sábado, 24 de novembro de 2018

MINHA VISÃO DE BRASIL EM 2013. AGORA VOLTAMOS A NUTRIR ESPERANÇA E CERTO ENTUSIASMO PELO NOSSO FUTURO!

O BRASIL, O CIDADÃO E A CONSTITUIÇÃO
Ricardo De Benedictis - 2013 
       
O grande cientista político italiano, Norberto Bobbio, senador vitalício recentemente falecido, em uma de suas obras, afirma que “O mínimo que se deve exigir do Estado é a Segurança à vida, à Liberdade e à Propriedade”.

          Partindo deste belo conceito de organização estatal, constatamos que o Brasil vive momentos de extrema pobreza institucional. Aqui as Leis não são respeitadas, e o pior, não são  cumpridas. Temos um Poder Judiciário lento, juízes preguiçosos, serventuários e policiais corruptos, instituições políticas desacreditadas por omissão do próprio governo.
          Sem ser apocalíptico, temos tudo no Brasil para a eclosão de uma guerra civil. E podemos dizer que vivemos em clima de ‘guerra civil não declarada’ nos grandes centros urbanos e no campo. Só não temos uma guerra civil ‘oficial’ porque ainda há um certo poderio econômico de Brasília aos Estados e Municípios que vão, de certa forma, empurrando com a barriga os problemas, sempre naquela máxima de que ‘vamos resolver tudo’.
          As invasões de terra pelo MST em várias partes do país encontram do governo federal e de um ou outro governador, uma enorme tolerância. Os próprios órgãos estatais estão constantemente envolvidos em atos criminosos, a exemplo de escutas telefônicas, prisões arbitrárias, habeas Corpus emitidos na madrugada pelo Supremo, cujos absurdos convivem com outros tantos, a exemplo de ‘ordens judiciais’ não cumpridas, condenações transitadas em julgado não cumpridas e engavetamento de processos que se referem aos governantes de plantão ou aos seus amigos e partidários.
          O país assiste no Pará a uma verdadeira barbárie. Os ‘guerrilheiros’ do MST invadem propriedades privadas, a Justiça ordena a desocupação e a governadora Ana Júlia não deixa a Polícia Militar paraense cumprir os mandados. Caso de intervenção federal? Sim, mas o governo Lula insiste em transformar o Brasil numa republiqueta de bananas, quem sabe pensando em pavimentar sua ‘volta’ ao poder em 1914! Para tal, conta com a preciosa ajuda de alguns elementos que nada teem a ver com Justiça e a moralidade, como é o caso do ex ministro Márcio Tomaz Bastos e do atual, Tarso Genro, que junto com o presidente falastrão, são lenientes com o crime e com os criminosos. Nunca sabem, vêem ou ouvem absolutamente nada. E isto é muito lamentável. Não fosse esse tipo de comportamento e o Brasil estaria hoje no pódio das nações civilizadas. Mas como, se 50 mil brasileiros morrem assassinados por ano. Se o complexo penitenciário brasileiro abriga mais de 300 mil criminosos, entre eles, traficantes de drogas, assaltantes, estupradores, de alta periculosidade, convivendo com pessoas que cometeram pequenos crimes, muitos deles, até para amenizar a fome da família, muitos deles sem serem julgados, sequer em 1ª instância!!!
          Há muito vimos alertando sobre a violência crescente, a falta da ação do Estado na Educação, na Saúde e na Segurança Pública. Nestes últimos anos, tudo isso tem piorado, apesar da propaganda governamental dizer que tudo vai às mil maravilhas!. Nunca se mentiu tanto neste país!
          No governo FHC, terras consideradas de conflito (invadidas) não eram passíveis de Reforma Agrária.
          O governo costuma denominar o MST de ‘movimento social’. Crimes e mais crimes são cometidos pelos membros deste ‘movimento’, que andam armados, invadem e destroem tudo que encontram nas fazendas (lembram-se do laboratório no Rio Grande do Sul?), mas nada lhes acontece porque existe uma bem formada rede de proteção a bandidos urdida no Palácio do Planalto com fortes tentáculos no Judiciário, na Polícia Federal, em alguns governos estaduais, na Câmara e no Senado.
          Quando os fatos apontam para a queda de popularidade do presidente, os jornais e o noticiário giram a metralhadora para o Congresso e la vêem as denúncias de toda ordem. Uma após outra, num verdadeiro massacre. Tudo que o Palácio do Planalto faz cem vezes mais e a imprensa, que é paga pelo Executivo, nada divulga ou se o faz, usa de cautela, para não perder os bilhões de reais do contribuinte que lhe são repassados pelo governo.
          Como acreditar que o Brasil fique livre de tanta irresponsabilidade?
          Nada que o presidente diz, acontece. Uma mentira atrás da outra e nós aqui, de camarote, a lamentar tanta falta de respeito com o nosso país e com os brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário