terça-feira, 30 de novembro de 2021

CHOVE EM TODA A BAHIA!

 

Após chuvas intensas, mais de 10 cidades baianas decretam situação de emergência


Fonte: Correio

Após chuvas intensas, 11 cidades baianas decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública. São elas:  Amélia Rodrigues, Ibicoara, Itaberaba, Mucugê, Mutuípe, Teolândia, Jaguaquara, Ruy Barbosa e Maragogipe, os municípios de Eunápolis e Itacaré também decretaram emergência depois das fortes chuvas do final de semana. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Anagé e Santanópolis também vão entrar na lista.

A situação de emergência é definida como uma “situação anormal, provocada por desastres” e que compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. O caso pode requerer ajuda financeira ou reforço policial, deslocado de regiões vizinhas sob o comando da União.

Em Itacaré, no sul do estado, a chuva deixou 90 pessoas desabrigadas. O município decretou estado de emergência depois do acidente ocorrido na madrugada de domingo (28), quando três casas foram inundadas e ao menos sete pessoas ficaram feridas após o muro de um condomínio de luxo desabar, liberando água e lama pelas ruas. A prefeitura prestou atendimento aos moradores, limpou as ruas e ofereceu espaços nas escolas como abrigo.

Em Itaberaba, município mais afetado pela chuva, segundo a Sudec, a cabeleireira Ana Carla de Oliveira, 33 anos, precisou colocar seu bebê de oito meses no ombro e sua cachorra em cima de uma sapateira quando a água invadiu a sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário