os taxistas do município, a mudança será um divisor de águas em suas vidas. “A gente estava esperando com ansiedade, realmente é um ato que vem trazer grandes benefícios para a nossa categoria”, destacou o presidente do Sindicato, Nilson Pinheiro. “E isso traz alegria, e a gente vê com bons olhos e como realmente uma coisa que vai marcar nossa vida, isso vai ficar pra história, após a aprovação dessa lei”, completou.

NEM A FOLHA DIZ QUE LULA FOI INOCENTADO:

 Lula não foi inocentado

"Não há como negar que um esquema bilionário de corrupção se instalou 
na Petrobras sob a gestão do PT", diz jornal
Lula não foi inocentado

Lula não foi inocentado nem mesmo para a Folha de S. Paulo, a principal veiculadora dos hackers que roubaram as mensagens da Lava Jato.

Diz o editorial desta quinta-feira:

“O líder petista recobrou seus direitos políticos e deve, para todos os efeitos, ser considerado inocente. Entretanto isso não é o mesmo que ter sido inocentado pela Justiça após exame do mérito.

Qualquer que seja o status de Lula, não há como negar que um esquema bilionário de corrupção se instalou na Petrobras sob a gestão do PT. Diversos empresários e políticos confessaram ter participado da esbórnia e devolveram parte do dinheiro desviado.

Moro e os procuradores responsáveis pela Lava Jato cometeram graves erros na condução da operação, mas daí não se pode concluir que tudo não passou de uma grande farsa. A corrupção, infelizmente, era muito real.”

Os erros foram cometidos pelos criminosos e por quem os salvou no STF, mas isso é outra história (muito real).

quarta-feira, 25 de maio de 2022

STF NA BERLINDA, NA SEGURANÇA PÚBLICA DOS ESTADOS!

 

Após mortes na Vila Cruzeiro, PM culpa STF por criminosos migrarem ao Rio

RIO DE JANEIRO, RJ, 24.05.2022 - OPERAÇÃO-VILA CRUZEIRO-RIO - Amigos e familiares de mortos na Operação da Vila Cruzeiro, umas das 13 comunidades do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, na porta do hospital Getúlio Vargas. Ao menos 10 pessoas morreram na ação. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Após a ação que deixou ao menos 11 mortos na Vila Cruzeiro, uma das favelas do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, a Polícia Militar fluminense culpou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela migração de criminosos ao estado.

"A gente começou a reparar essa movimentação, essa tendência deles de migração para o RJ, a partir da decisão do STF [que limitou operações policiais em favelas durante a pandemia de Covid-19]", disse em entrevista o secretário da corporação, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

"Isso vem acentuando nos últimos meses. Esse esconderijo deles nas nossas comunidades é fruto basicamente dessa decisão do STF. É o que a gente entende, a gente está estudando isso, mas provavelmente deve ser fruto dessa decisão do STF", continuou.

A incursão ocorrida na madrugada desta terça (24) não visava cumprir mandados de prisão, segundo o comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais), tenente-coronel Uirá do Nascimento Ferreira. Ele esclareceu que a ação era de inteligência.

Ferreira diz que uma equipe de vigilância à paisana foi identificada e atacada por volta das 4h, quando estava na proximidades da entrada da favela aguardando um comboio de mais de 50 traficantes da facção criminosa Comando Vermelho. Eles se deslocariam para a favela da Rocinha, na zona sul da cidade.

A intenção da polícia era surpreender esse comboio com um aparato policial que já estava montado fora da comunidade para prender em flagrante os criminosos armados, parte deles vindos de outros estados como Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Pará e Rio Grande do Norte.

A ação, porém, foi frustrada quando a primeira equipe foi atacada. A partir daí, a PM decidiu fazer uma operação de emergência com cerca de 80 agentes e mais 26 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de helicópteros e veículos blindados, segundo ele para cessar os ataques.

Conforme os criminosos recuavam, os confrontos iam "entrando" na comunidade, até chegar a uma área de mata que liga a Vila Cruzeiro ao Complexo do Alemão. Foi ali que um grupo de homens foi baleado e depois levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, de acordo com o Bope. Dez deles morreram.

Com os baleados e próximo a essa região de mata, a Polícia Militar afirmou que apreendeu 13 fuzis, 12 granadas, 4 pistolas, 10 carros e 20 motos que fariam parte do coboio.

Amigos e familiares choram na porta do hospital Getúlio Vargas, na zona norte do Rio de Janeiro Eduardo Anizelli/Folhapress **** "O número de munições disparadas pelos criminosos foi excessivo, então não restou outra alternativa às equipes de operações especiais e da PRF de fazer frente à força imposta pelos criminosos. Eles realmente montaram emboscadas, haja vista que nosso helicóptero blindado sofreu três disparos", justificou o coronel.

Mais cedo, durante os tiroteios, a moradora Gabrielle Ferreira da Cunha, 41, também foi atingida dentro de sua casa na Chatuba, uma comunidade distante da área da operação, e morreu no local. A Delegacia de Homicídios da Capital fez perícia na residência para investigar de onde partiu o tiro.

Ao menos outras três pessoas ficaram feridas, segundo as últimas informações confirmadas pela PM. Não há informações sobre a realização de perícia no local onde os dez homens foram atingidos.

"Essa facção é responsável por 80% dos confrontos que acontecem no estado do RJ, uma facção muito atuante, e que em determinado momento passou a abrigar, esconder e treinar elementos de outros estados. Tudo isso está sendo mapeado, monitorado", declarou ainda o secretário da PM.

Questionado sobre por que a PRF participou da operação, o superintendente Rômulo Silva respondeu que a corporação participa de ações integradas fora de rodovias federais sempre que demandada por algum outro órgão.

"Essas organizações criminosas são responsáveis por inúmeros crimes que ocorrem em rodovias federais e assolam a economia carioca e nacional, roubos de carga, veículos e em coletivos", disse ele, afirmando que a troca de informações é importante para o sucesso das operações.

Decisão do STF Em junho de 2020, o ministro do STF Edson Fachin restringiu as operações no Rio de Janeiro a casos excepcionais enquanto durasse a pandemia da Covid-19, no âmbito da chamada ADPF (arguição de descumprimento de preceito fundamental) das Favelas.

Desde então, as polícias ficaram obrigadas a informar ao Ministério Público a ocorrência de operações e o que justificou a excepcionalidade. Nos primeiros meses, as incursões e mortes por agentes de segurança despencaram no estado, mas depois os números voltaram a subir.

Em fevereiro deste ano, a Corte então determinou que o Governo do Rio de Janeiro apresentasse um plano para reduzir a letalidade e as violações de direitos humanos por policiais. Isso foi feito por meio de um decreto, assinado pelo governador Cláudio Castro (PL) no mês seguinte.

Em 5 de abril, porém, o PSB e entidades de defesa dos direitos humanos pediram que a Corte desconsidere o documento e que uma nova proposta seja apresentada em até 60 dias, afirmando que as medidas são genéricas e não têm cronograma ou previsão de recursos financeiros. O pedido ainda não foi julgado.

INSS INICIA HOJE PAGAMENTO DA SEGUNDA PARCELA DO 13º

 

INSS paga a 2ª parcela do 13º salário a partir desta quarta

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quarta-feira (25) os valores da segunda parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas. Inicialmente, recebem aqueles que ganham um salário mínimo (R$ 1.212). Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho. A primeira parcela foi paga em abril.

Para consultar o valor, o beneficiário pode entrar no aplicativo Meu INSS (para dispositivos eletrônicos com tablets ou celulares) ou no portal gov.br/meuinss. Outra opção é a central de atendimento por telefone, pelo número 135. Nesse caso, é preciso informar dados como o número do CPF e outras informações cadastrais. O atendimento por telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Ao todo, com a primeira e segunda parcelas pagas, serão injetados cerca de R$ 56,7 bilhões na economia. Mais de 36 milhões de pessoas vão receber a segunda cota da gratificação, que vai cair na conta junto com o pagamento regular de maio. Este é o terceiro ano consecutivo que os pagamentos do décimo terceiro salário do INSS ocorrem entre abril, maio e junho. O adiantamento foi possível após edição de portaria do INSS, ainda em março.

terça-feira, 24 de maio de 2022

CAI O TERCERO PRESIDENTE DA PETROBRÁS:

O Ministério de Minas e Energia divulgou, na noite desta segunda-feira (23), uma nota oficial em que informa que o Governo Federal, sob o comando do presidente da República Jair Messias Bolsonaro, como acionista controlador da Petrobras, decidiu trocar o presidente da Estatal. Segundo a nota, José Mauro Ferreira Coelho, que assumiu o cargo há 40 dias, será substituído por Caio Mário Paes de Andrade.  Ma nota, o Ministério agradeceu a Ferreira Coelho pelos resultados alcançados pela Petrobras durante sua gestão à frente da Petrobras, mas destaca que o país “vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais”. Segundo o ministério, diversos fatores geopolíticos impactaram no preço da gasolina, do diesel e dos componentes energéticos e, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e da renda da população, é necessário fortalecer a capacidade de investimento no setor privado. “Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da empresa, gerando benefícios para toda a sociedade”, diz a nota.

 

MARCELO RAMOS NÃP É MAIS O VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL:

 

Lira destitui Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara

Deputado Marcelo Ramos

BRASÍLIA (Reuters) -O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta segunda-feira a destituição do deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) do cargo de vice-presidente da Casa, atendendo uma demanda do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Aliado de Bolsonaro, Lira editou um ofício --publicado em edição extra do Diário Oficial da Câmara-- destituindo o vice-presidente e desafeto do presidente da República. A edição extra do DO também traz ato de Lira convocando uma sessão para eleger, na quarta-feira, um nome para a 1ª vice-presidência e outros cargos da Mesa declarados vagos diante da mudança de partido de seus então ocupantes.

Em postagem no Twitter, Ramos creditou a destituição do cargo à "pressão do presidente da República, que deu uma ordem ao presidente da Câmara por uma live".

Ramos integrava os quadros do PL, mas deixou a sigla quando o partido acolheu Bolsonaro, que estava sem partido. O deputado não escondia suas críticas ao presidente e, por isso, filiou-se ao PSD.

No ofício em que convoca a nova eleição para 1° vice-presidente, 2° secretário e 3° secretário, Lira argumenta que ela ocorrerá "em virtude das vacâncias ocorridas aos 23 de maio de 2022, decorrentes da mudança de partido dos deputados Marcelo Ramos, Marília Arraes e Rose Modesto".

Mais cedo, Ramos lembrou da necessidade e do costume, na política, de se cumprir acordos, que, quando quebrados, comprometem a estabilidade dentro da Casa. Ele fora eleito vice-presidente da Câmara sob o mesmo acordo entre partidos que alçou Lira ao comando da Casa.

"O PL assinou um acordo, avalizado por todos, e cinco meses depois quer mudar o acordado por uma intervenção indevida do presidente", tuitou. "Não ligo pra cargo se o preço for meu silêncio em relação a inflação que está tirando o direito do pobre de comer, de comprar o gás, de pagar a conta de energia".

Lira também lança mão do acordo que resultou em sua eleição para presidente da Câmara no ato de convocação da sessão de eleição dos cargos vagos, na quarta-feira.

"Para a vaga de 1° vice-presidente, poderão concorrer somente candidatos filiados ao Partido Liberal (PL), ao qual coube o cargo em questão, nos termos do acordo para eleição da mesa no biênio 2021 a 2023, firmado pelos partidos integrantes do bloco PSL / PP / PSD / PL / Republicanos / Podemos / PTB / Patriotas / PSC / PROS / Avante. Para a vaga de 2° secretário, poderão concorrer somente candidatos filiados ao PT e, para a vaga de 3° secretário, somente poderão concorrer candidatos filiados ao PSDB, partidos aos quais couberam os cargos em questão, nos termos do acordo para eleição da mesa no biênio 2021 a 2023", diz o documento.

(Reportagem de Maria Carolina MarcelloEdição de Pedro Fonseca)

sábado, 21 de maio de 2022

CONQUISTA PERDE UM EXCELENTE CIDADÃO!

Marcelo Melo, morre aos 47 anos

BRG:  É com imenso pesar que o Blog da Resenha Geral comunica o falecimento de Marcelo de Melo Silva, aos 47 anos. Marcelo foi vítima de um infarto, na manhã deste sábado (21). chegou a ser socorrido no Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu.

Marcelo teria passado mal enquanto pedalava na estrada que liga Vitória da Conquista a Itambé.

 Com uma bela história na política, Melo atualmente ocupava o cargo de assessor especial da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, também foi assessor do então deputado federal ACM Neto, além de ter sido candidato a deputado federal, secretário municipal de educação da gestão do ex-prefeito, Herzem Gusmão, dentre outras funções importantes.

Marcelo de Melo Silva era casado e pai de duas filhas. Apaixonado por atividades esportivas, dentre elas o ciclismo.

 

NOTA DO BLOG:

Nos associamos à comunidade conquistense para lamentar a morte prematura de um grande conquistense e amigo, Marcelo Melo. 

Que Deus o tenha em Sua glória, caro amigo!


sexta-feira, 20 de maio de 2022

FACEBOOK X BOLSONARO:

 

Elon Musk deve se encontrar com Bolsonaro nesta sexta-feira (20), após chegada ao Brasil

olhardigital

Imagem: Mike Blake/Reuters

Elon Musk, o homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada de US$ 210 bilhões, deve desembarcar amanhã de manhã (20), no Brasil, para encontrar o presidente Jair Bolsonaro. O convite está sendo mantido em sigilo pelo Palácio do Planalto e foi pelo ministro Fábio Faria.

O encontro acontecerá no hotel Fasano Boa Vista, localizado no interior paulista, onde será realizado um almoço com empresários e alguns outros ministros do governo, como presidente-executivo da Telecom Italia, Pietro Labriola, e também o presidente da Credor brasileiro Banco BTG Pactual, André Esteves.

O motivo da vinda do dono da Tesla, da SpaceX e ainda candidato a dono do Twitter é justamente por conta de um encontro com Faria em novembro de 2021 com o bilionário nos Estados Unidos. Naquela época, os dois conversaram sobre o uso da tecnologia SpaceX como uma forma de levar a internet para as escolas rurais e assim, reduzir o desmatamento ilegal na floresta amazônica.

Portanto, o objetivo da vinda de Musk para o Brasil é para apresentar os planos que conectem as escolas rurais com banda larga, além dos sistemas de monitoramento do desmatamento da Amazônia, pensando em negociar uma potencial parceria em conectividade entre as duas partes.

Ainda mais porque Musk – nas últimas semanas – se tornou uma espécie de ídolo dos apoiadores do Bolsonaro após a sua oferta para comprar o Twitter, que no momento está suspensa. O bilionário tuitou que que não poderia mais apoiar os democratas “e votará nos republicanos” e com isso, os apoiadores acreditam que com ele no comando, a plataforma do passarinho azul fique mais amigável à extrema-direita.

O encontro é a oportunidade de Bolsonaro chegar mais perto de consolidar a possível entrada dos negócios de Musk em território brasileiro, lembrando que o presidente tenta há anos atrair a Tesla para cá e também comemorou o anúncio do Twitter da aceitação da oferta inicial do empresário.

PADRE PAULISTA TRAVA LUTA JUDICIAL CONTRA 9:

 

Padre processado por Lula diz que não deve explicações ao petista

terrabrasilnoticias

Edison Geraldo Bovo citou em missa que ex-presidente é o ‘maior ladrão do mundo’ e que comprou Supremo Tribunal Federal.

A defesa do padre Edison Geraldo Bovo, que está sendo processado pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou à Justiça que não deve explicações ao petista.

Lula entrou com “notificação para explicações” após o padre dizer em missa que o petista é o “maior ladrão do mundo “e que comprou o Supremo Tribunal Federal”. Bovo atua em Laranjal Paulista, cidade a 160 quilômetros de São Paulo.

De acordo com os advogados do padre, “quem deve prestar contas à população são [ex] integrantes do funcionalismo público, tal como o requerente (Lula) deveria prestar a respeito de fatos pretéritos que possuem [no mínimo] um cariz imoral”.

Na resposta, os defensores do padre citam que não é o pagador de impostos e o cidadão comum que devem prestar contas das coisas que pensam “em relação às imoralidades ocorridas durante e a respeito do exercício de mandato presidencial do requerente”.

No embate jurídico, advogados de Lula questionam se o padre sabe que o ex-presidente “foi absolvido” em ações criminais.

Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro.

A defesa do padre explica que Lula não foi absolvido, mas teve ações arquivadas por prescrição.

“Sobre o ponto, por maior que seja a boa vontade da qual todas as almas são merecedoras, forçoso é reconhecer que em verdade, muito embora não se possa falar em condenação criminal vigente contra o senhor ex-presidente da República não é possível reconhecê-lo como ‘absolvido’ quando, em verdade, notícias dão conta da perda do direito do Estado de punir por força do advento da prescrição”, citam os advogados de Bovo.

O padre também cita que é um homem de virtudes que tenta ajudar a população de Laranjal Paulista e região. De acordo com a petição, Bovo é um dos responsáveis pela Frac-Emaús, entidade responsável pelo tratamento e recuperação de dependentes químicos e alcoólatras.

“A atuação à frente desta associação beneficente demanda grande energia e sacrifício do padre Edison e de muitos outros colaboradores, os quais tiveram seu foco naturalmente prejudicado pela insegurança [e injustiça] causada pela interpelação judicial da qual ora se trata”, citam os advogados.

Com a reposta enviada por padre Bovo, a promotora de Justiça Ana Cláudia Dutra Cristofani pediu intimação de Lula para “que requeira o que entender de direito”.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

HOMENAGEM A ELSIMAR COUTINHO:

 Aniversário de Dr. Elsimar Coutinho também será Dia do Planejamento Familiar em Salvador

Ofício foi publicado no dia 4 de abril último, assinado pelo Prefeito Bruno Reis

 


Esse ano, ele completaria 92 anos bem vividos, repletos de muita pesquisa, estudos, ciência, saúde. No dia 18 de maio próximo, se estivesse ainda entre nós, Dr. Elsimar Coutinho faria aniversário rodeado de pessoas que o amam, e ainda estaria colaborando para a expansão do seu farto legado. Esse ano, a data ganha ares de mais uma homenagem ao médico e pesquisador: a Lei número 9.635/2022, publicada pelo Prefeito Bruno Reis no dia 4 de abril último, institui no calendário oficial de eventos do município o Dia Municipal do Planejamento Familiar.

O projeto de lei foi proposto pelo vereador Marcelo Maia, líder do PMN na Câmara de Salvador. “O dia 18 de maio foi escolhido em homenagem e como reconhecimento ao médico e cientista baiano Dr. Elsimar Metzker Coutinho, por ter contribuído deixando um imenso legado para a medicina, principalmente na área de reprodução humana e planejamento familiar”, explica.

Nascido em Pojuca, interior da Bahia, Dr. Elsimar Coutinho dedicou sua vida à pesquisa e à medicina, sendo um grande defensor do planejamento familiar. Além disso, sempre buscou prevenir ou tratar as doenças relacionadas à saúde da mulher, levando bem-estar, qualidade de vida ao dia a dia das mulheres, e a longevidade saudável. Foi pioneiro no tratamento de reposição hormonal, desenvolvendo soluções inovadoras. Os resultados foram intensiva e extensivamente publicados, compondo um extenso legado deixado pelo médico e cientista.

As pesquisas desenvolvidas por Dr. Elsimar são conhecidas no mundo inteiro devido ao seu alto grau de rigor científico. Defendeu aspectos controversos como a suspensão da menstruação da mulher e tornou-se pioneiro na aplicação de implantes hormonais – produzidos com alto controle de qualidade nos processos de preparação, envasamento e esterilização. "Nós estamos aqui por causa delas e nada mais justo do que dedicar meu trabalho ao bem-estar e à saúde das mulheres", afirmava ele.

Ele se tornou conhecido mundialmente como um ícone da medicina.e um visionário. "A medicina para mim não foi bem uma escolha. Foi algo natural, uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai Elsior Coutinho, que era médico, farmacêutico e professor de farmacologia. Ele ensinava como extrair remédios das plantas, coisa que meu avô fazia, apesar de não ser formado. Meu avô era um prático da medicina e meu pai, com certeza, inspirou-se nele”, contava.

Formado em farmácia e depois em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Dr. Elsimar M. Coutinho fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA. Foi ele quem criou o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado e lançou outros métodos contraceptivos, entre os quais se destacam os injetáveis, as pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos.                 

Na década de 70, Dr. Elsimar apresentou, no Congresso Mundial de População em Bucareste, Romênia, o anticoncepcional masculino. Em 1996, publicou o quinto livro de sua autoria "Menstruação, a sangria inútil".

Após a sua morte, que completa em agosto próximo, dois anos (ele foi vítima da Covid-19), a equipe médica seguiu com o trabalho e as pesquisas desenvolvidas por ele. Os médicos que atendem nas clínicas (que hoje estão em Salvador - a primeira, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Aracaju) tiveram intensa convivência com o “mestre”. “Isso certamente contribui para o alinhamento técnico e filosófico no atendimento”, enfatiza Dr. Luiz Carlos Calmon, diretor da clínica, ginecologista e obstetra.

Saiba mais sobre Dr. Elsimar Coutinho em:

* http://clinicaelsimarcoutinho.com.br/

* http://elsimarcoutinho.com.br/

 

Assessoria de Comunicação – Clínica Elsimar Coutinho

Maria del Carmen González Azevêdo 

(71) 98867-0967

sábado, 14 de maio de 2022

MAIS UMA DO PT:

 

Marqueteiro de Lula é alvo de ação de improbidade na Bahia

SALVADOR, BA, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Marqueteiro escolhido para conduzir a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, o publicitário Sidônio Palmeira é alvo de uma ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia.

O objeto da ação é um contrato firmado em 2006 entre a Câmara Municipal de Salvador e um consórcio formado pela Leiaute Comunicação, agência da qual Sidônio é sócio, e pela CCA Comunicação e Propaganda. O caso foi revelado nesta sexta-feira (13) pela revista Veja e confirmado pela Folha de S.Paulo.

A Promotoria acusa o consórcio de receber R$ 7,5 milhões da Câmara de Salvador por serviços de publicidade que não teriam sido prestados. O contrato inicial era R$ 2 milhões, mas teve o valor majorado por meio de aditamentos.

A defesa do publicitário contesta a acusação, afirma que os serviços foram prestados e que o consórcio não foi instado a comprová-los por qualquer órgão de controle ou fiscalização antes da apresentação da ação. Ainda segundo a defesa, o reajuste do valor se refere à prorrogação da vigência do contrato.

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público em 2018 e tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que ainda não julgou o caso. Ainda não houve análise pelo juiz da admissão ou não do processo.

A representação teve como base uma auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que detectou supostas irregularidades na licitação vencida pelo consórcio e também no cumprimento do contrato.

A Promotoria alega que o consórcio entre CCA e Leiaute teria sido constituído depois da licitação, que aconteceu em maio de 2006. Também aponta que a publicidade da Câmara Municipal não teria sido veiculada, ou seja, o objeto do contrato não teria sido cumprido.

Também houve questionamentos de supostas irregularidades no aditamento dos contratos pela Câmara de Salvador.

A reportagem entrou em contato com o Ministério Público do Estado da Bahia, mas a promotora responsável preferiu não se pronunciar sobre o caso.

Em nota, a defesa da Leiaute e de Sidônio Palmeira afirma que o consórcio existia desde maio de 2005 e promoveu alteração contratual em novembro daquele ano para abranger a possibilidade de participação em licitação da Câmara.

Sobre a suposta não veiculação da publicidade, a Leiaute informou que "nunca tinha sido intimada para apresentar qualquer documentação" sobre a prestação de serviços e que este questionamento foi feito apenas à Câmara Municipal de Salvador, que não encaminhou o material comprobatório.

A defesa afirma ter incluído no processo cerca de 800 páginas de material que comprovam a prestação de serviço, além de 17 mídias em CDs que foram apresentadas ao juiz.

"Assim, há prova que não houve qualquer enriquecimento ilícito ou desvio", informou a defesa, que também alega que todos os aditivos têm respaldo legal e foram celebrados com a chancela da procuradoria da Câmara Municipal.

Na defesa, os advogados de Sidônio alegam que o publicitário foi acionado na condição de sócio -administrador, mas não há ato que justifique a inclusão no polo passivo. Para que fosse responsabilizado, diz a defesa, "seria necessário que se apontasse um único ato seu, se partícipe fosse, a prática de algum ato, ainda que não fosse a conduta contida no verbo, mas demonstrativa de participação intelectual, o que efetivamente não ocorre".

Presidente da Câmara Municipal de Salvador quando os contratos foram assinados, o ex-vereador Valdenor Cardoso afirmou à reportagem que os recursos foram pagos por serviços devidamente prestados.

"Era um contrato comum de publicidade, não tinha nada demais. Tudo foi dentro da legalidade. Estranho é essa história ressurgir mais de dez anos depois para atingir a campanha de Lula", afirmou Cardoso, que atualmente ocupa o cargo de ouvidor-adjunto do governo Rui Costa (PT).

Com 34 anos de atuação no mercado, a Leiaute Comunicação é a principal prestadora de serviços de publicidade do Governo da Bahia. Ela possui a maior fatia de um consórcio com outras três empresas que detém o principal contrato de publicidade da gestão Rui Costa.

Sidônio Palmeira esteve à frente das campanhas vitoriosas de Jaques Wagner (PT) ao Governo da Bahia em 2006 e 2010 e das campanhas do governador Rui Costa em 2014 e 2018.

sexta-feira, 13 de maio de 2022

CONQUISTA DE LUTO:

 

Morre Dona Lúcia Dória, presidente do Conselho de Saúde de Conquista

É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Dona Lúcia Maria de Souza Dantas Dória, presidente do Conselho de Saúde de Vitória da Conquista, aos 70 anos. Ela faleceu na noite desta quinta-feira (12).

Dona Lúcia era uma defensora da saúde e é uma grande referência nessa área na região. Ela estava ocupando o cargo da presidência do Conselho de Saúde do município e também foi administradora do Samur por muitos anos.

Dona Lúcia deixa filha, netos, amigos e um grande legado.

O corpo será velado a partir das 9h desta sexta-feira (13) na Câmara de Vereadores de Conquista.

EM EVENTO REALIZADO NO URUGUAI...!!!

Vargas Llosa: “Entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro”

Prêmio Nobel de Literatura em 2010, o escritor peruano comentou a disputa entre o presidente e o petista
Vargas Llosa: “Entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro”
Foto: Reprodução

O escritor peruano Mario Vargas Llosa (foto), prêmio Nobel de Literatura em 2010, falou sobre as eleições brasileiras. Nessa quarta-feira (12), durante evento no Uruguai, ele afirmou que, numa disputa entre Bolsonaro e Lula, prefere o atual presidente.

“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As palhaçadas de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Mesmo com as palhaçadas de Bolsonaro, ele não é Lula.”

 

sábado, 7 de maio de 2022

MÃE E IRMÃOS DO EX-PREFEITO HERZEM GUSMÃO SEGUEM O PRESIDENTE BOLSONARO:

 

Liderança Política | aos 94 anos, mãe do ex-prefeito Herzem Gusmão filia-se ao PL em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação | EGP

Pré-candidato à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia nestas Eleições 2022, Edilson Gusmão Pereira, irmão do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira [1.947 – 2.2021] tem fortalecido os quadros do Partido Liberal em Vitória da Conquista. Na manhã desta sexta-feira (6) o seguidor do presidente da República Brasileira Jair Messias Bolsonaro confirmou a filiação de uma forte liderança política, a sua mãe Dona Zilda Gusmão Pereira, de 94 anos. “Minha mãe é uma mulher guerreira, atualizada, comprometida com os valores cristãos e em defesa da família, ela todo dia tem o compromisso em orar pela nossa cidade e pelo nosso Brasil, por isso se filiou ao partido do presidente. Ela vai lutar até o final para que o PT não volte ao poder em nossa pátria”, declarou Edilson que atualmente é coordenador do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão do Município de Vitória da Conquista.