Nesta quinta-feira (23), o governador Rui Costa (PT) oficializou o cancelamento do Carnaval em todo o estado em 2022. A avaliação do mandatário é que com a variante Ômicron em circulação, aumento de 50% na ocupação de leitos de UTIs e elevação no número de casos ativos para Covid-19 no estado, tornou-se praticamente inviável a realização da festa momesca nos moldes tradicionais.
“Se no início de dezembro estava difícil fazer o Carnaval, agora ficou impossível. Sou responsável e não autorizaria Carnaval nestas condições. Alguém falar de Carnaval a essa altura do campeonato está querendo ser irresponsável com a vida humana e eu não estou nesse grupo”, declarou o governador durante evento de inauguração da reforma da emergência do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador
Mais tarde, em conversa com a CNN Brasil, Rui afirmou que o surto de gripe que assola o país não dá sinais de arrefecimento, o que seria outro obstáculo à realização de grandes festas. “Para piorar a situação, o Brasil enfrenta essa gripe, que tem se mostrado muito forte, levando pessoas a internamento hospitalar, em situação grave. Já tivemos dois óbitos registrados dessa gripe”.
“São duas pandemias em uma e seria impossível fazer um evento para 3 milhões de pessoas nessas condições. Seria não ter responsabilidade nenhuma com a vida humana e com a saúde pública’, atalhou o governador, que admitiu que o estado não tem “condições de organizar um evento nos moldes do maior carnaval do Brasil e do planeta”.