quarta-feira, 14 de novembro de 2018

CONQUISTA EM FOCO:

Reserva do Poço Escuro terá atenção especial

Foto: Secom/Prefeitura

O prefeito Herzem Gusmão (MDB) visitou na manhã desta terça-feira (13), acompanhado dos secretários Marcos Ferreira (Gabinete Civil) e Luzia Vieira ( Meio Ambiente), a reserva do Poço Escuro.
Foi uma  visita técnica a mata que é um dos cartões postais de Vitória da Conquista, e faz parte do  projeto do Parque do Rio Verruga. A Semma – Secretaria do Meio Ambiente implantará um núcleo de preservação e vigilância no Poço Escuro.
Para o prefeito Herzem Gusmão, o Rio Verruga, foi sepultado em grande parte da cidade durante os seus 178 anos de emancipação política. “A construção da Praça da Juventude foi o maior crime ambiental da história da nossa cidade. Construíram uma quadra de esportes em cima do leito do Rio Verruga, na sua nascente, com a permissão dos ambientalistas da cidade, o que é lamentável”, disse o prefeito.
O prefeito falou da semelhança que existe da reserva do Poço Escuro com o Parque Jaques Cousteau, em Curitiba (PR). A diferença é que lá em Curitiba existe área maior e um belo lago.
O ex-prefeito Raul Ferraz deixou em seu mandato, projeto de recomposição de árvores da mata e um belo lago. Com o tempo construíram um acesso inútil asfaltado, que liga os bairros Petrópolis e Guarani, e a Praça da Juventude sepultando o Rio Verruga em sua nascente. A APP – Área de Preservação Permanente não foi respeitada.
O prefeito anunciou que está sendo analisada a possibilidade de deslocar a quadra da Praça da Juventude para outro local, dentro da própria área, e dar passagem para o Rio Verruga.  A sugestão foi feita pelo arquiteto e urbanista curitibano, Fernando Canalli.

Prefeitura mapeia iluminação pública e anuncia novidades

Site da PMVC
Em breve, o cidadão de Vitória da Conquista poderá solicitar uma reposição de lâmpada em um poste na sua rua, por meio de um aplicativo em seu celular. Essa é uma das novidades que serão trazidas graças a um trabalho de georreferenciamento do parque de iluminação pública da cidade, encomendado pela Prefeitura Municipal.
Os resultados da primeira fase desse projeto foram apresentados na manhã desta terça-feira (13). O prefeito Herzem Gusmão e membros do secretariado municipal se reuniram na Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente, para ouvir a empresa responsável pela ação, Facilita.Tech.
Neste momento, todos os postes de iluminação pública já estão catalogados. Mais de 70% deles já receberam um QR Code, uma espécie de código de barra que pode ser escaneado pela maioria dos telefones celulares com câmara. É por meio dessa tecnologia que o cidadão poderá informar qual poste necessita de reparos, por exemplo. “A Secretaria recebe com segurança e rapidez aquela informação e consegue fazer um planejamento para o atendimento disso no menor tempo possível”, explica o CEO da empresa responsável, Werther Brandão.
O secretário municipal de Serviços Públicos, José Marques, aponta alguns benefícios das novas medidas: “Essa nova tecnologia vem para nos ajudar a ter um controle do parque de iluminação pública do município, além de um controle das reclamações, que serão feitas por softwares”.
Além de tudo isso, o mapeamento permitirá identificar o real consumo de energia realizado por esses pontos, o que trará economia de dinheiro público. “A Prefeitura sempre pagou a Coelba por um valor estimado, a Coelba que diz quanto é que a Prefeitura tem que pagar. Nós estamos agora com um programa para, em vez de pagar o valor estimado, nós vamos pagar só o devido”, esclarece o prefeito Herzem Gusmão. E completa: “Vai representar uma economia de milhões”.
Ainda segundo o gestor, essa é mais uma medida tomada visando preparar Vitória da Conquista para os seus 200 anos, projetando o município para o futuro. “Deus seja louvado, por tudo o que nós estamos fazendo para que a cidade entre definitivamente naquela filosofia de Cidades para Pessoas, Cidades Criativas e Cidades empreendedoras”, afirma.

Busca por benefício sobe 40% com debate da reforma

Clayton Castelani - do Agora
Em uma típica corrida para escapar da reforma previdenciária, 775,6 mil segurados do INSS pediram aposentadorias por tempo de contribuição no primeiro semestre deste ano.
O número é 40% maior do que as 554,2 mil solicitações do benefício realizadas nos primeiros seis meses de 2016, antes de o presidente Michel Temer (MDB) ter enviado ao Congresso a sua proposta de mudanças nas regras.
Na comparação com igual período de 2017, os requerimentos variaram 1%.
A tendência é que a busca pelo benefício continue alta no ano que vem, considerando que a reforma é prioridade para o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Hemoba lança "Campanha Sua Doação Toca o Coração"

A doação de sangue é capaz de emocionar, despertar sensações maravilhosas e tocar a vida de milhares de pessoas. Essa é a relação nutrida entre doadores, pacientes e todos os parceiros que se envolvem neste ato de amor e solidariedade. Alinhada com essa ideia, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemora mais um Mês do Doador e lança a campanha ‘Sua Doação Toca o Coração.
O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro. Em função disso, todas as unidades da Hemoba estão se preparando para desenvolver diversas ações em homenagem aos doadores. As atividades irão acontecer de 19 a 23 de novembro de 2018, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base), localizado na Av. Filipinas, Bairro Felícia, das 7:30 das 16hrs com apresentação musical, orientações sobre saúde, aferição de PA, glicemia, IMC, importância da doação, estética, orientações nutricionais e atividade física.
Não deixe de participar e doar. Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal e as pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos. Além disso, o voluntário deve portar documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Acontece nesta quarta em Conquista o “Dia de campo sobre variedades de mandioca”

Ascom/PMVC
Os agricultores de Vitória da Conquista e região participam nessa quarta-feira (14) do projeto de extensão “Dia de campo sobre variedades de mandioca”, realizado pela Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPMF).
Com o objetivo de divulgar informações sobre novas variedades de mandioca e o seu potencial para elevar a produtividade da cultura na região, o projeto apresenta resultados de trabalhos de pesquisa feitos nos municípios de Vitória da Conquista, Cândido Sales e Belo Campo.
A ação será realizada das 8h às 12h na área experimental, próximo à Estação Meteorológica, no campus da Uesb. Além dos produtores rurais, alunos do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia participarão do evento e receberão manivas dos seis tipos de mandioca.
Ano passado, a Prefeitura de Vitória da Conquista levou cerca de 50 agricultores locais para o Dia do Campo, garantindo transporte e alimentação. Segundo o coordenador de Promoção Agropecuária, Eduardo Castro, este ano, o Governo Municipal também está apoiando os produtores de mandioca do município que desejam participar do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário