sábado, 30 de novembro de 2019

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO

Eles cortaram volta

Nando da Costa Lima
A Coluna Prestes passou pela Bahia nos anos 1925/26. Mesmo tendo perdido prestígio com o tempo, ainda eram vistos por muitos como heróis. Também surgiram várias lendas depreciando ou elogiando o movimento militar surgido em 1925. O levante só durou dois anos, e a Coluna percorreu mais de vinte mil quilômetros. Quando a situação foi contornada, os militares voltaram pros quartéis, mas ficaram os bandos de civis armados vagando pelos sertões dos conturbados anos 20. Muita coisa errada aconteceu por causa disso. A revolta foi uma insatisfação militar contra o governo federal, nessa época Prestes não tinha ligação nenhuma com o comunismo…
O encontro estava tenso. Os homens de bem da cidade estavam reunidos para discutir o que fazer caso os revoltosos passassem pela cidade. Era a terceira reunião dos coronéis em menos de 10 dias. Não se chegava a um acordo, não sabiam se iriam receber a Coluna como amigos ou inimigos. Tinham que arranjar um jeito de respeitar o governo, que eram contra aquela “marcha de gente sem o que fazer”. Mas também sabiam que se os revoltosos entrassem na cidade, iriam saquear e soltar os presos. Isso sem falar nas mulheres. Se eles tentassem, o jeito seria recebê-los à bala. Sò que os revoltosos eram um número bem maior, seria uma carnificina. E os coronéis do Planalto estavam bem armados.
As senhoras dos coronéis já tinham uma solução para o problema: elas haviam decidido que colocariam olheiros nos pontos mais altos da serra e nas principais entradas da cidade. Caso o vigilantes vissem ou ouvissem alguma coisa, desceriam e avisariam pros coronéis, que subiriam em comitiva e fora da cidade negociariam uma solução. Perguntariam aos chefes da Coluna quais eram as suas necessidades e se prontificariam a fornecer o que fosse necessário sem que houvesse hostilidade com o povo da cidade. Quando elas mandaram os maridos levarem essa ideia pra última reunião, todos concordaram. Deve ter sido Nossa Senhora das Vitórias que clareou. Os coronéis começaram a pôr o plano em ação de imediato: escolheram os rapazes mais fortes da cidade, os atletas da época, e os distribuíram nos pontos mais altos da serra. Cada um ficaria com uma montaria arriada, para não perderem tempo caso ocorresse alguma suspeita. Se acontecesse, a comitiva subiria para a serra, já estava tudo acertado entre os coronéis. Uns dariam dinheiro, outros gado, outros mantimentos. Fariam uma proposta bem chamativa, não queriam confusão, já que um bando de homens armados passando por dentro de uma cidade ordeira não ia terminar bem. O dono do bar exagerou um pouco quando disse que seria um massacre, mas ele tinha suas razões. Tinha uma família grande e bonita pensou até em mandá-los pro Simão, mas não adiantava: ninguém sabia por onde os revoltosos viriam. Ele estava tão preocupado que prometeu um barril de 50 litros de pinga e um saco da legítima Jurubeba Leão do Norte (nessa época era vendida em sacos de estopa, as 36 garrafas eram revestidas com palha). Aquela atitude causou admiração, Seu Duda não era de abrir a mão por nada, deve ter sido o medo de algum revoltoso se engraçar com Marivone. É nisso que dá casar com mulher bonita! Os coronéis escolheram Ivo pra ficar no Cruzeiro, era a passagem mais provável. Se os revoltosos viessem, com certeza seria por ali. Ivo era um atleta natural, praquela época um homem com 1,90m e forte se destacava em qualquer canto. Além disso, ele jogava futebol, praticava boxe, nadava… Era o homem certo. Daí o motivo de os coronéis o colocarem no ponto mais estratégico da Serra do Periperi. Ele era um grande corredor e tinha muita resistência. Quis até dispensar a montaria, mas os coronéis fizeram questão de deixar uma bom cavalo à disposição do olheiro atleta. Era uma questão de sobrevivência da
cidade, ninguém podia vacilar! As mulheres pediram aos coronéis para colocarem um jagunço no lugar de Ivo, ele era o único professor de educação física da cidade. Mas os coronéis sabiam que um jagunço não seria de total confiança, afinal, ele iria se encontrar com gente como ele, seria fácil ele se identificar com a Coluna. Tinha que ser Ivo, um jovem em que todos confiavam. Ele daria conta do recado. Dona Rosálio tava estranhando. Se a Coluna não tinha passado nem em Jequié nem em Poções, como é que estariam chegando aqui? Isso devia ser conversa fiada. Dona Turmalinda completou: “Pro lado do Verruga, também ninguém ouviu falar em revoltoso”. Ivo estava cochilando no ponto de vigília que lhe deixaram com um binóculo e uma montaria pra ele dar notícia de qualquer movimento suspeito… Mas o cochilo de Ivo tava pesado e ele deve ter sonhado com uma invasão dos revoltosos. Acordou com um grito agudo: “Te apruma, revoltoso”. Ivo nem olhou pra trás, nem se lembrou do cavalo, desceu a ladeira numa carreira alucinada. Por onde passava, arrebatava dois ou três curiosos. Quando chegou na casa do coronel que chefiava a comitiva, apontou pra serra e gritou: “Revoltosos!”. O coronel, mesmo desconfiado, escalou o resto da comitiva e subiu a serra a galope. Ivo já tinha cumprido seu papel, ficou sendo abanado e tomando garapa de cana pra recuperar. Já era um herói!
Quando os coronéis chegaram no local indicado pelo atleta, deram de cara com o tropeiro Dão Bilhete vindo com sua tropa de quarenta burros carregados de artigos oriundos da capital pra vender em Conquista na última feira antes do Natal. Os coronéis perguntaram pra ele se tinha visto algum movimento de revoltosos pelo caminho da capital pra cá. Ele relatou que a Coluna foi pro lado de Condeúba e Mortugaba, mas que agora já estava longe, e brincou: “O único rebelde que tem aqui é o meu burro, que batizei de Revoltoso”. Dão ainda contou que a Coluna pegou o povo de Condeúba de surpresa, mas em Mortugaba a coisa foi diferente, o pessoal já esperava e deu as caras. A briga foi feia.
A comitiva desceu a serra bem mais calma só de saber que a Coluna já estava longe. Fizeram uma reunião extraordinária na parte de cima da igreja e comunicaram à população que os revoltosos cortaram volta, passaram por Condeúba. Alguém devia ter falado pra eles que a coisa aqui era diferente…Tá pensando o quê?! Livraram a cara do atleta herói, nem contaram que a carreira que ele deu do Cruzeiro até o Centro foi por conta do tropeiro Dão Biilhete ter chamado o burro que lhe servia de montaria no grito: “Te apruma, Revoltoso!”…
Ivo fez uma compra vultosa na mão de Dão Bilhete, deixou até uma gorjeta gorda. Mas Seu Dão já tinha garantido que ninguém ia ficar sabendo da ocorrência no alto da Serra do Periperi. Até o nome do burro ele já tinha mudado pra Bentivi.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

LULA É CONDENADO NOVAMENTE A 17 ANOS DE CADEIA!

TRF-4 condena Lula no caso do sítio e amplia pena para 17 anos

PAULA SPERB E FELIPE BÄCHTOLD,

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

VEM AÍ A GUARDA MUNICIPAL:

Guarda Municipal de Conquista terá pelotão armado e comando de um Coronel PM da Reserva

BRG
Resultado de imagem para guarda municipal armada
Foto ilustração – Folha – Uol
Tramita na Câmara de Vereados de Vitória da Conquista, o PL da administração municipal, que solicita da Casa, autorização para implantação na cidade, da Guarda Municipal.
O PL solicita também alteração na Lei Municipal para que os mais de 350 agentes patrimoniais possam integrar a GMVC.
Arma não letal
Inicialmente, até que um pelotão de 100 homens seja devidamente treinado e preparado por especialistas, toda Guarda Municipal utilizará armas não letal, que é um instrumento desenvolvido com o fim de provocar situações extremas às pessoas atingidas, fazendo com que sofram dor ou incômodo forte o bastante para interromperem um comportamento violento, mas de forma que tal interrupção não provoque riscos à vida desta pessoa em condições normais de utilização.
Arma de fogo
Em 29 de jun. de 2018 – O Ministro do STF, Alexandre de Moraes autorizou o porte de arma para guardas-municipais.
O prefeito Herzem Gusmão (MDB) já está anunciando que um Coronel da Reserva da Polícia Militar comandará a Guarda Municipal de Conquista.
“Nossa Guarda Municipal será eficiente, e terá o comando de um militar PM da reserva. Os agentes patrimoniais serão capacitados e receberão treinamento com especialistas, e acompanhamento psicológico”, disse o prefeito Herzem Gusmão a nossa reportagem, por telefone, direto de Brasília.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

CARTEIRA DE ESTUDANTE GRATÚITA!!!



MEC lança aplicativo para emitir a carteirinha de estudante digital

Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento do aplicativo de celular em que será possível emitir a carteirinha estudantil digital.  O ID Estudantil é gratuito e garante ao aluno o direito ao benefício de meia entrada em shows, teatro e outros eventos culturais.
A carteirinha, tinha até então, um modelo único padronizado, era emitida principalmente por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), mas outras entidades e centros acadêmicos também podiam prestar esse serviço. Atualmente ambas cobram R$ 35 pela carteira, além do frete.
Esse serviço é uma das principais fontes de recursos das entidades e já foi criticado pelo ministro da Educação.

SAÍDA TEMPORÁRIA DE BANDIDOS DE ALTA PERICULOSIDADE!!!

Urgente em Conquista: Perigoso homicida e estuprador é preso na Praça da Normal

Nesta segunda-feira (25), Policiais Civis, com o apoio da Polícia Militar, prenderam JOSÉ LOURENÇO ROCHA FILHO, conhecido como MAMUTE, 55 anos de idade, em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Juízo da Vara de Execução Penal de Jequié.
MAMUTE é um velho conhecido da POLÍCIA CIVIL. No ano de 2006, já condenado pelos crimes de Estupro e Homicídio praticados no Distrito Federal, conseguiu o benefício de saída temporária e não retornou ao presídio em que cumpria pena em Brasília, vindo para a Bahia, onde estuprou uma parente em primeiro grau, sendo condenado no ano 2013 por este crime.
Mais uma vez, aproveitando-se do benefício de um novo ‘saídão’, não retornou ao presídio, sendo recapturado na presente data, na Praça Guadalajara, em Vitória da Conquista. Fonte: Polícia Civil
NOTA DESTE BLOG:
O BANDIDO FUGIU EM SAÍDA TEMPORÁRIA EM BRASÍLIA E NA BAHIA. E MESMO ASSIM ESTAVA SOLTO. Isso demonstra a fragilidade do sistema prisional e a irresponsabilidade dos juízes de Execução Carcerária que, mesmo tendo em mãos as fugas e as reincidências do bandido, não se sabe porque, autorizam sua saída para cometer novos crimes. Difícil de entender!

sábado, 23 de novembro de 2019

MORRE GUGU LIBERATO...

Morre, aos 60 anos, o apresentador Gugu Liberato

Gugu Liberato morreu aos 60 anos em Orlando, nos Estados Unidos. A noticia foi divulgada na noite desta sexta-feira (22). O apresentador estava internado desde quarta-feira (20), quando sofreu uma queda em casa e bateu a cabeça.
A morte encefálica foi confirmada pelo médico Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, segundo nota divulgada pela assessoria. Lepski chegou a Orlando nesta sexta.
Gugu foi um dos principais apresentadores da TV brasileira. Entre 1981 e 2003, foi destaque no SBT no comando de programas de auditório. Em 2009, assinou contrato com a TV Record, onde continuou a atuar como apresentador.

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO:

Diplomacia

Nando da Costa Lima
Panela de barro, fogão a lenha, cortado de maxixe com carne seca… O cheiro da comida de Alvina tomou conta da Rua Grande. Era dia de feira, tinha gente de todo o canto, o barracão tava que não cabia mais ninguém. Tinha bêbado, tinha pedinte, tinha de tudo que uma feira exige. Até ladrão! Um vendedor de passarinho tava querendo que um soldado comprasse uma araponga já mansa. Segundo ele, o negócio não deu certo: o soldado estava bêbado e quebrou a gaiola toda, o passarinho aproveitou para ser livre novamente e o vendedor foi recolhido por afronta a autoridade. Foi engaiolado no lugar do passarinho. Dona Nita do arroz-doce gostou de ver, “É praquele amarelo parar de armar arapuca pra pegar os bichinhos…”. Por que, em vez disso, ele não catava lenha? Tinha quem comprasse! Mas não, o sacana do Bertulino só queria saber de passarinho. Era uma profissão como outra qualquer, só que quem a exercia ficava mal visto, era coisa de gente preguiçosa. E quanto mais quando se tratava dos Araponga, o pai de Bertulino ficou famoso depois que ensinou um papagaio a falar “Aldagisa filha da puta” e deu de presente pro vizinho da avó. A velha não podia mexer na cama que o sacana do louro começava a assoviar e xingar. O Dr. falou que Dona Aldagisa infartou de tanto passar raiva. Coitada. Mas Bertulino não abria mão da profissão, ele vinha de uma linhagem de passarinheiros que há muito tempo comercializava arapongas, tanto é que todos da família assinavam o nome da ave como sobrenome. Bertulino Araponga era da quarta geração. Mas era comum os feirantes adotarem o nome do produto que vendiam: era João do Fumo, Zé do Bode, Maria do Andú… O pirão de rabada da barraca de Zenilda era famoso, vinha gente de fora só pra provar. Todo mundo sabia quem era Zenilda do pirão.
Foi numa barraca que só vendia fumo de rolo e pinga (E é claro que rolava um joguinho apostado). Foi ali que um jogador, já meio tomado, começou a falar sobre uma surra que ele tinha dado num professor a mando de seus próprios aliados. A história contradizia toda a versão conhecida pelos demais. Apesar de terem certeza de que era mentira, eles insistiram que Emergildo de Duda contasse a versão da surra que um professor e poeta tinha tomado no início do século, o que atiçou a curiosidade do pessoal. A surpresa foi quando ele disse que foram os próprios aliados: todo mundo sabia que quem encomendou a surra foi o outro lado. É que se fosse pra decidir só com o pessoal daqui, o lado do juiz ganhava. Eles tinham que convencer o coronel em Macarani, pra entrar pro lado deles. Mas a disputa era entre parentes, e este não queria se meter na briga dos primos. A forma achada foi essa: o coronel tinha sido aluno do professor poeta e tinha um respeito muito grande pelo mestre. Era claro que quando soubesse que o seu professor tinha sido espancado por um dos lados ele tomaria partido do pessoal que tinha o professor como um de seus líderes. Essa decisão foi fundamental.
— Não se sabe quem, mas eu garanto que quem contratou era gente do mesmo lado. Eu sei porque eu ajudei a dar a surra, foi fácil… O poeta nem pôde reagir. Seu amigo, então, nem teve tempo de descer do cavalo. Morreu lá mesmo.
Aí uma senhora conhecida do poeta que estava passando pelo local, ao escutar a conversa, retrucou:
— Agora que o povo tá em paz, já nem se fala mais em briga, você vem com essa mentira, seu cachaceiro. Daqui a pouco você vai falar que foi papai que mandou bater no professor Manoel. Cê tá lembrando da tropa que sumiu com os animais arreados? Imagina você que só anda só, é tão miserável que nem amigo tem.
— Se a senhora tá me ameaçando, é melhor mandar seu marido tomar frente na briga. Meu negócio com mulher é só na cama. E tem que ser bonita!
— Não foi isso que Marluce falou. Ela tá decepcionada. Foi enganada. Viu alguém te chamando de jumento e pensou que era fazendo alusão. Casou com você e até hoje reclama da falta de atividade sua. Foi propaganda enganosa.
— A senhora agora quer se meter até na minha vida particular. Também, Marluce fica dando ousadia pra qualquer uma.
— Qualquer uma é a senhora sua mãe. E isso nem é segredo aqui, seu linguarudo. Quer mudar a história da cidade? Filho de jagunço, neto de jagunço… Quem é que vai acreditar? Além do mais, tem muita gente que se ficar sabendo dessa sua mentira vai fazer fila pra te mandar pro inferno na hora. É melhor você calar essa boca antes que eu costure com agulha de sapateiro.
— No dia em que uma mulher me fizer calar a boca, eu mudo de cidade ou visto uma saia.
— Então acho bom cê picar o burro antes da feira acabar. Se ficar, eu não me responsabilizo. Palavra de Belinha, e eu não tô aqui pra ver homem de saia.
          Quando Emergildo escutou o nome “Belinha”, gelou da cabeça ao dedão do pé. Só deu tempo de ajoelhar, e gaguejando tentou se explicar:
— Perdão, Dona Belinha. Eu inventei essa história pra ver se causava alguma sensação, a feira tava muito sem graça, não tinha um fuxico rodando… Foi por isso que eu fiz essa besteira. Pelo amor de Nossa Senhora, esquece isso
— Mas agora você já falou. Então é bom picar a mula, ainda dá tempo, a feira mal começou.
— Tá bom, Dona Belinha. Meu nome é Emergildo, eu sou filho de Dona Duda, ela mora na passagem pra fazenda da senhora. Fale pra mãe que eu fui em direção à guarita de Minas e que de lá vou pra Sompaulo, não tem tempo pra voltar… Sua bênção, Dona Belinha.
— Deus te abençoe. Cria juízo e esquece de voltar. Pode deixar que eu falo pra sua mãe que foi melhor você viajar do que ficar plantado aqui.
          E graças à diplomacia, correu tudo bem na feira da Rua Grande… Só Bertulino Araponga foi preso por se desentender com uma autoridade.

CARLOS ALBÁN GONZÁLEZ - COLUNISTA ESPORTIVO:


A volta do futebol após 290 dias
Carlos Albán González - jornalista
O Estádio Lomanto Júnior está fechado  há sete meses e 20 dias e só abrirá seus portões em 15 de janeiro, data do início do Campeonato Baiano de 2020. O Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista, que “hibernou” seu futebol profissional em 1º de abril passado,  estreará em casa, às 20h30, diante da Jacuipense. Sob nova gestão (depois de 16 anos na presidência, o conquistense Ednaldo Rodrigues passou o cargo a Ricardo Lima), a FBF colocou sob a responsabilidade dos clubes uma série de atribuições.

A boa notícia para o Conquista neste final de ano, um autêntico presente de Natal, foi divulgada pela CBF para os 64 clubes que vão participar em 2020 da série “D” do Campeonato Brasileiro. O alviverde baiano, que ganhou de “mão beijada” a vaga, diante do cancelamento da Copa Governador do Estado de 2018,  fará, pelo menos, 14 partidas, a partir de 3 de maio. A final do torneio está marcada para 22 de novembro.

Atletas que têm participado da série “D” levaram o seu protesto à CBF. Mostraram aos dirigentes que o pouco tempo de disputa do torneio era determinante para o aumento do contingente de desempregados entre eles. Os clubes não tinham condições financeiras de mantê-los em atividade, além de que, o calendário da entidade nacional só beneficia os filiados das séries “A” e “B”.

Embora a FBF tenha programado cinco jogos do Vitória da Conquista para o “Lomantão” e quatro longe de casa, a tabela, analisada pelo lado financeiro, não “enche os olhos”. A partida contra o Bahia, que, sem dúvida, atrai um público maior, está marcada para Salvador; os dois Vitória vão se encontrar às 21h45 de uma quarta-feira em Conquista; o Doce Mel, campeão da 2ª Divisão, atração e caçula do futebol do estado, recebe o time conquistense, no Estádio Pedro Caetano, em Ipiaú, a 208 kms de Conquista.

A tabela da fase preliminar para o E.C. Primeiro Passo Vitória da Conquista, em turno único, é a seguinte:
Dia 15/01 – 20h30 – Jacuipense (Lomantão)
Dia 19/01 – 16 hs. – Bahia (Salvador)
Dia 22/01 – 20,30 – Atlético (Alagoinhas)
Dia 29/01 – 21h45 – Vitória (Lomantão)
Dia 09/02 – 16 hs. – Bahia de Feira (Lomantão)
Dia 01/03 – 16 hs. – Doce Mel (Ipiaú)
Dia 08/03 – 16 hs. – Fluminense (Lomantão)
Dia 25/03 – 20h30 – Juazeirense (Juazeiro)
Dia 29/03 – 16 hs. – Jacobina (Lomantão).

As semifinais, com os quatro primeiros colocados na fase preliminar, serão disputadas nos dias 01, 05 e 12 de abril, e as finais, dias 19 e 26 do mesmo mês. Os semifinalistas e os mais bem colocados no ranking da CBF serão os participantes baianos nas Copas do Brasil e Nordestão e no “Brasileião” da Série “D”.

A equipe sub 20 do alviverde conquistense jogará, ao lado de Bahia, Vitória, Canaã e Jacuipense, a edição 2020 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, programada pela prefeitura da capital paulista para janeiro próximo.

Engrandeça sua cidade

“Torça primeiro pelo time de sua cidade”. A frase, impressa numa faixa, é exposta em todos os jogos da Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó. Abraçar o representante de seu município, como fazem os catarinenses, é uma obrigação dos torcedores conquistenses e, no geral, de todo o Nordeste do país, que não escondem sua paixão pelos clubes do Rio e São Paulo.

“Rumo à Série “C” é o título da promoção lançada pela diretoria do Vitória da Conquista, sob o comando de Ederlane Amorim, e dirigida à população desta cidade, independente das cores de sua camisa. Aumentar o quadro social é o objetivo da campanha, que, entre outras vantagens, dá ingresso ao “Lomantão” nos dias de jogos e um desconto na compra do material esportivo do clube.

Os preços dos títulos individuais, com acesso às arquibancadas ou cadeiras, variam entre 300 e 750 reais, pagos em dez prestações. O titular do título poderá incluir uma ou mais pessoas, pagando uma taxa extra, que varia entre 150 e 250 reais. Os interessados devem ligar para 3426-0992.

Além da cota da televisão – um contrato foi firmado entre a Rede Bahia e a FBF, em bases não reveladas, liberando a transmissão de um jogo por domingo -, uma importante fonte de recursos dos clubes brasileiros vem sendo os patrocinadores, que, em alguns casos, têm voz ativa na administração do clube.

Bragantino e Doce Mel passaram a comemorar as vitórias em campo depois que foram adotados por dois fortes padrinhos. O time de Bragança Paulista, abraçado pela Red Bull, conquistou antecipadamente o título de campeão da Série “B” e um lugar em 2020 na divisão de elite do futebol brasileiro.

Em 2017, o Atlanta, da cidade de Ipiaú, passou a se chamar Doce Mel. A proposta foi feita por uma empresa do mesmo nome, instalada no município baiano, numa área de 15 mil metros quadrados. Fabricante de polpas de frutas e outros produtos, o empreendimento industrial, que conta com escritórios em Vitória da Conquista, Fortaleza, Brasília e São Paulo, mantém um projeto social em Ipiaú, beneficiando cerca de 200 crianças e adolescentes. Campeão da 2ª Divisão do “Baianão” 2019, o Doce Mel pretende se firmar como a terceira força do futebol baiano.

Exigências da Federação

No começo deste ano a FBF ameaçou tirar do torcedor conquistense o prazer de assistir aos jogos do seu time. Alegou a entidade uma série de irregularidades no “Lomantão”, constatadas em duas vistorias.

As más condições do gramado e a ausência de instalações adequadas para a imprensa escrita, foram os pontos mais observados pelos fiscais. Contrariando o regulamento do campeonato, a Federação deu mais um prazo à prefeitura, para colocar, pelo menos, o gramado em condições de jogo.

Prefeitura e clube têm até o dia 15 de dezembro, segundo determina o regulamento do Campeonato de 2020, para apresentar o laudo técnico exigido pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Nesse documento devem constar as avaliações  realizadas no estádio por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
]
Suspensões, multas e alteração do mando de campo são algumas das penalidades a que estarão sujeitos os clubes que deixarem de cumprir o regulamento do Campeonato de 2020. Um dos parágrafos estabelece que, nas partidas onde a soma das despesas for maior do que a receita, o clube mandante fica obrigado a cobrir o déficit apontado no borderô financeiro.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

HERZEM X EMBASA!

Herzem Gusmão em SP falou em independência de Vitória da Conquista diante da Embasa


Na tarde desta 5ª feira (21), em São Paulo, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) foi convidado a palestrar na FGV – Fundação Getúlio Vargas. Em foco, o planejamento municipal e a gestão socioambiental de Vitória da Conquista. A Administração Municipal recebeu o convite para apresentar o tema pelo Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV.
Compareceu ao evento, além do Dr. Fernando Marcato e Pedro Ralack, ambos da GO/SP, o presidente da Abcon – Associação Brasileira de Concessionárias Privadas, Carlos Henrique da Cruz Lima, o Diretor do Grupo Águas do Brasil, João Luiz de Siqueira Queiroz, da BRK Ambiental, Ivan Sant Ánna, dentre outros professores e e empresários.
Solução
O Município de Vitória da Conquista, busca alternativa, e através da competente assessoria da GO Associados – avança para evitar a manobra do Governo do Estado que trabalha para retirar a autonomia e independência da cidade.
Municipalização dos serviços
O contrato de concessão está vencido há 3 anos ea Prefeitura pretende municipalizar os serviços que são prestados pela Embasa. O prefeito Herzem Gusmão esteve em Salvador, e solicitou do presidente da empresa baiana que apresentasse uma proposta de renovação. A proposta não foi formulada.
Estima-se que uma empresa privada aceitaria pagar, pelo menos, entre R$ 80 e 100 milhões para operar os serviços de Conquista pelos próximos 30 anos. Até o momento, a EMBASA informou que Conquista é deficitária em R$ 7 milhões o que não convenceu os técnicos da GO/SP.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

ESCRITOR RUY ESPINHEIRA FILHO LANÇA NOVO LIVRO:

Recebemos o convite de lançamento do mais novo livro do grande poeta e amigo Ruy Espinheira Filho, membro da Academia Bahiana de Letras, evento que acontece dia 30, sábado em Salvador. Embora não tenhamos condições de estar presentes, por motivos de saúde, registramos o acontecimento literário com votos de muito sucesso ao grande beletrista baiano, nosso amigo de infância, em Poções, nos idos dos anos 1940/1950.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ATÉ QUE ENFIM!!!



Projeto de lei para criação da Guarda Municipal é enviado à Câmara

Secom/PMVC
Uma grande novidade foi divulgada nesta terça-feira (19) em Vitória da Conquista. A Prefeitura Municipal enviou para a Câmara Municipal o projeto de lei Complementar 07, de 2019, que institui a Guarda Municipal de Vitória da Conquista, dispondo sobre sua estrutura administrativa.
A criação da categoria foi um dos compromissos da atual gestão com a cidade e prevê o aproveitamento dos 350 agentes de segurança patrimonial. O prefeito municipal Herzem Gusmão assinou a mensagem que vai remeter ao presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Gomes, apresentando o projeto e solicitando que a proposta tramite sob o regime de urgência. O ato de assinatura foi acompanhado por agentes de segurança patrimonial.
Na mensagem, o gestor esclarece que o crescimento da violência é uma realidade, exigindo do Poder Público Municipal cada vez mais responsabilidades no tocante à segurança comunitária e à proteção dos bens públicos e dos cidadãos. “Desse modo, exige-se uma reestruturação imediata da composição administrativa Municipal, proporcionando uma efetiva, planejada e organizada participação deste ente no combate direto à criminalidade, priorizando a segurança dos cidadãos que vivem em nossa cidade”, afirma o prefeito no documento.
Já o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, que é coronel da Polícia Militar e ajudou na elaboração do projeto de lei, salientou: “A Guarda Municipal preparada e armada contribui sim para a contenção e diminuição do crime de um modo geral. Todos os guardas municipais serão previamente capacitados e aprovados em curso próprio. Haverá um pelotão especial que também será devidamente capacitado e aprovado para que porte uma arma de fogo”.

MUITO FEIO!

Desembargadores e juízes são alvos de operação da PF na Bahia

Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (19), a Operação Faroeste, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção praticado por uma organização criminosa integrada por magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, advogados e produtores rurais que, juntos, atuavam na venda de decisões para legitimar terras no oeste baiano.
As medidas cautelares foram determinadas pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro também determinou o bloqueio de bens de alguns dos investigados, no total de R$ 581 milhões.
"O esquema envolve ainda o uso de laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente. A suspeita é de que a área objeto de grilagem supere 360 mil hectares e que o grupo envolvido na dinâmica ilícita movimentou cifras bilionárias", diz a nota da PGR.
Mais de 200 policiais federais, acompanhados de procuradores da República, cumprem, desde as primeiras horas da manhã, quatro mandados de prisão temporária e 40 de busca e apreensão em gabinetes, fóruns, escritórios de advocacia, empresas e nas residências dos investigados, nas cidades de Salvador, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, na Bahia, e em Brasília.
Também estão sendo cumpridas ordem judiciais de afastamento de quatro desembargadores e dois juízes de direito de suas funções.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

REFORMA DA PREVIDÊNCIA JÁ ESTÁ VALENDO!

Reforma da Previdência é promulgada pelo Congresso

Karine Melo - Repórter da Agência Brasil
Quase nove meses depois de ser oficialmente proposta pelo governo, nesta terça-feira (12), deputados e senadores, em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, promulgaram a reforma da Previdência. O texto altera regras de aposentadorias e pensões para mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores do setor privado que estão na ativa e servidores públicos federais.
Considerada um marco dos 300 dias do governo Bolsonaro, a solenidade presidida pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) também foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Alcolumbre minimizou a ausência do presidente da República, Jair Bolsonaro e do ministro da Economia,Paulo Guedes na sessão. “Eu acho que não é sinal de nada. A gente ás vezes faz um cavalo de batalha por uma fotografia. As emendas constitucionais sempre foram promulgadas em sessões solenes especiais do Parlamento brasileiro. Nessas sessões muitas delas o presidente da República e ministros não vieram. Não será a presença do presidente da República ou do ministro que vai chancelar esse encontro, essa promulgação”, avaliou Alcolumbre ao chegar ao Senado.
O presidente do Senado destacou ainda a importância do trabalho do Congresso na aprovação da reforma da Previdência. “Promulgaremos as mudanças no sistema previdenciário brasileiro, o maior dos últimos 30 anos. Isso foi um esforço coletivo, de todos os parlamentares, da Câmara dos Deputados, dos senadores”, disse. Ainda segundo ele, a ideia é que hoje ainda a Casa vote o segundo turno da Pec Paralela à reforma da Previdência. Se aprovado, com o mínimo de 49 votos no plenário, o texto - que abre caminho para que estados e municípios adotem as mesmas regras para seus servidores por meio de uma lei ordinária - seguirá para análise dos deputados, onde terá que passar por uma Comissão Especial e por dois turnos de votação.
A proposta inicial do governo previa economia de R$ 1,2 trilhão em 10 anos. Com as alterações feitas pelo Congresso, caiu para R$ 800 bilhões no mesmo período. As regras da reforma entram em vigor imediatamente com a promulgação da emenda constitucional.
Texto alterado às 11h23 para correção. Diferentemente do informado, os ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e o secretário especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, não participaram da sessão de promulgação da reforma da Previdência.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

GOLPE, CONTRA-GOLPE, NÃO VAI TER GOLPE...

Avião de Evo rumo ao México faz escala no Paraguai

O avião da Força Aérea do México no qual viaja o ex-presidente boliviano Evo Morales decolou nesta terça-feira, 12, do aeroporto internacional de Assunção, onde chegou de madrugada e permaneceu durante várias horas após sair da Bolívia, segundo uma fonte oficial.
De acordo com alguns veículos locais, a aeronave Gulfstream G 550 partia rumo ao México, mas teve de parar no Paraguai por não ter autorização para sobrevoar o território peruano. Contudo, a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac) ainda não divulgou nenhuma informação oficial a respeito.
O portal paraguaio Hoy informou que o avião aterrissou em Assunção por volta da 1h30 para reabastecer após o Peru negar autorização para sobrevoar o território. O veículo destaca que o Brasil pode ter tomado a mesma decisão.
Após várias conversas, o Peru teria cedido seu espaço aéreo e às 4h53, a aeronave partiu rumo ao México, país que ofereceu asilo político para Evo. O ex-presidente viaja junto a seu filho e ao ex-vice-presidente Álvaro García.
Ministro da Defesa renuncia
O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Eduardo Zavaleta López, decidiu renunciar ao cargo. Ele fez o anúncio por meio de uma carta divulgada no Twitter na qual diz que sua vontade "sempre foi preservar a institucionalidade das Forças Armadas a serviço da população" e não contra ela.
"Jamais emitimos uma ordem para que nossos soldados e marinheiros levantassem uma arma contra seu povo e jamais a faremos", indicou Zavaleta. "O Estado que construímos é uma Bolívia na qual um militar deveria assumir a defesa de sua pátria ao lado de seu povo e não contra ele, portanto, a responsabilidade de virar as armas contra o povo será daqueles que tomaram essa decisão."
"Senhor Carlos Mesa (ex-presidente e principal rival de Evo nas últimas eleições, senhor Fernando Camacho (líder opositor acusado por Evo de orquestrar um golpe de Estado para tirá-lo do poder), um assunto político não se resolve aumentando o calibre da repressão contra seus compatriotas, as balas não são a resposta e nem a solução", acrescenta o texto.
Zavaleta é o 13º ministro a renunciar do antigo gabinete de Evo Morales, que renunciou à presidência no domingo em meio à crise política desencadeada após as eleições de 20 de outubro e pelas quais é acusado de fraude. O resultado - que havia dado a ele mais um mandato - também foi questionado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). (Com agências internacionais)

sábado, 9 de novembro de 2019

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO

CUSTÓDIO PÉ DE VALSA 
Nando da Costa Lima
Custódio era mais arrogante do que ministro do STF, mas quando bebia, perdia a noção de tudo... Ele parou o carro em frente a uma cancela, estava completamente bêbado, tava de bater de lenço... Tentou abrir, mas viu que estava com um cadeado enorme. Foi o jeito pular, mesmo estando vesgo de pinga. Conseguiu cair do outro lado e do chão sentiu que vinha alguém ao seu encontro. Era um senhor de uns 70 anos, com barba e cabelos grisalhos. Ele acenou pro biriteiro e, apontando pro casarão, o convidou para tomar um café. Custódio ficou de pé, sacudiu a poeira, agradeceu o convite e acompanhou o velho até a residência. Lá a casa parecia que estava em festa, tinha muita gente! Todos foram muito simpáticos, parecia que todos eram parentes dele. Pela cordialidade, Custódio se sentiu em casa, só tinha gente boa! Um dos presentes notou que ele estava enrolando com aquela xícara de café com leite e ofereceu uma pinga. Ele aceitou sorrindo, viu que ali era o lugar certo pra terminar aquela farra. Ficou tão alegre que esqueceu do tempo, nem pensava em sair dali, tava muito satisfeito. Dançou, comeu e, principalmente, bebeu. Conversou sobre vários temas com os presentes, só não ficou mais à vontade porque notou que só quem não estava armado eram os meninos. Mas pelo tratamento a ele dispensado, pegava até mal perguntar o motivo de tantas armas. Parecia que iam pra guerra! O pessoal lhe tratou tão bem que ele não tinha planos de ir embora tão cedo. Até uma possível namorada ele já tinha arranjado, era uma questão de tempo. Antes da meia-noite ele já estava tropeçando no povo, mas tinha certeza de que ia se dar bem com aquela morena. A dona da casa entrou na sala e disse em voz alta que o jantar estava sendo servido. Um verdadeiro banquete! Tinha de tudo: peru, pato, galinha, bode e, para a alegria de Custódio, muita bebida. A comilança correu muito bem, teve até discurso saudando o visitante. E ele, emocionado, retribuiu elogiando a todos os presentes. Falou que nunca tinha sido tão bem tratado em sua vida, nem na casa de parentes ele tinha sido tão mimado, toda hora passava alguém oferecendo alguma coisa. Tudo ficou ainda melhor quando um dos convidados apareceu com uma sanfona e sentou o dedo pra dentro, tocou mais de vinte músicas seguidas. E Custódio, a cada parte, mudava de par. Era um exímio dançarino, até a matriarca fez questão de dançar uma valsa com o galanteador que surgiu do nada. Ele começou a imaginar por que não tinha conhecido aquele pessoal simpático há mais tempo, eram praticamente vizinhos. De Conquista pra lá era um pulo, não entendia o porquê de nunca ter encontrado com aquelas pessoas. Só podia ser coisa dos primos invejosos, ficaram com receio de ele ficar mais amigo do casarão que deles. Isto o deixou tão curioso que começou a interrogar a todos disfarçadamente... Mas quanto mais indagava, mais o pessoal o deixava em suspense. Ninguém tinha ouvido falar dos seus primos ou dos vizinhos. Ninguém dava uma resposta que clareasse suas dúvidas. Como cavalo dado não se olha os dentes, ele sossegou e continuou na farra, que estava muito boa. Quando deu meia-noite, o velho que, segundo ele, era o dono da casa, chamou Custódio num canto reservado e falou que tinha gostado muito de sua companhia, mas que infelizmente já estava na hora de ele ir embora, tava na hora de dormir. Quando o velho acabou de falar, começou a trovejar forte, e em questão de minutos caiu um temporal com muito vento. Pareceu que as janelas do casarão trancaram de vez, era água e vento como há muito tempo não se via. Os raios tornavam o temporal ainda mais ameaçador, e Custódio, apesar de ter pavor de raio, até que gostou. O dono da casa teria que hospedá-lo de qualquer jeito, nenhum ser humano deixaria um visitante sair num temporal daqueles, seria maldade! E era mesmo: deixar um bebum sair dirigindo debaixo daquele aguaceiro era sacanagem das grossas. Mesmo assim, o dono da casa tornou a chama-lo e quase que insistiu que ele fosse embora. Quando ele viu que o povo tava falando sério, ficou receoso. Mesmo assim, insistiu, pedindo a uma das moças pra convencer os velhos a deixarem ele pernoitar no casarão. Mas não teve acordo, o povo tinha falado sério, e ele sem entender nada insistiu mais uma vez, argumentou que não ia incomodar, era só abrir a cancela, colocar o carro pra dentro e passar a noite. Assim que a chuva passasse ele iria embora. Insistiu tanto que foi o jeito abrirem a cancela e o deixarem dormir no automóvel. Antes de encostar o carro em frente ao casarão, Custódio já estava cochilando, mas fez questão de descer e se despedir de todos. Depois de muitos agradecimentos e apertos de mão, voltou para o carro e dormiu. E como dormiu... Assustou com seus pais batendo no vidro do carro pra lhe acordar, a mãe estava desesperada. E quando ele baixou o vidro, ainda meio tonto, ela foi logo lendo o beabá pro bebum: — Você tá ficando doido, meu filho? Eu fiquei sabendo lá em Conquista que você ficou um dia e uma noite dançando e conversando sozinho aqui nesse cemitério. Não tem respeito nem com os mortos! Ainda bem que o povo pensou que você fosse doido e não lhe quebrou na porrada... Já imaginou?! Estacionar o carro no meio de um cemitério secular e passar a noite dançando e falando sozinho. Toma uma tenência na vida! E como é que você abriu aquele cadeado enferrujado? Depois disso, Custódio nunca mais foi o mesmo. É que de tanto ele insistir com a história dum casarão que não existia há mais de um século, os parentes acabaram lhe internando em Barbacena, onde permaneceu por um ano e, toda vez que sumia, a família já sabia que iriam encontra-lo em algum cemitério, dançando e conversando sozinho. Custódio Pé de Valsa ficou sendo o doido oficial da cidade até sua morte.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

CONQUISTA: CENTRO DE CULTURA PARTICIPA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE:



Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima celebra aniversário de Conquista com programação especial e gratuita

Para celebrar o aniversário de 179 anos de emancipação política de Vitória da Conquista, comemorado no dia 09 de novembro, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) prepararam uma agenda especial e gratuita com espetáculos, shows, oficinas e outras atividades. A programação acontece de 5 a 9 de novembro e inclui, além do espetáculo Lub Dub do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), a apresentação da peça “Conflitos Amorosos” baseada em crônicas de Luís Fernando Veríssimo, e abertura das exposições “Auto da Gamela” e “Glauber em Movimento”, dentre outras atividades. Em parceria com o Museu Regional – Casa Henriqueta Prates e a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), a programação começa a partir da terça-feira, 5 de novembroàs 19h, com a mesa temática “Memória e Cinema em Vitória da Conquista” com a participação dos pesquisadores doutores Milene de Cássia Silveira Gusmão e Ruy Hermann Araújo Medeiros, que abordarão as relações entre memória, cinema, audiovisual e processos de formação cultural. A mesa temática terá ainda a presença de Edilno Ferreira Macedo, o Seu Ferreira, ex-gerente do Cine Madrigal, o último cinema de rua de Conquista fechado em  30 de julho de 2007, depois de 39 anos de atuação.
No dia 06 de novembro, às 19h, o Camillo de Jesus Lima recebe a Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores que concederá o Título de Cidadão Conquistense a 44 pessoas, uma honraria prestada pelo Legislativo e que tem a finalidade de reconhecer a relevância de quem escolheu a cidade para morar, estudartrabalhar e contribuir com o desenvolvimento e história do município.

Já no dia 07 de novembro, às 20h, acontecerá a reapresentação da peça Conflitos Amorosos”, cujo texto é baseado em crônicas de Luís Fernando Veríssimo e conta com adaptações e criações de Patrícia Chaves, Paulo Maurício e Thiago Prado. A reapresentação é uma homenagem à memória do ator e artista plástico Paulo Maurício Lopes Araújo, que faleceu no mês setembro.
Ainda no dia 07 será oficialmente aberta a exposição do artista plástico Sílvio Jessé em homenagem ao livro Auto da Gamela”, de autoria de Carlos Jeovah e Esechias Araújo Lima. O livro foi publicado em 1980 e, recentemente, ganhou sua segunda edição, revista ampliada e com ilustrações de Jessé.
A sexta-feira, dia 08 de novembro, será dedicada ao cinema. Primeiro, com a exibição do longa-metragem “Sertânia”, do diretor Geraldo Sarno. Com cenas rodadas nos municípios de Milagres, Brumado e Vitória da Conquista, o filme conta a história de Antão, um homem que nasceu em Canudos e que com o fim da guerra, ainda criança, é levado por um militar a São Paulo, junto com sua mãe. Ao final da exibição, o próprio diretor vai comentar o filme.
Também sexta-feira, o público vai ter acesso à exposição “Glauber em Movimento”. Composta por 16 totens, a exposição remonta a linha do tempo do cineasta Glauber Rocha, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não somente a trajetória profissional de Glauber, mas também sua dimensão humana e pessoal. A exposição é uma pequena mostra do Acervo Glauber Rocha e a curadoria é de Paloma Rocha, filha do cineasta.
No sábado, dia 09 de novembro, às 19h30, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) apresentará o espetáculo Lub Dub. Ponto alto das comemorações, a coreografia contém uma performance vocal com músicas do candomblé e da capoeira e fala do corpo que pulsa, sente, se movimenta, protesta, luta e se comunica. Além disso, o BTCA ministrará um workshop de danças afro-brasileiras para artistas da região. O encontro acontecerá no dia 08 de novembro, das 18h às 21h. As inscrições gratuitas para as 30 vagas da turma podem ser feitas no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, entre os dias 04 e 07 de novembro, das 14h às 17h.
Finalmente, a programação encerra-se no domingo, dia 10 de novembro, às 16h, com o show “Cathalá Abraça Conquista Down”, em parceria com o Cathalá Instituto de Música e a Associação Conquista Down. O show contará com a apresentação de alunos do Cathalá, juntamente com as crianças da Associação Conquista Down e o objetivo é mostrar que uma pessoa com a síndrome deve ser protagonista de sua própria história.
Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – Inaugurado oficialmente em março de 1987, o Centro de Cultura fica na cidade de Vitória da Conquista, terceira maior população do estado e terceira maior economia do interior da Bahia. No ano passado, o espaço foi completamente re-estruturado, com investimento de cerca de R$ 1,5 milhão da Secult.
Espaços Culturais da SecultBA  A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
SERVIÇO
Cerimônia de entrega do “Título de Cidadão Conquistense”
Dia e Horário: 06 de novembro, às 19h30
Quanto: 
Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
Câmara Municipal de Vereadores/ Camillo de Jesus Lima
Espetáculo “Conflitos Amorosos”
Dia e Horário: 07 de novembro, às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima
Lançamento do livro e abertura da exposição “Auto da Gamela”
Dia e Horário: 07 de novembro, às 20h30
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima
Exposição “Glauber em Movimento”
Dia e Horário: 08 de novembro, abertura às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima
Exibição do filme “Sertânia”, de Geraldo Sarno e Homenagem aos 80 anos de Glauber Rocha
Dia e Horário: 08 de novembro, às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima
Espetáculo “Lub Dub”, com Balé Teatro Castro Alves (BTCA)
Dia e Horário: 09 de novembro, às 20h
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização:
 BTCA/Casa da Cultura/ Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima

Show “Cathalá Abraça Conquista Down”
Dia e Horário:10 de novembro, às 16h30
Quanto:
 Gratuito
Classificação:
 Livre
Realização: 
Cathalá/Casa da Cultura/Academia Conquistense de Letras/Camillo de Jesus Lima

NOTA DO BLOG:
Desde já, agradecemos o 'live' que nos foi enviado via whattssapp pelo atual diretor Elton Becker. Fui protagonista da história do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, inaugurado oficialmente pela Drª Olívia Barradas - então presidente da Fundação Cultural do Estado da Bahia e que levava em sua inauguração o nome do governador de então João Durval Carneiro. Presente à solenidade, na noite de 11 de março, além da Presidente da funcebA, O Sub-Secretário da Educação e Cultura, Prof. Remy de Souza, diretores da FUNCEBa., Prefeito de Conquista, deputados, representantes da sociedade civil e a placa foi descerrada com muita emoção. O Centro de Cultura já vinha funcionando sob autorização da FUNCEBa desde 22 de setembro de 1986. Logo após as eleições, o então governador adoeceu e a inauguração foi postergada até março, uma vez que a posse do novo governo aconteceria dia 15 de março de 1987.
Gostaria de anotar estes dados para que a história possa registrar o fato. Camillo de Jesus Lima honra o nosso Centro de Cultura, mas teria que dar alguns esclarecimentos sobre o fato para os anais históricos que nos exige, enquanto cidadãos e parte ativa nestes episódios. Ricardo De Benedictis.

sábado, 2 de novembro de 2019

NANDO DA COSTA LIMA - CONTO HISTÓRICO

A TRAGÉDIA DO TAMANDUÁ (1895)
     Nando da Costa Lima
Foi tiro pra todo lado, o pipocar das balas chegava a ferir a consciência de quem estava a léguas de distância...
       Foi num tempo onde os coronéis usavam os clavinotes para a lei conforme suas ideologias, um mal necessário para as comunidades perdidas nos sertões, sem eles a lei do mais forte prevaleceria de maneira mais acentuada. Com o poder concentrado nas mãos tornavam-se verdadeiros reis medievais e nada ocorria nas suas regiões de origem sem suas aprovações, isto é, quase nada. Quando a briga era entre famílias que os apoiavam eles simplesmente assistiam, aí a razão não tinha lado...
        O desentendimento começou depois que uma vaca do coronel foi encontrada morta, na fazenda Pau de Espinho que pertencia à viúva Lourença de Oliveira Freitas. Afonso Lopes acusou os filhos da viúva de terem matado o animal. Após essa desavença houve uma briga delescom o genro do Coronel, que saiu em desvantagem. Isto deu fim a uma velha amizade, que se não era das mais amáveis também não era hostil. Aconteceu em 1893 na região de Belo Campo... Quando Afonso Lopes brigou com Sérgio, ele ainda não era autoridade no cargo que correspondia ao de subdelegado. Mas quando assumiu não vacilou em usar da autoridade para tirar a limpo suas diferenças com os filhos da viúva, foi como autoridade que tirou a vida dos dois irmãos na presença da mãe e esta sua atitude gerou uma das mais sanguinárias vinganças de família da história do Brasil.
       Dona Lourença amarrou os corpos dos filhos nos dorsos de dois animais e os conduziu por mais de dez léguas, até a entrada do cemitério de Conquista. Lá pronunciou a frase que ecoou por várias décadas na região: “Vocês mataram meus filhos, se quiserem enterrem senão comam”.
       Calixto, um dos filhos da viúva, não disse nada quando viu os irmãos mortos, se retirou do povoado. Pouco tempo depois de sua partida surgiu o boato que ele estava reunindo homens para vingar os irmãos. A família do Coronel Domingos começou a se precaver esperando o revide, foi mais de um ano de tensão... Que Calixto vinha tentar se vingar o Coronel tinha certeza, só não imaginava que ele viria com todo aquele poder de fogo, seus homens vieram dispersados. Calixto chegou às terras do Coronel na madrugada, pela manhã o casarão da fazenda Tamanduá estava cercado. As mulheres e as crianças já haviam saído do cerco sobre a garantia de Calixto que nada aconteceria e o tiroteio com os que ficaram entrincheirados na sede começou... Foi um dia e meio de fogo cerrado, até que resistiram muito tempo, apesar de estarem bem armados, não esperavam uma reação tão bem planejada, eram quase cem homens armados. O Coronel quando viu os recursos de defesa ficarem escassos resolveu se entregar com todos que se encontravam na casa, na esperança de poupar algumas vidas. Mas Calixto estava determinado, quando tomou o casarão, eliminou todas as vinte e duas pessoas da família do Coronel Domingos Ferraz. Inclusive ele e seu genro Afonso Lopes, este último foi decapitado a golpes de foice... Os corpos ficaram expostos no lugar da tragédia, os parentes temiam uma represália a quem fosse enterrá-los. Só depois da interferência de pessoas neutras na briga é que foram sepultados ali mesmo onde tombaram. Do que sobrou do casarão incendiadoos anos se incumbiram de demolir.  Calixto saiu da região, seu objetivo já tinha sido alcançado. Dos jagunços trazidos por ele a maioria ficou (outra grande tragédia), supõe-se que teriam sido contratados pelos coronéis da região ainda receosos com o fato. Esta briga entrou pelo tempo e durou até a década de 40 causando muitas mortes, inclusive a do próprio Calixto que morreu numa emboscada num povoado do norte de Minas Gerais. Ainda bem que o tempo, este mago que faz desaparecer as marcas deixadas no espaço, se encarregou de apagar todos os vestígios da rivalidade entre os descendentes dos personagens desta tragédia secular.