sexta-feira, 30 de abril de 2021

DIOGO MAINARD E A TV CULTURA:

Após fala de Mainardi, Cultura diz que acionou produtora do Manhattan Connection


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A TV Cultura afirmou nesta quinta-feira (29) que já acionou a produtora do Manhattan Connection para que medidas sejam tomadas após Diogo Mainardi agredir verbalmente o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay.

"A TV Cultura não concorda com o ocorrido e já tomou providências junto à empresa produtora do Manhattan Connection", diz, em nota, a emissora sem especificar quais medidas seriam tomadas.

O programa desta quarta (28) trouxe a participação de dois convidados. Na primeira parte, o apresentador e humorista Fábio Porchat abordou a liberdade de expressão. Na sequência foi a vez do advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, que debateu sobre as últimas decisões do STF (Superior Tribunal Federal).

No final da edição, Mainardi xinga o advogado com palavras de baixo calão. "Como diria Olavo de Carvalho, vai ...", disse o jornalista, que teve a fala cortada por um sinal. Na leitura labial, porém, é possível identificar a frase "vai tomar no c...".

A declaração aconteceu após Lucas Mendes, âncora do programa, agradecer a presença de Kakay no Manhattan Connection. Pedro Andrade e Caio Blinder compunham a bancada da atração.

Em sua coluna no site Antagonista, Diogo Mainardi afirmou que o xingamento se referia a algo que havia sido dito na primeira parte do programa. "O 'convidado' era Kakay, que durante o programa vaticinou a prisão de Sergio Moro. O xingamento era uma referência singela a algo que foi dito na primeira parte do programa, por Fábio Porchat."

Manhattan Connection estreou na TV Cultura no dia 20 de janeiro de 2021, data da posse do 46º presidente dos EUA, Joe Biden, após passagem pelo GNT (1993-2011) e pela GloboNews (2011-2020.).

O programa está disponível no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=EK7SDpkfrM4

quinta-feira, 29 de abril de 2021

CONQUISTA VACINA NESTA QUINTA A SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENICA/OXFORD:

Conquista: Vacinação da 2ª dose Oxford/Fiocruz acontece nesta quinta-feira (29)


A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista informa que, nesta quinta-feira (29), haverá vacinação apenas da segunda dose da vacina OXFORD/FIOCRUZ contra a Covid-19, das 9h às 16h, na modalidade drive thru, no Comando de Policiamento da Região Sudoeste, localizado no bairro Kadija,

Logo que chegarem as novas doses a secretaria de saúde organizará a sua distribuição, de acordo com o público-alvo definido pela Secretaria Estadual de Saúde (faixa etária ou grupo prioritário), para vacinar a população conquistense o mais rapidamente possível.


A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista informa que, nesta quinta-feira (29), haverá vacinação apenas da segunda dose da vacina OXFORD/FIOCRUZ contra a Covid-19, das 9h às 16h, na modalidade drive thru, no Comando de Policiamento da Região Sudoeste, localizado no bairro Kadija,

Logo que chegarem as novas doses a secretaria de saúde organizará a sua distribuição, de acordo com o público-alvo definido pela Secretaria Estadual de Saúde (faixa etária ou grupo prioritário), para vacinar a população conquistense o mais rapidamente possível.

terça-feira, 27 de abril de 2021

 

Omar Aziz teve familiares presos por desvios de recursos na saúde do Amazonas

Por Amazonia RealPublicado em: 25/04/2021 às 22:33
Omar Aziz teve familiares presos por desvios de recursos na saúde do Amazonas

JUSTIÇA X CPI - VAMOS VER QUE RUMOS SEGUIRÃO:

Juiz federal do DF impede nomeação de Renan para relatoria da CPI da Covid

O juiz Charles Morai, da 2ª Vara Federal do Distrito Federal, concedeu uma decisão liminar (provisória) para impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja nomeado o relator da CPI da Covid

Juiz federal do DF impede nomeação de Renan para relatoria da CPI da Covid

27/04/21 05:00 ‧ Há 3 Horas por Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu uma decisão liminar (provisória) para impedir que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) seja nomeado o relator da CPI da Covid nesta terça-feira (27).

A decisão é do juiz Charles Morai, da 2ª Vara Federal do Distrito Federal, e foi proferida em uma ação popular movida pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP), uma das principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.

O juiz afirma que a decisão vale até que o senador e a AGU (Advocacia-Geral da União) se manifestem no processo. Enquanto isso, o magistrado determina que o nome de Calheiros seja impedido de ser escolhido como relator da comissão.

Nas redes sociais, Renan afirmou que a decisão é "esdrúxula" e anunciou que irá recorrer. Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), o mais velho do colegiado e responsável por ter marcado a data de instalação nesta terça, a primeira sessão do colegiado está mantida.

"Amanhã (terça) é a eleição para a escolha do presidente e do vice. Vamos fazer isso às 10h. Não muda nada. Não existe eleição para relator", disse Otto à reportagem. Cabe ao presidente eleito da CPI indicar o relator - o favorito para assumir a presidência é Omar Aziz (PSD-AM).

Otto também critica a decisão da Justiça do DF. "É uma interferência indevida de um juiz. Isso favorece a candidatura do Renan para relator, porque é uma questão interna corporis", afirmou Otto.

Na ação apresentada à Justiça, a deputada Carla Zambelli, aliada fiel a Bolsonaro, cita o fato de o filho do parlamentar, Renan Filho, ser governador de Alagoas.

Isso, segundo ela, reforça a "expectativa de um direcionamento dos trabalhos para o mais distante possível de seu objeto secundário (em ordem de análise, não de importância), que é a fiscalização dos recursos públicos direcionados aos entes federativos para o combate da pandemia".

Na petição inicial, Zambelli também afirma que Renan responde a dezenas de processos na Justiça, prejudicando, assim, "o princípio da moralidade administrativa".

"A presença de alguém com 43 processos e 6 inquéritos no STF [Supremo Tribunal Federal] evidentemente fere o princípio da moralidade administrativa", escreveu.

Na decisão, o magistrado afirma que, depois de as partes terem se manifestado, irá analisar novamente o pedido de Zambelli e decidirá se mantém o impedimento de Renan ou se libera o parlamentar para relator a CPI.

"Determino que a União diligencie junto ao Senado da República, na pessoa do seu presidente, para que este obste a submissão do nome do ilustríssimo senhor senador Renan Calheiros à votação para a composição da CPI da Covid-19 na condição de relator, exclusivamente até a juntada das manifestações preliminares dos requeridos."   

O juiz deu 72 horas para Renan e a AGU se pronunciarem. O magistrado afirmou que a decisão é necessária devido à "proximidade do ato que se quer obstar" e "em prestígio ao direito de ação", o que se "soma à iminência do esvaziamento da utilidade do processo".

Bolsonaro tenta evitar que Renan assuma a relatoria da CPI. O posto é o mais importante do colegiado, uma vez que é responsável por redigir o relatório final em que são apontados possíveis crimes cometidos pelos investigados na CPI.

O chefe do Executivo teme que as apurações desgastem ainda mais seu governo e reforcem as críticas à condução do governo em relação à pandemia da Covid-19.

A CPI foi aberta por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) e tem uma composição em que os aliados do governo estão em minoria.

Diante do fracasso em impedir a escolha do emedebista para relator, o presidente procurou iniciar diálogo com o filho de Renan, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB).

O presidente telefonou na última terça-feira (20) ao chefe do Executivo alagoano, pediu que ele avisasse ao pai que buscaria contatá-lo e avaliou que o momento é inoportuno para a instalação da CPI.

À reportagem Renan afirmou que a decisão do juiz do DF é anômala por impedi-lo de ser eleito para um cargo que, na verdade, se dá por indicação do presidente da comissão.

Além disso, ele disse que a ordem é fruto de uma manobra política. "Nunca antes houve uma decisão tão descomunal como esta", afirmou o senador. Aliados do emedebista dizem até mesmo que ele poderia ser indicado nesta terça normalmente em razão do que consideram como erro da decisão judicial.​

Por meio das redes sociais, Renan afirmou que a decisão é "uma interferência indevida na liberdade de atuação do Senado" e disse que a medida foi "orquestrada pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho".

"A CPI é investigação constitucional do Poder Legislativo e não uma atividade jurisdicional", afirmou. Renan completou: "Nada tem a ver com Justiça de primeira instância. Não há precedente na história do Brasil de medida tão esdrúxula como essa. Estamos entrando com recurso e pergunto: por que tanto medo?", afirmou.

A decisão irritou alguns integrantes do governo, para os quais o pedido de Zambelli só serviu para impedir qualquer possibilidade de diálogo entre Bolsonaro e Renan.

A expectativa desses governistas é de que, como a decisão pode ser revertida, o único efeito gerado por ela foi inflamar ainda mais os ânimos dos integrantes oposicionistas e independentes da CPI da Covid, que formam a maioria da comissão parlamentar.

Segundo assessores palacianos, Bolsonaro foi aconselhado a entrar em contato com Renan para negar que o pedido tenha partido do presidente e afirmar que se trata de uma atitude isolada da deputada do PSL, sem vinculação com o Palácio do Planalto, apesar da ligação de ambos.

SPUTNCK NEGADA PELA ANVISA:

 Anvisa nega importação da Sputnik; análise aponta falta de dados e risco de doenças por falha em fabricação

Relator Alex Machado Campos classificou a situação atual da vacina como um "mar de incertezas" e diz que dados apurados apontam um cenário de riscos "impressionante".

Por Bruna de Alencar, G1


Anvisa não autoriza importação da vacina russa Sputnik V contra Covid

Anvisa não autoriza importação da vacina russa Sputnik V contra Covid

Após cinco horas de debates e apresentação de relatórios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou nesta segunda-feira (26) o pedido de autorização excepcional para a importação da vacina Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 produzido na Rússia.

Resumo da notícia

  • Decisão unânime foi tomada após 14 estados pedirem autorização para importação emergencial de quase 30 milhões de doses;
  • Três gerências técnicas da agência (medicamentos, fiscalização e monitoramento) deram pareceres contra a importação;
  • Anvisa apontou que NÃO recebeu relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade e NÃO conseguiu localizar o relatório com autoridades de países onde a vacina é aplicada;
  • Anvisa diz que a maioria dos países que autorizaram a aplicação da vacina não têm tradição na análise de medicamentos; além disso, em 23 países com contrato, a vacinação não começou;
  • Gerência de Medicamentos apontou diversas falhas de segurança associadas ao desenvolvimento do imunizante. Na mais grave, explicou que o adenovírus usado para carregar o material genético do coronavírus não deveria se replicar, mas ele é capaz de se reproduzir e pode causar doenças;
  • Gerência de Inspeção e Fiscalização relatou que técnicos da Anvisa não puderam visitar todos os locais de fabricação da vacina durante inspeção na Rússia; dos sete pontos previstos, técnicos conseguiram visitar apenas três locais;
  • Fundo Russo tentou cancelar inspeção presencial e não autorizou acesso ao Instituto Gamaleya, que faz o controle de qualidade;
  • Anvisa não conseguiu identificar os fabricantes da matéria prima da vacina.

    Posicionamento dos diretores

O relator do processo, Alex Machado Campos, classificou a situação atual da vacina como um "mar de incertezas" e disse que ela aponta um cenário de riscos "impressionante".

"(...) os dias de sim à vacina e aos medicamentos são comemorados. Nós comemoramos sempre. Ocorrerão, conduto, inevitavelmente, dias de não. E ele necessariamente traduzirá o que a razão de existir da Anvisa pode traduzir, que é proteger a saúde da população" - Alex Machado Campos

Em seu voto, a diretora Meiruze Freitas ressaltou a falta de informações disponíveis.

"Não são informações burocráticas. O que a agência vem exigindo é o mínimo para a garantia da segurança população", disse Meiruze Freitas.

A diretora Cristiane Joudan Gomes defendeu que a segurança é fator primordial.

"A presença de adenovírus (replicante) pode levar serie de consequência, até um surgimento de manifestação e doenças autoimunes", disse Cristiane.

Julgamento sem relatório

A decisão contra a importação foi tomada em uma reunião extraordinária que ocorreu para atender uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma ação protocolada pelo governo do Maranhão. Governadores buscam importar a Sputnik com base na lei 14.124/2021, que trata das medidas excepcionais para aquisição de vacinas e de insumos.

Entretanto, a Anvisa lembra que a legislação prevê como uma das exigências a entrega do "relatório técnico da avaliação da vacina". O documento deve ser emitido por uma autoridade sanitária internacional capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade.

Os técnicos não receberam o relatório. Por isso, o relator Alex Machado Campos disse que basearia seu voto nas contribuições de gerências técnicas da Anvisa. O primeiro posicionamento foi da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, que recomendou que fosse negada a importação. O posicionamento foi seguido pela Gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária e pela Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.Imagem de frascos da vacina Sputnik V feita no Brasil divulgada pela Embaixada da Rússia no Brasil — Foto: Reprodução/Facebook/Embaixada da Rússia no Brasil

Imagem de frascos da vacina Sputnik V feita no Brasil divulgada pela Embaixada da Rússia no Brasil — Foto: Reprodução/Facebook/Embaixada da Rússia no Brasil

Adenovírus replicante

Entre os pontos negativos levantados pela gerência está uma falha na produção do vetor usado na vacina. A Sputnik V utiliza a tecnologia de vetor viral. Nesse tipo de vacina, um outro vírus (nesse caso, o adenovírus) "leva" o material genético do coronavírus, o RNA, para dentro do nosso corpo. Mas esse adenovírus é modificado para não conseguir se replicar (reproduzir). Por isso, ele não deve causar nenhum tipo de doença.

Entretanto, segundo Gustavo Mendes Lima Santos, responsável pela gerência, "um dos pontos críticos e cruciais foi a presença de adenovírus replicante na vacina". Ou seja, o adenovírus é capaz de se reproduzir.

"Isso significa que o vírus que deve ser utilizado apenas para carregar o material genético do coronavírus para a célula humana ele mesmo se replica. Isso é uma não conformidade grave." - Gustavo Mendes

"A presença de uma adenovírus replicante pode ter impacto na nossa segurança quando utilizamos essa vacina. Esse vírus, que não era para ser replicante, pode se acumular em tecidos específicos do corpo como, por exemplo, os rins", explicou Gustavo Mendes. Em sua exposição, Mendes apresentou documento da própria desenvolvedora da vacina que admite a replicação do adenovírus.

sábado, 24 de abril de 2021

Destaque Nacional :

 Levy Fidelix morre em São Paulo aos 69 anos por sequelas do Coronavírus

Foto: Divulgação

Morreu, na noite dessa sexta-feira (23), aos 69 anos de idade, o político José Levy Fidelix da Cruz, mais conhecido apenas como Levy Fidelix. Ele estava internado desde março em um hospital particular de São Paulo e morreu por complicações provocadas pelo Coronvírus.

A notícia foi divulgada por pessoas próximas de Levy, como o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. “Que Deus conforte toda a família desse grande líder nacional…”, escreveu Manga. “Meus sentimentos à família do presidente do PRTB @levyfidelix”, postou o deputado federal José Medeiros.

A jornalista e cineasta Sandra Terena, também próxima de Levy, lamentou a notícia: “Com tristeza, informo o falecimento de um pioneiro do conservadorismo no Brasil, Levy Fidelix por COVID-19. O óbito foi confirmado às 20 horas desta sexta-feira (23). Que o Espírito Santo console a família. Meu marido, o jornalista Oswaldo Eustáquio, foi um grande amigo de Levy”.

Fidelix deixa sua mulher, Aldinea Rodrigues Cruz, e uma filha, Lívia Fidelix, que tentou se eleger deputada nas eleições de 2018.

TRAJETÓRIA
Fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Fidelix se formou em Comunicação Social e começou a carreira como publicitário, trabalhando também em jornais como Correio da Manhã e Última Hora.

Já na política, trabalhou como assessor de comunicação e foi um dos fundadores da revista empresarial Governo e Empresa e também da revista política O Poder e, nos anos 1980, trabalhou como apresentador de TV, em que entrevistava especialistas em tecnologia e políticos.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

LUTO EM CONQUISTA:

 

Morre Dilson Garçom

É com pesar que informamos o falecimento de uma personalidade querida em Vitória da Conquista, morador do Bairro Primavera. Dilson Santos Santana, conhecido como Dilson Garçom, vítima de parada cardíaca.

Amigos e familiares entraram em contato com a nossa reportagem lamentando a  morte precoce do trabalhador.

Nesse momento de dor, nossos sinceros sentimentos à todos que conviviam com ele.

Informações do Blog do Rodrigo Ferraz.

NOSSO BLOG: Levamos nossos sentimentos aos familiares de Dilson, que foi um grande profissional e servia com alegria e competência a todos. Descanse em paz, caro amigo!

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Sebastião Marcos Garcia Padre: HOMENAGEM A JOSÉ HENRIQUE GARCIA PADRE:

Zé Henrique Padre

Foto: Divulgação

Eu sou Sebastião Marcos Garcia Padre, irmão de José Henrique Garcia Padre. Julgo importante falar do meu relacionamento com meu amado irmão mesmo nesse momento tão difícil e de muita dor. Daria para escrever um livro, mas vou tentar resumir a nossa história. Tudo começou quando éramos crianças e minha querida mãe nos colocou para dormirmos juntos numa cama de casal. Ela alfabetizou todos os seus filhos e comigo e Zé não foi diferente. Chegou o momento de nos matricular na escola, a escolhida foi o Colégio Edvaldo Flores por ser de qualidade e perto da nossa casa. No primeiro dia de aula Zé Henrique logo começou a chorar. Sendo ele o caçula da casa, minha mãe de imediato me escolheu para tomar conta dele devido a nossa pouca diferença de idade. Ela pediu à professora para que me colocasse na mesma sala que ele. Num determinado momento, a professora solicitou a presença da minha mãe na escola para dizer-lhe que eu não mais poderia continuar na mesma sala que Zé, minha mãe ficou preocupada com essa situação achando que o choro dele pudesse voltar, pediu à diretora para que eu continuasse na mesma sala com ele e isso aconteceu. 


Nos anos seguintes fomos estudar na Escola Normal, sempre juntos na mesma sala, até a conclusão do terceiro grau (hoje ensino médio). Durante esses anos de estudos tínhamos nossos momentos de lazer, jogávamos futebol, íamos ao cinema e ao estádio Lomanto Júnior, da mesma forma sempre juntinho um do outro. Veio aí o momento dele ir estudar em Salvador, eu sempre ia visitá-lo. Depois de um ano fui também morar em Salvador para estudar e olha nós de novo morando juntos.

Concluímos nossos cursos e voltamos para Conquista, fomos sócios de Clínicas , desenvolvemos vários projetos juntos, quando isso não foi mais possível continuamos com a mesma amizade e carinho de sempre. Como vocês observaram nesse relato nós parecíamos irmãos gêmeos, gerados na mesma placenta, diante de tanta empatia e amor um pelo outro. Zé Padre, como o chamava de forma carinhosa, era um suprassumo da inteligência, um ser humano muito especial que não media esforços para ajudar o próximo. Formou-se em medicina, profissão que tinha tudo a ver com o seu perfil, através dela pode ajudar o próximo, notadamente aos mais necessitados. Meu irmão, não dava nenhum valor a bens materiais, o que importava mesmo eram as pessoas. Seu sorriso espontâneo contagiou a todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Carisma , simpatia e alegria, sempre foram características marcantes da sua pessoa. Ele sempre foi o mais alegre da nossa família, tudo para ele era motivo para fazer festa, gostava de viver sempre rodeado de pessoas. Sua casa parecia um clube social, pois ele fazia questão de convidar seus amigos para compartilhar momentos felizes.

Eu e Zé sempre gostamos de política. Quando éramos crianças construímos um pequeno comitê no quintal da nossa casa, era um barraquinha feito de madeira com cobertura de lona, colávamos cartazes de candidatos da nossa preferência e ficávamos ali admirando as fotos. Já na fase adulta, participamos de um movimento de conscientização de como se fazer uma nova política, liderado pelo nosso grande amigo Dr Armênio Santos. Movimento este, inspirado no grande pensador político José Pedral Sampaio. Participamos ativamente da campanha de Waldir Pires para governador da Bahia, coordenando o comitê Força Total em Vitória da Conquista e região, realizando, assim, um sonho de criança.

Em 1988, Zé Padre candidatou-se a vereador na Cidade de Vitória da Conquista, e eu fui o coordenador da sua campanha. Como pode ser notado, a genética foi determinante, já que nosso avô paterno Joaquim Padre chegou a ser nomeado como suplemente de intendente (hoje vereador), vovô tinha na sua relação de amigos políticos o saudoso Dr Régis Pacheco.

No ano de 2020 Zé Henrique Padre, apoiou as candidaturas a vereador de Sam, na cidade de Jequié, e de Luís Carlos Dudé, em Vitória da Conquista, logrando êxito nas duas candidaturas. Fazia parte da nossa conversa analisar a chance de cada candidato postulante à assumir tanto a prefeitura de Vitória da Conquista como a de Jequié; discutíamos também a formação da nova câmara municipal de ambas as cidades.

Há 18 anos, Zé Henrique adotou Jequié como sua segunda cidade natal, terra de gente boa, hospitaleira, de pessoas que sabem receber todas aqueles que fazem a opção por morar na cidade. Com seu jeito peculiar de ser, fez inúmeros amigos na cidade de Jequié e região. Mesmo morando distante falávamos constantemente.

Apesar de ele dizer que eu era seu “pai”, ele foi pra mim meu professor, em várias oportunidades apresentava-me projetos, que muitas vezes, eu nem sabia por onde começar, mas contava com sua motivação e os resultados eram sempre positivos. Ele foi minha inspiração de vida e meu melhor amigo, meu amor, meu tudo! Fica aqui a dor e a saudade na certeza que logo estaremos nos encontrando ao lado da nossa irmã , nosso pai e nossa mãe, todos juntinhos novamente na glória e com as bençãos do nosso Deus todo poderoso. Fica em paz meu querido irmão você será sempre meu eterno AMOR!!

Todo dia 20/01, data do meu aniversário, ele me felicitava através de telefonema. Neste ano ele fez questão de mandar mensagem por escrito.
Parecia que, meu amado irmão, pressentiu que Deus estava lhe chamando, sempre me dizia que estava preparado para ir ao encontro do Pai, eu dizia que ele estava muito novo e que tinha muita coisa para realizar aqui na terra. Até certo ponto isso acalenta meu coração e alivia a minha dor. Veja a mensagem enviada por ele demonstrando seu amor por mim:

“Bom dia Bastião.
Parabéns pela passagem do seu aniversário.
Você aniversaria e quem ganha o presente, somos nós: seus familiares e amigos.
A sua própria existência, é um imenso presente, para todos nós, pelo seu caráter, bom senso, brandura, docilidade, etc.
Se fosse listar todos os seus predicados positivos, levaria a minha vida inteira e não concluiria.
Saúde, Paz e Prosperidade!
Você é o meu maior e melhor amigo.
Amo você!”

domingo, 18 de abril de 2021

MORRE EM ACIDENTE O MAJOR OLIVA JR:

 Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento do Major Oliva Júnior, comandante da 77ª CIPM

Foto: Rodrigo Ferraz

A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, em nome de toda a administração municipal, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Major Nivaldo Góes Oliva Júnior, comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar em nosso município, ocorrido ontem (17), em acidente na BR 116.

O Major Oliva Júnior assumiu a 77ª CIPM em julho de 2019 e, desde então, com excelente desempenho, prestou um importante trabalho na segurança da população conquistense e seu falecimento é uma perda irreparável.

À família, à Polícia Militar da Bahia e aos amigos, as condolências e solidariedade da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

sábado, 17 de abril de 2021

ABSURDO: ROUBO DE COMBUSTIVEL QUASE VIRA TRAGÉDIA:

Homens são detidos acusados de furto a combustível de aeronave em Itapetinga

Suspeitos de furtar combustível de uma aeronave, um vigilante do aeroporto de Itapetinga e um outro homem foram apresentados na 21ª Coordenadoria Regional de Polícia de Interior (Coorpin/Itapetinga), na quinta-feira (15). O primeiro confessou o crime.

O piloto de um avião bimotor, modelo Beechcraft Baron, pertencente a um deputado federal, passou a noite no Aeroporto de Itapetinga. Após 40 minutos de voo de volta para a capital baiana, houve uma pane seca no motor direito. Ainda assim, a aeronave conseguiu pousar no aeroporto de Salvador, onde foi constatado a falta de aproximadamente 200 litros de combustível. 

“A subtração do combustível por pouco não causou a queda da aeronave. O vigilante contou em depoimento que o comparsa subtraiu o combustível porque precisava de dinheiro. O vigilante ainda mostrou aos policiais como era retirado o combustível, através de um dreno que fica sob as asas das aeronaves”, informou o coordenador da 21ª Coorpin, delegado Antônio Roberto Gomes Silva Júnior. 

Segundo o autor confesso do furto, o combustível foi colocado em um barril e levado em um veículo. “O carro foi localizado e apreendido. No porta-malas, foi encontrado um vasilhame com um resto do combustível. Havia um forte odor no carro. O material foi levado para a perícia. O outro homem se apresentou na delegacia, mas negou o envolvimento”, acrescentou o coordenador. 

Outros pilotos fizeram contato com a 21ª Coorpin e afirmaram que o furto de combustível pode ter ocorrido com diversas aeronaves que pernoitaram no Aeroporto de Itapetinga. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

MORRE O VEREADOR NELSON MACHADO, DE POÇÕES:

Morre em Conquista o vereador Nelson Machado

É com pesar que informamos o falecimento do vereador da vizinha cidade de Poções, Nelson Machado, o popular Nelsão, um dos edis mais tradicionais e conhecidos da Terra do Divino.

Ele passou mal, chegou a ser levado a Vitória da Conquista, mas não resistiu.

“O ex-presidente da câmara, Davi Soares presta homenagem póstuma a família do senhor Nelson machado, que veio a óbito na manhã de hoje.

Quero através dessa moção, externa votos de mais profundo pesar pelo falecimento do colega Nelson Machado Correia

Era uma pessoa bastante conhecida e querida por todos, deixando irreparável lacuna no seio de sua família e Amigos”, informa a nota de Davi Soares.

 

CONQUISTA: INCÊNDIOS CRIMINOSOS SÃO UMA PRÁTICA QUE NECESSITA PUMIÇÃO SEVERA DO JUDICIÁRIO. O MP DEVE ATUAR NOS INQUÉRITOS, SE É QUE SÃO INSTAURADOS!

 

Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros combatem incêndios em Vitória da Conquista


O setor de brigada de incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde desta quarta-feira (14) para atender duas ocorrências em áreas de preservação ambiental do município. Ambos os trechos atingidos pelo fogo estão situados em perímetro urbano.

Os incêndios foram registrados às margens das Rodovias BA 262 e BR 116, respectivamente, nas proximidades do aterro sanitário e nas imediações do Atacadão, onde pôde ser observada uma fumaça escura e espessa decorrente da queima das “taboas” – planta comum em terrenos alagados.

Entre os meses de março e abril deste ano, a brigada da Semma já atuou no combate a outras queimadas ocorridas na Lagoa das Bateias (onde também há predominância de taboas), Morada dos Pássaros e nos bairros Boa Vista e Guarani.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, as constantes queimadas irregulares em terrenos baldios, associadas ao período de estiagem, tornam a atmosfera ainda mais seca potencializando incêndios em áreas maiores. “Temos registrado enormes danos ao meio ambiente e à saúde da população por conta das queimadas em Vitória da Conquista. Ressaltamos que atear fogo na vegetação é crime, com previsão de pena de reclusão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais”, adverte.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

MAIS UMA GRANDE PERDA PARA CONQUISTA:

MORRE WILTON AMORIM, Uita Mamola, aos 70 anos

Foto: BLOG DO ANDERSON

Vitória da Conquista perde mais uma grande figura. Amigo de longa data, Wilton Amorim da Silva, carinhosamente conhecido por Uita Mamola deixa um grande legado aos 70 anos. Segundo informações, ele foi atendido no Hospital UNIMEC após um mal estar na noite desta terça (13), mas acabou falecendo por complicações de saúde. Uma figura folclórica que todos os dias andava no Centro Conquistense, onde residia, Mamola foi candidato à Câmara Municipal de Vitória da Conquista, num momento que lançou humor com sua sinceridade. Ele se utilizou da famosa frase 'To be or not to be, is the question'  "Ser ou não ser, eis a questão" que era repetida nas ruas por pessoas que conheciam ou não a Literatura inglesa. Ele deixa o irmão, Ubiratan Amorim da Silva, o Bira Bigode.

Nas últimas décadas Uita dedicou-se à leitura e passou a escrever, com raro senso crítico. Era um bom amigo e havia deixado de consumir álcool, continuando um inveterado fumante>

FUNERAL: Informações sobre o funeral ainda não foram divulgadas. Aos amigos e familiares, os nossos mais sinceros sentimentos.

terça-feira, 13 de abril de 2021

AGRESSÃO E DESESPERO NA EMBASA DE CONQUISTA:

 

Homem invade escritório da Embasa e atinge dois funcionários com golpes de faca em Conquista


Na manhã desta segunda-feira (12), um homem invadiu a sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Vitória da Conquista, e atingiu dois funcionários do local com golpes de faca, Um segurança, que tentou conter o suspeito, teve a mão cortada e um chefe de atendimento foi ferido gravemente no abdômen. Segundo a Polícia Militar, uma funcionária também foi feita refém, mas liberada em seguida.

De acordo com informações de funcionários, o homem esteve no escritório na sexta-feira (9), fazendo uma reclamação e pedindo religação no fornecimento de água, que havia sido cortado por causa de atraso nos pagamentos. Nesta segunda, ele voltou ao local e cometeu o ataque. Exaltado, ele procurou o gerente local da Embasa, mas não encontrou e atingiu os servidores. Uma equipe da 77ª CIPM foi acionada e prendeu o suspeito em flagrante.

O segurança, que teve a mão ferida, recebeu atendimento médico e foi liberado em seguida. O gerente foi levado para uma unidade de saúde e não teve o estado de saúde divulgado. O suspeito foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

COMEÇAM A VALER AS ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE TRÂNSITO:

 

Começam a valer alterações no Código de Trânsito; veja o que muda

A partir desta segunda-feira (12), as alterações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entram em vigor. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.

Agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. Agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos. 

Sobre a pontuação, a lei agora estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não. Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente do tipo de infração. Dessa forma, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima no período de 12 meses.

Os condutores que exercem atividades remuneradas terão seu documento suspenso com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações. Essa regra atinge motoristas de ônibus ou caminhões, taxistas, motoristas de aplicativo ou moto-taxistas. Se esses condutores participarem de curso preventivo de reciclagem ao atingir 30 pontos, em 12 meses, toda a pontuação será zerada.

As novas regras proíbem que condutores condenados por  homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em  alternativas.

Cadeirinhas

O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Recall

Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo. 

Motociclistas

Para os motociclistas, a nova lei restringe a circulação de crianças na garupa das motos. Antes, a legislação permitia que crianças maiores de sete anos podiam ir na garupa. Agora, a idade mínima para levar uma criança na moto é 10 anos.

Andar com o farol da motocicleta apagado passará a ser considerada infração média, sujeita a multa de R$ 130,16. Antes, isso era considerado como infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão da CNH e até suspensão do direito de pilotar. 

Pilotar motocicleta sem viseira ou óculos de proteção ou com a viseira levantada passa  ser uma infração média, com multa de R$ 130,16. Antes, era considerada infração gravíssima andar sem viseira e infração leve pilotar com viseira levantada ou danificada.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

VACINAÇÃO DE INFLUENZA H1N1:

 

Saúde faz chamada para vacinação de Influenza a partir de hoje

Secom/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra a Influenza e informa que a mesma estará disponível a partir desta segunda-feira (12), nas 42 unidades de saúde do município, das 7h às 17h. A estimativa é que sejam vacinadas cerca de 85 mil pessoas dos grupos prioritários da campanha.

A campanha de Influenza coincide com a imunização contra a Covid-19 e o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas ao mesmo tempo. Por isso, a vacinação contra a gripe prioriza as pessoas contempladas no grupo prioritário e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 ou que já foram anteriormente, mas respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

A vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, será utilizada para imunização do público-alvo. Este ano, para evitar aglomerações, a campanha não terá dia D. A vacinação será iniciada na próxima segunda (12) em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural.

Confira quem faz parte dos grupos prioritários e as datas das três etapas de vacinação:

1ª FASE – a partir do dia 12 de abril: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde

2ª FASE – a partir do dia 11 de maio: idosos com 60 anos ou mais e professores

3ª FASE – Do dia 9 de junho até 9 de julho: pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

domingo, 11 de abril de 2021

CONQUISTA DE LUTO:

 

Morre o Dr. José Henrique Padre, 61 anos

Foto: Divulgação | Família

“Deus tem para todos nós um plano, Ele tem para todos nós uma missão. O grande segredo da vida é não sabermos qual é a nossa missão e qual é o nosso tempo na Terra. Mas Deus sabe de tudo. Deus sabe o que quer de nós”

Vitória da Conquista perde um dos seus filhos ilustres. Aos 61 anos, vítima de complicações da Covid-19, faleceu José Henrique Padre. Médico que foi secretário municipal de Saúde, Doutor José Henrique Padre estava residindo em Jequié por duas décadas, onde fundou a CESMT [Clínica Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho]. Alguns dias após testar positivo Doutor Zé Henrique deu entrada no Hospital SAMUR, onde permanecia intubado até a noite do sábado (10). Ele deixa esposa e filhos. O corpo será sepultado em Jequié. Aos amigos e familiares, os nossos mais sinceros sentimentos.

 

sábado, 10 de abril de 2021

NOVA PRAÇA É ENTREGUE À COMUNIDADE!

Programa Adote uma Praça: novo espaço de lazer é entregue ao bairro São Pedro

Secom/PMVC

A comunidade do bairro São Pedro acaba de receber uma praça inteiramente nova, construída em parceria entre Prefeitura de Vitória da Conquista e a E2 Engenharia, como parte do programa “Adote uma Praça”. A praça foi entregue na manhã desta sexta-feira (9) pela prefeita Sheila Lemos e o diretor executivo da empresa, Luiz Edmundo Souza, na presença de secretários municipais e liderança políticas.

“É muito importante essa parceria do público com o privado, é dessa forma que a gente faz que a cidade cresça cada dia mais”, avaliou a gestora. “Uma praça muito singela, mas muito bonita, e que vai receber as crianças e as pessoas do bairro com muito carinho”, completou Sheila.

A estrutura conta com piso tátil, espaço para brincadeiras infantis, bancos e aparelhos para exercício ao ar livre

A estrutura conta com piso tátil, espaço para brincadeiras infantis, bancos e aparelhos para exercício ao ar livre
De acordo com empresário Luiz Edmundo, o ingresso no programa “Adote uma Praça” é uma forma de agradecimento à Prefeitura pela constante parceria. “Essa praça vai agregar ao bairro, vai agregar aos moradores, vai servir para as crianças brincarem, para ter uma melhor interação entre a sociedade e os moradores do bairro”, afirmou.